1a metade da Vuelta se foi. O que vimos até aqui?? - Solta o freio

1a metade da Vuelta se foi. O que vimos até aqui??



Vuelta é SEMPRE incerta, mas pelo que vi até aqui posso resumir a briga pela geral(GC) entre 6. Podio; Quinatana, Superman Lopez e S. Yates. Kelderman, Uran e J. Izaguirre completando o top 6.

Quintana me pareceu o mais forte até aqui. Etapas onde ele costuma perder tempo, com “muritos”, estava na ponta junto com o Valverde. Tanto ele como o Superman ficam a vontade nas altas montanhas e é lá onde farão a diferença. S. Yates consegue acompanha-los, ainda mais SE estiver com as pernas do Giro. Tem também melhor contrarrelógio que os 2 colombianos. Será que aprendeu a lição do Giro? Não atacar com a camisa de líder e esperar a última semana para não explodir..!?..

Uran também, mas dependerá muito do seu contrarrelógio, que NÃO vem sendo regular, mas pode ser muito bom. Prncipalmente contra os GCs que estão disputando.

Depois vem Kelderman e J. Izaguirre. Kelderman pareceu estar no mesmo nível que os colombianos quando os GCs atacaram no topo da etapa 9(domingo), La Covatilla. Pena que perdeu tempo a toa com 1 furo de pneu perto do fim de etapa. Izaguirre não me pareceu em dificuldade real em nenhum momento até aqui e tem uma excelente e experiente equipe por trás para apoia-lo.

Vivivani é o melhor sprinter da Vuelta. Ainda mais com 2 dos melhores embaladores do mercado; Morkov e Sabatini. É sua última prova do ano, tendo começado em janeiro na Tour Down Under. Sagan obviamente é o único que tem sprint para ganhar dele, mas ainda não está 100%. Os demais estão aqui tentando uma rebarba, um erro, um descuido ou um abandono para conseguirem melhores posições. Bouhanni e Trentin são inferiores e Nizzolo, Van Poppel simplesmente não tem a velocidade dos 2. Ainda acho que o Sagan abandona na 12a etapa e está aqui mesmo pelos pontos do ranking WT. Já Viviani vai até o fim.

Valverde é um caso a parte. Vai disputar a camisa verde, pois mesmo não tendo sprint como o do Viviani tem o sprint imbativel de subidas inclinadas. E isso a Vuelta tem um monte TODOS os anos. Não pegou a camisa vermelha de líder por 1seg(!?) e isso faz a equipe Movistar se dividir em 2. Como tem um contrarrelógio melhor que o do Quintana e tem o melhor sprint em “muritos” vai ganhando bônus de tempo nas chegas em TODAS as grandes voltas e na 1a semana fica na frente do Quintana. Com isso a equipe, que é do Valverde, fica defendendo a posição dele na geral, sempre top 5, top 3 e o Quinatana não tem o que fazer a não ser esperar as etapas de altas montanhas para, em 1o lugar, “esperar” o Valverde sobrar e depois ele poder realmente ter liberdade de fazer sua prova. SEMPRE foi assim e SEMPRE será. M. Landa que não se engane quando alinhar para largar uma grande volta ao lado do “patrão”. Chega a última semana, Valverde perde tempo nas etapas de alta montanha, diz que esse era o plano desde o começo e passa a “bomba” para o Quinatana, que a essa altura já acumulou mutas perdas de tempo. Só que nessa Vuelta nem o Froome(ou a Sky), nem o Dumoulin estão e ele pode fazer a diferença nas montanhas mesmo perdendo algum tempo no contrarrelógio que virá na etapa 16. No dia seguinte ao descanso da semana que vem. Contando que o Nibali NÃO veio para disputar a geral, podemos achar o que quiser dele, mas ele É o melhor GC dessa Vuelta. São 2 vitórias(Giro e Vuelta), 3 vices(2 Tour, 1 Giro) e um 3o(Tour). Todos esses pódios atrás ou do Froome ou do Dumoulin, que são os 2 melhores GCs dos últimos 5 anos(o 3o foi atrás do Bardet, por 16seg). Por isso, para mim é o favorito a pelo menos o pódio.

Outra menção honrosa é a Lotto Jumbo. Tem um trem nas montanhas invejável e BEM novo. Kruijswick é o capitão, mas quando o garoto S. Kuss vai para frente coloca todo o pelotão sofrendo. Inclusive seu capitão fazendo caretas. Logo atrás dele se posiciona o Bennett, que até aqui está em 10o, só a 47seg do líder e tem parecido estar melhor que seu capitão. Seu contrarrelógio não é bom, mas a Jumbo tem várias opções quando chegar as altas montanhas. Já demonstrou que não tem medo de arriscar. Aliás, no Tour foi extremamente bem e já contrataram o Tony Martin para reforçar seus passistas e De Plus(Q-Step), que está na prova e subindo muito bem parao trem das montanhas.

Ben King ganhar 2 etapas de montanha não estava nos planos nem dele, quanto mais de nós, mas o fez com maestria e MUITA garra. Nas 2 etapas seus concorrentes mais próximos o subestimaram; Rollad e Mollema. Deixaram ele atacar e abrir uma vantagem, quase que desprezando sua capacidade de escalar. Pagaram pelo erro. Pior ainda foi o Mollema, pois o King JÁ tinha demonstrado quando ganhou sua 1a etapa. O mínimo que deveria ter feito era acompanha-lo. Os 2 jogaram um monte(!!) de esforço fora para alegria do americano.

Porte, Nibali e Zakarin já acumularam bastante atraso para conseguirem tentar escapar numa fuga sem que o pelotão os persiga com medodeles na geral. Só tentarão isso na última semana quando as etapas são mais duras, o pelotão mais cansado e as etapas mais valiosas do ponto de vista de dificuldade e prestígio. Por enquanto claramente estão só pegando ritmo de prova. Porte ter participado de uma fuga de etapa plana foi no mínimo inusitado. Parece até que foi castigo do técnico. Ficar suando por mais de 100km junto com só mais 2 sem terem a MENOR chance de disputar a etapa contra o pelotão. Ou isso ou estava querendo perder peso…

UAU!! não falei da Sky até agora.. Kwia tentou e não da para culpa-lo por tentar acompanhar os melhores todos os dias. Quantas chances ele teve para ser GC numa grande volta? e ainda mais na Sky!! Afinal tem sido sensacional como gregário do Froome e do Thomas. Além de ser um dos melhores corredores de clássicas do mercado. Ele nunca ganhou 1 etapa de grandes voltas!? O que parece incrível com o seu talento indiscutível. VAI tentar etapas e acredito que conseguirá umas 2..

Que venham as médias montanhas com chegada sem ser plana, as fugas, o contrarrelógio e as altas montnahas!!

Tem MUITA Vuelta ainda pela frente…

 



MaisRecentes

Melhores e piores de 2018



Continue Lendo

Qual é o melhor corredor de clássicas em atividade??



Continue Lendo

Vuelta: 1ª vitória em grandes voltas para Simon Yates e equipe Mitchelton!!



Continue Lendo