1a etapa do Giro prometia, mas foi além.. - Solta o freio

1a etapa do Giro prometia, mas foi além..



UAU!! 1ª etapa foi bem movimentada para um contrarrelógio de 9,7km…

Mesmo antes da largada todas as mídias já bombando com a notícia que 2 dos favoritos tinham caído ainda no aquecimento. Froome(Sky) e Superman Lopez(Ast). Além do Suitsou(Bah), que é um importante gregário do Pozzovivo.  Suitsou quebrou a clavícula e nem largou. Froome e Superman parecem que só lixaram a lateral do corpo.

Dennis(BMC) marcou logo cedo um tempo que parecia inalcançável, mas pouco a pouco algumas performances indicavam que o ondulado e travado percurso não era tão simples assim. O especialista em contrarrelógios Van Endem(Lotto-J) chegou com +44seg, enquanto o razoável Sepulveda(Mov) com +41seg..!?..

Para quem viu minhas apostas para os top 10 no post de ontem viu que acertei 50%, mas para um contrarrelógio onde o ex-tricampeão mundial T. Martin faz o mesmo tempo que o minúsculo Pozzovivo acho que fui até bem.

Na luta entre os favoritos pela rosa as diferenças ficaram assim;

  • Dumoulin
  • Dennis +0:02
  • S.Yates +0:20
  • Pozzovivo +0:27
  • Pinot +0:33
  • Froome +0:37
  • Poels +0:40
  • Formolo +0:40
  • Chaves +0:46
  • G.Bennett +0:49
  • Aru +0:50
  • Superman Lopez +0:56
  • Woods +1:02

Aru(UAE) e Superman Lopez(AST) foram pior que o esperado, mas Froome claramente o maior perdedor. Pozzovivo a maior supresa positiva e Pinot deve estar satisfeito. Betancour(Mov) da sinais de vida. Não o fenômeno que foi em 2013 e apenas 23 anos, mas bons sinais.

Agora falando sobre a etapa de hoje serão 167km planos. Essa vem para o Sprint. A não ser que exista algum vento extraordinário e que ainda venha lateralmente, que só é provável na longa etapa de amanhã.

A única coisa que pode ser diferente de uma procissão até o Sprint será a única e mini ladeira de 2,6km com 5,3%, que serve para definir com quem fica a camisa de escalador.

A outra coisa diferente que poderia acontecer seria o Campenaerts(Lotto-S), que ficou em 3º ontem e está só a 2seg do líder Dumoulin, tentar junto com sua equipe um ataque kamikaze logo na largada para ganhar o 1o sprint intermediário, que fica a logo 23km depois da largada na cidade de Acres. SE(?!) ele conseguir isso ganharia 3seg de bônus e consequentemente a camisa rosa de líder. Dumoulin e Dennis, assim como suas equipes, não vão ter o menor interesse em se desgastar além do necessário para ficarem no pelotão principal e contar com as equipes de sprinters para buscar as fugas. Aí teremos que ver quem formará a fuga para ver se isso tem chance de acontecer e principalmente se a equipe Q-Step, a maior interessada no sprint, deixaria isso acontecer.

Esse último km acima não sugeri nenhum problema e o incrível trem de embaladores da Q-Step, Stybar->Morkov->Sabatini e finalmente o sprint do Viviani. Nenhuma outra equipe tem nem 1 embalador desse naipe, nem sprinter tão veloz. Vai ser difícil bate-los em qualquer etapa de sprint.

Chegada promete ser intensa e linda em Tel Aviv.

 

Postarei diariamente detalhes sobre cada etapa e para comentários durante a prova acompanhar via twitter; @MoynaFernando



MaisRecentes

Tour; analisando os melhores e piores



Continue Lendo

Tour; analisando a tão aguardada etapa de 65km



Continue Lendo

Tour; será que teremos “hoje não, hoje não, hoje simmm”??



Continue Lendo