18a etapa; Yates perdeu metade de sua vantagem em 3km - Solta o freio

18a etapa; Yates perdeu metade de sua vantagem em 3km



Giro não desaponta!!

Como disse ontem, para mim seria uma etapa massante e sem grandes emoções entre os GCs até estar faltando 5km e mesmo assim seriam perdas muito pequenas. Quase que na disputa do último km, mas o Giro é o Giro e já aprendi essa lição e não me arrisco mais a cravar um cenário. Mesmo com esse design.

18 etapas depois da largada e Yates perdeu 28seg de uma vez só. Agora conta com “só” 28seg de vantagem para o Dumoulin. Lembrando que só em bonificação de vitória das etapas o Yates já ganhou mais de 30seg. Ou seja, se a fuga tivesse ganho as etapas que ele ganhou ele hoje teria perdido a camisa rosa.

Froome e seu trem da equipe Sky selecionaram o pelotão dos favoritos até que ele atacou. Pozzovivo e Supeman Lopez ajudaram o Dumoulin a se reconectar enquanto Yates não conseguia responder. Junto com Pinot, Dennis e Bennett que foram também os perdedores do dia.

Historicamente o Yates sempre da uma rateada na última semana de uma grande volta de 3 semanas. Ele ainda é bem novo e não tem muito histórico, mas o “X” da questão passa a ser interpretar esses -28seg de hoje como um dia ruim ou sinal de que sua forma atingiu o pico na semana passada??

Agora a dinâmica fica melhor ainda. Além do Dumoulin voltar a ter boas chances na vitória, Froome e Pozzovivo podem se aproveitar de qualquer fraqueza para entrarem de vez no pódio. Superman Lopez já demonstra estar na ascendente, liderando a disputa pela camisa branca e pode tranquilamente passar o Pinot. Até o restante da luta entre os top 5 até o top 10 está difícil de prever. Konrard e até o Poels ainda tem chances de se consolidarem.

A pergunta sobre SE o Yates teve só um dia ruim ou está na descendente enquanto seus oponentes no pico será testado na 2a montanha de amanhã. Finestre, 18,5km(!!) e média 9,2%, lendário e sem dúvida a pior montanha do dia com seus últimos 8km em estrada de terra até 2.178mts de altitude,  a maior altitude do Giro e por isso é tem a premição “Cima Coppi” para o 1o que passar lá.

Todos irão largar queimando as pernas para ver se no final da etapa algum GC vai fraquejar. Certamente teremos ataques e a cada um deles a dinâmica mudará. Caso algum dos top 10 ataque no Finestre, faltando mais 2 montanhas e muito chão pela frente, aí é para parar tudo e assistir até o final o que seria uma etapa para entrar para a história. Esse cenário é menos provável até porque a situação no topo do Finestre ontem estava assim;

E essa abaixo é como estava a última vez que passou lá em cima;

Se alguma equipe tentar deverá ser a Sky, pois o Finestre é longo, duro, alto, mas é bem constante. Tirando o comecinho fica sempre entre 8-10%, que é onde a Sky se sobressai com seus super-gregários. Outro fator importante é se o “sterato”(estrada de terra), os últimos 8km estiverem enlameados, os escaladores que sobem sentados ao invés de fora do selim para conseguirem colocar potência levarão vantagem. Principalmente os mais pesados e maiores(Dumoulin, Froome). A descida é técnica! Se já é difícil passa a ser perigosa com partes molhadas, partes secas e ter um bom gregário de descida a frente, tipo batedor, faz a diferença.

Quanto as ações de uma fuga na 1a montanha é quase garantida. Com tantos pontos da camisa de montanha no topo do Finestre, a 2a montanha, os escaladores irão com tudo para entrarem na fuga. Amanhã a etapa tem uma parte plana antes das montanhas e os escaladores terão dificuldades em conseguir entrarem na fuga.

A última montanha será Jafreau, 7,2km e média de 9,2%, é bem dura. Tão dura que pode inibir um ataque de um ou mais GC antes no Finestre e aí deixando tudo para essa última montanha. Nesse caso seria um desperdício de uma montanha tão icônica como Finestre. Vamos torcer para que não seja o caso. Afinal é o Giro.

Essa etapa já iria ser boa, mas com todas as mudanças dessa semana aumentou bem mais a s expectativas.

Não percam!!



MaisRecentes

Tour; analisando os melhores e piores



Continue Lendo

Tour; analisando a tão aguardada etapa de 65km



Continue Lendo

Tour; será que teremos “hoje não, hoje não, hoje simmm”??



Continue Lendo