Redução de investimento da Unimed no Flu não é necessariamente ruim para o clube



O processo de montagem do elenco do Fluminense para o ano que vem já está em andamento. Com investimentos mais modestos da patrocinadora, a tendência é de que o time aposte em jovens atletas somados a pontuais jogadores de maior custo. O que pode parecer um enfraquecimento, não necessariamente terá efeito negativo na prática.

Alguns jogadores promissores como Fernando, Marlon e Rafinha têm capacidade de jogar. E bem. Cada vez mais amadurecidos, os três já têm atuado neste Campeonato Brasileiro e vêm correspondendo positivamente. O zagueiro, inclusive, tem possibilidade de ser o grande nome da posição no país em breve.

Historicamente, a diminuição do investimento da Unimed-Rio no Fluminense nem sempre significa um problema. Pelo contrário, com os pés no chão, o Flu também já acertou.

O time de galáticos de Ramon, Roger, Edmundo e Romário deu espaço a uma equipe mais modesta, com jogadores como Juninho, Leandro e Tuta em 2005. Na lateral-direita, a aposta foi Gabriel. Juan veio do Arsenal B para a esquerda. De Xerém, havia Antônio Carlos, Arouca e Diego Souza. O nome mais famoso daquela equipe que acabou campeã carioca foi o meia Felipe, que nem chegou a fazer grande diferença, já que foi suspenso por longo tempo após socar Marcos Mendes, volante da Campinense em jogo válido pelas fases iniciais da Copa do Brasil.

Outro exemplo semelhante ocorreu em 2007, com o time campeão da Copa do Brasil, que apostou em jogadores como Thiago Neves e também teve o próprio Thiago Silva. O ataque era formado por Alex Dias e Adriano Magrão. Por sinal, Alex Dias e Carlos Albertos eram as grandes estrelas daquele elenco.

É óbvio que não quero dizer aqui que o melhor para o Fluminense é ter um investimento menor. Não é. Anos das principais conquistam, 2010 e 2012 são exemplos de que dinheiro nunca é demais. Mas tampouco há razão para terrorismo. É possível ter um time forte na temporada que vem.



  • Cesar Rogerio da Costa

    Tbm concordo,nao aguento mais ver jogo do FLU, com CAVALIERE,BRUNO,ELIVELTON,CARLINHOS E JEAN.

  • Vamos montar o fluminense, sem exagero, não precisa de grandes, basta ficar com os que estão e aposta na molecada. colocando para jogar os gersons , Roberts, fernandos, e manda embora o walter, pq o cara só quer saber de engordar, com a evolução do futebol, não tem chance para o nosso gordinho. contrata o meia do america de natal, jogar muito

  • José Alberto Trovão Lamar

    É TRISTE VER O FLUMINENSE COM UM CONJUNTO DE JOGADORES DE PRIMEIRA QUALIDADE, ENTRETANTO O SEU MEIO DE ZAGA VEM COMPROMETENDO O TIME DESDE O INICIO DO CAMPEONATO SEM QUE A DIRETORIA TOMASSE QUALQUER PROVIDENCIA, SOMENTE AGORA NO FINAL DO MESMO É QUE INICIOU A CONTRATAÇÃO DE UMA SÉRIE DE ESPERANÇAS, POIS ATÉ O MOMENTO DE ZAGUEIRO NADA FOI APRESENTADO COMO QUALIDADE, AGUARDAR COM ESPERANÇA É A SOLUÇÃO.

  • Fábio

    Também costumo dizer que essa diminuição de receita às vezes pode ser bem aproveitada.

    Dou como exemplo aquele pai de família que é demitido e, após conseguir outro emprego, vai receber bem menos por mês.

    Chega pra patroa e anuncia a necessidade de redução de despesas.

    TV a cabo mais modesta, plano de celular com menos minutos, idas ao restaurante com menor frequência…

    No final, descobrem que dá para viver com menos. E percebem o quanto gastavam com supérfluos.

    O Flu tem histórico recente de supérfluos bem caros. Que só encarecem a folha de pagamento e dão retorno pífio dentro de campo…

  • O Cesar Rogério da Costa, me parece estar com saudade do Fernando Henrique.

    Na minha opinião os dirigentes de clubes deveriam agir menos como torcedores fanáticos, e agirem como gestores de verdade. Se reunirem, e em auto nível, pactuarem um sálario teto que sejá compatível com a realidade brasileira. Rivalidade só nas quatro linhas ou seja no campo de jogo.

  • Glaucio

    A redução de investimentos, infelizmente, é um necessidade do Clube, porém me pergunto por que os jogadores da Base do Flu demoram tanto a se firmar….eu respondo: Olhem a formação física dos jogadores do Inter, Grêmio, São Paulo e Vitoria…depois observe os jogadores da Base do Flu além de que os melhores não chegam, são vendidos antes de subirem para o profissional…Desviar um “dinheirinho na Base chama menos atenção do que do profissional”. A diretoria é inteligente e a oposição é CEGA…não adianta ganhar títulos na categoria de base e não revelara jogadores…Eliventon está ainda no clube porque é ‘horrível”..se fosse melhor um pouquinho já teria sido vendido….O Presidente é ridículo…Onde está o CT..paga R$2.000,00 a hora para treinar na URCA ..chega se não fico aqui até amanhã

  • João Brasil

    O tricampeão (83-84 e 85) foi montado assim. Paulo Vitor de Brasilia, Aldo de Belém (Oliveira também veio de lá), Duilio do América (Vica de Natal, parece), Ricardo Gomes da base, Branco de Bagé (aposta) Jandir da base do Inter (aposta) Deley da base , Leomir da base do Coritiba, Washington e Assis do Atlético-PR por uma merreca (fizeram um ótimo brasileiro lá, vieram com moral, mas de um futebol fora do eixo SP-RIO-MINAS e R.G.SUL) e o craque Romerito, trazido com ajuda do capita, Carlos Alberto Torres. Ficando Conca, Cícero, Gum, Marlon, e trazendo Bolívar (gosto dele), mesclando com alguns da base e trazendo apostas baratinhas (jogadores com características de velocidade/movimentação) formaremos um elenco bem mais barato e, provavelmente mais vencedor. ST

  • Gilson Poubel

    EU COMO TRICOLOR DEVO LEMBRAR-LHES QUE NÃO PODEMOS É CONTINUAR COM O TÉCNICO QUE TEMOS ATUALMENTE, COM O CRISTOVÃO NO COMANDO NADA VAI DAR CERTO.

  • carlos alberto

    temos a tradição do “timinho”; desde 1951. Esta tradição nos deu tantos títulos qto a outra – a da equipe cheia de estrelas. Lembre a equipe do casal 20, Duílio, etc., etc.; tri campeã carioca, campeã brasileira. Com menos grana exige-se mais conhecimento e sorte. A base é boa, alguns meninos podem ser aproveitados; nada de pânico.

  • carlos alberto

    ia esquecendo:
    pelo menos um quarto(25%) de todas as despesas do futebol é totalmente supérfluo! pode ser cortado sem nenhum problema. Se gastamos 120 milhões por ano, com 90 milhões faz-se igual ou melhor! (Olhe a qtidade de gente no deptº! Vá ao saite do clube e verifique. Montes de aspones = assessores de orra nenhuma!)

  • TRICOLOR_DF

    Valência nunca teve custo-benefício favorável, Carlinhos tá capenga e Cavalieri vira e mexe toma seu frango.

    • Taffeny

      Kléver está a altura do “Frangalliere”. Aliás, está no mesmo nível e não pede 500 pratas por mês pra ficar lá.

  • A imprensa fala em problema cada vez maior, claro, haverá sempre problemas, primeiro, o técnico quando está quase tirando 10, faz uma modificação que ninguém entende, tira conca e coloca Sobis. Quer escalar Fabricio como titular, será que não aprendeu que esse jogador é fraco, e tirou o flu da copa do Brasil.
    Com relação a contratos, permanecer com Diguinho, Carlinhos que não aprendeu até hoje cruzar uma bola, Vagner, amigo do Frede, Cavaliere que não sabe sair do gol ,elivelton, sóbis, kened ,é brincadeira. querem enganar quem. Certo está o presidente do Botafogo que mandou vários mercenários embora.

  • Na minha modesta opinião é que o grande problema não são os jogadores caros,… são pagos pelo patrocinador.
    Com a redução do investimento logicamente terá redução no elenco destes atletas de salários mais altos e com isso terá que aumentar o elenco com jogadores pagos pelo clube.
    Resta saber se a parte paga pelo Flu destes jogadores em que a maior parte são pagos pela UNIMED, irá compensar na folha de pagamento do clube, tendo em vista que terá que aumentar o número de atletas.
    Mesmo com a maior parte dos salários pagos pela UNIMED, ainda sim está com atraso de dois meses.
    Conseguiria arcar com uma folha ainda maior?

    Pelo visto o Cristóvão irá escalar o Fabrício,… se der tudo errado e o Fabrício mais uma vez entregar o jogo?
    Cristóvão, Cristóvão…abra o teu olho.

  • Hygino Vieira

    Concordo plenamente. O Fluminense pode economizar sem enfraquecer o time. Valência, Diguinho, Sóbis, Fabrício, aquele goleiro horroroso do Luxemburgo e Carlinhos, somam uma fortuna na Folha de pagamento. É só não renovar com esses jogadores e contratar um ou dois pontuais que o Fluminense conseguirá economizar e melhorar a equipe. – O que está faltando é amadurecer alguns jogadores da base que são pouco aproveitados. – Ano que vem o dorminhoco Cícero vai nos cansar (já está me cansando), mas temos Robert, que precisa começar a jogar ainda este ano. – Na verdade, o que o Fluminense precisa mesmo é fazer economia, parar de pagar salários para jogadores medíocres contratados. – A base é o futuro.

  • Hygino Vieira

    Há excelentes comentários aqui postados. Os tricolores estão atentos e exigem que jogadores medíocres ou que têm baixa relação custo X benefício não tenham seus contratos renovados. E Cavalieri é um bom goleiro, nada mais do que isso. Como ele há vários no Brasil, como Vanderlei do Coritiba, há vários. Com salários que não chegam a 100 mil. – Querem renovar com Cavalieri?, renovem, mas desde que o salário seja o mesmo do atual.

  • Josmarcon Aroucha

    O patrocinador por seu poderio financeiro impoe as suas vontades que na maioria das vezes é danosa ao clube, ganha milhoes de reais vendendo os garotos da base sem que estes chegiem seguer ao elenco profissional. Este ano se desfez com o aval de Cristovao dos jovens atacantes para ficar com Rafael SObes e Walter sangue sugas da patrocinado., esta nao que os meninos promissores da base façam sombras aos seus contrados. A incopetente diretoria se desfez dos promissores laterais Igor Juliao e Ronan para improvisar com o cabeça de bagre Chiquinho, alem de o orroroso Bruno e o preguiçoso Carlinhos, o fraguinho Cristovao avaliza tudo isso.

  • Não vejo problema algum. Só será preciso dar uma organizada geral, como não renovar vários contratos de jogadores caros que estão por se encerrar e que acrescentam muito puco.

    Diguinho e Valencia, por exemplo, se contundem com facilidade. Existem no elenco volantes superiores a eles.

    Felipe Garcia e Fabrício são outros que podem sair.

    Com a economia gerada poderemos contratar um atacante veloz. Não precisa ser nenhum Wellington Nem, Maicon Bolt ou outro caro, apenas alguém que corra e saiba centrar.

    Com Cavalieri, Jean, Cícero, Conca, Fred, Wagner + as revelações da base e as voltas de Michael, Higor, Lucas Patinho e Marcos Jr. poder ser que tenhamos um desempenho melhor.

    Ah, e com um técnico pra valer, que não faça tantas substituições erradas.

    Saudações Tricolores

  • Manoel

    O Cristovam, não tem peito suficiente para barrar o Fred – sabemos que a melhor formação depois da chegada do Cícero foi aquela utilizando o Rafael Sobis na frente. Depois da entrada do fred ele foi obrighado a mudar a forma de jogar.

  • OSVALDO ANSELMO DE FRANÇA

    PARA MONTAR UM BOM TIME, PRIMEIRAMENTE DEVEMOS ENSINAR PARA OS ZAGUEIROS COMO FAZER UMA BOA MARCAÇÃO: 1º – NÃO SE MARCA JOGADOR FICANDO ATRÁS DELE, TEM QUE SEMPRE ANTECIPAR NAS JOGADAS, TANTO NAS BOLAS POR BAIXO OU NAS BOLAS AÉREAS, AGARRAR JOGADOR DENTRO OU FORA DA ÁREA NEM PENSAR, ESSES ZAGUEIROS TEM MANIA DE FICAR ATRÁS DOS JOGADORES, E COMEÇA AGARRAR (AGARRAR SÓ PARA NAMORAR – MULHER), NÃO DEU PARA SAIR JOGANDO, DÁ CHUTÃO PRA FRENTE, QUE É MUITO MELHOR DO QUE PERDER A BOLA E TOMAR UM CONTRA-ATAQUE; 2º – TREINAR OS LATERAIS A FAZER CRUZAMENTOS PARA DENTRO DA ÁREA PARA O JOGADOR CERTO; 3º – NÃO FAZER FALTA PERTO DA ÁREA; 4º – MARCAR O JOGADOR QUANDO A BOLA É CRUZADA PARA ELE, E NÃO A BOLA, E TIRAR O PÉ DO CHÃO, SUBIR JUNTO COM O ADVERSÁRIO PARA ATRAPALHAR ELE EM QUALQUER TENTATIVA DE PEGAR NA BOLA; 5º – COLOCAR JOGADOR A ALTURA DO CONCA PARA DISTRIBUIR AS JOGADAS, E COMO JÁ FOI DITO PELOS OS PRÓPRIOS JOGADORES, COLOCAR ATLETAS QUE POSSA CHEGAR AO ATAQUE COM MAIS VELOCIDADE E AO MESMO TEMPO, VOLTAR PARA DEFENDER; 6º – FAZER A BOLA CHEGAR AOS JOGADORES MAIS RÁPIDO, NO ESTILO DO BARCELONA; 7º – QUANDO FAZER GOL, TENTAR FAZER MAIS E NÃO RECUAR O TIME, SÓ ASSIM O ADVERSÁRIO FICA SEM FORÇAS PARA REAGIR; 8º – USAR O BANCO DE RESERVAS QUANDO O JOGADOR ESTIVER MAL, TIRANDO ATÉ A ESTRELA DO TIME, O TIME JOGANDO BEM, A TORCIDA VAI JUNTO, BOA SORTE FLUZÃO………..

  • Antonio carlos magalhaes

    SOMOS TODOS TRICOLORES DE CORACAO. O QUE MAIS IMPORTA E FICARMOS JUNTOS E NAO SECANDO E SIM TORCENDO . ESSA MA FASE VAI PASSAR. A CULPA E DE TODOS. CARLAO TRICOLOR DAS LARANJEIRAS ATE MORRER.;

  • Cezar

    No meu entender o Flu vai precisar junto com a UNIMED manter os alguns jogadores e ter um elenco forte para disputar títulos que é o objetivo de todos os clubes e não será com elenco fraco e limitado que vai conseguir isso, alías; ninguém consegue. O elenco tem que ter no mínimo 30 bons jogadores: Goleiros 4 / Laterais 4 / Zagueiros 6 / 1º Volante 3 / 2º Volante 3 / Meias 6 / Atacantes 4. Se a UNIMED vai diminuir o investimento, tudo bem, mais precisamos incluir um outro patrocinador para complementar o que iremos precisar para termos um grande elenco, como quando disputamos títulos. Todos os outros clubes irão investir e se nõs não acompanharmos, já estamos perdendo, nossa condição será intermediária sempre, ou seja; brigarmos para não cairmos, assim como o Flamengo, por exemplo. Não podemos obrigar a UNIMED a investir mais do que pode, claro, mais podemos ir buscar um complemento, ainda que seja caseiro mesmo, como a ADIDAS e outros… Devemos fazer um esforço para mantermos jogadores de nivel e que outros tem interesse de imediato e reforçarmos onde precisamos. Cavaliri, Bruno, Carlinhos, Jean, Cicero, Conca, Wagner

  • Sandro

    Concordo von a maioria dos comentarios, porem vale lembrar aos amigos tricolores que contratacoes pontuais que se falam ou mandar embora os morcegos e repor com pecas mais baratas, esse filme ja passamos e, por exemplo, o chiquinho se encaixa nesse perfil e acho que a grande maioria convorda q ele e uma desgraca!!! Entao meus amigos e melhor um morcego que de repente faz jma grande partida do que jogadores mais baratos q entregam partidas como o incapaz do fabricio!!! Toda contratacao mediana e uma aposta e, que ultimamante nao estamos com muita sorte.
    Sou favoravel a renovacao de comtrato do cavalieri, do carlinhos, gum porem com reducao salarial, caso contrario podem ir embora, pois os atuais salarios sao fora do normal. Ninguem vai querer pagar 400.000,00 pro cavalieri ou pro carlinhos ou pro incompetente do diguinho. Temos q tentar renovar sim, porem com uma politica salarial maia adequada a atual situacao do clube e patrocinador!
    Sds tricolores

  • lurran

    o time do flu ta bom so precisa de mais 1 meia (douglas) e zagueiro

    • lurran

      ou paulo baia

  • lurran

    o flu tem que joga com raça todos os jogos
    e nao fazer um gol e se fecha la atras

  • lurran

    quando a agente for
    no jogo do flu agente tem que apoia
    ate o fim do jogo mesmo perdendo
    e nao fica chigando os jogadores

  • Mateus Gonçalves

    Dos que estão com contratos por vencer no fim do ano, renovaria apenas com Cavallieri e Gum, talvez Diguinho, e aproveitaria bastante a base, pois além de mais de uma dezena de jogadores emprestados, o clube tem, pelo menos, mais outros dez para subir,sem contar os que já se encontram. A safra parece ser muito boa. Por exemplo, o Fernando que era reserva do Ronan nos juniores fez boa partida contra o Bahia.

  • Essa alta dependência da UNIMED está preocupando, revelamos a cada ano bons jogadores, fazemos um trabalho na BASE excelente, mas se temos jogadores contratados pela Patrocinadora é lógico que os mesmos TEM QUE JOGAR. O que vemos então, jogadores acomodados, desculpas atrás de desculpas em derrotas em que não se compreende como se perde. Esse ano perdemos 2 partidas para esse timeco do Vitória, o mesmo andou na LANTERNA do BR.
    Wanderley (Coritiba), não deve nada ao Cavalieri, horroroso quando sai do gol, não aprendeu até hoje a socar uma bola para fora da área e pasmem , foi parar na seleção.
    Aproveita essa redução de investimento e faça uma LIMPA, jogadores que já deram sua contribuição e agora vivem de nomes.
    Na minha opinião, BRUNO,ELIVELTON, CARLINHOS, FABRÌCIO,DIGUINHO,VALÊNCIA, SÓBIS,e ATÉ FRED, de quem sou fã, mas pelo que ganha, contrataríamos meio time.
    Assim daríamos chances para a garotada, daqui apouco estaremos perdendo ROBERT,SCARPA,MARLON,W.CARVALHO, GÉRSON, LÉLIS, KENEDY e outros que agora não me recordo.
    Sem contar a correria que eles iam aprontar para cima dos adversários, correm 2 tempos e ainda querem jogo. Já o time titular ou joga bem um tempo ou o outro.
    RENOVAÇÃO JÁ.
    ST/Castilho

  • mauricio

    Amigos ,primeiro temos que contratar um tecnico de ponta que saiba ter a leitura do jogo rapidamente ,pois o Cristóvão demora demais pra fazer isso ,quando ele consegue o jogo já está decidido a favor do adversário PU já esta acabando,ele também recua logo o time quando faz 1 a 0 ,isto chama o adversário e depois que sofre a virada ai que ele vê a porcaria que fez e ai já era
    Depois a defesa é péssima a pior dos 12 clubes grande do Brasil,jogadores como Bruno,Carlinhos e seus problemas pessoais,elivelton,Fabrício,Henrique molezao,gum apenas esforçado,diguinho,valência,Edson,fabio Braga,chiquinho,vagner que não cria nada,Valter lutador de sumo,Rafael sobis e emprestar jogadores como Robert,Kennedy,Biro Biro,matheus carvalho,escarpa,Igor,Lélis,Gerson,etc pata ganhar experiencia pois se entrarem agora podem se queimar,Cavalieri que quer ganhar como um atacante de seleção,enfim fazer uma reformulação e contratar com consciência pegar os valores que a inimed paga pra esses jogadores e apenas investir o mesmo em outros,sem precisar aumentar nada,preservar os jogadores Cicero,Conca,Fred,Fernando,Marlon,rainha,kever,julio César,o novo zagueiro e lateral direito,e procurar o troca troca,que vamos conseguir ano que vem ter um time muito bom,contratar um tecnico que conheça de futebol como :tite,levir cupper,Osvaldo de oliveira,assim teremos um time que jogue sem medo de atacar e que queira e jogue pra vencer em qualquer campo adversário.
    Ta na hora de se fazer respeitar o nome do clube como era antigamente,quando um time como o fluminense ia jogar contra clubes de médio e pequeno porte,eles poucas vezes atacavam,respeitavam com medo de se goleados e hoje ele é que querem golear.
    Vamos flusao ,procurar investidores novos para investir na camisa de treino que também é vendida,em sorteios de ingressos pra jogos nos produtos de novos parceiros,em camisas também como brindes em produtos de parceiros,em autógrafos de jogadores,em idas ao vestiários nos jogos pra quem compra x números de ingressos ou em itens de fornecedores ou parceiros e etc,afinal a criação não tem limites basta querer e tentar.
    Um abraços.

MaisRecentes

Torcida única – Qual deve ser a posição do Fluminense?



Continue Lendo

Fred será protagonista em mais um Fla-Flu?



Continue Lendo

Vale apostar em Enderson Moreira?



Continue Lendo