O que está acontecendo com o sistema defensivo do Fluminense?



Tão elogiado durante a campanha do título do Campeonato Brasileiro 2012, o sistema defensivo do Fluminense deu uma caída na atual temporada. Em 12 jogos disputados, foram 15 gols sofridos, o que significa que a equipe está levando mais de um gol por partida em 2013.

Evidentemente, não dá para colocar a culpa no individual. Além das diversas mudanças que aconteceram no time – por questões de lesões ou de preservar os titulares – não é nem um pouco sensato pensar que o Flu está levando mais gols por causa de um determinado jogador.

O fato, porém, é que as estatísticas não mentem. Embora o Flu tenha tido a melhor defesa do Brasileirão do ano passado, com apenas 33 gols sofridos, neste ano muita coisa mudou. A cada bola alta na área, um suspiro dá o torcedor tricolor.

Por causa disso, o Lance!Net quer saber a opinião dos torcedores. Por qual razão o setor defensivo do Fluminense caiu de produção nesta temporada?



  • Walter

    A zaga nunca foi boa individualmente, porém em 2012 tínhamos dois fatores de desequilíbrio a nosso favor: Diego Cavalieri estava estupendo, o que não esta acontecendo agora, ele está comum, não diferenciado. O outro é que o time jogava na defesa e matava o outro time a partir dos 35 min do primeiro tempo, em contra-ataques e agora está querendo manter posse de boa e dominar o jogo, Leandro os contra-ataques.

  • littodiniz

    Mais uma vez vamos perder a libertadores. em 2008 foi aquele horroroso do Igor, em 2010 eo Ricardo berna entregou o jogo e agora são essas duas desgraças entregando e o pai de santo Gum e o caneludo L. Euzébio. Será que essa duas pragas não se machucam por um longo tempo. Galera e esse Edinho todo duro para dar um passe, nós estamos fudidos sabe quando eu vou ao engenhão nesse ano “nunca”.

    • Leonardo Flu

      Edinho não é apenas ruím, ele é uma fraude! Ele não marca, é lento, pesado, cadeirudo, sem ginga, sem pique, perde quase todas no alto ou no mano a mano. Qualquer um com razoável habilidade ou velocidade mediana o ultrapassa com facilidade. Digo que é uma fraude porque ele pousa de xerifão (faz-me rir!) mas quando o adversário chega ele recua, recua, pois sabe (assim como Abel que não quer tirá-lo) que será batido. Ele zanza pelo campo, não cobre laterais e nem amedronta os atacantes.

      Valência é de longe muito melhor que ele. Erra também, mas tem raça, velocidade, disputa e ganha várias no alto e no mano a mano, com ele o sistema defensivo – que é lento – ganha mais consistência e Jean fica mais liberado.

      Com Edinho duvido até em nossa classificação para as semi no Carioca. Todos já descobriram que é só jogar nele que o time todo desarruma. Agora entendem porque sempre tomamos sufoco. O buraco está alí bem na nossa fuça mas poucos vêm.

  • diretoria comissão técnica estão fazendo de cegos,tem 2 anos sofrendo gols com estas zagas pernas de pau.outra coisa importante coloca o DIEGO CAVALIERI p/ treinar a sair do gol em bola dentro da área peguena.

  • temos uma estátua dentro do gol que ñ sai p/ nada.ainda nós torcedores sofrendo até hoje com esta defesa que é uma vergonha. o presidente + comissão técinica presta + atenção.

  • Paulo Pinho

    O Fluminense teve em 2012 o melhor goleiro do campeonato. O mesmo não vai fazer milagre para o resto da vida, não dá! Não vamos ganhar novamente jogando o futebol do ano passado, sofrendo a cada jogo. Como não contratar um zagueiro? Qual o motivo? O Conca não cabe nesse time? Qual o motivo? O treinador é realmente competente?

  • André Ferreira

    O grande problema da defesa do Flusão tem nome: Edinho
    Ele não sabe marcar, sai jogando mal, fecha os espaços dos companheiros quando toca a bola e vai para cima de quem ele deu a bola. Em compensação, quando o atacante adversário vem com a bola dominada, ele recua a passos largos… é impressionante que ele seja titular do Flusão – “imexível”. Só o Abel gosta dele. Porque não coloca o Valencia ou o próprio Diguinho, pelo menos o meio de campo fica mais combativo? No meu ver, é por isto que a zaga fica totalmente exposta – infelizmente não temos mais o Thiago Silva, né?
    Vamos lá Flusão!!!
    ST

    • Leonardo Flu

      Valeu, André! Há meses venho quase que solitariamente falando sobre isso. Edinho não é só ruím, ele é uma fraude! Se esconde covardemente dos combates porque sabe que não tem velocidade, raça, pique, ginga nem habilidade para tal. Só aparece como “xerifão” (faz-me rir!!) quando há rebote do adversário atacado e aí ele soberano pega a bola e dá “preciosos” passes… para os lados, para trás ou lançamentos quando – é claro – não há perigo.

      O destino dele depois do Flu será o mesmo de Igor, Alê, Luiz Alberto (ainda que este tenha iludido o Boca por um tempo): Times pequenos ou sem expressão.

      Nossa zaga é razoável para boa; tem pegada, marca… mas é lenta. Mais um motivo para por alguém como Valência. Lembra em 2009 com Diguinho e Diogo como a gente mordia e chegava junto, fazendo a bola retornar rapidamente ao ataque?

  • John

    Como tricolor….não sei como ganhamos em 2012…..a zaga e as laterais são horríveis…..e Fred/Cavalheri não estão fazendo os milagres necessários….muito dinheiro, muito blá, blá, blá….e pouco futebol, com Deco ex craque e T. Neves achando que é o Rivelino….e ainda tem Diguinho, Edinho, Carlinhos….futebol dos inhos,,,,futebolzinho do Flu…

  • Flurucava

    Por falta de ritmo, falta de treinamento adequado, os reservas não estão aptos a substituirem os titulares, falta de melhores jogadores, no setor, etc.

  • claudio eduardo

    A ZAGA DO FLUMINENENSE É E SEMPRE FOI MUITO FRACA. O QUE ACONTECEU O ANO PASSADO É QUE O CAVALIERE SUPRIA AS DEFICIÊNCIAS DOS ZAGUEIROS. LEANDRO EUSÉBIO, GUM E ANDERSOM SÓ SÃO TITULARES NO FLUMINENSE. O FLU PRECISA

  • olimpio junior

    o que esta acontecendp e que o flu contratou mal.porque esse abel quer fazer uma panela dentro do fluminense.o valencia tem que jogar no lugar do edinho e i deco tem que ir pro banco pos nao poe o pe numa dividida.ja foi util e hoje nao e mais.p flu tem que jogar com.

    • Leonardo Flu

      Edinho não é só ruim… ele é uma fraude!

  • Não tem porque culpar o GUM ou L.Euzébio, acho que está faltando cobertura, qdo o Carlinhos avança, volta muito lentamente, e aí abre brechas.
    O time perdeu aquela força dos guerreiros.

    • Leonardo Flu

      Carlos, faça um pequeno esforço: Quem você acha que deveria fazer a cobertura dos laterais, senão o lento, pesado, cadeirudo e caneludo do Edinho?

  • Marcos Vitor

    Eu considero que os erros já acontecem no meio-campo. O time não tem marcado bem, além de errar inúmeros passes e outros fundamentos. Como a zaga é instável, as falhas se tornam mais comuns naquele setor.

  • fabio alves

    Boa tarde. Gum ,Leandro Euzébio,Anderson,Elivélton,Digão. Qual desses zagueiros são jogadores considerado de ponta no mercado. Na minha opinião o fluminense precisa contratar um zagueiro de ponta pra jg ao lados destes citados. tipo lembramos do vasco campeão no ano 98/99… com a zaga que tinha **Odvan** sendo que do lado dele tinha um baita zagueiro chamado Mauro Galvão. Gasta-se muito dinheiro em outros setores e esquecem da zaga. Esse titulo de zaga menos vazada em 2012 no brasileiro deve-se ao Cavalieri que fechou o gol a zaga foi pura ilusão .Quem acompanhou os jogos sabe que era fazer um gol e tomar sufoco até o final.

  • luiz alfredo targino alves

    E lamentável, mais o nosso goleirinho não sabe sair do gol. não pode um goleoro tomar dois gols como o 2º e o 3º do Vasco.. Já que existe um treinador de goleiros esse nosso goleirinho poderia ficar alguns meses treinando saidas de gol e só voltar 100%. existe um ditado que diz, goleiro bom é o que pega as bolas fáceis as difíceis são para os frangueiros. Isso não é mais um time de guerreirops e sim um time de bobãos que não sabe segurar um resultado.

  • O setor defensivo sempre falhou, porém o DIEGO conseguia salvar muitos e muitos jogos, mas neste jogo contra o Vasco a meu ver até nosso goleiro teve suas falhas, pois a bola passava na pequena área e ele ficava só assistindo. Ótimo goleiro, mas não pode ficar debaixo das traves assistindo a bola passar a sua frente o tempo todo, acho que dava pra evitar os 3 gols do Vasco.
    Pior que as falhas da defesa é o péssimo momento do NEM e do DECO. O NEM contra o Grêmio não passou uma única vez pelo lateral e idem contra o time do Chile e Vasco, fez gol, porém muito pouco pra quem é o responsável do desafogo do time e o DECO está muito fora de forma, não acertando quase nada, é o tipo de jogador que precisa jogar pra pegar, porém quando começa a brilhar acontece nova contusão. Daí sobra para o FRED, que pouco toca na bola.
    Outra coisa que tenho visto é que nossos laterais cruza(mal) quando tem que chutar e chuta(mal) quando tem que cruzar.

  • Eu sou um fervoroso torcedor do fluminense, o que está acontecendo com a zaga do Flusão é simples, caiu a máscara, acabou a farsa. Eu sempre achei essa zaga do fluminense, formada por Gum, Leandro Euzébio e os reservas Digão e Anderson, uma baba, uma porcaria mesmo, Zagueiros para atuarem em times médios e pequenos, mas não nun grande clube como o Fluminense. No campeonato Brasileiro do ano passado eles estavam com aquilo virado pra lua e contaram com um momento espetacular do goleiro Diego Cavalieri que em diversos jogos salvou o Fluminense e consequentemente a zaga tricolor. Já este ano não estão com a mesma sorte, principalmente porque o nosso goleirão não atravessa a mesma fase do Brasileirão do ano passado, tendo sofrido vários gols que ele não levaria nos bons momentos. Consequentemente a frágilidade da defesa tricolor está aparecendo e nos fazendo ver a dura realidade da defesa tricolor. acho uma vergonha o patrocinador do Flusão gastar tanto dinheiro com jogadores já veteranos e não gasta um real sequer para contratar um sagueiro de respeito pra proteger melhor no frágil defesa. Enfim ganhar a libertadores com essa zaga vai ser um feito épico. Saudações Tricolores

    • Leonardo Flu

      James, você só esqueceu de falar da grande fraude como jogador que é o Edinho! Ele é lento, pesado, cadeirudo, não dá combate, fica só na sobra e dá passes burocráticos ou quando não há perigo. Se colocar o Valência, a proteção a zaga fica bem melhor e o Jean, mais liberado para apoiar. Mas Abel prefere seu queridinho que alimenta com obediência e servilismo o seu ego.

  • Borges

    O setor não cai de produção, simplismente a saga do Fluminense é uma merda!!!!!

  • RAPAZ VOÇÊ AINDA PERGUNTA O QUE ESTA ACONTECENDO, EDINHO, ANDERSON, GUM , LEANDRO EUZEBO A ZAGA E MUITO FRACA NAO TEM JOGADOR PRA JOGAR NO FLUMINENSE E O DECO COITADO SE ARRASTANDO EM CAMPO NAO DA PARA JOGAR MAIS EM ALTO NIVEL, LIBERTADORES JA ERA, ABEL E O CULPADO PELO FLUMINENSE TER CONTRATADO MAL AJA CORAÇÃO.

  • Os zagueiros entram em campo seguros de si mais na verdade não estão aguentando mais a pressão dos adversários, eu gostaria de saber porque a diretoria e a comissão técnica não contrata zagueiros bons, só jogadores do meio para a frente estamos precisando de um volante raçudo pois este Edinho é um molenga parece um robô correndo, e dois zagueiros que poe respeito que não abre as pernas quando sofrem uma pressão, esta defesa é uma lastima não da pra aguentar mais tanta incompetência, alô diretoria vamos abrir os olhos o defeito esta na defesa, Abel você dizer que o Edinho é homem de confiança você esta de brincadeira com a torcida!!!

    • Leonardo Flu

      Edinho é uma fraude como jogador, Moacir. Não é só ruím, ele é uma fraude, engana, e toda vez que o adversário parte para cima ele – lento, pesado e cadeirudo – vem recuando até que alguém o sirva de babá… dentro de campo, pois fora, já tem o Abel.

  • MARG

    A verdade é que no ano passado o Cavalieri estava fazendo milagres, o que encobria as falhas da defesa. Esse ano ele não está conseguindo repetir os milagres e os gols estão saindo com facilidade. Acho que o Abel deveria testar o Elivelton, pois é o zagueiro mais técnico que nós temos.

  • ALEXANDRE MELLO

    Estamos com problemas na zaga por falta de competência do técnico, não temos um bom tecnico, não há esquema tático, não sabe substituir, na adversidade ele apaga de vez, então, colocar a culpa só nos zagueiros eu acho injusto, é claro que o zagueiro Gum está merecendo um banco para trabalhar mais e recuperar a titularidade, mas nosso maior problema é a falta de técnico, que não encherga de forma nenhuma o que todos conseguem ver.

  • Walter

    zaga nunca foi boa individualmente, porém em 2012 tínhamos dois fatores de desequilíbrio a nosso favor: Diego Cavalieri estava estupendo, o que não esta acontecendo agora, ele está comum, não diferenciado. O outro é que o time jogava na defesa e matava o outro time a partir dos 35 min do primeiro tempo, em contra-ataques e agora está querendo manter posse de boa e dominar o jogo, Leandro os contra-ataques.

  • Marcus Vinicius

    1- A zaga sempre foi fraca . Com o Deco jogando como terceiro volante e errando três em cada cinco passes o time toma muitos contra-ataques.
    O Edinho tem saído mais para a armação ,deixando espaços . O que causa espanto e o péssimo posicionamento da zaga em bolas altas . Podemos reparar que o Fred e o jogador que mais cabeceia defensivamente em escanteios.
    Na pratica e o resultado de um técnico que insiste em elogiar uma zaga tecnicamente limitada e recusar reforços com zagueiros mais técnicos .
    Saudades do Thiago Silva e do Conca !

  • Ano passado contávamos com Cavalieri em grande fase, o que atenuava
    a fragilidade de nossos zagueiros. Esse ano, infelizmente a fase de nosso
    goleiro, não é a mesma.
    mas o que causa-me mais irritação, é nosso entregador de camisas ir para
    a midia dizer que se fechar os olhos, qualquer zaga que ele mandar a campo
    o deixa dormir tranquilo.
    Pelo jeito ele é muito bom de cama, kkkkkk.

  • CLÁUDIO RANGEL

    O QUE ACONTECE MEU AMIGO, É QUE AGORA NÃO TEM BOLA NA TRAVE, GOLEIRO SORTUDO,MAS, CONTINUAMOS COM TÉCNICO FRACO, JOGADORES CORRENDO PRA NÃO CHEGAR, ELES GANHAM MUITO BEM, NÃO PRECISAM LUTAR, DAR AQUELE ALGO MAIS, TIPO ACREDITAR QUE A BOLA NÃO VAI SAIR DE CAMPO, ENTENDE. POXA, UMA PESSOA COM UM MÍNIMO DE VISÃO TRARIA UM ANDERSON MARTINS PARA A ZAGA, NEGOCIARIA OS JOGADORES QUE PLEITEIAM SER TITULARES, COMO O WAGNER, ZAGUEIRO HORROROSO O GUM, QUE QUERIA SER AVENIDA NA SELEÇÃO, FORA OS DIGUINHO, BRUNO, ENTRE OUTROS QUE SÓ SABEM VOLTAR BOLAS PARA TRÁS, EU NÃO AGUENTO JOGADOR ASSIM; E TEM MAIS, VENDERIA O TIAGO NEVES URGENTE, DECO VOCÊ PODE SER LEGAL E ENTENDER DE FUTEBOL, MAS JOGAR NÃO DÁ MAIS. FARIA UMA LIMPEZA, TÉCNICO, JOGADORES,MENTALIDADE. CONCA, ANDERSON MARTINS, MARIANO, RENATO GAUCHO(NÃO DEVERIA SAIR NUNCA DO FLU), E FALARIA PRO RODRIGO CAETANO: SE VOCÊ ENTENDE MESMO DE FUTEBOL, PARA DE TRAZER JOGADORES SEM RAÇA, E TRAGA GUERREIROS BONS DE BOLA, QUE MESMO SE PERDEREM, A TORCIDA CERTAMENTE VAI APLAUDIR E VOLTAR A RECEBER OS JOGADORES NOS AEROPORTOS, ESTÁDIOS, E VOLTAR A TER ORGULHO DE FALAR: EU SOU TRICOLOR QUE LUTA DE VERDADE. SEM VERDADEIRA LUTA EU E A NAÇÃO TRICOLOR DEIXA DE ACREDITAR, E QUE SAUDADE DAQUELE TIME QUE IMPRENSAVA O ADVERSÁRIO O TEMPO TODO, FUNGANDO NO CANGOTE DELES, SEM PARAR, ATÉ RECUPERAR A BOLA E PARTIR PRO ATAQUE, QUERENDO FAZER GOL, GOL, GOL…

  • Sinceramente, perdemos o jogo por causa do Gum, que não teve nada de “guerreiro”, estava em outro ritmo. Que tal contratarmos um xerife? Nosso primeiro “mata-mata” do ano deixou péssima impressão para quem deseja conquistar uma libertadores….

  • Nelson

    Não está acontecendo nada de diferente em relação aos inícios de temporadas dos anos anteriores.
    Memória curta…

  • leonardo

    PRECISA TREINAR. OS JOGADORES, INDIVIDUALMENTE, SÃO UMA LÁSTIMA. SÓ FUNCIONAM COLETIVAMENTE. FOI ASSIM EM 2010 E 2012. O PROBLEMA QUE JOGANDO 4* E FINAL DE SEMANA, SÓ FAZEM COLETIVOS 1 OU 2 VEZES POR SEMANA. VAI MELHORAR AGORA COM MAIS TEMPO PARA TREINAR. ACHO QUE VALENCIA TEM QUE ENTRAR, PQ MELHORA SENSIVELMENTE A BOLA AÉREA. NÃO DÁ PRA DEIXAR NA MÃO DE GUM E EUZÉBIO SOZINHOS; EDINHO SÓ CERCA, BRUNO É BAIXO E CARLINHOS NEM PULA. NOS ULTIMOS JOGOS TOMAMOS UM CAMINHÃO DE GOL DE CRUZAMENTO. OBS: VAMOS DEIXAR ESSA PORCARIA DE ESTADUAL PRA LÁ. CURINTCHA NÃO GANHOU ESTADUAL NO ANO PASSADO E NÓS PERDEMOS PARA O BOCA PQ INVESTIMOS NO CARIOCA.

  • Leonardo

    Em relação a zaga e aos laterais não aconteceu nada, ambos continuam horríveis e não há nenhuma surpresa aqui! O que mudou é que o Diego Cavalieri parou de fazer os milagres! Não dá para ele levar sempre a defesa nas costas! A pergunta deveria ser: Por que novamente o Flu não contratou zagueiros descentes para a Libertadores?

  • Ademir Santino de Lima

    Talvez eu seja uns dos poucos torcedores do Fluminense que defende os zagueiros do Fluminense. Com exceção dos dois zagueiros do Atlético Mineiro e Dede do Vasco da Gama, todos os outros são japoneses, ou seja, iguais…
    O que falta no Fluminense é um esquema de tático que proteja a zaga, o Fluminense parece um bando em campo. Fica claro a falta de trinamento do time, além do Abel Braga não abrir mão dos seus protegidos.
    Vai aqui uma observação: O Carlinho esta na expectativa de sua convocação, ele esta se revelando um verdeiro brincalhão, pois desde de 2010 que o Carlinho não joga nada, alias ele é um dos culpados do Fluminense ter levado tantos gols.

  • caio fluripa

    O problema não esta só na defesa, esta no time que ainda não incorporou a libertadores e tão pouco o carioca, é uma vergonha. Abel vem com essa de poupar titulares, que titulares, tanto faz time A ou B esta tudo igual. Não conseguir ganhar o primeiro turno é vergonhoso tomar 3×2 do vice da gama é brincadeira e esse Abel acha que esta tudo bem. ACORDA ABEL E DIRETORIA

  • olimpio junior

    o se abel braga tem que largar de ser oaveleiro e escalar o calencia bo lugar do edinho e o wagner no lugar do deco que nao tem cindiçoes fisicas para jogar futebol profissional mais e ja ta rico.so isso ja vai melhorar muito o time.etem que despachar o felipe e o rafael sobis e contratar jogadores que dao o sangue

  • Está claro que a zaga está esta peneira devido à este planejamento “burro” de poupar jogadores no inicio da temporada. Até concordo que jogadores decisivos (Deco, Fred, W. Nem e até o T. Neves), podem fazer um rodízio. Mas goleiro e dupla de zaga, não! Tem que jogar juntos até em pelada de fim de semana, para não perder o entrosamento que estavam tendo no final do BR-12.

  • william

    O que esta acontecendo na verdade, são dois fatores . a zaga do Flu nunca foi boa, no ano de 2012, Cavalieri pegou bolas impossíveis, este ano o rodizio de jogadores esta quebrando um conjunto adquirido no sistema defensivo, pois o sistema defensivo não começa no goleiro e sim a partir da marcação cerrada no campo do adversário e o que estamos vendo é um bando de jogadores cercando e não marcando. Esta comprovado de Valência é melhor que Edinho e Diguinho juntos. Futebol nos dias atuais é : Preparo físico, talento, marcação contínua , posicionamento correto em campo e muito treinamento de jogadas. Isto está faltando ao Flu.
    pois nota-se que o time erra muito passes, a construção das jogadas são previsíveis pelo adversário, enfim tá faltando uma cobrança mais firme aos jogadores no seu comprometimento em campo. Ai que tem que haver o dedo do técnico, barrar que esta sem comprometimento , colocar quem esta afim de jogar e cumprir o que foi determinado e dar chance a garotada talentosa de Xerem, que estão surgindo. Por fim vou dar um recado ao Sr. Abel. barra os Medalhões que estão na zona de conforto, não basta ter talento, tem que querer jogar. O Fluminense não é um campo de diversões e bons salários.
    É isso que eu tinha para falar. Obrigado.

  • JOÃO BOSCO

    É claro voces não querem reconhecer, mas é por nivel técnico individual de alguns jogadore.
    Leandro Eusebio, Edinho, Gum, Carlinhos, Bruno.

  • Leonardo Flu

    Meus queridos… claro que não devemos botar a culpa em algum “cristo”, mas para bom observador (e não aquele que assiste ao jogo e acompanha só a bola ou o lance final), notaremos que existe um jogador que é uma verdadeira fraude! Isso mesmo, ele não é só ruim, as vezes nem é ele quem falha diretamente. Essa fraude tem nome e sobrenome: Edinho.

    O cara é lento, pesado, cadeirudo, caneludo, perde todas na velocidade, não tem raça, fica apenas na sobra posando de “xerifão” (faz-em rir!!), quase não ganha no alto, é facilmente driblado, se esconde quando o adversário parte para cima. Isso mesmo, se esconde!

    Galera, isso não é perseguição… é observação! Comecei a perceber que o Flu sempre tem um buraco no meio quando é atacado e parece que os adversários já perceberam, menos Abel que o tem como “homem de confiança” (como se isso fosse igual a ser obediente e não competente) e provavelmente o time.

    Percebi que vários gols que tomamos foi por causa do seu posicionamento ou simplesmente por ele não estar lá. Casos recentes: Primeiro gol do poderoso Friburguense; primeiro gol do atlético no Independência, onde Ronaldinho passou por ele e ele – bisonhamente – tentou agarrá-lo como se estivesse catando borboleta; num outro gol neste jogo (acho que o terceiro) onde ele ficou cercando de longe o cara que iniciou o lance deste gol; o segundo contra o grêmio ele não estava junto ao atacante de pegou o rebote e marcou; no terceiro, o passe que originou veio exatamente da cabeça da área e aí – para quem não enxerga o todo mas apenas a bola – a culpa foi do Anderson que correu atrás do atacante. Anderson provavelmente foi fazer o que ele – a fraude – deveria ter feito. Querem outros? o gol do botafogo no primeiro jogo da final do carioca onde vencemos por 4×1. Edinho deu uma pixotada. Em vários jogos acontece isso. Contra o Vasco, Gum falhou feio, mas ele se expõe, já Edinho, quando o adversário vem, ele vai recuando, recuando até o cara adiantar muito a bola e a mesma ficar nos pés dele ou ele simplesmente recua até alguém chegar e – na sobra – ele chegar e recuperar como um bom xerife.

    Chamo ele de fraude porque muitas vezes sua falha não aparece, é como se ele fosse abduzido e o adversário passa sem o menor esforço por ele. Lembram-se do único ataque perigoso do vasco no primeiro tempo? Sabe quem o atacante vascaíno driblou fácil, fácil? Pois é… ele! Essa fraude que falha quando vai ou quando não vai na bola. Ele é fraco, sem energia, sem pegada e quando o Flu ataca e a bola é rebatida ele aparece dando preciosos passes… para o lado ou um lançamento sem qualquer perigo à vista.

    Valência é – de longe – melhor que ele. Falha também, mas corre, tem raça, funga no adversário, disputa e ganha muitas bolas seja pelo alto ou no chão, tem sangue. Não é à toa que faz parte do meio campo da Colômbia. Nada do outro mundo, um nota 7. Com ele a defesa ganha mais consistência e Jean fica mais livre para apoiar. Ele tem velocidade para correr atrás dos pontas nas laterais quando os nossos sobem. Nossa defesa não é ruím, acho o L.Euzébio nota 6 – 6,5 e o Gum 6,5 – 7. Edinho é nada mais que um nota 2. Ele é nocivo porque ocupa (ou deveria ocupar) sua posição, seu espaço… e não o faz. Ele age de maneira covarde, se escondendo do jogo, recuando pois sabe que não tem pique, força, raça, velocidade para encarar um cara medianamente habilidoso ou de razoável velocidade.

    Querem outros gols que tomamos devido ao fator Edinho? Gol do Boca na Bombonera. Quem (não) estava no meio de onde saiu a bola? E o da nossa desclassificação? Ele largou o Riquelme (lento mas habilidoso e inteligente, esse sim homem de confiança) num instante e este deu o passe para o careca nos eliminar. Quem não lê o jogo, pensa que a falha foi do lateral.

    Portanto, galera, nada contra a pessoa Edinho. Parece ser de grupo, é agregador, boa gente, simpático, mas infelizmente Abel – para agradar ao seu ego – coloca alguém que o obedeça, que lhe foi fiel mas que hoje (ou sempre) não joga nada, prejudicando nosso time. Renato Gaucho tinha o Igor; Joel disse “meu time é Alê e mais 10” (lembram do Alê?) e Abel cisma com Edinho, que pior que ser ruím de bola, é uma verdadeira fraude.

    Bem, procurei mostrar não apenas minha opinião, mas relatar fatos e dados sobre ele. Quem quiser que o observe a partir de agora e faça coro para Abel tirá-lo antes que ele – Abel – saia, o que não acho legal. Edinho quando sair do Flu terá o mesmo destino de um Igor, Alê e Luiz Alberto (ainda que este tenha iludido ao Boca devido ao fator Thiago Silva). Todos eles foram jogar em clubes sem expressão, pequenos. Só mesmo Abel para nos fazer sofrer. Nem parece tricolor.

  • Andre Ameno

    Faltou pré temporada, isso dificulta a parte fisica, fora isso o Abel nao pode falar que escolhe qualquer zagueiro de olho fechado. O Flu precisa de um nome com peso pra zaga. A diretoria nao quis…

  • Francisco

    Eu acredito principalmente que seja falta de combate dos laterais. A zaga do Fluminense foi muito bem ano passado, mas estava longe de ser um primor de talentos individuais. Não acho que Gum e Eusébio sejam péssimos mas eles erram, invariavelmente, 1 ou 2 vezes ao jogo. Com o Bruno jogando muito abaixo do normal, o Carlinhos que tipicamente e bom no ataque mas ruim na defesa, e o Jean desorientado na sua posição é fácil de entender porque os gols estão sendo sofridos.

  • EU ME LEMBRO QUANDO O MURICY RAMALHO CHEGOU AO FLUMINENSE, A PRIMEIRA COISA QUE ELE OBSERVOU FOI QUE O SISTEMA DEFENSIVO ERA MUITO FRACO. O ATAQUE FAZIA MUITOS GOLS MAIS A DEFESA TOMAVA MUITOS GOLS BOBOS E O QUE QUE O MURICY FEZ, COMEÇOU A TREINAR OS ZAGUEIROS COM TREINOS ESPECIFICOS E APARTIR DAIR ESSA DEFESA QUE ERA COMPOSTA POR GUM E O L. EUZEBIO OS MESMOS QUE ESTÃO AI MELHOROU DA AGUA POR VINHO TANTO É QUE FOI A DEFESA MENOS VAZADA DE 2010. QUANDO OS ATLETAS SÃO BEM TREINADOS AJUDA MUITO O RENDIMENTO DENTRO DE CAMPO AI ESTÁ A DIFERENÇA DE TECNICO PRÁ TECNICO.

  • VINICIUS REZENDE TOLEDO

    Começo a achar que o correto, é o Abel escalar o Edinho e o Valencia, juntos, protegendo a defesa e cobrindo os laterais, com o Jean jogando mais adiantado e voltando para marcar.

    • Leonardo Flu

      Edinho é uma verdadeira fraude, Vinícius!! Ele é lento, pesado, cadeirudo, covarde! Recua toda vez que o adversário parte para cima dele; perde quase todas no alto e no mano a mano. Valência é muuuito melhor que ele.

  • É notório que há um desnível tecnico e físico no sistema defensivo. O meio de campo não tem marcado com eficiência, o que sobrecarrega a zaga, além de ver o lateral fechar junto aos zagueiros, quando o time sofre ataque pelos lados do campo. Sempre o atacante do adversário chega livre pra cruzar, ou os laterais só aparecem depois que o cruzamento já foi feito. Não dá pra esconder que o Gum está muito mal; Anderson não tem bola pra ser titular e Digão carece de algo que não sei dizer o que. Ele raramente faz algo de bom nem parece um profissional. Ficar dependendo só do futebol do Euzébio é o fim da picada. Mas, segundo o “Mestre” não precisamos de zagueiros. Acho que não precisamos mesmo, já que parece que não desejamos ganhar nada, para que Zagueiros? bons cabeças de área?…

  • Garrido

    Muito simples, o Abel insiste em manter o Edin no time, para um cabeça-de-área está muito lento não morde ninguém, não tem sangue nos olhos, não tem gana de vencer. O Jean está se achando meia-armador e não volante, parte muito ao ataque deixando o meio vulnerável. Não sou técnico, mas já é hora de voltar ao esquema 4-4-2 com dois volantes de marcação cerrada e dois meias, ou jogar corrigindo o posicionamento no 4-5-1 com os mesmos dois volantes de marcação cerrada, recuando um pouco o W. N.,centralizando um dos meias(pode ser o Felipe,Wagner ou Deco) compactando mais o meio não dando espaços para o adversário criar nada e chegando sempre em cima do adversário com a bola para roubá-la e com qualidade manter a posse de bola.

  • Antônio

    O que acontece com o Fluminense é que o time não sabe marcar. O sistema defensivo parece um queijo suíço. Todos os times que jogam contra o Flu, colocam um jogador específico para marcar o meio de campo, e não permitir liberdade para os armadores. Já o Flu permite que os adversários joguem à vontade, recebam bolas sem qualquer marcação, e acaba estourando em cima da defe-sa. Parece que no momento de se defender, não há solidariedade, e os volantes que se virem. Falam que o Parreira é retranqueiro, etc, etc. Mas toda boa equipe começa com um bom goleiro (e isso o Flu tem, e é o melhor do Brasil) e um eficiente sistema de marcação. Vide o timaço do Flu, campeão brasileiro de 1984; era a coisa mais difícil do mundo o adversário fazer gol naquele time, por que o sistema defensivo do Parreira era uma “barreira”, sem querer fazer trocadilho. Ah, que saudade !!!!!!

  • Pedro Brito

    acredito que seja pela falta de ritimo, o gum que eh o nosso principal zagueiro nao fez uma pre temporada devido a uma lesao, e sem contar que individualmente nossos zagueiros nao sao bons, e eu tb nao gosto desse bruno, acho que pro meio do ano poderiamos trazer 2 pecas um lateral direito bom, e um zagueiro bom, rodolpho do sao paulo nao esta sendo mto aproveitado, poderia ser sondado!

  • O flu tem que comtrata um jogador experiente, para esta posição

  • João Neto

    É muito simplório dizer que a defesa foi bem porque foi menos vazada. Nossos cardiologistas sabem bem como isso se deu. Com Muricy, o esquema segurava as pontas; Cavallieri salvou a falta de esquema do Abel. Nem sempre esquemas e muito menos goleiro resistem a falta de bons zagueiros. Talvez apenas um já resolvesse, melhorando até o rendimento de Gum, que já mostrou um dia que não é de todo ruim, por ser sério e reconhecer suas limitações. Vide Thiago Silva e o péssimo L. Alberto. Mas gastar dinheiro com zagueiro não faz parte da filosofia da parceria Flu- UNIMED. Só nos resta torcer, rezar, e ir regularmente ao cardiologista.

  • Luis Carlos

    O Fluminense ganhou dois títulos brasileiro, mas não tinha um bom setor defensivo, no ano passado o destaque foi o Diego Cavallieri que operou milagres de baixo da trave e tinham um Jean e um Fred Mais que inspirado fazendo gols decisivos na hora certa e no jogo certo, ou seja, para mim o Fluminense joga da mesma maneira do ano passado esperando o time adversário no seu setor defensivo e explorando os contra-ataques diferente é que neste ano o time não está com a sorte do ano anterior.

  • Richard

    Simplesmente porque o Diego Cavaliere parou de pegar as bolas impossíves que pegou no ano passado, pois a defesa continua falhando da mesma forma. Nós não podemos esquecer que no ano passado o flu levou sufoco em vários jogos e posso dizer isso por que sou Fluzão.

    Abçs.

  • cantidio

    JOÃO MATHEUS, A RESPOSTA SOBRE A DEFESA DO FLUMINENSE É MUITO SIMPLES, SENÃO VEJAMOS: 1)-O CLUBE E O TIME AINDA NÃO ACORDARAM DA RESSACA DE MUITAS FESTAS QUE OS JOGADORES PARTICIPARAM E AINDA PARTICIPAM PELA CONQUISTA DO TETRA; 2)-A PRE-TEMPORADA NÃO EXISTIU POIS A MAIORIA DOS JOGADORES ESTÃO TOTALMENTE FORA DE FORMA; 3)- O TIME NÃO JOGA JUNTO A MUITO TEMPO POIS O NOSSO TREINADOR ACHA QUE TEM QUE JOGAR COM TIME RESERVA O CAMPEONATO CARIOCA; 4)- O MEIO DE CAMPO ESTA TOTALMENTE PERDIDO COM O DECO TOTALMENTE FORA DE FORMA; 5)- A DEFESA ESTA TOTALMENTE SEM COBERTURA POIS CONTA APENAS COM EDINHO PARA DAR O PRIMEIRO COMBATE E TODOS SABEM QUE ELE É MUITO LIMITADO.MAS EXISTE SOLUÇÃO, BASTA O ABEL COLOCAR O VALENÇA E TIRAR O DECO E COLOCAR O TIME TITULAR JOGANDO AS DUAS COMPETIÇÕES, AI O ENTROSAMENTO CERTAMENTE VAI ACONTECER.

  • MOTTA

    Acho que o inicio de temporada reamente mexe com os jogadores, embora o que ganham não os dá o direito de errar tanto como fez o Gum, contra o Wasco. Não creio que a direção do Flu, não enxergue que precisamos de um bom zagueiro no elenco, pois nossa zaga é fraca no geral, se aparecesse nas Laranjeiras um cara técnico, poderia fazer dupla com qualquer outro, pois são todos do mesmo nível (por baixo).
    Na verdade não mudou muito, apenas a sorte não está com eles como em 2012. Mas, ainda acredito no Flusão, pois os outros times não são bichos papões
    Fico por aqui, com muitas saudações tricolores e que venham Carioca e Liberta…..

    Um abraço a todos os tricolores do Brasil.

  • luzimar

    o fluminense, nesse troca-troca de zagueiro ta uma merda, se continuarmos assim ja era libertadores e carioca beleleuuuuuuuuuuuuuuuuu.

  • jandir

    foi o carnaval q matou a zaga,dengue sei lá algo assim,diguinho depois q ficou doente nunca mais foi o mesmo!!!!!!!!!!

  • É só colocar em prática a raça demonstrada no ano passado, e parar de dar passes laterais , como fazem em todos os jogos, ou pensam que jogam igual ao Barcelona, vamos calçar as sandálias da humildade( Nelson Rodrigues ).

  • na minha opinião é que os laterais como carlinhos e bruno perdem a bola la na frente e não conseguem voltar para ajudar na marcaçao . prova disso é que se a zaga falha como no jogo entre fluminense e vasco por exemplo não tem niguem mais para dar cobertura .

  • FLAPENTATRIHEXA

    naõ conseguiram ganhar do HUACHIPATO NA engenhoca..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    que vergonha!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    um time de terceira contra outro d quarta..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    e depois os gayrreiros querem tirar onda…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • juca

      é meu amigo e vcs tão aí com esse timinho de bosta só disputando pelada flamerda já foi só na época do zica…..kkkkkk,agora vcs não ganham mais nada :p

  • cantidio

    JOÃO MATHEUS, COM REFERENCIA AO MEU COMENTARIO DE ONTEM (06/03/12) SOBRE A DEFESA DO FLUMINENSE, TUDO SE REPETIU NO JOGO DE ONTEM A NOITE NO ENGENHÃO, JOGAMOS MAL APESAR DOS GOLS PERDIDOS, O MEIO DE CAMPO NÃO SE ACERTOU COM O DECO TOTALMENTE FORA DE FORMA E ATE ESCANTEIOS ELE NÃO ACERTOU , O THIAGO NEVES TOTALMENTE DESPERSIVO E UM TREINADOR TOTALMENTE FORA DA REALIDADE DO FUTEBOL ATUAL.

  • Leonardo Flu

    E aí, galera?! E aí, João?! Sem querer parecer melhor analista que muitos (o que não sou mesmo), mas a resposta a pergunta já havia sido respondida: Edinho – a fraude.

    Ontem diante do Huachipato, quem viu o drible desconcertante que ele – a fraude – tomou? Todos! Menos ele – é claro -, pois ele não consegue acompanhar ninguém; não vê sequer a cor da bola quando na sua direção tem um adversário com mediana habilidade e razoável velocidade. Viram como ele foi marcar o seu driblador? E olhem que ele estava grudado nele! Pois é, galera, ele é lento, pesado, cadeirudo, sem qualquer ginga ou mobilidade. Se vale de alguns passes… para o lado o para trás, ou alguns “lançamentos” quando não há qualquer risco, pois quando há ou não efetua ou faz errado.

    Abel – como sempre – o protegerá. Talvez até coloque o Valência contra o Grêmio no Olímpico para que – ao tomarmos uma porrada – Edinho não seja o culpado e mostre a todos que Valência não resolve. Enquanto o meio-campo da seleção colombiana corre, marca, funga no adversário, tem raça, disposição, disputa – e ganha – várias no chão e pelo alto, Abel escala seu filhinho pois não seu ego não enxerga os defeitos daquele que o alimenta.

    Com Edinho tomaremos vários gols e sufoco. Abel – com seu ego que se alimenta de incompetentes desde que estes o obedeçam e sejam de sua “confiança”, colocará seu pescoço à forca. Gosto dele mas um time com a folha salarial desta e com estes resultados, fatalmente ele será responsabilizado, apesar de não ter culpa por perdermos tantos gols.

    Em tempo: Quando Edinho sair do Flu terá o mesmo destinos de Alê, Igor, Marciel e Luiz Alberto (ainda que ele tenha iludido ao Boca durante os sete jogos que jogou e o Boca perdeu): Times pequenos ou sem projeção estadual e nacional. Edinho só tem vaga no coração de quem tem um ego que se alimenta de obediência e servilismo, ainda que incompetentes.

  • O atual time tricolor se destacou, por atuações aguerridas, com um bom trabalho em conjunto. Sem variações de jogadas, e um esquema tático já conhecido por todos, o caminho do gol tricolor tem muitos atalhos. Só ficar no tira um põe outro, e não dar um padrão de jogo para cada partida, os continuarão sendo sofrido.
    A defesa começa pelo ataque, que tem que incomodar para não deixar os laterais es os zagueiros adversários jogar. O meio de campo tem que falar a mesma linguagem, e só deixar a bomba para a defesa fica fácil. Se um time toma um gol e o ataque não faz a culpa é da defesa?. Um time compactado todos atacam e defendem, e não sobrecarrega ninguém. Por tanto esta é uma atitude que cabe ao técnico, analisar e colocar pratica.

MaisRecentes

Torcida única – Qual deve ser a posição do Fluminense?



Continue Lendo

Fred será protagonista em mais um Fla-Flu?



Continue Lendo

Vale apostar em Enderson Moreira?



Continue Lendo