Acertos e erros de 2012



Tricolor,

O Fluminense encerrou no último domingo um ano brilhante. Teve título Carioca, título Brasileiro e bela campanha na Libertadores. O saldo é mais do que positivo e a temporada ficará marcada na História do clube.

Justamente por toda esta campanha do Tricolor em 2012, o L!net está fazendo um balanço da temporada. Quais foram os grandes acertos da diretoria, de Abel Braga e até mesmo dos jogadores? E os erros? Algum foi marcante?

Comente!



  • Luiz Felipe

    erros: desatenção no ultimo minuto do jogo contra o boca, além da imaturidade de Carlinhos sendo expulso no primeiro jogo. Outro erro que me deixou também bem frustrado foi do desleixo do time nos ultimos 3 jogos e da falta de profissionalismo de Abel liberando os atletas no ultimo jogo..Ganham salários altos e não podem jogar mais um joguinho, e fazer história nos pontos corridos? E ainda contra um time mediocre e em crise como o vasco. Perdemos o segundo turmo, o melhor ataque, a melhor defesa e a melhor campanha da história.
    Saudações Tricolores!

  • Robson g silva

    erros; achei uma falta de respeito muito grande ao torcedor dar ferias antecipadas aos jogadores , se o time ainda tinha deveres a cumprir e objetivos a conquistar,muitos não ligam , mas uma grande parte da torcida queria que o resto dos objetivos fossem alcançados,um puxãozinho de orelha no atleta samuel fará muito bem para suas futuras atuações, afinal de contas ele ainda é um garoto,para estar copiando trejeitos de jogador que ja foi o melhor do mundo,abra o olho abel braga !!!!!!!!!!!!!

  • Robson g silva

    Para que nós alcancemos patamares mais elevados,precisamos iniciar calçando as sandalias da humildade.

  • ge monteiro

    Concordo com o Luiz Felipe. Um time que só tomou 9 gols no primeiro turno, levar mais de 20 no segundo é realmente preocupante. Alguma coisa está errada. O Abel precisa reformular a defesa urgentemente. Não fosse o bom goleiro que nós temos, o desfecho do campeonato poderia ter sido outro. Na Libertadores não vamos ter moleza. Zagueiro, urgente! Gum, L. Eusébio e Digão não são confiáveis. Sem falar no Anderson.

  • ge monteiro

    Atuações pífias nos três últimos jogos. Um empate e duas derrotas. A torcida não merecia isto. Volta, Conca e mostra como se joga com seriedade todos os jogos.

  • Perder o último jogo para Vasco e em consequência o título simbólico do returno, melhor campanha nos pontos corridos, o melhor ataque, a melhor defesa isolada e a invencibilidade contra cariocas. Aproveitando a oportunidade, um recado ao Samuel; vc não é o cara…menos muito menos.

  • Queem mais motivação do que: Maior nºs de pontos; menor nº de derrotas; defesa menos vazada; maior nº de gols; ainda querem mais. Deveriam ter mais dignidade, mais respeito ao TRICOLOR e aos tricolores que trabalham um mes para ganhar o que estes desmotivado ganham e uma hora. Tenho vergonha como tricolor, com 69 anos torcendo por esta 8ª maravilha do mundo. Saudações tricolores.

  • luciano calçado

    soutricolor desde 8 anos de idade e sempre a erros com o fluminense , mas ja ganhou um grande apelido (guerreiros) como ja disse dias atras ja esta aprendendo com os o ex:e a libertadores ja ja vamos ganhar saudaçoes tricolores….

  • Felipe

    Acertos:

    – Manuntenção do Abel após o início turbulento na Taça GB;
    – União do elenco, sem os problemas de relacionamento de 2011;
    – Mesmo esquema tático desde o 2º turno do BR-11;
    – Não ter vendido todos os jogadores importantes, especialmente W. Nem;
    – Ter se desfeito de jogadores caros que não tem condições de jogar no Flu, como M. Rosário, Souza e Araújo;
    – Vender o He-Man por R$ 5,7 mi (espetacular);
    – Aposta na base para compor o elenco;
    – Vinda de um Diretor Executivo (Rodrigo Caetano) para o futebol;
    – Investimentos nas Laranjeiras (Vestiário, Museu e Bar temático), além dos eventos do Marketing (Tricolor em toda terra);
    – Aprovação do sócio futebol.

    Erros:

    – Ter em certos jogos (todos contra o Botafogo, na Taça Rio e nas finais) “priorizado” o Carioca (pela pressão de voltar a ser campeão estadual, especialmente da Unimed), calhando de os principais jogadores terem se machucado nessas ocasiões, fazendo falta nos jogos contra o Boca, o momento mais importante da temporada.
    – Renovação do Diguinho, um reserva extremamente caro;
    – Ter renovado com o Abel por apenas +1 ano;
    – Torcida: demorou muito em abraçar a causa do time e comparecer aos jogos, com a desculpa esfarrapada de ir ao Engenhão.

  • Tiago

    ACERTOS= Dispensa de jogadores que ganhavam altos salarios e que pouco contribuiam como: Araújo, Rafael Moura, Lanzini, Souza, Ciro, Marcio Rosario. Contratação do JEAN melhor volante do campeonato. Permanência do Wellignton Nem no time, fundamental na conquista do titulo.
    ERROS= Renovação de contrato com Diguinho, velho..ganha mt e nao joga nada. O Abel e a diretoria pensar em contratar mais um atacante um meia e um lateral direito, sendo bem claro que a zaga é o pior e mais fraco setor do time.
    SUGESTÃO= Não renovar com o Carleto, ir até ao Milan e trocar Thiago Neves pelo Robinho ou trocar Wagner e Sobis pelo Montillo. Além de contratar para a zaga Miranda ou Lúcio.

  • Uma pena, podíamos estar comemorando a melhor campanha dos pontos corridos, algo que levaria muito tempo para outra equipe bater, cadê o nosso Presidente que tb é um torcedor de carteirinha, tinha que entrar em ação e junto com o Abel, colocar o time titular e dar uma enfiada nessa baba de time que é o vascalhau.A nossa torcida teve que engolir , tomar 2 goals
    de Eder Luis, o cara não marcava desde Junho , mas pegou uma moleza que é esse tal de Carleto, só tem chute, não marca porra nenhuma, por isso não joga no São Paulo, olho vivo Abel, temos que encontar um lateral no mesmo nível do Carlinhos, talvez o Jussandro do Bahia, vale a pena observá-lo. ST , Tetraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa…

  • Reginaldo Gomes de Souza

    Reclamei antes , durante e depois do jogo contra o Vasco! Se Abel fosse realmente um comandante e colocasse o time titular em campo, bateráiamos todos os recordes que acabaram escapulindo nos 3 últimos jogos. Fica a lição para Presidentes da Unimed e Clube, Comissão técnica e os melhores jogadores que não ligaram para os anseios da torcida. Ficaram devendo!
    De toda forma parabéns a toda a torcida tricolor que merece os maiores aplausos por tudo que contribuiu nas conquistas de 2012!

  • Alessandro Tavares Gomes

    O pior erro da diretoria tricolor, na temporada 2012, foi ter renovado o contrato do Diguinho; já era pra ele ter saído do Fluminense há muito tempo!

  • Ataide

    Senão iam correr atrás de mais nada… não iludissem ninguém e colocassem logo os meninos na rodada seguinte… de repente poderíamos ter pelo menos mais uma vitória…

  • Marcus Vinicius

    A falta de profissionalismo do Flu nas três ultimas rodadas . Foi um desrespeito a torcida tricolor ,as tradições do clube e ao próprio campeonato.
    O Sr. Abel Braga toma decisões intempestivas que seriam mais adequadas para um time de Várzea.

  • É preciso mais comprometimento com o clube por parte dos jogadores, pois as últimas 3 partidas foram de doer. Tudo bem o campeonato já estava ganho, mas ainda haviam metas a atingir. Duvido que na Europa seja assim. A dedicação tem de ir até o derradeiro jogo do campeonato.
    Além disso não foram só os últimos 3 jogos que não nos permitiram atingir o recorde, mas algumas outras partidas no transcorrer do campeonato, que nos deixaram um ensinamento básico: como diria o folclórico presidente do Curintia Vicente Mateus, o jogo só acaba quando termina. Não tem essa de já ganhou antes do apito final, vide os jogos contra Figueirense, Grêmio, Atlético MG, Boca Juniors e etc…. Vejam quantos jogos o time deixou de ter um resultado mais favorável por relaxamento antes do apito final, isto é imperdoável. Abel a torcida não merece tanto sofrimento durante os jogos. De 38 jogos, com certeza nuns 35 foi um sofrimento que Deus me livre. Abel que em 2013 sejamos mais sérios e principalmente competitivos, para que assim tenhamos mais um ano grandioso com certeza, mas com menos sofrimento por favor.

  • renan

    os erros foram poucos, mas tem um deles que precisa ser realçado.
    time titular contra o boca juniores no segundo jogo das quartas de final:

    cavallieri
    Bruno
    gum
    anderson
    carleto

    edinho
    jean
    wagner
    thiago neves

    sobis
    heman

    lesionados:
    Wellington Nem
    Fred
    Deco
    Thiago Neves (jogou com infiltração e, logo após o jogo, já foi pra mesa de cirurgia).

    jogamos, no ataque, com o time B…não dá, 2 deles se machucaram no segundo jogo contra o botafogo, quando já havíamos ganho de 4a1 o primeiro jogo e o gramado estava pesado…carioca serve pra nada…quero o brasileiro e a libertadores todo ano.

  • Jorge Armada

    Claro que estamos felizes por tudo que aconteceu em 2012. Mas …. concordo plenamente com o Luiz e o Robson. Agora, salve Barcelona que não dá mole pra ninguem. São profissionais ao extremo. Ganham todas e se puderem de goleada. Acho que o nosso Tricolor poderia seguir esses passos.

  • erro: renovar com o Diguinho, mas dá para emprestá-lo ainda.

    Pode acertar ainda: Dispensando: Carleto, Diguinho, M.Carvalho, Sóbis, T.Neves.
    Contratando: D.Conca, Mariano e Maincon Bolt (Só)

    Time p/Liberta: Cavaliere, Mariano, Gum, L.Euzébio e Carlinhos, Valência, Jean, Deco e Conca, W.Nem e Fred
    REserva: Berna, Bruno, Anderson, Digão e Fernando(Base), Edinho, Rafinha, Higor e Wagner, M.Bolt e Samuel

  • A GALINHA MINEIRA COMEMORA ATE VICE CAMPEONATO, TA ME LEMBRANDO UM TAL VICE DA GAMA. HE HE HE

  • Robson Bastos

    Concordo com or irmãos acima, mas tenho alem delas uma reclamação a fazer a diretoria e ao Tecnico Abel,,,,………. CHEGA de tentar empurrar Diguinho e Edinho pela nossa goela abaixo!!!!!!!!

  • Acho que o clube tem de agir como empresa e séria em suas responsabilidades, se ainda tinha algo importante para o clube , tinha de ser buscado com o mesmo empenho que conseguiu os titulos. Foi irresponsabilidade essa decisão de liberar antes do fim do campeonato. Por isso que o São Paulo é melhor em tudo. Reconheço como torcedor o excelente desempenho e os titulos em 2012, mas os recordes também erão importantissimos para a história do clube, torcedores e jogadores também. Que sirva de lição.

  • Marcos Rodrigues

    Também considerei uma falta de respeito com o torcedor conceder férias antecipadas ao time titular. Perdemos oportunidade de fazer história na era dos pontos corridos.

  • Jefferson Augusto

    Erros: Dar aquele mole no último minuto contra o Boca, As entradas do Diguinho para recuar o time (teste para cardíaco), abrir mão de fazer história nas últimas 3 partidas.
    Acertos: Contratação do Rodrigo Caetano, Manutenção do contrato do Abel e contratação do Jean (mesmo que por empréstimo).

  • Alisson

    Concordo com o colega, poxa tremenda pisada na bola!! Poxa os caras ganham rios de dinheiro!!! Não acredito que deixamos de conquistar marcas históóóóricas. Daqui cem anos irão lembrar dessa campanha e também desse desdém… pô é campeonato brasileiro, o mais difícil do mundo!! Tem que ser valorizado até o final!
    O resto tá de parabéns!!
    Abelão, mais atenção nas escalações… o 4×1 contra o bota já tava confirmando o cariocão…Fred e Deco fizeram falta contra o boca…

  • ROBSON VIEIRA SILVA

    o pior erro e o ja ganhou, por isso perdemos os recordes que acho jamais seriam batidos. falta de profissionalismo gritante, pois temos diretores para todos os setores e assim sendo eh imperdoavel a atitude e o desleixo dos mesmos quanto as ultimas partidas, ficou provado tambem a cultura do chinelinho. temos agora que rever o plantel e fazer algumas dispensas principalmente de figurinhas carimbadas ex seu deco seu tn que ganham muito pelo pouco que rendem. outra coisa de ruim eh que ja começamos mal a temporada de contrataçoes com a permanencia do diguinho por força de pedido de fred ja começa instalar o caos.

  • emanoel

    Muito errado botar time reserva no jogo final.Os jogadores recebem altos salários e em dia e ainda querem mais de trinta dias de férias? Pior é renovar com o diguinho,deve ter alguem ganhando…Só falta o carleto tb renovar….

  • michel diniz

    nao queremos leonardo moura urubu!

    esse reforço que abel pediu.

  • Cezar Oliveira

    A torcida continua a mesma, mesmo quando o time é campeão, fala sério. O Flu é o melhor e se os fatos disserem o contrário, pior para os fatos. O Flu fez tudo certo, aí está o resultado, se tivesse erros, não teria sido o campeão. Campeão com 3 rodadas antecipadas, até então a melhor defesa. O que mais venceu, o que menos perdeu. Contratou, segurou, dispensou, aguardou, e pronto, TETRA. Agora é só alegria, não tem essa de erros, quem errou foram aqueles que foram vices e etc…

  • Saviano

    O maior erro foi irmos pra libertadores com uma zaga beeeem mais ou menos… Faremos o mesmo nesse ano?

    Outro erro foi escalarmos jogadores importantes no carioquinha prejudicando a libertadores pois se machucaram nos desfalcando nela!

  • NO MEU PONTO DE VISTA, O MAIOR ACERTO DA DIRETORIA DO FLUMINENSE FOI A CONTRATAÇÃO DO RODRIGO CAETANO. QUE CHEGOU PRÁ COLOCAR A CASA EM EM ORDEM. OU SEJA LOGO DE CARA BOTOU PRÁ FORA AQUELES JOGADORES QUE NÃO QUERIA NADA COM NADA COMO ARAUJO,SOUZA, FERNANDO BOB E O RAFAEL MOURA E OUTROS MENOS VOTADOS . AGORA UM ERRO CABELUDO FOI A RENOVAÇÃO DO DIGUINHO QUE EU ATÉ AGORA NÃO ENTENDIRNADA . DIGUINHO É UM JOGADOR EM DECADÊNCIA QUE NÃO VAI ACRESCENTAR EM NADA PARA O TIMEE SERÁ UMA BURRICE MAIOR AINDA SE A DIRETORIA DO FLU PERMANECER COM ESSE CARLETO QUE É UMA PIADA JOGANDO FUTEBOL. OU SEJA NÃO EXISTE. É UM ZERO A ESQUEDA. EU SÓ ESPERO QUE A DIRETORIA CONTRATE UM BOM JOGADOR PRÁ ZAGA, UM LATERAL ESQUERDO ´PRÁ DISPUTAR A VAGA CO CARLINHO, MEIA ARMADOR E UM BOM CENTRO AVANTE PRÁ SUBSTITUIR O FRED QUANDO FOR NECESSARIO VEJAM O EXEMPLO DA LIBERTADORES DESSE ANO QUANDO O TIME JOGOU SEM MEIO TIME TITULAR CONTRA O BOCA E AI DEU NO QUE DEU.

  • Leonardo

    Erro: Renovar com o Diguinho.

    Acertos: o mais importante foi a criação do SOCIO-FUTEBOL. Agora é fazer uma boa divulgação para que os torcedores de TODO BRASIL possam aderir a essa categoria e assim continuarmos a modernização das instalações do FLUZÂO!

  • Dispensar o Martinuccio!

  • CANTIDIO

    O presidente errou, o diretor de futebol errou, a Unimed errou, pricipalmente o tecnico Abel tambem errou, em suma todo mundo errou em liberar jogadores para as festanças desde o jogo do Palmeiras, quando mericidamente fomos campeôes por antecipação. Não respeitarão o a instituição Fluminense Futebol Clube. Poderiamos ter quebrado todos os recordes possiveis, infelizmente como eu disse nesta coluna quando na vitoria sobre o Palmeiras, tudo é festa no Rio de Janeiro, principalmente no futebol. Espero que em 2013 respeitem mais esta instituição tão querida por todos nós que é o Fluminense Futebol Clube. Um feliz 2013 para todos os tricolores e principalmente para o João Matheus Ferreira.

  • FABIO

    1 – erro: É bom ganhar sempre e realmente o torcedor que foi ao estádio e levou filho, mulher, neto e … não viu nenhuma vitória e isto não pode pois temos que honrar a camisa. Deixamos de conquistar objetivos e entrar para a história e ainda diminuir o número de derrotas para o Vasco.
    2 – erro: Manter o DECO com alto salário sem ser decisivo nos jogos importantes do Flu, além de passar muito tempo se recuperando no departamento médico.
    3 – Manter alguns jogadores que não substituem a altura e jogão abaixo do padrão do Bonsucesso como: Matheus Carvalho, (Wagner – alto salário e não disse a que veio), Diguinho fazendo faltas na entrada da área e penalts infantis e ganhando salário altíssimo.
    4 – Se o Celso Barros fosse um pouco mais inteligente, investia em quem faz a diferença para o clube, pois os salários pagos estão acima do mercado: Ronaldinho Gaúcho, Montillo, Conca, Riquelme. Além de ter Martinnuccio para troca e amortizar o valor rescisório destes mencionados!!

  • Evaldo

    Fiquei p da vida com a derrota para o Vasco – um time fragmentado cujo TITULAR fez a diferença! O Vasco tem mais vitórias nos confrontos e isso precisa ser diminuído. Por que não aproveitar esse último jogo para obter o recorde de pontos corridos no campeonato brasileiro e tb ganhar mais um troféu referente a melhor campanha do 2º turno colocando o time titular? Acho q o nome Fluminense ficaria na história por muuuuitos anos. Q fique como lição! O fraco do time está na zaga (chega de trapalhadas) e se não fosse o goleirão Diego Cavalieri, estaríamos pior. Parabenizo pela contratação do Rodrigo Caetano, pelo objetivo maior em conquistar competições internacionais, pela manutenção de um time vencedor, pelos CTs q estão por vir, pelo trabalho q é feito na base, pelo aumento do número de sócios, pela melhora no ranking de todas as entidades, pelas conquistas desde 2007 e principalmente da união de todos no clube, pois essa sinergia só faz o clube crescer.

  • Ademir Santino de Lima

    O acerto: Foi a Diretoria do Fluminense cumprir todos os compromissos com os jogadores e comissão:técnica.
    O erro, Foi a falta de profissionalismo de toda comissão técnica e dos jogadores nos últimos três jogos quando deixou escapar o record de pontos nesse formato de pontos corridos. Isso me fez lembar 2005, quando um ponto classificava o Fluminense para Libertadores das Américas, e perdemos os últimos cinco jogos, que por coincidência o Fluminense era comandado pelo Abel Braga.
    Espero que em 2013, o Abel Braga tenha mais responsabilidade e treine melhor esse elenco pois apesar de ser Campeão Brasileiro, deixou muito a desejar no diz respeito ao sistema de jogo.

MaisRecentes

Torcida única – Qual deve ser a posição do Fluminense?



Continue Lendo

Fred será protagonista em mais um Fla-Flu?



Continue Lendo

Vale apostar em Enderson Moreira?



Continue Lendo