Semelhanças com 1984



Quando o Fluminense está próximo a um título, é fácil lembrar das equipes históricas do clube e lembrar do passado de glórias mil. No entanto, a única vez em que se conquistou o Carioca e o Brasileirão no mesmo ano foi em 1984, naquele timaço escalado comPaulo Víctor; Aldo, Duílio , Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei e Assis; Romerito, Washington e Tato, pelo técnico Carlos Alberto Parreira.

As semelhanças com 2012 são vistas claramente, quando vemos um goleiro seguro, uma defesa que tomou poucos gols e um ataque bastante eficiente, apesar de não ser o melhor da competição como está sendo o deste ano. A eficiência levava a outra situação bastante parecida: os placares magros, mas letais.

Mas afinal, qual era o time mais eficiente dos dois? O Fluminense de Fred, Cavalieri, Gum e Jean ou o Fluminense de Washington, Assis, Paulo Víctor e Romerito?



  • comecei a acompanhar futebol em 1982, pois nasci em 1972 e te afirmo> De 1982 até hoje o melhor Flu foi o de 1984. Caso venha o Conca, Mariano e um zagueiro bom ano que vem e venhamos a ganhar a Libertadores, posso até mudar de ideia.

    • Leonardo

      Vindo o Conca, R10, Mariano, Lugano e o A. Martins, aih sim, é o melhor time de todos os tempos:

      Cavarieli, Mariano, Lugano, A. Martins e Carlinhos, Edinho, Jean, R10 (Deco) e T. Neves, Nem e Fred.

      Vamos Celsão!

      • Eduardo Penna

        O de 1984, aquele time era fantastico, PAULO VITOR, ALDO,DUILHO,RICARDO E BRANCO, DELEI,JANDIR LEOMIR ,ROMERITO, WASHINGHTON E TATO ESSE TIIME JOVAGA COM MUSICA,
        MAS O DE HOJE NÃO FICA MUTO LONGE NÃO,

        • Nelson

          Caro Eduardo Penna, o Assis era titular desse timaço. Geralmente o Leomir entrava no decorrer das partidas em 1984.
          Abrç e ST!!!

    • Alexandre

      Para mim, a seleflu seria:

      Cavaliere, Aldo, Duilio, Ricardo e Branco, Jandir, Jean e Assis, Romerito, Fred e W. Nem.

      Fora o banco de reservas, com: Paulo Victor, Gum, Eusébio, Delei, etc…

      • Ivan

        Vc tá doido? Vc não viu o Paulo Vitor jogar. Só é reserva de Castilho. Ambos são ídolos, Cavaliere está indo por um excelente caminho, mas vai ter que ralar para chegar a um posto igual.

  • Dabdab

    Galera
    Tenho 48 anos e vi os 2 times o de 84 não permitia que o adversário chutasse, fez a maior partida de um time com a camisa tricolor no 2×0 da semifinal do brasileiro contra o timão em Sampa……do time atual, só Cavalieri, Fred, Welington Nem e talvez o Jean(numa disputa acirrada com o Jandir) tinham vaga no de 84…..que não tomou gol nos 5 últimos jogos do campeonato Brasileiro de 84, lembrando ainda que Romerito foi o Craque da América de 84.

  • Francisco

    Eu não sei, acredito que o atual talvez seja superior. Mas por algumas loucuras que dão no time de vez em quando passamos apertos maiores.
    São dois timaços indubitavelmente.

    • MARCOS HENRIQUE

      DESCULPEM. MAS, SÓ QUEM NÃO VIU O TIME DE 1984 JOGAR, PODE ACHAR QUE O TIME ATUAL É MELHOR. O TIME DE 1984 ERA MUITO, MUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIITO MELHOR QUE O ATUAL. NÃO TEM COMO COMPARAR.

      • Robson

        Caro Marcos Henrique: Concordo com vc em Número e Grau, pois o nosso principal atacante (Fred) embora seja mais técnico que o Washington, ele é muito lento. Já o Washington se movimentava muito, pois o Assis já era veterano e mesmo assim.. corria pra caramba, resultado: os dois se completavam. O TN10 não pode ser comparado ao Assis e muito menos a Don Romero. O Delei 2º volante driblava, lançava e protegia muito bem à nossa zaga, que era fortíssima. Os laterais (Aldo e Branco) dispensam comentários. O Paulo Victor um baita de um goleiro, o melhor de todos que eu acompanhei no FLU e olha que eu vi o Renato, Wendel e Paulinho Goulart, agora para nossa felicidade e alegria o Cavaliere, que por obra do destino pode ser campeão em cima do clube que o projetou, afinal por o Marcão na reserva não era para qualquer um! Abraços e ST a todos e o Flu éééé tetraaaaaaaaaaaa!

  • francisco reis

    eu quero gritar eeeee tetra eee tetracampeao

  • Marcio

    Amigos, concordo com o Dabdab. Fica dificil comparar individualmente a defesa e o esquema defensivo com Aldo, Ricardo Gomes, Duílio, Branco e o Jandir na proteção dos zagueiros em comparação com Bruno, Gum, Euzébio, Carlinhos e Edinho fazendo a função do Jandir. Da defesa dois seguiram para seleção brasileira e no atual time não podemos dizer que o arlinhos é seleção. Os goleiros, ao meu ver, se equivalem. O Paulo Vitor foi fantástico e também seguiu para seleção brasileira. O Cavalieri por uma injustiça ainda não está mas estará. Logo, na defesa três jogadores de 84 foram para seleção e o atual ainda esperamos a convocação do Cavalieri somente. No meio a considerar Delei, Romerito e Assis contra Jean, Deco e Thiago Neves podemos até dar um empate técnico. Embora acho o de 84 mais vibrante e o Deco é sempre uma incognita. A considerar o ataque atual com Fred e Nem contra Washington e Tato confesso que prefiro o atual. O Fred é bem melhor que o nosso Washington, com todo carinho ao Washington, e o Tato era mais tático doque atacante como o Nem. Pelo treinador os dois se equivalem e, de certa forma, são bem parecidos taticamente. Para finalizar ao meu ver o time de 84 enchia mais os olhos, entretanto, não contava com um plantel tão bom quanto o atual. O time atual é mais equilibrado em todas as posições faz um campeonato fantástico. Que bom tter vivido para ver esses dois times em ação.

    • Leonardo Flu

      Até porque, comparar Edinho – lento, pesado, cadeirudo e que perde todas no alto e na velocidade e que se esconde do jogo (por isso quase não toma amarelo, porque não chega na jogada) – com Jandir é covardia.

  • ROBSON VIEIRA SILVA

    ATE O TECNICO EH PARECIDO. RETRANQUEIRO.

  • joao

    O de 1984 era muito melhor!!! ele não dava chanche nenhuma do adversario ganhar o jogo e ainda ganhava muito do Fla com o carrasco Assis. E eu fui no ultimo jogo da decisao contra o Vasco que teve um publico de +/- 130.000 pessoas que as 13:00 já não havia mais lugares do lado da torcida do Flu a torcida do Vasco não ficou totalmente cheia. E ainda dizem que a torcida do Vasco é maior… pode até ser, mais naquele jogo só deu a nossa, dalhe dalhe dalhe NENSE seremos CAMPEÕES!!!

  • Gustavo

    Difícil comparação. Os esquemas eram diferentes. 4-3-3 em 84 e 4-2-3-1 em 12.
    O futebol era outra época, os jogadores jogavam mais tempo nos clubes antes de irem para a Europa. Nos dias de hoje, o Branco e o Ricardo não ficariam nem 2 anos no Fluminense e já seriam vendidos. Conseguiram jogar 4, 5 anos aqui.
    Entretando, de maneira geral, acredito que a EQUIPE de 84 era superior. A defesa era MUITO melhor e o meio e ataque se equivaliam.
    Concordo com o companheiro Dbdab que apenas esses jogadores citados (Cavalieri, Fred, Nem e Jean) brigariam pela titularidade em 84. O Deco tecnicamente é consideravelmente melhor que o Delei, mas… é aquilo né… cadê o Deco hoje? Para variar.
    Quanto a CAMPANHA das equipes, o campeonato de 84 era muito confuso e jogava bem menos jogos, sendo alguns deles com equipes muito mulambas que nem disputariam a Copa do Brasil atual. Assim, a camapanha de 2012 está sendo bem mais difícil, longa, árdua… guerreira!

  • luiz carlos g coelho

    juntando os dois digo 84/2012 o meu time seria este cavaliere.aldo.gum.ricardo gomes.branco.jandir.jean.delei.assis.romerito .fred que timaço .estou torcendo para o titio celso contratar.mariano/lucio/conca/ronaldinho gaucho.ai nimguem segura o fluzao abraço a todos tricolores

    • João Eulatério

      Gum no lugar do Duilio? Cavalieri é com “I” e não com “E”. 🙂 Mas voce montou um timaço.

  • Não tenho dúvidas o de 1984, não tinha ném sustos como temos com o atual. Não resta dúvidas tb que o campeonato passou a ser bem mais difícil, vc não vê moleza na tabela. E na minha opinião só
    Cavalieri- Jean – Deco- Fred e W.Ném teriam vaga naquele timaço, Mesmo assim Paulo Victor- Jandir – Delei – Assis – Washington e Tato não ficariam a dever nada. Simplesmente nosso time não era atacado , era jogo de ataque contra a defesa. Fomos TRI – Carioca em cima do mengo e olha que eles tinham um time que dava de 10 x0 nesse bando de hoje.
    Saudações tricolores, Carlos Castilho

  • gilberte

    comparar????não tem como…84 e ponto final.
    a começar pelo técnico….abel é tecnico??
    saudações tricolores!!!

    • Felipe Boechem

      Calma aí. Abel é um bom técnico. Ganhou títulos importantes em varios clubes. Nao é possivel que ele nao tenha merito.

      Nao é o melhor tecnico do mundo, mas tem uma excelente qualidade quando se está dirigindo um time que tem muitos jogadores bons que é o controle emocional e o controle sobre o elenco. Por exemplo, Cuca é bom taticamente, mas ainda instavel emocionalmente (melhorou um pouco no atletico). Wanderlei é bom tecnico, mas desagrega.

      Ele tb tem feito um excelente trabalho com a garotada de xerem. Temos jogadores com Samuel e Marco Junior brotando.

      Enfim…vamos trazer quem para o lugar dele? Muricy eu não quero nem de graça (excelente tecnico e podia até sair do Flu, só nao podia dizer na televisao o lance dos ratos), Tite nao sai do corinthias, Mano está na seleção tentando montar um time. Cuca nao sai do Atletico. Dorival nao sai do Flamengo. Vamos ter que procurar alguem fora do pais.

    • ai nao dá pra entender. Será que voces sao tricolores. como faremos o time de todos os tempos nao temos idade pra isso. Cada um no seu tempo . da-lhe FLUZAO.

  • João Eulatério

    olha, eu acompanhei os 2… o de 84 só perdeu o primeiro jogo e faturou o titulo em cima do Vasquinho. Em termos de 11 jogadores em campo (os considerados “titulares”), ambos se equivalem no gol e do meio de campo para frente. Agora, a zaga de 84 era brincadeira! Quem não soube-se jogar nem descia para o play. 🙂 Aldo, Duilio, Ricardo Gomes (nossa!!! como jogava!!) e Branco (nossa como jogava!!!) nem se compara com a defesa de hoje.

    Só que os tempos mudaram e o futebol tambem. Hoje tem de ter elenco, e o Flu 2012 é muito superior ao Super-Flu de 84 que só tinha o Ricardo Cruz (goleiro), Leomir e Paulinho carioca como excelentes reservas. O restante era muito ruim.

    Seria interessante o Lance entrevista o Leomir que participou daquele timaço e hoje ajuda o Abelão a conquistar titulos. 🙂

  • Flavio Salles

    O time de 1984 era muito melhor, apesar de eu achar esse time atual um timaço.
    Paulo Victor>Cavaliere
    Aldo> Bruno
    Duilio>Gum
    Ricardo Gomes> Euzebio
    Branco>Carlinhos
    Jandir>Edinho
    Delei>Jean
    Assis>Deco
    Romerito> Thiago Neves
    Fred> Washington ( o time de hoje só ganhar aí)
    Tato> Nem

    • O zagueiro que jogava com Duilio era o Vica, Ricardo acabou a temporada na reserva.

    • José Macedo

      O THIAGO NEVES É MELHOR QUE O ROMERITO – O DECO É INFINITAMENTE MELHOR QUE O ASSIS – O NEM É MUITO MELHOR QUE O TATO E O CAVALIERE É BEM MELHOR QUE O PAULO VICTOR – VCS SOFRIAM COM OS FRANGOS DO P. VICTOR.

  • Sem sombra de dúvida o de 84 fala sério era vitórias magras mais tranquilas sem sofrimento.

  • newton cota machado

    Que timaço o FLUMINENSE DE 84 ATE O framengo do galinho PEDIU ARREGO. OS GUERREIROS DE 2012 TAMBEM JOGAM MUIIIIITO

  • Antonio Sunderhus

    Tenho 53 anos, tive oportunidade de assistir (TV) aos dois times, atual e 84, e tb não esqueço o grande time de 75/76. Este sim um timaço. Não devemos comparar épocas, cada time tem sua historia, nostalgia e lembranças. E assim deve ser. Agradeço a oportunidade que tive de assistir pessoalmente a maquina tricolor do Francisco Horta, esta dava show.
    Mas nunca tivemos a oportunidade de sermos campeões nacionais com frequencia, portanto, o time atual deve ser elogiado e erguido no mesmo patamar dos demais esquadrões que formamos outrora. Parabens FLU!

    • Paulo Pinho

      Concordo

    • Luiz Perdigão

      Isso mesmo, Nunca tivemos a oportunidade de sermos campeões com frequencia !!
      Assisti a finalde 84 e ainda guardo com orgulho o ingresso daquele jogo , assim como os ingessos de outros jogos com aquele time sensacional, mas o que o time de hoje esta fazendo isso não tem como comparar !

  • Meus caros amigos tricolores vamos só fazer uma pequena correção, na campanha de 1984 a zaga era Duilio e Vica o Ricardo Gomes ficou na reserva.

  • OS DOIS ESQUADRÕES DAS TEMPORADAS : 75/76 ( BI CARIOCA ) e 83/84/85 ( TRI CARIOCA E BI BRASILEIRO ) FORAM ESPETACULARES PELA BELEZA E RAÇA NAS APRESENTAÇÕES.
    E ESTE QUE TÊM GUERREIROS DA TEMPORADA 2010/2012 TAMBÉM FAZ A MAIS LINDA TORCIDA DO PLANETA MUITO FELIZ. APESAR DE ALGUNS SUSTOS…….
    PARABÉNS A TODOS OS GUERREIROS DO PASSADO E DO PRESENTE !!!!!

    E SDS TRICOLRES TETRA-CAMPEÕES DO BRASIL 2012 !

  • Paulo Pinho

    O melhor time que o munda já viu:
    Renato
    Carlos Alberto
    Edinho
    Miguel
    Rodrigues Neto
    Pintinho
    Dirceu
    Rivelino
    Gil
    Doval
    Paluo Cesar Cajú

  • Felipe Boechem

    Eu adoro essas discussões mas nasci em 83 e não posso falar muito. Agora…se ganhar a libertadores do ano que vem, o time atual passa a ser o time mais importante da história do Flu.

    Eu já acho esse time o mais importante da história, pois serão dois títulos nacionais conquistados contra um do time de 84. Sem contar que temos grandes chances de titulos ano que vem novamente.

    Pelo que meu pai fala o de 84 era melhor.

    A gente só precisava mesmo de um grande zagueiro. Os nossos são bons (muito acima da média do campeonato), mas não dá para comparar com monstros tipo TS3, Lucio etc…Agora não me venham com Lugano…sei lá…acho que ele já não tem bola faz algum tempo…desde a ultima contusão. Mas espero estar errado, pois parece ser o mais viavel.

  • Robson Melo de Azevedo

    Não tem como comparar os dois times. Em 84 era semelhante a um torneio e a forma de jogar um torneio ou taça é diferente de comparar com um campeonato de 38 jogos. repito não tem como comparar .ok

  • Vi varios jogos do fluzao,nos anos 80 eate hoje.e gosto muito deste time e do tecnico Abel,comparar times e tempos diferentes é nao respeitar os nossos atletas atuais,que posso afirmar está nos dando muitas alegrias neste ano.DA-LHE FLUZAO.

  • JOSE SILVA

    COMPARAÇÕES SEMPRE SERÃO BEM VINDAS. TIVE A OPORTUNIDADE DE ASSISTIR O GRANDIOSO TIME DE 84 E ESTOU TENDO A MESMA NESSE ATUAL. NA MINHA OPINIÃO O TIME DE 84 ERA BEM MELHOR QUE O ATUAL E NÃO CONSIDERO O WASHINGTON TÃO INFERIOR AO FRED. O FRED TEM UMA TÉCNICA UM POUCO SUPERIOR, MAS VCs SE LEBRAM DO GOLAÇO QUE O WASHINGTON FEZ CONTRA O VASCO, DRIBLANDO MEIO TIME E ENTRANDO COM BOLA E TUDO. O MEU TIME IDEAL SERIA: CAVALIERI, ALDO, DUILIO, RICARDO GOMES, BRANCO, JANDIR, DELEI(JEAN) ASSIS, ROMERITO, FRED E NEM.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES E QUE VENHA O TETRA!!!!!!!!

  • Não tem comparação, a começar pelo técnico, o futebol era bonito não tinha-mos o diguinho,carlinhos ,bruno .Era um ótimo time, hoje o time é bom tem seus méritos,mais esta longe do time de 84.

  • Ivair

    Tinha 12 anos e foi sem duvida o melhor time que vi jogar. Aquela escalação eternizou na memória de nós tricolores. do sistema defensivo só Diego tinha vaga naquele time, mesmo a zaga atual ser a menos vazada não significa que ele seja a melhor quando analisamos individualmente. O esquema tático do Abel e o Diego em grande fase é o motivo para o sucesso da zaga. Do meio pra frente o atual se equivale. Juntando os dois times dá para fazer estrago. Saudações Tricolores!!!!!!!1

  • Sou tricolor e gosto de fazer análise, o time de 1984 realmente era fantástico, se igual, porém o time da libertadores de 2008 era bem melhor que este, pois não fomos campeões pois nosso técnico era falastrão e entendia pouco de futebol se fosse o Parreira ou Abel o título era nosso.

    Sds Tricores.

  • Varley Moreto

    Bruno; o time de 84 foi o melhor time que o Flu já teve em toda história. Jogava um futebol moderno, com uma marcação tão superior aos demais clubes, que bastava fazer 01 gol e a torcida podia cantar vitória sem nenhum sofrimento.
    Depois do empate com o Coritiba em 2 a 2 o time foi muito elogiado pela imprensa carioca; no jogo de volta 5 a 0.
    Depois que o Corinthians reverteu um placar dificílimo contra o Flamengo, a imprensa paulista dava como certa uma goleada sobre o Fluminense, enquanto a carioca dizia que se o Flu jogasse igual contra o Coritiba ia complicar a vida do Corinthians; resultado: 2 a 0 no pacaembu. No jogo de volta; nada, nem uma chance do “timão” reverter o placar.
    Contra o Vasco, na final, após o gol do Dom Romero só foi festa; nadinha da bola ficar batendo na trave, passando pela pequena área ou do Paulo Vítor ficar milagreando igual o Cavalieri.

  • luiz felipe

    84 ou 12 tanto faz o que vale e que seremos tetra e temos que comemorar muito pois a trinta anos nenhum time do rio foi tao superior em campeonato sobre os rivais e so ficamos atras quando estivemos todos desfalcados sem desmerecer os guerreirinhos higor,mateus carvalho,digao,marcos junior e samuel com time completo foi massacre e a nivel de observacao so na derrota pro patetico mineiro fizemos menos pontos que eles numa rodada desde que assumimos a ponta ruma a presidente prudente que sera so uma escala pro japao vamos flu

  • o de 84 era melhor ainda tinha vica rene leomir paulinho alen de paulo victor aldo duilio ricardo e branco jandir delei assis romero tato Washington os reserva eram do mesmo nivel dos titulares

  • Paulo Goulart – Edevaldo – Tadeu – Delei – Edinho e Rubens Galaxes: Robertinho – Cláudio Adão – Mário – Gilberto e Zezé

  • Renato, Carlos Alberto Torres, Miguel, Edinho e Rodrigues Neto, Carlos Alberto Pintinho, Paulo Cesar Cajú, Rivellino e Dirceu, Gil e Doval. Vence o Fluminense com o verde da esperança…!!!
    time de 76

  • luis alberto

    Lógico que o de 84, a defesa era anos luz superior a essa, Paulo Vitor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco, além da proteção de Jandir, foi a melhor defesa da história do clube, não tem como colocar ningém dessa defesa atual naquele time, mesmo porque aquela se destacava pelo conjunto da obra, sem falar que o nível do futebol brasileiro naquela época estava em outra dimensão do que é hoje, procurem pesquisar a escalação de times como o corinthians e vasco de 84 e comparem com os de hoje, sem falar que praticamente todo time do flu de 84 passou pela seleção, não tem comparação.

  • Não dá para comparar. Aquele time de 84, era uma maquina de jogar futebol. O de hoje é muito bom, com varias peças de reposição, + vai dar susto assim na casa DO cacete. Aquel de 84, era um time escorpião, era letal. Vi á maquina também, era brincadeira. Mais vamos saudar esse time, que com algumas contratações, vai ganhar tudo ano que vem. SAUDAÇÃOE TRICOLORES…. ÉEEEEEEE TETRA!!!!

  • O time do FLU de 84 e o Flu de Hoje em jogo de Futebol seria o maior classico do futebol brasileiro, sou flu ontem, hoje e sempre. FLUZÃO eterno Fluminense…………….

  • NO TIME 84 O PIOR ZAGUEIRO,SERIA TITULAR HOJE,DUILIO….RICARDO E BRANCO PADRÃO OURO….
    CAVALIERE MELHOR PAULO VITOR…FRED E NEM SERIAM TITILARES EM 84…
    DIFERENTE DO DECO ROMERITO JOGAVA COM FREQUENCIA E BEM….

MaisRecentes

Torcida única – Qual deve ser a posição do Fluminense?



Continue Lendo

Fred será protagonista em mais um Fla-Flu?



Continue Lendo

Vale apostar em Enderson Moreira?



Continue Lendo