O futuro do Tricolor passa por Xerém



Nos últimos anos o Fluminense se notabilizou por apostar em uma mistura de ‘medalhões’ midiáticos com jovens talentosos criados em Xerém. Em algumas temporadas a tática deu certo. Já em outras, nem tanto.

Enquanto o time contratou (com o suporte da Unimed) craques como Romário, Felipe, Petkovic e Conca passando por bons nomes como Pedrinho, Roger (zagueiro), Tuta, Rogério, Alex Dias, Washington, Emerson até os atuais Fred, Deco, Souza e Araújo, as divisões de base do clube não parou de dar frutos para o elenco profissional. A lista de valores também é extensa e possui Marcelo, Diego Souza, Rodolfo, Roger (meia), Antônio Carlos, Arouca, Maicon, Alan, Junior Cesar, Carlos Alberto, Fernando Henrique, Dalton, os gêmeos Fábio e Rafael até Digão, Wallace e Matheus Carvalho.

Você deve estar com a seguinte pergunta na cabeça: Onde esse cara quer chegar?

Quero chegar a conclusão de que é a hora do Flu dar mais valor as suas revelações em detrimento de alguns atletas que custam caro e agregam pouco tecnicamente. Cá entre nós, existem alguns desses tipos nas Laranjeiras…

A atual geração de Xerém, encabeçada por Wallace, que tem seu nome ligado a propostas do futebol europeu, é ótima e se for bem aproveitada por Abel Braga dará frutos já na temporada 2012.

Hoje no LANCE! fizemos uma matéria sobre o Wellington Nem, que está arrebentando no Figueirense. Ele é nome certo no elenco tricolor em 2012 e deve ser usado na disputa da Libertadores para substituir Deco e Lanzini, caso necessário. Além do meia-atacante, Elivélton (que deve ser titular contra o Ceará) é um ótimo zagueiro que sempre se destaca nos treinamentos e pode ser a solução para o contestado setor defensivo.

Por sua vez, Wallace não tem tantas perspectivas de jogar. Mariano, titular da posição, dificilmente se machuca e não dá brechas para o garoto. Os tricolores devem torcer para que ele não seja vendido logo…

Ah, já ia me esquecendo de Matheus Carvalho e Lucas Patinho. O último, que acabou de voltar da decepcionante campanha da Seleção no Pan-2011, sempre que participa de coletivos é um dos destaques. Particulamente, virei fã de seu futebol (pelos treinos que fique claro).

Pra finalizar, o camisa 10 da Seleção sub-15, Robert, também é cria de Xerém. Ou seja, a linhagem de jóias tricolores não irá acabar tão cedo!

P.S: Comentários com palavrões e xingamentos não serão aceitos pela moderação do blog. Por favor, mantenha a tradição tricolor da fidalguia e educação.



  • tiago flu

    po eu acho q ano q vem o abel tem q utilizar o lucas patinho e o wellington nem.nois da torcida temos q cobrar o abel.pois ano q vem.vejo q assim como o santos com os meninos da vila.sera o ano dos meninos de xerem.entao abel vms ano q vem escalar os meninos pode ser no carioca pra ganhar experiencia.to avisando se der chance para os meninos la de xerem o flu vai virar um santos.ahh presidente peter faça uma multa de pelo menos 60 milhoes pelos meninos.pq valem.

    saudaçoes tricolores

  • Flavio

    Boa e oportuna matéria, o Thaiago Silva, também faz parte dos revelados em xerem

    • Luiz Gustavo Moreira

      Caro Flavio, o Thiago Silva foi das divisões de base do Fluminense, mas não chegou a assinar contrato profissional!

      • Marcelo

        Ta falando sério que você esta dizendo que o Thiago Silva não assinou contrato profissional com o Flu? Ta sabendo lega heinl…

        • Luiz Gustavo Moreira

          Ele foi das divisões de base do Fluminense e não assinou contrato para continuar no clube. Então foi para o RS Futebol, Juventude, Porto, etc.

          • Mauricio

            O caso do Thiago Silva é bem típico do valor que é dado às revelações de Xerém. Deixaram o Monstro ir embora pro RS antes de assinar o primeiro contrato profissional. Isso é que é visão

          • Gilberto Júnior

            Mas se vc citou os gêmeos Fabio e Rafael, que também não chegaram a assinar nenhum contrato profissional com o Fluminense, também poderia incluir o Thiago Silva nessa relação,

            um abraço

          • Luiz Gustavo Moreira

            Fala Gilberto. Então, o primeiro contrato profissional pode ser assinado aos 16 anos. Os gêmeos assinaram e foram vendidos para o Manchester, rendendo dinheiro ao clube. Já o Thiago Silva quando chegou a idade limite para assinar contrato, foi dispensado pelo clube e rumou para o RS.

            Espero ter esclarecido. Abraço!

  • Regis

    Já podemos testar esses garotos já no carioca de 2012 … to torcendo para o Elivelton dá muito certo, pois estamos precisando de zagueiros… Abel diz que não precisa… mais discordo …pode ter em quantidade mais não tem qualidade.
    Além do garoto temos que contratar um zagueiro que impõe respeito . Se o Julio Cesar está emprestado ao gremio ..poderiamos propor um troca troca com o zagueiro Rodolfo que é cria nossa. Com uma zaga sólida …Deco não se machucando e arrebentando e Fred fazendo gols ..teremos um espinha dorsal para arrebentar.

    oBS: se o Flu tivesse uma zaga sólida acrescentariamos no minímo mais 8 pontos nesse brasileiro.

  • rodrigo

    ótimas palavras, finalmente alguem falando de xerem!!!!! tem muitos moleques para subir, ao inves de pagar salarios astronomicos a deco, araujo , ciro, rafael sobis, he-man, o flu deveria olhar mais para xerem… nao usou o welington nem pq ele é novo demais, mais aposta em lanzine( q é bom jogador) que tem a mesma idade, onde esta a coerencia?… o flu deveria olhar mais tb em garotos de clubes pequenos ( o jovem se chama luiz felipe e joga no infantil do friburguense a.c. o garoto é um autentico camisa 9, anotem esse nome, realmente fiquei encantado em ve-lo jogar). saudacoes tricolores

  • alessandro

    se aproveitássemos melhor os garotos da base poderiamos ter hoje um timaço só com jogadores formados na base. aqui esta um exemplo (o único que não seria da base era no gol pois considerava Fernando Henrique muito fraco) : Diego Cavalieri; Fábio(Manchester),Antonio Carlos,Rodolfo e Marcelo(Real Madrid);Arouca,Diego Souza,Roger,Carlos Alberto;Alan e Maicon. É lógico que este é apenas um exemplo de um time formado por jogadores da base, porque com certeza no meu time titular teria pelo menos o Fred e o Deco. abraços.

    • washington

      camarada o fernando Henrique salvo o fluminense contra o figueirenique em 2007. libertadores 2008 e 2009 sulamericana. fala que ele era goleiro no começo de 2010 do brasileiro tem que respeita o fernando Henrique O CARA CHEGOU EM TRÊS FINAIS DIRETO PORRA….

    • Paulo Pinho

      Fernando Henrique é melhor que Cavalieri, tá fechando o gol do Ceará onde se confia no seu futebol e assim ele tem tranquilidade para jogar.

      • Robson Luís

        Amigo Paulo, já defendi o FH anteriormente e concordo c/ vc. A copa do Brasil e o Vice da Libertadores. OBS. Só chegamos a disputar o título porque o FH sobrou no gol tricolor!
        Confesso que fiquei mal acostumado, pois acompanhei o Paulo Goulart e o “saudoso” Paulo Victor e após eles o menos ruim foi o Fh, ST à todos!

  • Alexandre

    Olá, boa tarde! Concordo plenamente com você em relação as pratas da casa do flu. Inclusive, defendo pro ano que vem no campeonato carioca que o flu coloque essas revelações todas para jogar! Justamente para eles adquiram experiência, para que o time titular quando precisar tenha atletas preparados para enfrentar um jogo de libertadores e brasileirão. ST

    • arlindo

      Se não quiser usar os meninos no carioca …. o time de juniores poderiam vestir a camisa do Aymores de Ubá e disputar a segunda divisao mineira … minha cidade gosta de futebol e nao tem um time profissional …. taí unimed …. 100.000 habitantes sem futebol …

  • AURELIO

    só falta boa vontade dos cartolas do futebol do fluminense , todos arrebentam quando jogam em outro time pois conseguem sequecia de jogos , isso é que falta . veja exemplo do sao paulo varios jogador que redem frutos ao clube!!!!!!!!!!!

  • nosso presidente tem de definir o mais rapido possivel a compra do CT, com ele pronto acho que vai aparecer muito mais figurinhas caribadas para o Album das novas seleções, porque se com aquele ct de xerem ja se faz milagres, imagina se tem um verdadeiro em 2012, meus caros tricolores so vai dar FLUZAO..KKKKKK

    • bruno

      Caro Luciano, o novo CT sera utilizado para o time profissional e nao para as categorias de base. O que deve haver é uma pequena reforma em Xerem.

  • Ricardo Kurtz

    Gustavo, sou favorável a um meio termo, entre usar jogadores exclusivamente formados na base e a experiência de alguns jogadores tarimbados, desde que efetivamente possam agregar valor e haja perspectivas de bons resultados nas competições.Tenho esperança que a política no futebol mude com o Abel, que tem muito desse perfil. Em paralelo, Peter Simemensen vem quebrando alguns hábitos perniciosos de diretorias anteriores que simplemsente rifaram a preços módicos as crias de Xerém, para tapar buracos da má gestão, abrindo a possibilidade de uma exposição maior do patrocinador, que investe em jogadores mais experientes. O atual Presidente vem administrando o patrimônio do clube com louvor e pode nos dar a alegria de ter o nosso CT com equipamentos modernos e diversos campos apra aprimorar a técnica de nosso elenco.

  • Thiago peixoto

    Nessa lista das divisões de base do Flu alguns poderiam estar no elenco para o Brasieliro de 2011, caso de FH (na boa ele é melhor que R. Berna), Dalton (nem sei onde ele foi parar, sinal que teriam negociação se um time grande o quisesse), Alan (perder o Alan para deixar aquele traíra e flamenguista de m&*da do Sheik é brincadeira), fora isso o Flu deveria aproveitar mais as divisões de base só por alto lembro de alguns bons jogadores que nunca tiveram uma chance real de jogar caso do: Wallace, Patinho, Wellington Nem, Elivélton. Matehus Carvalho e lembro de um atacante que serviria muito nesse último jogo do Flu contra o galo que é o Dori que na base deixava os zagueiros adversários no chão, por ser alto, trombador não iria fazer o flu mudar seu estilo de jogo, que todo mundo viu que não deu certo contra o galinho na última rodada, até o final do ano só teremos chuveirinho na área e a sorte para poder contar com o título de campeão de novo para nós!

    • Luiz Gustavo Moreira

      Dalton está encostado no Internacional e o Dori está emprestado para um clube chinês até o fim de 2011.

    • washington

      FERNANDO HENRIQUE MELHOR QUE BERNA E CAVALIERE PORRA DE GOLEIRO MERDA ESSES DOIS DO FLU QUERO O FERNANDO HENRIQUE DE NOVO. O CEARÁ ERA PARA ESTA REBAIXADO MUITO TEMPO MAIS ELE ESTA SALVANDO FERNANDO HENRIQUE LEMBRA 2007,2008 E 2009 TRÊS FINAIS.

      • bruno

        Deixem de ser ignorantes! O Fernando Henrique é horroroso. Só agarrou aquela libertadores cujo fluminense foi vice campeao gracas aos 5 GOLS tomados por ele!!
        O Cavaliere só precisa ter uma boa sequencia, o que esta tendo e dando muitos resultados. Nao é a toa que ate os comentaristas (flamenguistas) estao dizendo.

  • ITALO GOMES

    o abel precisa deixar de ser metroso
    jogando em casa ele coloca o time cheio de volante
    tenha paciencia ne.

  • TRICOLOR

    Caro Jornalista,

    Parabéns pelo texto. Também penso dessa forma.

    É só olharmos o trabalho que o Santos vem fazendo. No Santos o profissionalismo é mais eficaz. As revelações jogam no profissional no mínimo uns dois anos antes de saírem. os caras pelo menos deixam um título importante antes de sair (EX:Período de Robinho a Neymar). No Fluminense, infelizmente quando o jogador demonstra uma qualidade acima do normal, em muitas vezes são vendidos sem chegar ao profissional. imagina o Fluminense com o time que revelou em xerém? dá pra escalar um time forte do goleiro ao ponta esquerda, como se dizia na época do meu avô. desses que você citou como destaques, ainda faltou o Fábio e o Rafael do Manchester. Vejo que um time para dar certo, deve realmente ter a mescla entre veteranos e mais jovens. Temos que projetar um 2012, como o ano para dar oportunidades para a garotada.
    Acho que a espinha dorsal nós já temos. Cavalieri no gol, Edinho de volante, Deco no meio e Fred no ataque. Penso que precisamos de mais um Zagueiro de qualidade, um lateral esquerdo, um volante de qualidade, que saiba sair jogando, um atacante para jogar pelos lados do campo e a volta do Wellington Nem. E pra fechar, acredito que tenha jogadores que já deram o que tinham que dar com a camisa tricolor. Casos do zagueiro Márcio Rosário, dos volantes Diogo, Fernando Bob(ser emprestado para ganhar experiência), e dos atacantes Araújo e ciro(esse pode ser negociado como moeda de troca).
    Espero que o Fluminense invista mais em Xerém e que também consiga comprar um CT de qualidade para o futebol profissional. Muda Fluzão!

    ST

    • Luiz Gustavo Moreira

      Realmente esqueci do Fábio e do Rafael, vou atualizar o texto. Porém, eles nem chegaram a estrear nos profissionais né… rs

      Abraço.

  • Ricardo da Penha

    Concordo com o comentário que o Fluminense deve aproveitar os jogadores de base, porém mesclando com os “medalhões”, pois se com a presença deles a imprensa já cai em cima do Flu, imagine sem eles. Mas faço uma ressalva aos jogadores de Xerém, a grande maioria não tem identidade alguma com o Fluminense, vide as últimas de Welinghton, pernão , Diego Souza e outros, declarando-se torcedores do Flamengo, o problema não é ser torcedor, o problema é não ter ética nenhuma.Vários jogadores eram torcedores de outros times e nem por isso não honravam o compromisso.

  • Fred Henrique

    As jóias de Xerém sempre foram valiosas, acredito que as que hoje estão dando mais resultados a seus respectivos clubes são os gêmios do Manchester e o Marcelo (Real Madrid) no exterior. Aqui no Brasil como não pensar em um miolo de campo com Diego souza (mesmo tendo feito o que fez com o Flu ele é bola), Arouca e Wellington Nem. Amigos, temos muitas pratas da casa em atuação que daria para montar uma equipe fantáscita para disputar qualquer campeonato. E pensem na vontade que eles teriam em vestir o manto tricolor com o incentivo de serem crias de Xerém!
    Acho que esse incentivo ainda poderia mexer com o brio desses atletas!

  • Cara o Flu, é o time que mais revala jogadores , revelou grandes craques como:Thiago Silva, Alan,Maicon Bolt, Diego Souza, Marcelo ….. e assim vai

  • Alípio M. dos Santos

    Olá!
    Ótima matéria, vc me fez retroceder no tempo e no espaço. Aquele time Campeão Carioca em 1980, só dois jogadores não eram cria do tricolor (Gilberto e Cláudio Adão). A valorização que nosso Presidente tem dado a Xerém é elogiavel, digna de louvor, eu acredito muito no Dr. Peter, tenho certeza que a história do Fluzão terá dois momentos: Antes e Depois de Peter Siemsem.
    Parabéns pela matéria!
    Saudações tricolores!

    • washington

      ESPERO PORQUE ESTA BRABO O FLUZÃO SEM CENTRO DE TREINAMENTO TIME MAIS TRADICIONAL DO PAIS.

  • Daniel Oliveira

    E vc ainda esqueceu do Welinton Silva q foi vendido aos 15 anos e foi embora aos 18 para o Arsenal. Forçaram a ida dele aos profissionais aos 16 só para dizerem q ele não jogou

    • Luiz Gustavo Moreira

      Acho que já podemos considerar que o Wellington Silva não deu certo… rs

  • Felipe kappa

    Eu até hoje com saudosismo que tenho Não tenho nehuma duvida que nossas bases são a melhor herança que temos e a todo tempo desperdiçamos e lançamos fora e depois faz falta e ainda tornan-se oponentes com grandes atuações nos seus clubes temos um clube com grandes problemas de administração de hoje e do passado que fizeram verdadeiros absurdos descartando valores nosso time atual hoje poderia contar com Marcelo ,Thiago silva Arouca Diego Souza e Dalton esse até hoje não entendi alem Allan Fábio e Rafael Antonio Carlos é muita gente que até dá raiva de ficar pensando hoje tomara que volte com seriedade esse trabalho e que possamos dar segmento e aproveitar essas joias e revelar talentos para que brilhem no Flusão. Outro caso é acabar com grandes erros como a contratações tipo Belleti Souza Araujo e até a do Deco que não vale o dinheiro empregado eu atá hoje digo que Conca vale pra mim 3 Decos e mesmo assim o liberamos outro Ridiculo administrativo porem é apenas mais 1 entre tantos já cometidos outros absurdos tais como a não contratação do Elkesom hoje no botafogo até hoje sem explicação outra coisa O goleiro Felipe estava negociando derrepente nada acredito que com esses 2 atletas poderiamos estar melhor na tabela.Agora outro tema é sobre o respeito que o Fluminense merece receber de toda impressa Brasileira acho que já ser desrrespeitado pelos Arbitros e midia televisiva alem da impressa escrita é covardia de mais se erros foram cometidos no passado não explica a perseguição da impressa contra O Fluminense que é um dos expoentes de Maior grandeza e tradição do nosso futebol.sobre xingamentos e palavrões nada mais é que uma forma de repulsa as atrocidades e falta de ética da comissão de arbitragem das tvs e da grande maioria da imprenssa escrita .Saudações Tricolores

  • Antônio A. Naves

    O que o FLU tem que fazer, é assegurar, em contrato, o mínimo de 80% do valor dos direitos econômicos dos craques que são formados em Xerém, e ainda estabelecer valor alto de multa pa-ra a saída desses garotos. Assim o Clube conseguirá manter suas jóias e frear a ganância dos “empresários”, evitando o que aconteceu com os irmãos Rafael e Fábio, Marcelo, Welington Silva e tantos outros. Porque o Clube investe na formação dos atletas, tendo despesas que não são poucas, e, no final quem lucra são os espertos “empresários”.

  • Luizinho

    Que sirva de auto-ajuda pra alguém da diretoria, gostei muito do que li, obrigado por ser tricolor !

  • Rodrigo

    Bobeira foi desmanchar a zaga daquele time de guerreiros do finzinho de 2009: Digão, Gum e Dalton. Apesar do Gum ser deficiente, esse trio deu super certo, e com 2 pratas da casa. Deixaram o Dalton ir embora ( ou mandaram ele embora), o garoto fica rodando entre inter B e atlético-PR e não tem sequência. O Digão não tem jogado bem mas ele foi muito bem naquele período assim como Maicon Bolt, e Alan que a diretoria fez questão de envolvê-los em transações com empresários que só queriam ganhar dinheiro com os garotos, e estão em times sem expressão(E a arrancada aos 40 do segundo tempo, em um sol escaldante de 16:oo que o Maicon deu contra o Palmeiras, originando o gol do 1 x 0 no fim de 2009 naquela arrancada incrível). Mesmo sendo campeão de 2010, Euzébio e Gum são inferiores a Digão e Dalton.
    Ah e todos esqueceram que o Julio César atacante do Figueirense ( que tá fazendo gol até de cabeça pra baixo) saiu de xerém e até foi campeão carioca pelo Flu em 2002.

    • tiago flu

      gente td bem q vcs ficaram chateados com a venda a preço de banana do maicon e alan.mas olha so se o flu nao vende eles o conca nao tinha ficado com agente.agente nao tinha sido campeao brasileir.vms prestar atençao.eu tbm fico chateado gostava muito do maicon e alan pra mim se deixam elem mais uns dois tres anos.seria o ataque titular do fluminense facil.mas pra ter um temos q sacrificar outros entendem

  • Nei

    Parabens a todos que participaram com seus comentarios inteligentes e sem baixarias, expressando as sua opiniões e mostrando o perfil do verdadeiro TRICOLOR DE CORAÇÃO!!!!!!

  • jeovane azevedo

    Boa tarde, meu caro amigo vc se esqueceu na sua vasta lista do zagueiro titular da seleção brasileira ” THIAGO SILVA ” e também de Wellington Silva, agora precisamos urgente descobrir
    um lateral esquerdo. Não aguentamos mais o Carlinhos com seus lampejos de bom lateral e nada mais. Outra coisa o Thiago Silva foi profissional sim, ele estava no time campeão da copa do brasil
    forte abraços a todos e SAUDAÇÕES TRICOLORES…!!!

  • Concordo com a reportagem mas infelizmente o futebol é uma ciência inexata…infelizmente as vezes o jogador vai muito bem nos treinos e não consegue se firmar no profissional…ou se contrata um jogador bom e ele não rende o esperado(devo-lhe lembrar o caso de Luis Henrique, maior jogador do Brasil na epoca que foi contratado a peso de ouro e não parou de se machucar!)…o Abel é um treinador que possui essa caracteristica…Lanzini,Nuccio e Sobis, após passar por uma pre-temporada irão arrebentar no Flu…precisamos mesmo é de volante que saiba sair jogando com a bola…coisa que o Flu não tem hoje…não sei se possuimos tal jogador nas categorias de base…

  • JOÃO CARLOS

    EXISTE TORCEDORES QUE SÃO MEIO MALUCOS.
    IMAGINA PEDIR FERNANDO HENRIQUE DE VOLTA. O CARA NÃO SEGURA UMA BOLA, ESPALMA TUDO. PULA QUANDO TEM QUE FICAR FIRME EM PÉ. REBATE BOLA PRA TODO LADO. TEMOS QUE FAZER UMA CAMPANHA PRA VER SE ESSA DIRETORIA COLOCA OS MENINOS DE XEREM PRA JOGAR. OS NOSSOS TITULOS ESTÃO ALI. SÃO CRAQUES E AMAM O FLUSÃO

  • JOÃO CARLOS

    O DIA QUE O FLUMINENSE TIVER O SEU PRÓPRIO CT, COM CAMPOS BONS, COM O GRAMADO EXCELENTE PARA TREINOS, NOSSOS JOGADORES NÃO VÃO MAIS SE MACHUCAR. MAS ESSE CT NÃO SAI DESSA NOVELA INTERMINAVEL.

  • Pedro

    Luiz Gustavo, concordo totalmente com você. Xerém é nosso passado e tem que ser nosso presente e nosso futuro!
    Mas estou escrevendo também para pedir sua ajuda. Acabei de fazer um Home na minha casa para assistir aos jogos do Fluzão e gostaria de fazer uns quadros com os times campeõs nacionais pelo Fluminense: 3 brasileiros e 1 Copa do Brasil. Não estou conseguindo as imagens em alta resolução e pensei que poderia ser mais fácil para você já que trabalha na imprensa esportiva. Se puder me ajudar agradeço muito.
    Pedro

  • Caro reporter Luiz Gustavo, moro longe, em Manaus e não conheço a estrutura de xerém. No entanto ouço o presidente do Flu dizer que estar reformulando o CT da base e fazendo investimento que há muito não eram feitos. Poderia relatar o que de fato estão fazendo para melhorar a estrutura física do CT de Xerém.

    Saudações Tricolores, direto da floresta.

  • john

    Se vcs querem ver prata da casa jogando ano que vem, primeiro te que torcer para a saida do Abel (torço muito por isso), pois é um cagao, medroso. Vai deixar os medalhoes dele d bosta titular sempre pq nao tem coragem de tirar, e o resto vai completar pelo nomes conhecidos. Sou anti-flamenguista, mas admiro muito o luxa ter colocado akele tomaz algu assim pra jogar, e deu resultado! ja o abel sem opçao prefere jogar com 5-6-7 zagueiros achando que entende de futebol.

  • john

    Se vcs querem ver prata da casa jogando ano que vem, primeiro te que torcer para a saida do Abel (torço muito por isso), pois é um cagao, medroso. Vai deixar os medalhoes dele d bosta titular sempre pq nao tem coragem de tirar, e o resto vai completar pelo nomes conhecidos. Sou anti-flamenguista, mas admiro muito o luxa ter colocado akele tomaz algu assim pra jogar, e deu resultado! ja o abel sem opçao prefere jogar com 5-6-7 zagueiros achando que entende de futebol………..

  • john1

    Se vcs querem ver prata da casa jogando ano que vem, primeiro te que torcer para a saida do Abel (torço muito por isso), pois é um cagao, medroso. Vai deixar os medalhoes dele d bosta titular sempre pq nao tem coragem de tirar, e o resto vai completar pelo nomes conhecidos. Sou anti-flamenguista, mas admiro muito o luxa ter colocado akele tomaz algu assim pra jogar, e deu resultado! ja o abel sem opçao prefere jogar com 5-6-7 zagueiros achando que entende de futebol.

    Ex: Fluminense vs Atletico-Mg, mariano jogou um dos piores jogo dele, pq nao deu chance ao wallace? carlinhos a mariano nao rende o que pode por causa disso, nao tem sombra, o abel tem que da um susto neles, falar ou vc joga ou vai pro banco.

  • Romildo

    Bela discussão, belo texto e excelentes comentários. Uma dúvida: onde anda o Tartá, gosto do futebol dele, mas nunca encaixa num time tricolor; acho ele craque de bola.

  • rodrigo

    concordo com o amigo acima, que disse que o Fernando Henrique salvou o FLUSÃO no Liberta, Sul Americana, e em diversas outras vezes que necessitamos…falar que ele é fraco é covardia com quem deu sangue e suor pelo Flu…
    Concordo também que temos que dar mais valor a categoria de base do fluminense, Olha o que o santos está fazendo com seus craques…contratos longos, valores de rescisão altos, para que as pratas da casa fiquem onde foram criados…assim teríamos craques para anos sem problemas e sem pagar os valores milionários que pagamos hj em dia…
    Temos que mesclar a experiencia com a força física e disposição dos garotos da base…assim podemos ter um fluminense quase que imbatível…
    Não podemos é ficar negociando os garotos por preço de banana para o futebol europeu (principalmente) e depois gastar muito mais para ter outros (craques diga-se de passagem), mas que poderiamos gastar menos e ter resultados tão bons ou melhores …
    Os nossos craques merecem ser valorizados…e eles serão…tenho certeza…o Abelão gosta das divisões de base…ele é tricolor…e ele fará o melhor pela nossa não TRICOLOR…
    Saudações Tricolores
    Att
    Rodrigo

  • Leandro Gomes

    Cara,

    belo texto sobre nossa base. É verdade que entre os mais novos revelados, poucos são craques realmente, tipo Edinho, Ricardo Gomes, Pintinho, Cléber, como outrora revelávamos. Mas não podemos abandonar essa garotada, essas revelações, pois muito poderiam estar no time principal custando menos para o Clube e gerando futuros títulos e lucros. Só que isso não gera mídia, e a patrocinadora, com toda boa intenção que tenha, quer retorno logo.

    Sobre a moderação não aceitar palavrões ou coisas do gênero, parabéns! Não é isso que vemos em outros blogs de rivais por aí. Graças a Deus, no Tricolor, ainda existe educação e qualidade!

    Abraço,
    Leandro Gomes

  • mauro pinheiro

    Peço que olhem para a grande contratação que o fluminense fez, EDUARDO, canhoto que veio do fortaleza, vi jogando é muito bom e vai da muita alegria, sou tricolor tenho 62 anos e hoje moro em Teresina-Pi, sou carioca, gostei também da contratação de Nelinho que vei do Nova Iguaçu, artilheiro com 20 gools no carioca de junior, também de Rafael Barra Mansa Centravante, que vei do Barra Mansa, vamos investir em XEREM ali da bons jogadores. Abraço a todos MAURO

  • Ivis

    Acredito muito no Fluzão, entretanto é necessário que nosos jogadores tenham mais raça nas partidas finais do brasileirão.
    Sempre que o Fluzão chega para decidir, parece-me que opta pela retranca esperando um momento de sorte para marcar o gol.

  • Aloisio Soares Senra

    Só queria entender como um bando de não-tricolores cobre o Fluminense. Por que não revelam logo os times por que torcem? Preferia o Vitral. Pelo menos, ele era tricolor. Fazer matérias sobre o clube, vá lá, mas ter um blog que fala do Fluminense e que é escrito por gente que NÃO torce pelo time? Só podia ser obra do FLance! mesmo…

  • Raphael

    O que mais me irrita, é a venda precoce dessas revelações. Os gêmeos Rafael e Fábio nem estrearam no profissional. Pra mim é inadmissível isso. Pra finalizar, Allan e Maicon eram infinitamente melhores que Rodriguinho e Cia. Saudações Tricolores….

  • Ivis

    Abelão eu acredito no seu trabalho, afinal o Fluzão avançou bastante na classificação do brasileiro 2011.
    Vamos empurrar pelo menos mais dois times para baixo.

    Vamos em frente, torcida tricolor!

  • mauro pinheiro

    Vamos ao time cria de XEREM, Fernando Henrique, fabio, Tiago silva, Rodolfo, Marcelo, Arouca, Diego souza, Carlos Alberto, Roger, Maicon, Alan, Banco de reserva, Walace, Dalton, Digão,Rafael,Julio Cesar(Que está no Figuerense fazendo muito GOOLS), Antonio Carlos(Botafogo), Wellinhton nen( No figuerense) Wellinthon Silva, Sem esquecer de Déde do vasco que estava em xerem e deixaram sair para o volta redonda, lembram de outros escrevaão. mauro

  • Roberto

    Não adianta haver o esforço na formação de atletas, se o clube nao se prepara para utilizá-los de forma inteligente ,passam a tratá-los apenas como mercadoria, aparecem um pouquinho e vupt, são vendidos, alguns sem terem a oportunidade de atuar no time principal.

    Vendas pré-maturas são pouco rendosa e os valores recebidos são logo esgotados.

    Mais o pior e que precisa ser combatido pela atual gestão, é o patrocinio de uma empresa que hoje está no fluminense apenas para se aproveitar, em troca de uns poucos trocados, vai se apoderando de percentuais referentes a alguns jogadores, que logo que podem vendem, sem que façam qualquer relação quanto ao momento do Flu no campeonato, como aconteceu em casos passado. Agora ao que parece, é o caso do jogador welington Nem, que pelo q

  • Lu

    O Flu deve apostar na base por ter jovens talentosos e procurando o seu espaço, seria + lucrativo pro clube do q/ gastar fortunas c Araújo, Martinuccio. Falando neste segundo nome trata-se de 1 jogador comum teve atuações apagadas diante do Santos na final da Libertadores e chegou como solução no Flu, o nosso tricolor deveria empresta-lo e apostar no atacante Vargas da Universidade de Chile que acabou c o jogo diante do Fla.

    • John

      Iria da na mesma, martinuccio nao ta jogando pois so entra em fogo cruzado pois o abel é mestre em queimar bons jogadores. Vargas vindo nunca seria titular absoluto por abel #fato

  • luis silva

    concordo com vcs sobre os nomes e quero saber se alguem sabe o paradeiro do neves que jogava no mesmo time que o welington nem ,e era o capitao tricolor ,acho que ele é melhor que todos os volantes que temos lá ,joga de cabeça em pé tem qualidade no passe talvez por isso nao tenha servido para o abel

  • Arthur

    Concordo com tudo o que foi escrito.

  • Kleber TheClever

    Discordo de você quanto ao aproveitamento do Wellinton Nem no lugar de Deco ou Lazini. Vejo perfeitamente o time titular do Fluminense com o Deco armando centralizado no meio e com o Lanzini(destro) e o Wellinton Nem(canhoto) encostando no Fred. Diguinho e Marquinho como volantes para termos qualidade na saída de bola.

  • Realmente, concordo plenamente com o que vc diz sobre Xerem. O clube tem que prestigiar a base, faltaram alguns nomes que foram profissionais e que vieram de Xerem, Rodrigo Tiuí oir exemplo, esse não foi citado. Xerem é uma fábrica de craques mas, por razões politicas, obviamente que vai continuar com a Unimed contratando jogadores em fim de carreira, como é caso do Deco, do Araújo e de outros mais que já se foram.
    Parabéns pelo blog. Gostei.

    • Luiz Gustavo Moreira

      Citei só os de mais destaque mesmo. Sinceramente, o Tiuí é muito fraco, não vale a pena lembrar… rs

  • John

    Fluminense tinha que começar desfazendo qualquer tipo d vinculo com a TRAFFICO.

  • Cara, que beleza, estou feliz com os comentários de verdadeiros tricolores, especialmente dos que são tricolores mesmo.
    Sou tricolores desde menino. Reconheço e defendo o Fernando Henrique com o melhor goleiro do FLU nos últimos dez anos. Acho que um time mesclado com a base de xerém e alguns experientes (poucos mesmos) teriamos um senhor time para o ano que vem:
    FERNANDO HENRIQUE, Mariano, THIAGO SILVA, RODOLFO e MARCELO; Diogo, DIEGO SOUZA, Lanzini e CARLOS ALBERTO(ROGER); WELINGTON NEM e Patinho.
    saudações tricolores, Reinaldo.

  • bruno

    Os meninos de Xerem sao uma excelente aposta para 2012, mas acho que eles sozinhos nao conseguirao resolver os problemas do flu. O Neymar e o Ganso jogaram com o Robinho, o Elano, o Léo, o Edu Dracena, entre outros jogadores já muito consagrados e com uma bagagem muito grande para dar aos dois o apoio necessario para se projetarem como grandes jogadores. O Flu nao pode entrar em campo com o Lanzini e o Lucas Patinho formando a dupla de meias de armacao, e necessario um jogador de experiencia como é o Elano no Santos para dar apoio a um dos dois. O Deco e um excelente jogador para exercer essa funcao, mas por conta das contusoes, sou a favor da contratacao do Gilberto! O mesmo acontece na zaga, acho muito dificil o Elivelton se tornar um grande zagueiro sem um cara mais experiente ao seu lado e PRINCIPALMENTE craque (coisa que os zagueiros do flu estao longe de ser), entao creio como extrema importancia a contratacao de um zagueiro de ponta, mesmo se classificando ou nao. Enfim, nossas revelacoes tem tudo para dar certo se o Abel coloca-los em campo com as pessoas certas.

    Saudacoes tricolores!!

  • Caro amigo Paulo Pinho, depois de Félix, Jorge Vitorio, Jairo,Paulo Victor o Flu nunca mais teve um goleiro a nivel de seleção. Agora comparar o Flu ao Ceará é brincadeira!!!! Deixa o FH lá no vozão mesmo.

  • Luciano Nóbrega

    A reportagem esqueceu do Julio Cesar(destaque do Figueirense),Toró, Wellington Silva,Tartá, João Paulo (lateral esquerdo da Ponte Preta) e Jancarlos.

    • Luiz Gustavo Moreira

      Sério mesmo que você citou o Jancarlos? rs

      • Felipe Kappa

        Junior cezar, Antonio Carlos , Fidelinho , Dieguinho, Rodrigo tiuí , Robert , Cezar, e tantos que é inadmissivel ate hoje não temos um CT é como já disse muito se produz para quem não sei isso tem que mudar ou nunca teremos nossas finanças equilibradas .

  • marco

    Parabens, pela materia muito boa, hoje no dia do meu aniversario finalmente uma materia sobre Xerem, recebo esta materia como forma de presente.
    Mais gostaria de saber em Xerem não tem garotos que venham ocupar as vagas de Edinho e Marquinho cara estes dois como jogadores são horrivel.
    Quando fala da zaga do FLU, todo mundo culpa os zaqueiros mais os volantes estes sim e quem deve dar estabilidade a zaga, o Edinho nâo sabe sair jogando e chutâo pra frente e tudo bem, e nosso tecnico fica olhando e acha o cara o maximo, rifar a bola Abelão e a mesma coisa de buscar a sorte em todas as partidas tem hora que cai no pé do adiversario, vamos buscar jogadores em Xerem que tenha habilidade de sair jogando e passando uma bola redonda.
    Saudações Tricolores

  • Gabriel Max

    o time do flu do ano q vem eu compraria Rever do galo
    aii fikaria bom com Cavalieri,Mariano,Elivelton,Rever,Gilberto,Edinho,Marquinho,Deco,Wellington Nem,Lanzine(Sobis),Fred

    fikaria bom ^^

  • Breno

    O THIAGO SILVA Ñ FOI REVELADO NO FLUMINENSE.ELE FOI REVELADO NO JUVENTUDE

  • Breno

    o elivelton e um grande zagueiro , mais uma grande revelação do fluminense!

  • Breno

    E sobre o thiago silva na base do fluminense.ele fez teste no fluminense, mas ñ conseguiu passar.

MaisRecentes

Torcida única – Qual deve ser a posição do Fluminense?



Continue Lendo

Fred será protagonista em mais um Fla-Flu?



Continue Lendo

Vale apostar em Enderson Moreira?



Continue Lendo