O tratamento do ídolo



 

Com os olhos voltados para a tela do lap top e os ouvidos direcionados ao espanhol metralhado por Lanzini em sua entrevista coletiva,  foi quase impossível perceber a pequena placa em cinza e preto pendurada na parede branca, cercada da parafernália para os radialistas.  “Sala de Imprensa Nelson Rodrigues” estava ali escrito. Um cubículo com menos de 40 metros quadrados foi a “homenagem” do Fluminense a um de seus maiores torcedores.  Tricolor antes mesmo de nascer, foi alicerce fundamental na construção da identidade do clube.  Imortalizou o imortal Fla-Flu.

Nelson Rodrigues completaria na última terça-feira 99 anos. Foi jornalista, escritor, dramaturgo e – acima de tudo – torcedor do Fluminense. Foi ídolo e, como muitos outros, tanto nas Laranjeiras como no Brasil, não teve a valorização e os cuidados merecidos.  O mesmo acontece com Fred, com o coração e os pés cada vez mais fora do Rio de Janeiro.

Se o videoteipe é burro, a diretoria tricolor é mais ainda. Ao encher o jogador de regalias, autoridade e mimos, por um lado, e não combater a violência e comportamento lamentável de alguns integrantes de facções que se dizem torcedores do Fluminense, por outro, os próprios dirigentes do clube armaram uma bomba-relógio e acionaram o detonador, antes do tempo.

Fred não está jogando bem? Não, não está. Mas se trata de um grande jogador, diferenciado no atual futebol brasileiro, e que colaborou nos dois grandes momentos da recente história do Fluminense (a fuga do rebaixamento de 2009 e o título nacional do ano passado). É ídolo da torcida, mas não deveria ser tratado internamente como o Poderoso Chefão. O mais indicado seria proporcionar o necessário para aprimorar sua forma física, cada vez mais retalhada por lesões, valorizar sua imagem com campanhas de marketing e – principalmente – tratá-lo como apenas outro jogador do elenco e cobrá-lo como tal.

E não permitir que um ou dois vagabundos o ameaçem e o persigam nas caladas e baladas da noite. Quando uma organizada associa o seu nome ao do Fluminense,  querendo ou não, o mesmo acontece no sentido inverso, em menor escala. Por que não cadastrar suas torcidas e compreendê-las como tal? Integrante de facção não é funcionário do clube, muito menos filho para ficar recebendo mesada e ingressos de graça. O verdadeiro torcedor é torcedor. Ponto.

O Fluminense recebeu neste fim de semana nova proposta do Galatasaray, da Turquia, a poucos dias do encerramento da janela de transferências do futebol europeu, por seu principal atacante e capitão do time. O valor? Cerca de R$ 14 milhões. Uma quantia considerada justa, se pensada a relação custo-benefício do atacante, em boas condições físicas e psicológicas.

Fred declarou seu amor ao Fluminense inúmeras vezes.  Mas se este acabar e deixar de ser eterno, não quer dizer que não era amor. Bem ou mal, inocente ou culpado, Fred é ser humano e preza por sua família. Tem todo o direito de sair. O Galatasaray é um grande clube turco, mas não deve proporcionar ao atacante novas e interessantes metas profissionais. Haverá torcedores que  continuarão gostando dele. É fato. É ídolo.

Que esse drama rodriguiano, com direito a perseguições, polícia e caipisaquês, termine o mais cedo possível. Pelo bem do Fluminense e de seu futuro em 2011.



  • crunabacus

    Campanha: XÔ FRED VAI PRA PONTE QUE PARTIU!

  • sacha pánkratov

    Nunca vi tanto clichê e assuntos requentados. Amigo, se não tem o que escrever, ¿Por qué no te callas?

  • Fabio

    Rodrigo? Você é jornalista ou advogado? Sugiro você dar uma lida no processo em curso na delegacia sobre o caso que escreveu…Saberas que esta redondamente enganado quando fala que “que um ou dois vagabundos o ameaçem”…Leia o processo e peça auxílio jurídico, tenho certeza que mudará de opinião e nunca mais vai escrever sem conhecimento do fato. As lições do estágio em lugares que fazem jornalismo sério, como o programa sem censura, não serviram para a básica lição de somente escrever sobre fatos quando tiver a certeza da ocorrência do mesmo?

  • eu não aguento mais ver esse jogador vestindo a camisa do fluzão fora fred

  • Julio Cesar

    Fred nao é ídolo e nunca será, pelo menos nao no Fluminense!
    Em segundo lugar, nao existiu perseguição e nossa torcida nao e composta por vagabundos….
    Se o Fred se sente inseguro e nao quer ser cobrado deve ir embora e nao fará falta alguma, muitos jogadores de valor passaram e o Fluminense continuou… Nao será um Fred qualquer que fará diferença!! Estou com a nossa torcida!! Se quiser ficar tem que se enquadrar, treinar,dedicar… Se quer ser ídolo tem que ser diferenciado, nao agir como um alcoólatra pelas noites cariocas bebendo e fumando… Pelo custo x beneficio…. FORA FRED!!!! porém como a Unimed que paga a maior parte do salário…. Se ficar… Terá que se enquadrar…. Porém, ídolo…. Nunca será!!!!

  • Julio

    Essa definição de ” vagabundo” para torcedores organizados, é um mero preconceito de jornalistas… Alias uma profissão exercida na sua maior parte por pessoas sem caráter, que nao tem credibilidade alguma para julgar qualquer outra pessoa… LAVEM A BOCA PARA FALAR DA TORCIDA DO FLUMINENSE!!!
    Em 2009, Fred esteve fora durante o campeonato e resolveu se curar somente quando o time engrenou, na final contra a LDU, prejudicou toda a equipe com uma expulsão ridícula!!
    Em 2010, novamente ficou de fora durante grande partedo campeonato só retornando nas rodadas finais, onde enfrentávamos adversários sem interesse algum na vitoria….
    Com o salário que recebe, Fred deveria trazer no mínimo o triplo de retorno ao clube, e deveria ter muito respeito a torcida que sempre o apoiou… Nao agir como um covarde inventando historias sobre perseguições e insegurança…
    FRED COVARDE, O FLUMINENSE NAO É O SEU LUGAR!!!! cada gol deste pseudo ídolo custou aproximadamente 100 mil aos cofres do clube, isso é rendimento de ídolo???

  • Ricardo Delfin

    DISCORDO TOTALMENTE. Fred não é nem NUNCA será ídolo. Teve participação sim na arrancada espetacular de 2009, como todo o time…e só. Ano passado ganhamos graças ao CONCA e Fred Chinelinho jogou umas 10 partidas. Fred não tem comprometimento com o clube. É péssimo atleta e sua conduta profissional é ridícula. Fred além de nunca ter nos dado um título, nunca fez gol contra nossos rivais Flamengo e Vasco. Nunca fez um gol salvador…nunca arrebentou em uma partida…nunca pediu música no Fantástico. Fred tem prestígio com a diretoria pois trata-se deu um X9 infiltrado entre os jogadores. Fred é cachaceiro e não tem postura. É lento e ultrapassado e merece sair de vez das Laranjeiras. Abel frouxo não tem coragem de colocá-lo no banco e acaba desestimulando os outros jogadores. Fred tumultua o ambiente sendo titular absoluto mesmo estando fora de forma. Abel deveria escalar quem estivesse melhor, por merecimento. Mas Abel é outro que deve deixar as Laranjeiras por seus métodos anti-éticos: Só seus amiguinhos jogam. Somos um bando sem sangue em campo, sem padrão de jogo sem esquema tático. vamos brigar para não cair. Que o próximo treinador tenha pulso e comando e saiba mesclar sangue hermano raçudo com molecada de xerém que ama o Flu. Muitos medalhões ganhando muito sem jogar nada. Ídolo mesmo é o CONCA…esse sim suava a camisa, jogava todos os jogos, é de grupo, tem caráter e ama o Flu. #ForaFred e #ForaAbel ST

    • Concordo… o Fred hoje é um ex-jogador em atividade, quando o Flu contratou o Deco, ele ficou cavando renovação pra aumentar seu salario a qual ele nao faz nada para honrar…. Chega, o FLU tem que pagar para quem quer jogar…. Nao adianta ter esses jogadores da Unimed, pois eles querem ser amiguinhos do Celso Barros, e nao honram a camisa do Clube…. Ele fez Gols contra o cruzeiro e nao comemora, os jogadores que atuam no FLU tem essa putaria de nunca comemorar gols nos times que ja jogaram, mas quando saem do FLU, eles comemoram os Gols marcados contra o FLU. Hoje Jogador nao se identifica com o clube, e no caso do FLU, os jogadores se identificam com a UNIMED…

      A Derrota para o AMERICA-MG foi nitidamente corpo mole dos jogadores em protesto a perseguiçao do FRED ( A qual sou contra, pois temos alguns torcedores que se acham os donos do FLU ).

      E ele dizer que nao tinha condicoes psicologicas de enfrentar o mesmo America-MG no DOMINGO, mas na TERCA ele estava na ALEMANHA jogando pela SELECAO…. e a tal CONDICAO PSICOLOGICA (era so pro jogo do FLU) da SELECAO ele estava normal….. O cara ganha 700 mil reais e nao tem condicoes psicologicas ?? e quem ganha um SALARIO MINIMO ???

      Hoje o FRED so sabe levantar os braços pedindo PENALTI pro JUIZ, eh so o que ele faz!!!

      E O ABEL tem que parar de botar AMIGUINHOS (protegidos) para jogar..
      MARCIO ROSARIO nao tem vaga no BONSUCESSO, e no FLU ele eh titular ABSOLUTO….. ele esta acabando com o pouco futebol que o GUm tinha, pois eh outro que esta numa fase horrivel

      RAFAEL SOBIS precisa jogar, mas ele sempre eh o escolhido do ABEL (protegido) E o Ciro que é mais correria e mais disposiçao nao tem chances…

      Outra coisa, FLU nao tem jogadas nenhuma e só chuveirinho na area… ou seja FLU atacando, a defesa adversaria basta ir toda pra area pra tirar de cabeça…..

      e o ABEL acha que esta na ARABIA ainda, pois ele tira os meio campos e fica com 4 atacantes, isso nao significa time OFENSIVO, e sim TIME DESESPERADO e SEM TATICAS, pq com certeza ele nao treina com 4 atacantes….

      Eu era a favor desse presidente, mas comeco a enxergar que ele nao esta preparado pra dirigir o FLU…. Contrataçoes ruins e nada do que foi dito acontece. Venderam o Conca pra que ? p se foi pra comecar a fazer o CT, cade as noticias ???

      • em tempo:

        Marquinho (Jogador de Segundo tempo)
        Souza ( nem falta ele bate mais )

        Barca:

        DECO – (tem que reiscindir o Contrato dele, se ele nao joga ou pq nao consegue ou pq tb nao tem vontade, nao se pode pagar 800 mil pra ele e ele ficar no estaleiro)

        FRED – (salvou o FLU em 2009, temos que ser gratos a ele por isso, pois foi um dos responsaveis, mas isso nao o faz intocavel, hora de sair)

        DIGAO – cheguei a pensar que ele estava DEIXANDO contra o SANTOS, tamanha falta de vontade em jogar, e pessimo nivel tecnico.

        SOUZA – Nao volta a jogar o que ja jogou…. E ainda tem a ousadia de dizer que ele nao é PELE. Como se alguem quisesse que ele chegasse nesse nivel…

        ARAUJO – Esse era um que eu apostava, mas e outro que so se machuca.

        Enfim, temos muitos jogadores que ganham otimo salario e nao jogam….. É tao simples. o LANZINI nao recebe salario astronomico e quer aparecer, olha a disposicao dele e ousadia !!!!

        • Ricardo Delfin

          Pra concluir: Em todos os blogs que leio, 99% dos Tricolores querem e exigem a saída do fanfarrão, cachaceiro, presepeiro, lento e X9 do Fred. SERÁ QUE A TORCIDA TRICOLOR ESTÁ TODA ERRADA?? POR QUE ABEL FROUXO BRAGA NÃO ENXERGA ISSO? ESSA PANELINHA DO MAL TEM QUE ACABAR!! CADÊ O PROFISSIONALISMO. VAMOS DAR CHANCE A QUEM QUER SUAR A CAMISA: LANZINI, MARTINUCCIO, RAFAEL PERNÃO, LUCAS PATINHO, WALLACE, MATHEUS CARVALHO. CHEGA DE MERCENÁRIOS E SANGUESSUGAS. CADÊ A FORÇA DA TORCIDA TRICOLOR NA INTERNET?? FORA FRED URGENTE!! VAMOS AJUDAR O GALATASARAY! ST

  • Alexandre Henrique

    Fred ajudou muito na arrancada de 2009 e só!!! Pouco para quem ganha R$ 700 pilas. Hoje ele atrapalha….

  • Mauricio RJ

    Rodrigo,

    Tenho que discordar em relação ao Fred. Ressalto aqui que o ÚNICO feito que o Fred fez, foi evitar o rebaixamento do Fluminense em 2009. No titulo de 2010 o Fred praticamente não jogou. Vivia mais no departamento médico do que em campo. Quem ganhou o titulo de 2010 foi Conca e mais 10.

    O que fez o Fred ser um “craque”, foram alguns gols bonitos que fez. Fora o status de ter jogado na “Seleção Brasileira”. Um bom curriculo, mas que não tem se refletido dentro de campo.

    Sinto falta sim, do Fred de 2009. Que chamava a responsa pra cima de si, que atuava como um verdadeiro capitão e profissional.

    Agora o Fred de hj é um fanfarrão, um verdadeiro proxeneta das quatro linhas. Mesmo ruim quer se escalar no jogo.

    Abel é um verdadeiro bundão que coloca o cargo em risco. Jogar com 2 centro-avantes (chamado ataque das torres gemêas) é muita estupidez e falta de conhecimento tático. O Flu joga na base do chuveirinho apenas. E basta fazer como o Caio Junior mandou fazer: “Neutralizar os laterais do Flu…”. Pronto, fórmula infalível para acabar com o Fluminense. Coisa que qualquer técnico meia boca consegue ver.

  • Luís de Souza

    Primeiro:
    O Fred não foi um dos responsáveis pelo título brasileiro porque ele não jogou a maioria das partidas.
    Segundo:
    Há muito tempo o Fred não é mais ídolo da torcida do Fluminense.
    Terceiro:
    Graças a Deus ele recebeu um proposta para deixar o Flu.

  • meu amigo que o fred assim como qualquer outro jogador merece respeito e segurança como qualquer pessoa é fato!! mais isso não quer dizer que a torcida seja obrigado a sempre aplaudi-lo, mesmo porque o mesmo não tem feito por merecer. pois bem como profissional o fred e um bom jogador é importante, mas está longe de ser craque e decissivo, ao contrário as vezes ate atrapalha, acha visto que tem cadeira cativa, gol por gol o rafael moura que é menos técnico tem feitop mais… e o ano passado mesmo sem a participação efetiva do fred fomos campeoes com o washington no ataque, é galerra o washington!! hoje no flu o papel do fred e mais de líder do que jogador se for embora acho que ele perde mais. afinal de contas ganhar o que ele ganha no flu nao é pra qualquer clube no brasil, e no exterior ele nao vai jogar em time de ponta, então… e bom ele ficar quietinho e jogar futebol, isso se ele nao se machucar.

  • Rodrigo Lois

    Caros,
    Analisando as respostas do meu post, percebi que alguns leitores não entenderam completamente a mensagem que eu quis passar. Meu objetivo era contextualizar toda a situação. Vou dividir os principais assuntos em tópicos, para facilitar a compreensão:

    1- Em diversas partes do texto, deixei bem claro que não estava criticando a torcida do Fluminense como um todo, nem as organizadas como um todo. Ressaltei que falava de um ou dois indivíduos que ameaçaram sim o atacante Fred. E li sim o processo em curso na 14 DP do Leblon, conversando inclusive com o delegado que cuida do caso.

    2- Apesar do pouco tempo cobrindo o clube, já conversei com inúmeros torcedores, e sei que, para muitos, Fred é ídolo. Mas é claro que existem aqueles que não o consideram como tal. Portanto, ele é ídolo de alguns, e não de outros. Logo, não haverá concordância plena.

    3- O MAIS IMPORTANTE: Fred só se tornou intocável e cheio de regalias dentro do Fluminense porque a diretoria permitiu. Só recebe o salário que recebe porque alguém paga. NA MINHA OPINIÃO, deveria estar no banco de reservas. Deveria ser cobrado, de maneira profissional, pelo seu rendimento em campo. Se o seu comportamento fora das quatro linhas está afetando esse desempenho, que o departamento de futebol tome as medidas necessárias para que ele volte a jogar bem (seja com multas, afastamento por um determinado tempo etc).

    Fred deveria ser cobrado pela torcida no estádio, com vaias. Mas quando ele deixa a camisa tricolor no armário e anda pelas ruas, é tão cidadão como todos nós. Imagine você, trabalhador, em seu horário de descanso, ser abordado por pessoas na rua, cobrando satisfações.

    Agradeço desde já pelos diversos comentários relacionados ao assunto, que mostraram uma outra vertente.

    • Ricardo Delfin

      Caro Rodrigo. Respeito seu ponto de vista. Mas vejo que a totalidade dos participantes do seu blog afirmaram que Fred está saturado e hoje a Torcida o quer na Turquia. Não sou simpatizante dele, confesso…mas porque considero Fred um jogador que pouco fez nesses 3 anos de Clube(Títulos, gols em Clássicos, etc). Sua presença desagrega o ambiente. A pior relação custo-benefício da história do Flu. Sou contra titularidade absoluta, a não ser que seja um Neymar, Ronaldinho Gaucho, Messi…nosso centroavante cachaceiro está longe de ser insubstituível. Já que Abel não tem pulso para organizar o grupo de jogadores, melhor ele sair também. Afinal Futebol é um esporte COLETIVO. ST

      • rodrigo

        Obrigado Ricardo, pelo respeito. Concordo com você que Fred não tem mais condições de ser titular do Fluminense. Seu comportamento dentro e fora de campo – observado com vista grossa pela diretoria do clube – tem minado o seu desempenho e até seu breve histórico nas Laranjeiras.

    • Marcos Barreto

      O referido atacante não pertence ao Fluminense. Pertence à Unimed.

    • Fabio Dib

      Bom, voltando agora porque não vejo muito este site, mas se você leu o processo sabe muito bem que nenhuma testemunha ouvida até agora confirmou as supostas ameaças ao Fred..portanto, seu texto esta mal redigido na parte que cita os envolvidos no caso. Abs

  • Bruno Leonardo

    Rodrigo, não são alguns torcedores do Fluminense, é a grande maioria que deseja o Fred fora do Fluminense! Ele já desfrutou da condição de ídolo, hoje não é mais! Pode ter a certeza! A torcida hoje vibra muito mais com os gols do He-Man!!

  • Audemir

    Olha,
    Um jogador que no ano de 2010 jogou 29 partidas.
    E só o Campeonato Brasileiro tem 38.
    Mostra com o que ele se preocupa. Mas isto também é fato que
    ele é mais um dos espertos que se beneficiam com uma amizade
    com o Dr. Celso Barros. Neste emaranhado que é o poder nas
    laranjeiras.
    Aliás, ainda não vi um jornalista fazer uma matéria honesta e séria sobre
    este assunto. Já que a Unimed, através de um setor criado para isso… é dona de
    80% do Fred. Este é um tema palpitante.
    A Unimed tem anúncios no Lance?
    Essa é a hora de mostrar independência.
    Fica sugestão.

  • Antonio Carlos Marcondes-Volta Redonda-RJ

    Ai Frederico, aproveita e leva toda a zaga contigo e mais o marquinho que é seu peixe.

  • Alexandre

    Na verdade, quem tá perdendo uma grande chance é o Fred, não o Fluminense. A carreira dele praticamente se encerrará se for pra um desses times de quinta que estão comentando, inclusive vários jogadores estão abandonando a Turquia por causa de problemas com o futebol de lá. No caso de se confirmar, Fred jogou fora a grande oportunidade de se dedicar como devia ao Fluzão, recebendo um salário altíssimo e desproporcional com o futebol apresentado por ele, numa época em que há uma carência de centroavantes no futebol brasileiro de nível de seleção. Fico contrariado porque as contratações do Flu são a peso de ouro, os salários que os jogadores recebem são elevadíssimos e na hora de vender o valor é sempre abaixo da multa rescisória prevista contratualmente. Saudações tricolores.

  • Ramon Affonso Cabral

    Fica Fred a torcida só vai perceber que vc é importante depois de vc ir, aí não vai ter mais como voltar atras então #Fica Fred!!!

    • Ricardo Delfin

      Me perdoe Ramon. Mas querer que o cachaceiro do Fred fique pra quê?? Pra tumultuar o ambiente do grupo? Pra continuar sem fazer nada, sem se dedicar ao clube que lhe paga um salário altíssimo?? Fred é X9 e por isso goza de prestígio. Fred NUNCA foi nem NUNCA será ídolo. Daqui a 20 anos nem lembraremos que um dia CaipisFred jogou no Flu. Mas Romerito, Washington, Delei, Rivelino, Conca, Assis, até o Ézio e o Magno Alves jogaram mais do que esse fanafarrão chamado Fred. O Fouxo do Abel não tem coragem de barrá-lo mesmo Fred estando em péssimas condições técnicas e fora de forma. Isso só desestimula quem realmente quer mostrar serviço como Martinuccio e Ciro. VAMOS ACABAR COM ESSA PANELINHA MALDITA. FRED vá para a Turquia e nunca mais volte para as Laranjeiras!! Abel ou você começa a agir como HOMEM ou cai fora também!! ST

  • Alarico Castro

    A relação custo / benefício do Fred para o Fluminense é muito alta isto é, um altisimo custo para um baixo retorno ( beneficio = gols marcados, presença nas partidas).
    A situação ficou mais seria com o episodio dos caipisaques, que foi muito explorado por uma midia que vive na busca de fatos que denigram a imagem do Fluminense, com fatos nem sempre verdadeiros.
    Não há mais espaço para Fred no Fluminense.

  • Gabriel Borges

    Conca é IDOLO!!!!
    Fred? Nunca será…

  • Marcos Barreto

    Este texto trata-se de mais uma demonstração de que a Imprensa, representada pelos seus Jornalistas, cada vez entende menos daquilo do que trata. Com um texto parcial, o amigo descreve o jogador como um ídolo. Meu caro, um ídolo é constituído de suas atitudes intra e extra campo. O referido atacante não tem nada de profissional: não preserva a própria saúde e portanto apresenta um rendimento pífio, com atuações fracas e inúmeras contusões. Ao meu ver, em nada contribuiu para o Fluminense: em 2009 salvou o time do rebaixamento, depois de estar contundido repetidamente em mais da metade da temporada? Em 2010 foi campeão brasileiro? Foi mesmo? Só me lembro do nosso querido Whashington. Devemos repensar tanto o Jornalismo, como o Direito e a Medicina, no Brasil. Inúmeros são os profissionais que nada acrescentam e ainda demonstram um “profundo” conhecimento de causa. Fora Fred, Deco e Unimed.

MaisRecentes

Torcida única – Qual deve ser a posição do Fluminense?



Continue Lendo

Fred será protagonista em mais um Fla-Flu?



Continue Lendo

Vale apostar em Enderson Moreira?



Continue Lendo