Abel merece voto de confiança



Eu tenho a opinião de que a análise de um técnico deve ir muito além dos resultados. Muitas vezes, derrotas não são culpa do treinador. Pelo contrário, há ocasiões em que, apesar dos tropeços, se poderia imaginar uma situação ainda pior sem a presença daquela pessoa no banco de reservas. E, para mim, é o que acontece no Fluminense.

O papel de Abel Braga atualmente ultrapassa a função de escalar o time. Abelão é hoje um agregador. Ele não foge de entrevistas, defende o grupo a qualquer custo e, até em seus deslizes, consegue encerrar uma crise de forma bem humorada, sem dar margem a mais polêmicas.

Os jogadores do Fluminense gostam de Abel por sua transparência. Em nenhum momento, se viu o treinador transferir a responsabilidade de uma derrota a uma falha individual.

Torcedores, com alguma razão, acusam o técnico de ultrapassado. Abel, de fato, foge à tendência moderna de acompanhar jogos de futebol mundo afora. Por isso, costuma optar por sua ‘panelinha’, ou melhor, jogadores com quem já trabalhou e confia.

Um grande exemplo disso é a dupla argentina Lanzini e Martinuccio. Abel não fazia ideia de quem se tratavam. Se dependesse dele, o Tricolor contrataria Andrezinho (Inter) e Alexandre Oliveira (ex-Al Alwasl-EAU e atualmente no Botafogo). Mas Abelão não é um ‘manager’, como Vanderlei Luxemburgo no Flamengo. Para essa função, o Flu tem Marcelo Teixeira, outro que mostra ter competência de sobra.

Na minha opinião, a torcida tricolor deve confiar em Abel Braga. Podem até alegar que a campanha está ruim e o time não vem dando resultados. Mas, acreditem, estaria ainda pior sem ele.



  • Tenho 51 anos, pedi quantos times do Flu vi jogar e aconpanhei, muitos treinadores/jogadores ruins passaram pela laranjeiras, pois bem tento entender o que se passa na atualidade com este grupo, a Unimed faz mal ou bem a nosso time, a instituição, este duble chamado Senhor Celso Barros, com estas contratações faraonicas-salário altos, o que lucramos com isto, quantos titulos ganhamos neste tempo de parceria, na minha opinião muito pouco, pior é ver o time jogar deste jeito, se é que podemos dizer isto, nunca tive nada contra o Fred, mas santa paciencia, eles os dirigentes en consenço deveriam dar um tempo para este rapaz,esta insuportavel verlo em campo,tudo tem limite, não samos burros não senhores, outra coisa é o Souza jogar, não quem disse a ele que jogar, inclusive no meio, acho até deveria jogar junto com o Mariano pela direira, fazendo a passagem,talvez funcionaria, assim como lado esquerdo com Carlinhos/Maquinho,este ultimo só joga bem quando entra no segundo tempo,meio campista só Diguinho é o melhosinho em relação aos outros, Edinho vc é gente boa, mas futebol só o Abel mesmo, quando o Valencia resolveu pagar um poquinho investimento,o Abel sacou do time,alias só o Abel gosta de tanto zagueiro ruins, meu DEus. UM abraço a todos tricolores!

  • Não?

  • Antonio Carlos

    O técnico Abel deveria tentar a formação do time num 3-5-2, resguardaria mais a defesa e daria maior consistência ao meio de campo, com isso melhorando as alternativas para o ataque.

  • Claudio Lino

    Realmente a situação estaria bem pior sem o Abel, que considero ser hoje um dos melhores técnicos do futebol brasileiro, nós tinhamos o melhor que é o Murici e voces viram o que aconteceu ele abandonou o barco culpando falta de estrutura. Aliás os dirigentes do nosso Fluzão precisam dar uma solução para situação do centro de treinamento, estrutura e campo de treino, pois é inaceitável um time com nosso com jogadores caros uma das folhas saláriais mais caras do Brasil com campo de treinamentos comm das Laranjeiras, será que não tem dinheiro para arrumar de vez o campo, vestiários, sala de musculação, etc.Nesse ponto o Murici estava certo.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES

  • Japa Flu!

    ABel Merece total confiança! O time parece começar a ter padrão de jogo, infelizmente estamos em construção…estou certo que não há outro técnico tão capacitado quanto ele e muito menos que goste do clube quanto ele, o que faz total diferença, já que ele nunca vai largar o barco por um probleminha menor! vlw

    • Mário antonio ferreira

      os números dizem tudo!!! O Abel está demorando a sair!

  • Renato Souza

    Concordo com o post

  • Dirceu

    Com certeza vc é flalmenguista, até eu escalo melhor este time, se escala apenas os que ele conhece é por que é desatualizado e ainda lhe falta etica, pois nao esta colocando o melhor e sim o conhecidinho, coisa tipica de pais de 3° mundo como o nosso.

  • Fabio

    O Abel ja está ultrapassado demais. Deixar Martinuccio no banco por dizer que não conhece seu futebol, colocar Marcio Rosário como titular da zaga em que foi dispensado pelo Botafogo por não render, me desculpe se não serve para o Botafogo tem que jogar em clube de segunda ou terceira divisão. e ainda temos que assistir um Fred sem a minima vontade de jogar e está no Rio de Janeiro como ele mesmo disse.
    Espero que alguns jogadores de qualidade salvem esse ano, pq se depender de Abel Braga, Fred, Marcio Rosário, Digão, Souza, Marquinho, Edinho, Valencia, estaremos numa segunda divisão.

    • Roger

      Perfeito!
      Só adiciono uma conclusão, se o Abel, campeao do mundo, etc. etc. não tem FORÇA ou CORAGEM para botar o Fred no banco, não está a altura desta instituição de 109 anos.

  • Fabio

    Melhor escalação do Fluminense hoje.

    Diego Cavalieri, Gum, Leandro Eusebio, Elivelton, Mariano, Carlinhos, Diguinho, Lanzini, Martinuccio, Ciro e Rafael Moura

  • aloan

    treinador paneleiro, ja passou da hora d epedir o bone, ultrapassado, kd ciro e martinuccio? fora abel!!!!!

  • andre t da silva

    Eh brincadeira esse cara perguntarsobre voto de confiança, ele já foi dado e o mesmo não correspondeu…A confiança tem que ser mutua, quando só um confia não adianta nada. O nem o abel confia mais nele mesmo, se confiasse arriscaria igual aquele abel de 2005… cara jogo começa e agente já sabe quem ele vai sacar e colocar no segundo tempo… o martinuccio foi o segundo melhor jogador da libertadores, não precisa nem conhecer… bota o cara pra jogar eu e a torcida que acompanhamos futebol atestamos que o cara é muito bom. Bota o elivelton… tira o mostro rosario… pega o rafael do junior que é melhor do que o gun. o time deveria ser: cavalliere, mariano;rafael;elivelton; carlinhos; sem diguinho, entra diogo; edinho; lanzine; martinuccio; fred (se tiver afim de jogar) rafael moura ( que sempre tá afim);

  • Diego Lima

    Eu concordo plenamente, até porque Abel é o tipo de treinador que não se encontra todos dias e em qualquer lugar por aí.

    Temos que valorizá-lo e por mais que o time não venha ganhando ele será fundamental no planejamento do ano que vem.

    Concordo plenamente com o Post. ele não é o culpado por esse momento.

    Diego

    • o culpado é quem ?? o massagista? me poupe . Ano que vem vamos disputar a 2° divisão se continuar assim.
      Você acha que abel ira junto? Claro que não vai abandonar o barco e deixar a conta dos rosarios e sobis para clube pagar.

  • Mateus Gonçalves

    Concordo com o bloguista, Abel é hoje para o Flu muito mais do que um técnico e o momento não é para desespero, resultado a qualquer preço, até porque, já está mais do que provado que é preciso um certa dose de sorte para se arrumar um time, caindo aos pedaços, com uma simples mudança de técnico. Por tudo, trocar de técnico agora não seria a solução, primeiro que não há técnicos bons disponíveis no mercado e segundo que Abel Braga já mostrou ser um técnico competente em diversas ocasiões, portanto, tem que lhe dar tempo para que ele dissipe suas dúvidas, o que ele só vai conseguir experimentando, como tem feito com Rafael Sóbis e outros jogadores. A torcida quer resultado, mas , esse ano, conseguindo a classificação para a Sul-Americana já estaremos no lucro e certamente em 2012 com o imprescindível CT, novos tempos virão para o tricolor carioca.

    • Alexandre

      Vocês que querem dar voto de confiança pro Abel, vão em frente !!! Porque ele vai ser eleito o mico do ano pelo Flu, hahaha… vs tão de brincadeira um cara que vai fazer média com o Emerson no jogo do corinthians e levou outros jogadores a fazerem média com a ratazana Muricy, esse Abel não passa de um falastrão fezedor de média, vai se f… la pelas arabias, faça-me o favor, e ainda se diz tricolor. Detalhe, toda vez que ele faz uma mediazinha, ou agente(o Fluzão) perde, ou vai perder, ou perdeu, sinal que estamos perdidos nação tricolor. E ainda tem uns babaca que diz se não fosse o Muriçoca a gente não era campeão ano passado, não perceberam que o Cuca tinha o time nas mãos e que chegaram reforços depois que ele foi chutado, pura falta de visão, pois teriamos sido campeões jogando bonito e sem medo, e mandado a fama de pé frio do Cuca pras cucuia. Saudade do ousado Renato Gaúcho e tb do Cuca. Saudações Tricolores a todos.

  • Ricardo Delfin

    DESCORDO TOTALMENTE!! Abel está no Clube desde 10 de Junho. Somos um BANDO sem sangue em campo. Abel teve tempo pra dar sua cara no time, mas não fez. Hoje não temos padrão de jogo nem esquema tático. Além disso Abel tem se mostrado ser um grande frouxo ao não barrar o X9 Cachaceiro e lento do Fred que não pode em hipótese alguma ser titular. Abel criou uma panelinha do mal nas Laranjeiras e só seus amiguinhos são escalados. Não são atitudes de um treinador vencedor. FALTA PROFISSIONALISMO AO ABEL!! Vamos acabar com essa panela e vamos dar oportunidade a todos por MERECIMENTO!! Essa insistência no Rafael Sóbis está irritando a todos. Por que Abel não dá chance ao Martinuccio e ao Ciro?? Porque eles não fazem parte da panela. Por agir com esses métodos entendo que Abel deveria sumir das Laranjeiras e levar o CaipisFred com ele. Acho que são companheiros de cachaça. Como esse ano está perdido, vamos pensar em 2012. Mesclar sangue hermano raçudo com molecada de xerém que ama o Flu. Sem os mega salários de Deco Bichado e CaipsFred e Souza, podemos contratar boas peças para ano que vem. E alguém que posso comandar nosso grupo com organização e disciplina. Abel não pode ser essa pessoa pois vem demonstrando ser Frouxo, Covarde, Paneleiro, Sanguessuga e Mercenário. Acho que Abel esqueceu tudo de Futebol na Árabia. FORA FRED E FORA ABEL!! ST

    • O Abel achou que tinha time de craques, não bem assim, alias nunca foi, ele esquece que futebol é fase e as vezes um conjunto, exemplo o Inter campeão mundial não o Flu hoje, então seu Abel o meio de campo nosso não tem Pato, Juliano,tinga(naquela época) outros mais, agora esta pedido pois tem que escala os medalhões, fica sendo precionado pelos jogadores e Celso Barros, outra coisa todos os times que Muricy passou deixou destruidos, veja o exemplo do Palmeiras,São Paulo,Inter, olha só ganhou alibertadores por causa do Neymar e Arouca, pois é retranqueiro, vê se nos esquece rei dos ratos, leva consigo Andre Luiz,Sousa,Edinho,Hi mem, Fred, parece aqueles seres de outro planeja invadem para obter energia e destroi tudo, sai pra la DestrMuricy.

  • HELBER MARQUES ( MARINGÁ-PR)

    Na minha modesta opinião, Abel deve ser mantido sim, devemos pensar o seguinte!O flu comprou um ct, alguns jogadores da base devem subir para a equipe principal, e esse ano nosso tricolor foi alvo de muitas fofocas.Se nosso tricolor esse ano não for para libertadores, tudo bem, ano k vem com um time mais entrosado, treinando no novo ct , teremos a oportunidade de lutar pelos títulos da copa do brasil, brasileirão e sulamericana!!Voltaremos com força a libertadores em 2013!!

  • Vitor Hugo

    acho q o abel ja teve a chance dele, se continuarmos a dar chance a ele o fluminense acabara conseguindo ser rebaixado ta na hora de por um outro tecnico ai

  • Concordo e descordo em algumas coisas, por exemplo Abel realmente gosta do clube parece ser uma pessoa honesta, mais por outro lado deixa a desejar no time por deixar tanto jogadores de fora para ficar só com os que ele conheci ou aquele que a diretoria não deixa barrar. Bom galera o que eu acho mesmo é quem deveria tomar uma atitude era a diretoria mais como não temos diretoria é melhor torcer para não sermos rebaixado.

  • marcos antonio c barros

    Não vejo o porque trocar de treinador nesse momento, o Abel certamente é um dos melhores treinadores do Brasil, e logo irá acertar o nosso time, temos que ter paciência, ele assumiu em um momento bastante turbulento, tem o grupo nas maõs, o time já tem feito jogos de boa qualidade, logo conseguiremos uma sequência de vitórias e estaremos brigando pelas primeiras colocações.

  • Trapizomba

    O Abel tá quase lá: Basta botar o Martunnucio no lugar do Marquinhos e já será um alivio.

    A zaga, bem essa já é uma parada mais complicada, pq quando vc tem que escalar o Marcio Rosario, é pq a coisa tá feia mesmo….ô cara ruim…

    Abs

  • eduardo

    É difícil comentarmos sobre o trabalho de alguém, quando não conhecemos profundamente a situação interna. Algo acontece, isso é óbvio. O time não pode jogar como jogou contra o Internacional (bem), e depois levar uma surra do América-MG, sem reação alguma. De qualquer sorte, ao que parece, o time passa por bons e maus momentos, o que é, de certa forma, natural. Quer queiramos ou não, a saída do Conca trouxe reflexos negativos à equipe. De todos os jogos que vi, os que mais me irritaram foram contra o Coritiba e contra o América-MG. Não vejo o Abel com desconfiança. Sinceramente, desconfio mais da diretoria, que “logrou”, num curtíssimo espaço de tempo, um campeonato carioca pífio; uma libertadores fraquíssima; perder o melhor técnico do Brasil, além de perder o melhor jogador do último campeonato brasileiro.
    Saudações tricolores.

  • marcelo pimenta

    O Abel está perdido, ainda não conseguiu pegar a “mão” do time. Re-inventou o Diogo e deixa o Martinicio fora do time para escalar o Souza. Ninguém Merece!!!
    Abelão, pega o boné e dá o fora!!
    Saudades do Cuca!

  • Ricardo

    Concordo com o Blog. Tirar Abel e colocar quem ? Abel tem culpa se os jogadores perdem gols como se não fossem profissionais e, sim, peladeiros ? E como fazer para deixar de ter jogadores frequentemente no estaleiro (DM) ? Será que tanta contusão não é culpa do ja falado e repetido campo das laranjeiras que é duro ? Temos que entender que nem sempre a culpa é do treinador. Saudações tricolores.

  • Guto

    Vou torcer pro FlorminenC hj

  • Guto

    Tricolores…………agradecemos a freguesia !!!

    Chupa série C……….chuuuuuuuupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  • Léo Glorioso

    Chora FLORminense 😀

    hahaha que sábado!

    • Engelbert

      Cai fora bambi botaFLORguense!

      • Guto

        Tricolete fregues…………….série C

  • celo_tricolor

    Concordo e descordo em algumas coisas, por exemplo Abel realmente gosta do clube parece ser uma pessoa honesta, mais aturar Edinho, M Rosario, Gum e muito p/ nos tricolores. NÃO DÁ!

    Time sem vontade, parece time de pela de fds.

    Estamos sem padrão de jogo.

    Entra com os garotos e voltamos ao 3-5-2.

  • Rodrigo Machado

    É inadmissível que um técnico do porte do Abel não conheça Martinuccio, Lanzini, Ciro. Não que sejam craques, mas se alguém se propõe a treinar um time e receber o salário quel Abel recebe, no mínimo tem que conhecer o elenco como a palma da mão, até mesmo porque já saiba que vinha pro Flu há 3 meses. Aquele Abel ousado, que não tem medo de arriscar para chegarn à vitória não existe mais. O que vemos é “mais do mesmo”, onde o patrocinador continua influenciando na escalação do time.
    Um bom técnico faz exatamento o que ele não está fazendo. Colocar os jogadores de nome pra jogar e depois dizer: “temos que vencer” é muito fácil. O que um verdadeiro técnico tem de fazer é tirar leite de pedra, como o Dorival fez no Vasco na série B, como o Cuca fez no flu em 2009. Esse é o valor de um técnico. escalar Fred e cia qualquer um faz. Barrar o Fred não é pra qualquer um, tem que ter peito, moral, tem que se garantir.

    Parênteses – o que Rafael Sóbis faz no Fluminense?

    Não se esqueçam de uma coisa: quando escapamos do rebaixamento, o que fez o Cuca? Colocou pra jogar quem tava afim e tirou os me(r)dalhões. É simples.
    Quando fomos campeões mais da metade do time era composto pelos reservas.

    Fora isso, o principal problema do Fluminense hoje é a maldita defesa e isso é culpa da Diretoria que contrata mal. Há mais de 2 anos que sofremos com a falta de um zagueiro bom (não digo nem excelente, mas apenas bom) e o que a diretoria faz? traz o Deco, Belleti, Rafael Sóbis, Márcio Rosário, Leandro euzébio!! tá de brincadeira né? Dinheiro jogado no lixo.
    Será que naquela estrutra enorme de Xerém não se consegue ao menos um zagueiro bom? é impossível que não.
    O que vemos é a mesma coisa há anos. Uma diretoria fraca, que continua obediente à patrocinadora e que aposta em jogadores que não querem nada, que já estão com a vida ganha.
    Mudanças? quem sabe um dia…

  • ELSOUZA

    Abel Braga seja realista. Vc está ultrapassado. Não sabe mais o que seja padrão de jogo ou esquema tático. O time do FLU que vc coloca em campo parece um bando de peladeiros enganadores correndo de um lado para o outro do campo sem qualquer objetividade. Vc está totalmente perdido Abel. Vc já ganhou muito dinheiro e muito mais do que precisa para viver bem. Entregue o cargo e vá tomar suas cachaças numa boa. Não espere ser demitido e vaiado. O seu tempo já passou Abel. A vida é curta. Aproveite-a com a família. Nas suas entrevistas vc não sabe mais o que dizer. Jogue a toalha amigo. Adeus Abel.

  • Raí

    Agora eu entendo a frase de jesus na cruz , para quem era.Era para o Abel.” senhor, perdoae-lhe por que não sabe o que faz”

  • Hudson

    Até quando devemos dar chance a esse treinador, o time montado por ele não tem poder de reação e conseguiu levar o fluminense as piores derrotas desse primeiro turno. Somente Abel pode fazer o fluminense perder para o ultimo colocado na classificação do brasileiro, todos os times conseguem tirar pontos do fluminense e o pior de tudo é ter que aguentar a escalação dele, souza, marquinho, marcio rosário, edinho, não quer tirar o chapéu para o rafael moura e tem que escalar o fred e o rafael “desci”. O fluminense poderia trocar com o galo manda abel e traz o cuca de volta, que diga de passagem nunca deveria ter saído do flu. Fora abel, já vai tarde…

  • Reginaldo Furtado

    O Abel deveria tomar a medida correta e retirar um dos centro-avantes. É duro ver o Fred e He-Man tendo que voltar para desarmar e armar. Jogadores pesados são especialistas para jogar dentro da área. O He-Man tá melhor mas o Abel não tem força para tirar o Fred, que deveria estar no banco devido a boa fase do He-Man, e devido as sucessivas contusões próprias de quem não tem uma vida regrada. Futebol é esporte de alta performance e não permite mais noitadas e excessos com o álcool. O Martinuccio foi comprado para jogar. Não tem sentido vê-lo no banco de um time que poderia ser mais equilibrado aproveitando o argentino num esquema 4-5-1, ou 3-5-2. Mas dois centro-avantes é complicado e os resultados dos últimos jogos já mostraram isso. O maior cego é aquele que não quewr ver.

  • brito

    você disse que derrotas não culpas do treinador , mas o tecnico esta no clube para ganhar , e se não ganhar ele é o primeiro a cair. e o abel não vem obtendo resultados . qual é o clube que seguro tecnico sem ele ganhar jogos. esse conversar querer tirar o responsabilidade do tecnico é conversa para boi dormir da imprensa. para mim se o clube quiser sonhar em classificação para a libertadores tem que mandar o abel embora hoje mesmo .

  • Alarico Castro

    Triste o vídeo do Abel Braga assinalando que não é “refém de ninguém” e que o Flu depende de resultados para mante-lo no cargo, como se isso fosse um fato novo no futebol brasileiro.
    Mais uma vez não menciona que apos 4 meses não conseguiu montar um time minimamente competitivo e capaz de manter o Fluminense na condição de disputa das primeiras posições no Brasileirão.
    Os resultados demonstram que Abel e Leomir voltaram da Arábia completamente desatualizados com a realidade do futebol brasileiro e com a qualidade do elenco do Flu.
    Bravatas e ameaças deste teor não o livram desta triste constatação, havendo hoje uma corrente de torcedores que julgam Abel e Leomir absolutamente dispensáveis.

    • Rodrigo Lois

      Interessante essa observação, Alarico. Abel Braga e Leomir passaram muito tempo (3 anos) no Oriente Médio, onde o futebol praticado é muitos degraus abaixo do Campeonato Brasileiro. Talvez seus padrões do que é bom ou ruim ainda não estejam devidamente “atualizados”.

  • Engelbert

    Certo fêz o Elkerson em ir para o Botafogo! Se ele tivesse vindo para o Flu hoje seria banco do Marquinho e do Souza… O pobre do Lanzini foi lançado para ser queimado primeiro, o azar do Abel e sua panela é que o moleque joga muito. Por causa disso o Martinucio não entra em campo! Se ele jogar bem o Sóbis – da panela do Abel – perde logo a vez. Por isso ele está queimando o Ciro primeiro. depois, quando o Martinucio estiver muito p… ele bota ele pra se queimar. O problema é que quando isso estiver acontecendo o Flu vai estar lutando contra o rebaixamento e o Abel vai pedir demissão…

  • Engelbert

    completando o meu comentário: e o renê simões vai ser chamado para salvar o flu do rebaixamento. Ah… e o Deco? Perguntem ao cetáceo!

  • Engelbert

    O que os bambis botaFLORguenses estão fazendo nesse site?

  • A.Castro

    Engelbert, é simples responder a sua pergunta:
    1 – Despeito de bostafoguenses que há mais de 15 anos não ganham nada que preste, a não ser campeonatos regionais que não dão camisa a ninguem
    2 – Falta de assunto, pois todo o palavreado é típico de bossais do fogão de 4 bocas, sem capacidade de escrever duas linhas com algum sentido,
    3 – Complexo de museu, pois vivem do passado
    4 – Porque como em outras ocasiões sabem que logo vão começar a perder e voltar ao local onde sempre andaram no brasileirão.

MaisRecentes

Torcida única – Qual deve ser a posição do Fluminense?



Continue Lendo

Fred será protagonista em mais um Fla-Flu?



Continue Lendo

Vale apostar em Enderson Moreira?



Continue Lendo