Uma nova era nas camisas: a união entre clubes, fornecedoras e marcas de lifestyle



Em tempos de uniformes “vazados” antes da hora, a Juventus surpreendeu o mundo do futebol ao lançar um uniforme 4 momentos antes de enfrentar o Genoa, na última quarta-feira, pelo Campeonato Italiano. A camisa teve sua estreia já diante do Genoa, em vitória da Juve por 2 a 1, e as imagens do uniforme viralizaram – muito por conta dos toque de neon na peça. Mas qual é a história por trás do uniforme? Vamos contar a seguir.

Cristiano Ronaldo com o novo uniforme 4 da Juventus (Foto: Marco Bertorello/AFP)

O uniforme é fruto de parceria entre a Adidas, fornecedora de material esportivo da Juventus, e a Palace Skateboards, uma loja de skate e marca de roupas com sede em Londres, criada em 2009. As marcas são parceiras de longa data e chegaram a criar em conjunto, na metade deste ano, um tênis para celebrar o Torneio de Wimbledon. Com a entrada na Juve, a Palace Skateboards já pode reivindicar o posto de primeira marca de skate a vestir um time de futebol profissional.

E qual é o objetivo maior? Que a Juve possa ofertar uma gama cada vez mais extensa de produtos, não saturando as linhas 1, 2 e 3 do clube. Além da camisa 4, a nova linha incluirá camisas de treino, agasalhos e bonés.

A coleção é um passo significativo para Adidas, pois a marca alemã, assim, conseguiu dar uma resposta à parceria Paris Saint-Germain, Nike e Air Jordan.

Estamos olhando para uma nova era das camisas de futebol? A resposta hoje aponta para o sim. Pelo cenário que se desenha, as fornecedoras vão unir seus clubes cada vez mais a marcas de lifestyle, combinando características de cada time a marca escolhida. Dentro de alguns anos, haverá toda uma imagem construída pelas coleções lançadas. A temporada atual já é a segunda em que PSG e Air Jordan estão lado a lado.

No Brasil, a Penalty foi pioneira, em 2010, ao lançar camisas para os seus times em parceria com a grife Cavalera. Ao que tudo indica, a tendência ganhará força novamente.

Vasco teve camisa da parceria Penalty/Cavalera em 2010 (Imagem: Reprodução/web)



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