Seleção pode voltar a ter camisa branca. Camisa não foi aposentada em 1950



Segundo o site Footy Headlines, há rumores de que a Nike e a CBF vão lançar uma camisa branca e azul antes da Copa América de 2019, para celebrar o 100º aniversário do primeiro título do Campeonato Sul-Americano do Brasil. Ainda não se sabe se a camisa seria usada em campo. Vale destacar que a Copa América de 2019 será no Brasil.

Seleção no Campeonato Sul-Americano de 1919 (Foto: Reprodução de internet)

A Seleção nasceu de camisa branca, em 1914. No entanto, a peça ficou marcada pelo vice na Copa do Mundo de 1950 e foi sendo abandonada aos poucos por superstição. Em 1952, na primeira competição após a Copa de 50, a Seleção ainda conquistou o Pan-Americano vestido de branco. Na Olímpiada de 52, a Seleção jogou pela primeira vez de amarelo, com o Cruzeiro do Sul e a inscrição “Brasil” em letras garrafais na parte da frente.

A camisa branca seguiu sendo utilizada em 1953 e a camisa da Seleção Brasileira nos moldes atuais surgiu neste mesmo período. Naquele ano, o jornal carioca “Correio da Manhã” abriu um concurso para que pessoas de todo o país enviassem sugestões de modelos. Ganhou o modelo desenhado pelo gaúcho Aldyr Schlee, então com 19 anos, que como recompensa faturou o equivalente a R$ 20 mil e um estágio no Correio da Manhã, no Rio de Janeiro (RJ). A nova camisa, com amarelo como cor predominante, teve sua estreia no início de 1954 e desde então virou pentacampeã mundial.

No entanto, a camisa branca teve ainda algumas outras aparições. Em 1956, o Brasil enfrentou a Itália de branco em amistoso no San Siro. Um ano depois, o Brasil vestiu branco diante do Chile em jogo pelo Campeonato Sul-Americano, no Peru. Até mesmo para uma Copa a camisa branca voltou a ser levada. Em 1962, após a Seleção só ter viajado com camisas amarelas para a Suécia e passado sufoco para jogar a final, precisando comprar camisas azuis às pressas, a delegação foi para o Mundial do Chile também com o kit azul (como segundo uniforme) e o kit branco (como terceiro uniforme), apesar de ambos os uniformes alternativos não terem sido utilizados no fim das contas.

Brasil de branco contra a Itália em 1956 (Foto: Reprodução de internet)

Há relatos também de que a Seleção jogou de branco um amistoso em São Paulo contra um time italiano nos preparativos para a Copa de 1970.

A Seleção voltou a utilizar camisas brancas em um amistoso disputado no dia 19 de maio de 2004, contra a França. O amistoso marcava as comemorações dos 100 anos da Fifa e reuniu as duas últimas seleções campeãs do mundo. A Seleção atuou no primeiro tempo com réplicas do modelo de 1914, com gola pólo branca e faixas azul nas mangas. Foi a última vez que o Brasil utilizou camisas brancas.

Seleção no amistoso de 2004 (Foto: Reprodução de internet)



MaisRecentes

Uberaba Sport Club deverá ter uniformes da Penalty na temporada 2019



Continue Lendo

Camisa 2 do Barcelona para 2019/2020 será versão 4.0 de peça dos anos 70, diz jornal



Continue Lendo

Racing lança camisa em homenagem às mulheres; saiba detalhes da novidade



Continue Lendo