Nike promove quadra em São Paulo com intenção de fomentar o futebol feminino



A Nike, em parceria com o Instituto URBE, realizou a primeira edição do Urbe Solo, projeto que tem como objetivo promover intervenções artísticas em um espaço público. A quadra localizada na Praça da Embaixada Nordestina, no bairro do Bom Retiro, região central de São Paulo, recebeu o evento no último sábado e também contou com um treino liderado pelo coletivo “Jogue como Uma Garota”.

Os artistas a cargo desta nova intervenção artística são a mineira Criola e a dupla Modular Dreams, que fizeram, respectivamente, grafites e uma instalação de light art, com referências que conectam a força do futebol feminino com referências às matrizes africanas.

Criola propõe sua intervenção de grafitti art na quadra de futebol da praça, pensando na superfície urbana enquanto suporte de livre de expressão. Segundo a artista, a inspiração para a arte pensada para a quadra é a raiz herdada da nossa ancestralidade brasileira, fruto da sabedoria dos povos originários:

– Em algum nível as mulheres brasileiras carregam dentro de si o poder matriarcal de guerreiras milenares que passaram por nossas terras e nos deixaram um legado de luta, amor, alegria e de conexão profunda com a natureza. Eu quis trazer justamente essa força em forma de cores e formas – disse a artista.

(Imagem: Divulgação/Nike)

A instalação de luzes do Modular Dreams, coletivo formado por Priscilla Cesarino e Danilo Barros, é o “Dreamdeck”, um brinquedo eletrônico interativo para todas as idades que funciona como mobiliário urbano, convidando o passante a subir, se equilibrar e movimentar. O movimento e o peso do próprio corpo de quem sobe no relevo instalado no chão acionam as imagens dos vídeos cintilantes que alimentam a malha de LEDs dispostos sob a obra. Para Danilo e Priscilla, “a obra promove a interação social entre pessoas de diferentes idades, fortalecendo o senso de pertencimento comum ao espaço público, à cidade”. A construção da obra partiu de vivências dos artistas no local da intervenção, onde puderam identificar a frequência de diversos grupos sociais, incluindo idosos, famílias, e jovens usuários da quadra, por meio da prática do esporte.

A nova quadra é mais um capítulo da jornada que a Nike está fazendo para fomentar o futebol feminino no Brasil. Depois de dar acesso às mulheres aos campos do Ibirapuera e do Pacaembu, por meio da plataforma Nike Futebol Clube, a quadra no Bom Retiro é uma nova opção que a Nike viabilizou para que seja ocupado por todas aquelas que queiram jogar bola.

– O nosso objetivo é que um grupo de garotas jogando futebol, ou praticando qualquer atividade física, não seja mais visto como algo incomum e se torne algo rotineiro e normal em todos os lugares do mundo, principalmente no Brasil, conhecido como o país do futebol – comentou Martina Valle, diretora de Nike Women no Brasil.

Mais de 50 meninas tiveram a oportunidade de participar de um treino de futebol, a cargo do coletivo “Jogue como Uma Garota”, criado pela atriz e humorista Letticia Munniz.

– É muito difícil para nós, mulheres, achar quadras de futebol seguras e acessíveis para podermos jogar futebol. Mas nós também podemos ser agentes de transformação e por isso precisamos ocupar espaços como esse e torná-los nossos. Quero que diversos outros grupos de meninas que não tem onde jogar se sintam donas dessa quadra – afirmou Letticia.



MaisRecentes

Veja os uniformes de times europeus já divulgados para a próxima temporada



Continue Lendo

Federação espanhola surpreende e anuncia fim do contrato com a Adidas



Continue Lendo

Paysandu lança nova camisa 3, desenhada por torcedor em concurso



Continue Lendo