Não é provocação… Entenda a faixa ‘alemã’ de Esteban Paredes, capitão do Colo-Colo



Na última quinta-feira, durante o jogo entre Colo-Colo x Palmeiras, as redes sociais se agitaram com a braçadeira de capitão de Esteban Paredes, atacante do Colo-Colo. O objeto fazia referência à bandeira da Alemanha e tinha um número 7. Era uma provocação ao Brasil, mesmo sendo o centroavante chileno? A resposta é não. O motivo da braçadeira vem de bem antes de 2014. A homenagem remete a 1991.

Esteban Paredes e sua braçadeira (Imagem: Reprodução)

Explicando: em 1991, o Colo-Colo era vestido pela Adidas e a marca, alemã, criou na época braçadeiras com as cores da seleção da Alemanha, campeã da Copa do Mundo um ano antes. As braçadeiras com esta homenagem foram distribuídas no Colo-Colo e, na temporada de 91, o clube acabou fazendo história, sendo campeão da Libertadores.

Na ocasião, os dois jogadores que normalmente eram os capitães, Jaime Pizarro (conhecido como “Kaiser”, o mesmo apelido de Franz Beckenbauer) e Raúl Ormeño, utilizaram a faixa durante a saga campeã na Libertadores – e também no Mundial de Clubes de 1991, quando o Colo-Colo acabou derrotado pelo Estrela Vermelha, e no Campeonato Chileno, em campanha que terminou com o título. Com base nesta história, o Colo-Colo costuma reviver a braçadeira “alemã” dando a honraria para jogadores que já fizeram história pelo clube – o que é o caso de Esteban Paredes.

Pizarro com a braçadeira no Mundial de Clubes de 1991 (Imagem: Reprodução de internet)

Esteban Paredes não foi o primeiro a reviver a faixa icônica. O zagueiro Luis Mena, capitão do Colo-Colo entre 2012 e 2014 e jogador marcante no clube, chegou a usar a braçadeira “alemã” antes de Paredes. A diferença é que a faixa do atacante tem o número 7. Porém, o numeral não tem nada com o 7 a 1: o sete é o número do atacante.

Luis Mena e sua faixa (Imagem: Reprodução de internet)

Vale destacar que atualmente o Colo-Colo não é mais vestido pela Adidas. O posto de fornecedora de material esportivo do clube é ocupado pela Under Armour.



MaisRecentes

Aston Villa se aproxima da Kappa; clube do Chile renova com a Macron até 2024



Continue Lendo

Red Bull Bragantino apresenta camisas 1 e 2 para a disputa da Série B do Brasileiro



Continue Lendo

Novas fotos da camisa ‘meio a meio’ da Juventus são conhecidas; confira



Continue Lendo