Coritiba entra na lista: veja os clubes que têm marca própria de uniforme no Brasil



O Coritiba é o mais novo integrante do grupo dos clubes com material esportivo próprio. O Coxa, atualmente vestido pela Adidas, lançou a marca 1909 (em homenagem ao ano de fundação do clube) e vai revelar a primeira coleção própria em até duas semanas. No Brasil, é crescente o movimento dos clubes que têm optado por vestir uma marca própria. O Blog Segunda Pele contabilizou 18 times, de diferentes estados e divisões.

Além do Coritiba, outro clube de grande torcida a anunciar recentemente que terá uma marca própria é o Bahia, hoje parceiro da Umbro. A marca ainda não tem nome e seu lançamento está previsto para agosto.

Mas o que explica essa tendência? Entre prós e contras, os clubes que têm marca própria apontam como pontos positivos o total controle sobre pedidos e vendas, e a possibilidade de desenvolver produtos mais certeiros, baseados no conhecimento profundo dos desejos da própria torcida. Como ponto contra, o trabalho de cuidar da distribuição para vendas requer um enorme esforço.

Em todos os casos, o clube com marca própria faz parceria com alguma fábrica – que produz os uniformes – e depois fica responsável por dar um destino aos materiais. Por isso, ter uma marca própria funciona melhor com clubes regionalizados.

VEJA OS CLUBES BRASILEIROS QUE TÊM MARCA PRÓPRIA

Nome do clube – nome da marca [ano de início da marca]



MaisRecentes

Liverpool lança terceiro uniforme para a temporada 2019/2020



Continue Lendo

Napoli lança camisas 2 e 3 para a temporada 2019/2020; confira fotos



Continue Lendo

Em azul e dourado: Nova terceira camisa do Arsenal tem foto publicada por site



Continue Lendo