Quer levar a nova camisa do Botafogo? Participe do Concurso Cultural!



Camisa reserva do Botafogo

Camisa reserva do Botafogo

O Blog Segunda Pele começa hoje seu novo concurso cultural em homenagem ao Dia dos Pais, que dará ao vencedor a nova camisa reserva do Botafogo. Para participar é simples, basta responder até 14 de agosto a seguinte pergunta: “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”. As respostas devem estar presentes nos comentários deste post, junto com o nome completo. A mais criativa leva o prêmio para casa.

Regras do concurso

1 – O resultado do torneio será divulgado no próximo dia 15 de agosto.

2 – Após o anúncio do vencedor, o mesmo terá o prazo de 72 horas para entrar em contato conosco através dos e-mails rafaelpereira@lancenet.com.br, leonardomartins@lancenet.com.br e viniciusp@lancenet.com.br. Caso o contato não seja feito dentro do prazo, um novo vencedor será anunciado.

3 – Os modos para a retirada do prêmio serão divulgados apenas para o vencedor.



  • Marco

    Acho que meu Pai é o Botafoguense mais fanático,pois sempre me diz,o que vale não é a quantidade de títulos que possuímos,mas sim o amor que sentimos pela instituição no caso o Botafogo,este é o nosso maior título,é como aquele ditado,um homem não vale por aquilo que possui e sim pelo o que ele é. Marco Antonio Almeida Dantas

  • Erick

    O meu pai me ensinou a ser botafoguense, cada jogo visto junto dele aumentava a minha paixao pelo clube, o jeito que ele vibrava a cada gol, o jeito que ele reclamava a cada passe errado, a furia dele quando o glorioso perdia, sempre me mostrou que ele realmente sempre amou esse clube. Por esses e tantos outros motivos ele é o pai mais fanatico e fantastico <3

  • Flávio Monteiro

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”

    Por que Sempre que precisei foi a minha ENCICLOPÉDIA;

    Fez e faz da minha vida uma MARAVILHA;

    Me ensinou a ser LOCO pelo Glorioso;

    Pai, NINGUÉM CALA ESSE NOSSO AMOR e é por isso que O MEU SANGUE FERVE POR VOCÊ!

    Poderiam ser vários ídolos do Fogão, mas é meu pai!

    Flávio Monteiro de Lima, Brasília – DF

  • Julio Junior

    Meu pai é o botafoguense mais fanático pela sua paixão em ir a cada jogo, não só assistindo, mas também ouvindo comentários dos radialistas em seu rádio de pilha, o que é raro hoje em dia, e me faz lembrar das glórias dos tempos antigos, por isso sendo até hoje apelidado de glorioso. Indo com ele nos jogos desde criança, sorri com título de 95 e sofri com os rebaixamentos. Em casa vivemos o botafogo em canecas, bonés, escovas de dente, relógio de parede e até baralho. Ele me ensinou a amar e respirar este clube, e por isso tenho a plena convicção de que no lugar do coração dele, bate uma estrela!

  • Danilo Matos

    Por que via meu pai ouvindo rádio acompanhando os jogos do Fogão, e como bom torcedor fanático sempre me contava os jogos épicos de garrincha, Didi folha seca , zagalo, Amarildo e de como a seleção brasileira era a base do botafogo e vise versa ,como não se apaixonar por esse clube de tanta história e tradições! Só tenho agradecer meu pai por me contar com brilho nos olhos tudo isso e viver isso tudo ! Te amo pai!

    Por que via meu pai ouvindo rádio acompanhando os jogos do Fogão, e como bom torcedor fanático sempre me contava os jogos épicos de garrincha, Didi folha seca , zagalo, Amarildo e de como a seleção brasileira era a base do botafogo e vise versa ,como não se apaixonar por esse clube de tanta história e tradições! Só tenho agradecer meu pai por me contar com brilho nos olhos tudo isso e viver isso tudo ! Te amo pai!

    Danilo Matos

  • Daniel Souza

    O amor ao clube mais Glorioso do mundo vem de geração em gerações, a cada geração um amor mais intenso e inexplicável, meu Pai me ensinou a torce é amar o Glorioso, vibrar com gols sentir aquela emoção que só um fanático Botafoguense de verdade senti, ele me ensinou que mesmo que o Botafogo te irrite perdendo um jogo, no dia seguinte sempre apoiar. Não escolhermos ser Botafogo, a vida nós fez Botafogo!!!
    Nome: Daniel Souza

  • Fortuna

    Por que meu pai é bostafoguense mais fanático ?
    R.: Ele está esclerosado KKKKKKKKKKKK !!!

  • Marcos Silva

    Meu pai é o botafoguense mais fanático porque ele não desiste do Botafogo,seja o momento ou seja o fracasso,ele esta sempre com o Botafogo seja na vitória ou na derrota,chora e rir.Tentei torcer pra outros times,mas graças ao amor do meu pai pelo Botafogo eu também me tornei parte dessa estrela solitária gloriosa.

  • Rafael Souza

    Porque meu pai é o botafoguense mais fanático ?
    Deve ser porque o Botafogo é o grande amor e o grande ódio dele.
    Quando o Botafogo ganha, não existe ninguém mais feliz nesse mundo do que ele, mas quando perde ele se enfurece, mas no dia seguinte acorda com a camisa e gritando que ama o Botafogo cada dia mais !! Ele merece essa camisa porque todo jogo ele está apoiando no estádio, quando não pode ir ele manda vibrações de onde estiver !! Ele merece essa camisa porque o Botafogo é a vida dele, o grande amor dele !! Ele merece essa camisa porque a vida fez ele botafoguense e ele fez do Botafogo a sua vida !!

    Rafael Souza coelho da paz – RJ

  • Lucas Leite

    Porque meu pai é aquele cara botafoguense de coraçao e alma smp ta com time em todos os momentos .. eu nao posso dar um camisa ele , ele tem varias mas todas sao de camelos … por favor eu tenho q ganhar esse lindo manto pra dar ele 😢❤❤⚫⚪

  • Lindomar Gomes da Rocha

    Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?
    Porque ser torcedor do fogão é ser apaixonado, como um filho pelo pai, como o amor de um pai pra filho. Você não escolhe amar, você é escolhido. Que a estrela solitária do nosso querido Botafogo esteja sempre a nos unir e nutrir nosso amor.
    Lindomar Gomes da Rocha – Brasilia/DF

  • Yasser Carmo

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”
    Porquê quis ser conhecido no mundo inteiro, vestindo o manto incomparável, o manto daquela estrela, daquele Garrincha, daquele Zagalo, Daquele Nilton Santos, daquele Loco, do Maravilha, do Seedorf, daquela comissão técnica, daqueles que trabalham muito pelo Clube, pela simplicidade, humildade, pela autenticidade, originalidade e principalmente por ser Brasileiro de tanta cultura, tantos dialetos, tanta diversidade que fazem um Clube de Futebol Completo, um clube sem descriminação, querido por todos, o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS, o clube que representa a luta do cidadão brasileiro. Identidade não apenas simpatia. Que é botafoguense, realmente foi escolhido pra ser, independente de títulos ou tamanho de torcida, não há troca, há amor, orgulho e paixão!
    Meu nome é Yasser Rosa do Carmo. Sou Botafoguense com muito orgulho…

  • Junior de Almeida

    Sou Junior de Almeida, moro em MARATAÍZES-ES, tenho 35 anos,
    Sou deficiente físico, não ando direito, não falo, mexo no computador com os pés.
    Sou botafoguense fanático mesmo, eu amo essa estrela solitária.
    Porque o meu pai merece ganhar esse manto Glorioso, porque ele me ensinou a amar esse glube maravilhoso,
    ate hj eu agradeço a ele por isso e agora sou mais doente que ele

    http://g1.globo.com/espirito-santo/estv-1edicao/videos/t/edicoes/v/apos-ter-paralisia-infantil-torcedor-mostra-exemplo-de-superacao-com-esporte-no-es/4128115/

  • Leonam Lincoln

    Meu simplesmente me me ensinou amar o Botafogo, falando que algo maior não há o Botafogo é amor, dedicação e acima de tudo uma paixão sem igual por causa dele sou apaixonado pelo meu Botafogo, e hoje agradeço a ele por me fazer Botafogo. Somos fanáticos, ganhando ou perdendo amamos nosso time brigamos um com outro se um fala mal do time em determinado momento, Botafogo é nossa vida é sem meu pai e Botafogo não vivo mais .

  • Romulo Teodoro

    Porque? Fácil responder… Por que sofreu 21 anos sem titulos mais ao mesmo tempo me falou que que cada dia de espera valeu a pena pra ter ser campeão no maraca em cima do flamengo… Pq sofreu em 92, mas vibrou como nunca em 95… Porque ficou decepcionado em 2007, 2008 e 2009 mas sentiu que loco abreu devolveu todo o orgulho perdido em 2010… E o principal: ele é o mais fanático pq me ensinou que qualquer um pode escolher um time, mais que só alguns tem a honra de ser escolhido pela estrela solitária!

  • Daniel Faria

    “Ele é fanático porque não tinha como ser diferente. Quem assistiu de perto Mané, Nilton, Manga, Zagallo, Didi, Quarentinha, Amarildo, Roberto Miranda, PC Caju, Sebastião Leônidas, Paulo Valentim, Rogério, Gérson, Carlos Roberto, Jair e tantos outros, não tem como resistir. Fogo!”
    por Daniel Felipe Salum Faria

  • Breno Monteiro

    Breno de Carvalho Monteiro – Rio de Janeiro/RJ

    Meu pai é o mais fanático porque, além de ser chamado de “Botafogo” em todas as rodas de amigos, requisito essencial pra um legítimo alvinegro; é o torcedor de maior personificação do clube possível. Desde ir a todos (TODOS) os jogos da campanha de 1989 somente por “pressentir” que aquele seria o ano, até fundar com um amigo na década de 80 uma torcida organizada de apenas duas pessoas, chamada “Two Fogo” (SIM) e que tinha como bandeira um lençol velho com o escudo pintado, o Sr. Alexandre Monteiro é a cara do Botafogo. Ligeiramente inchada, um pouco melancólica, mas extremamente esperançosa, sua expressão facial traduz um cara que, além de viver o botafoguismo por inteiro, conseguiu passar por inteiro esse amor pro seu filho, que aqui vos fala. Tenho certeza que, pra coroar o reduto botafoguense no quarto dele, só falta mesmo essa nova camisa preta, perfeita e lindíssima como está. Um bom dia dos pais e Saudações Alvinegras a todos!

  • Igor Araújo de Almeida

    Meu pai é o maior botafoguense que existe ,por que ele e inteligente , apaixonado , superticioso como todo bom botafoguense .
    Viu jairzinho, gerson ,mendonsa , tulio ,manga.
    Mais tambem viu com tristeza dois rebaixamentos , times fracos . mais nunca deixou de ser apaixonado pela estrela solitária , por que sabe que sedo ou tarde ela vai voltar a brilhar.

  • Vinicius Vieira Dias

    Vinicius Vieira Dias Volta Redonda-RJ
    Por que Meu pai é o botafoguense mais fanático?
    Porque quando ele vê o Jefferson na meta o jogo fica mágico fazendo de suas defesas um verdadeiro espetáculo, com o Ailton e o Camilo no meio só tem passe refinado dessta forma o Neílton é o terror do adversário..

  • carlaodeejay

    CARLOS HENRIQUE BARRETO DOS PRAZERES – RIO DE JANEIRO
    MEU PAI NÃO ERA ALVINEGRO, MAS MINHA MÃE SIM
    ELE JUNTO COM ELA (ELE QUE NÃO OPINAVA EM NADA), TEVE QUE ATURAR A SELEFOGO NOS GRANDES TEMPOS ALVINEGROS

  • Roberto Braga

    Ele viu Nilton Santos e Mané e ficou mais feliz do que ver o Pelé,ele viu o escudo e não enxergou uma estrela solitária e sim o escudo mais bonito do mundo,ele ouviu a torcida cantar e ninguém cala esse nosso amor e nunca mais parou de cantar o seu amor pelo Botafogo,viu também 3 títulos mundiais da seleção brasileira e agradeceu obrigado Botafogo tu és o glorioso e podes até perder pois campeão ou não será eterna paixão.

  • Mario Augusto

    Assim é o meu pai. Ele não sofre, se purifica. Os invejosos desafiam, dizem que os alvinegros são poucos. Equívoco; são relíquias como meu pai ele diz doente e quem nao torce pelo botafogo

  • Breno Monteiro

    Breno de Carvalho Monteiro – Rio de Janeiro/RJ

    Meu pai é o mais fanático porque, além de ser chamado de “Botafogo” em todas as rodas de amigos, requisito essencial pra um legítimo alvinegro; é o torcedor de maior personificação do clube possível. Desde ir a todos (TODOS) os jogos da campanha de 1989 somente por “pressentir” que aquele seria o ano, até fundar com um amigo na década de 80 uma torcida organizada de apenas duas pessoas, chamada “Two Fogo” (SIM) e que tinha como bandeira um lençol velho com o escudo pintado, o Sr. Alexandre Monteiro é a cara do Botafogo. Ligeiramente inchada, um pouco melancólica, mas extremamente esperançosa, sua expressão facial traduz um cara que, além de viver o botafoguismo por inteiro, conseguiu passar completamente esse amor pro seu filho, que aqui vos fala. Tenho certeza que, pra coroar o reduto botafoguense no quarto dele, só falta mesmo essa nova camisa preta, perfeita e lindíssima como está. Um bom dia dos pais e Saudações Alvinegras a todos!

  • markyn freitas

    Ele merece pois alem de sentir esse amor glorioso, consegue repassa-lo as gerações posteriores, perpetuando assim o amor pelo glorioso.

  • João Carlos Araújo Silva

    Porque, como o Fogão, ele tem sido um herói em cada jogo imposto pela vida. Porque me ensinou que um homem justo não pode perder, perder para ninguém. Porque quando me fala, percebo sua fibra presente. Porque, na noite mais escura, foi a estrela solitária a me conduzir. Ele merece porque é o pai botafoguense mais dedicado do mundo….

  • Bruno leonardo

    Meu pai é o botafoguense mais fanático porque já tinha escolhido meu time antes mesmo do meu nascimento. E quando eu o questionei sobre o meu direito de escolher ele me disse. “Nós não escolhemos, fomos escolhidos”.
    Botafogo meu destino, tua estrela e o teu brilho, me chamaram me atraíram não escolho, fui escolhido. ( Ao meu pai in Memória)

  • Paulo Ricardo Leal

    Meu pai é tão fanático pelo Botafogo que quando eu perguntei a ele se eu poderia escolher meu time na infância , ele simplesmente falou ” ou vc é botafoguense ou vc mora na rua” . Até hj não arrependo de minha decisão, tenho uma casa e torço pro fogão.

  • Paulo Ricardo Leal

    Paulo Ricardo Marins Leal – Rio de Janeiro/RJ

    Meu pai é tão fanático pelo Botafogo que quando eu perguntei a ele se eu poderia escolher meu time na infância , ele simplesmente falou ” ou vc é botafoguense ou vc mora na rua” . Até hj não arrependo de minha decisão, tenho uma casa e torço pro fogão.

  • Vinicius Ribeiro Ferriera

    VINICIUS RIBEIRO FERREIRA
    Por que meu pai é o Botafoguense mais fanático?
    Meu pai é o Botafoguense mais fanático poque desde pequeno ele me ensinou oque é o Botafogo, que você não escolhe torcer para o Botafogo, o Botafogo que escolhe você.
    nasci dia 30/09/1993 um dos dias mais felizes para os Botafoguenses, e o dia mais feliz para meu pai, porque naquele dia o Botafogo conquistava a copa Conmebol.
    meu pai é tão fanático que programou tudo para eu nascer naquele dia. nasci em Botafogo, na Policlinica Botafogo e no dia que o Botafogo foi campeão. meu pai foi para a maternidade me ver nascer e de lá foi para o maraca assistir nosso Glorioso ser campeão, de la foi para General severiano comemorar. e ainda sem dormir foi em uma banca de jornal e comprou vários jornais que traziam estampados nas capas o titulo do nosso Glorioso, e de lá voltou para a maternidade e meu embrulhou com esses jornais.
    diz ai, Meu coroa é ou não é o Botafoguense mais fanático ?claro que é!!

  • THIAGO ANDRE CARVALHO BARROS

    or que meu pai botafoguense ( morador de Pinheiro no Maranhão) deu passe para o nosso maior ídolo e ainda ganhou elogio: Joga bem botafoguense, disse garrincha.
    Meu pai nunca esqueceu essa frase.

    Obs: garrincha foi fazer jogo festivo já no final de carreira no Maranhão ( meu paizão cabeludo do lado de Garrincha )

  • Luís Antônio

    Meu Pai É O Mais Fanático Botafoguense, Pois Ele Sempre Fica Otimista Quando Se Trata Do Botafogo, Sempre Apóia, Mesmo O Time Perdendo E Nunca Desanima, Todo Jogo Ele Liga O Rádio Põe No Lado Da Cama E Ali Escuta O Jogo Até O Final, Podemos Ser Poucos, Mais Torcemos Por Amor !
    I

  • André Silva

    Meu é o mais fanático pois nos tempos das vacas magras década de 80 comprava um motoradio (tipo radinho de pilha)por semana pois praticamente destruía o radinho na parede a cada partida sofrida do nosso Glorioso e mesmo assim transferiu este amor ao time da estrela solitária ao filhos netos e hoje seus bisnetinhos e ninguém cala esse nosso amor
    Meu nome: André Silva
    De Itaboraí
    Tel 991094832
    Calvin.silvas@gmail.com

  • Paulo César

    Paulo César
    Meu PAI é o mais fanático pois não faz eletrocardiograma, mas, sim, estrelograma para verificar os “brilhomentos” do seu coração estelarALVINEGRO.
    Paulo César
    De Campo Grande, RJ
    pborgescta@hotmail.com

  • Elcio Júnior

    Meu pai não está mais comigo, e ele era o botafoguense mais fanático. Assistia a todos os jogos, torcia freneticamente e estava sempre próximo ao clube, apesar de morarmos em São Paulo. Sempre que ele podia, ia aos jogos (e algumas vezes, quando não podia também). Ganhar essa camisa representaria mais que um prêmio, seria uma homenagem e mais um motivo de adoração para a minha coleção.

  • Jennifer Magalhães Bernardino

    Meu pai é o botafoguense mais fanático porque, além de não perder NENHUM jogo, vibra a cada gol e chora com cada derrota. Sabe todas as escalaçõés dos ultimos anos e tatuou seu amnor pelo Botafogo no braço. Ele é louco pelo Botafogo!!!! A maioria das camisas dele (até as que ele usa em casa) têm o símbolo do Botafogo. Há muito tempo ele não pode comprar uima camisa oficial… ganhar essa camisa pra ele seria o melhor presente de dia dos pais que poderia dar a ele.
    Meu nome é: Jennifer Magalhães Bernardino

  • Eduardo Oliveira

    Fanatismo não é sinônimo de loucura. Apesar de andarem lado a lado, fanatismo é, na verdade, sinônimo de amor. Um amor incondicional. Tal como o amor de pai e filho. Ele não precisa fazer loucuras pelo Botafogo, representar com tatuagens ou quaisquer coisas do tipo, ele apenas entende que é uma paixão que quer levar para toda vida. E escolheu não fazer isso sozinho. Por isso fez questão de me apresentar a esse amor, de me mostrar (sem me forçar ou obrigar) o que essa camisa representa. E é por isso que vivemos juntos esse fanatismo até hoje. Nosso fanatismo é como nosso amor, algo que adoramos compartilhar um com o outro. E que todo o resta entenda, que dia de jogo, é nosso dia, de pai e filho com a camisa do fogão vibrando no estádio. Não posso ser injusto com outros pais e dizer que meu pai é o mais fanático, pois acredito que amores incondicionais nãp podem ser medidos. Mas de uma coisa eu tenho certeza, ele é o meu fanático preferido.

  • Marco costa

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?” Nosso Pai nos ensinou a amar o Botafogo, contando histórias dos jogos que viu(General e Maracanã), sempre fez questão de falar dos Nossos heróis… Nilton Santos, Garrincha, Heleno de Freitas, Quarentinha, Manga, Didi, Gérson, Jairzinho… Etc. Ele é meu Ídolo, pois fez toda a Família Alvinegra, “com as cores do Brasil, de nossa gente”!!!

  • Gabriel Ribeiro

    Porque ele não é torcedor do Botafogo, ele é Botafogo, ele nasceu Botafogo e por isso é diferente, é verdadeiramente fanático, o seu sangue ferve pelo Fogão!

    Gabriel Pereira Ribeiro

  • Felipe Vieira Guimarães Alves

    Meu pai é o mais fanático, pois nasceu numa família, onde não havia botafoguenses. Conhece a história do clube, como se fosse a sua própria. E sem muito esforço me fez ser tão fanático como ele. Passou por um grande jejum, mas não cogitou desistir. Viveu grandes títulos e comemorou como nunca. Tem cards,
    figurinhas, recortes, revistas, álbuns e fitas de craques e
    títulos do clube. Acompanha o clube das categorias de base até o remo. Do mirim do futebol ao profissional de basquete. Possui inúmeras camisas, mas não essa. Seria uma honra poder presentear o melhor e mais fanático torcedor com a camisa que ele achou mais linda desta temporada!

  • Thay †

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?” Porque ele tem amor no coração.

  • J. Messias E. Souza

    Meu pai é o botafoguense mais fanático porque, mesmo se autodeclarando flamenguista, ele jamais conseguiu esconder sua verdadeira devoção por Garrincha, por Nilton Santos, por Gérson, por Jairzinho, por Zagallo, por Amarildo, …

  • Leandro Souza

    Seja para estudar meu pai dizia: Botafogo nos estudos meus filhos. Seja inteligente.

    Para trabalhar: Botafogo no trabalho meus filhos. Seja um ótimo trabalhador

    No esporte:Se vocês meus filhos são inteligente e trabalhador só poderão ser Botafoguenses…os outros vão torcer para outros times… vão dizer que tem maiores torcidas, vão brigar um contra os outros…achar que são inteligentes e caçar Pokémon. Kkkk.

  • Antonio Garisto Garisto

    Papai dizia que ter Garrincha e Nilton Santos no time era sinônimo de vitória e olé no adversário…

  • Djalma Brochado

    Meu pai em vida, na verdade, não gostava de futebol. Assistia, somente, aos jogos do Botafogo (nem do Brasil), me fazendo, ainda pequeno, gostar da estrela solitária. Botafoguense fanático é isso: deixar na herança um coração alvinegro.

    Djalma Alvarez Brochado Neto.

  • Paulo Sergio Carvalho

    Eu perguntei porque sou botafoguense? e meu pai falou que quando não estiver mas aqui e for pro céu Ele será mas uma estrela brilhando no céu e eu seria a estrela na terra e assim aconteceria comigo com os netos nunca vai parar porq a estrela do Botafogo nunca morre sempre vai continuar brilhando e manter nos sempre juntos,a chama e o brilho da estrela sempre estará viva em nossos corações,e quando não estiver aqui ,olhe pro céu a estrela mais brilhante será eu ,seu pai botafoguense .E hoje Olho pro céu aquela estrela Mas brilhante é meu pai botafoguense,eu sou botafoguense,meu é botafoguense e hoje eu seu a estrela nunca vai parar de brilhar vai passar SEMPRE de geração pra geração.Meu nome :Paulo Sérgio de Carvalho hemail: sergiocarvalhospc@hotmail ,fone 4884071560 watsap.

  • Paulo Sergio Carvalho

    meu pai falou que quando não estiver mas aqui e for pro céu Ele será mas uma estrela brilhando no céu e eu seria a estrela na terra e assim aconteceria comigo com os netos nunca vai parar porq a estrela do Botafogo nunca morre sempre vai continuar brilhando e manter nos sempre juntos,a chama e o brilho da estrela sempre estará viva em nossos corações,e quando não estiver aqui ,olhe pro céu a estrela mais brilhante será eu ,seu pai botafoguense .E hoje Olho pro céu e vejo aquela estrela Mas brilhante é meu pai botafoguense,e sei o porquê ,eu sou botafoguense,meu filho é botafoguense e hoje eu sei porque a estrela nunca vai parar de brilhar vai passar SEMPRE de geração pra geração.Meu nome :Paulo Sérgio de Carvalho hotmail: sergiocarvalhospc@hotmail

  • Paulo Sergio Carvalho

    Eu perguntei pro meu pai porq sou botafoguense ? Ele me falou que quando não estiver mas aqui e for pro céu Ele será mas uma estrela brilhando no céu e eu seria a estrela na terra e assim aconteceria comigo com os netos nunca vai parar porq a estrela do Botafogo nunca morre sempre vai continuar brilhando e manter nos sempre juntos,a chama e o brilho da estrela sempre estará viva em nossos corações,e quando o pai não estiver mas aqui ,olhe pro céu e a estrela mais brilhante será eu ,seu pai botafoguense .E hoje Olho pro céu e vejo aquela estrela Mas brilhante é meu pai botafoguense,e sei o porquê ,eu sou botafoguense,meu filho é botafoguense e hoje eu sei porque a estrela nunca vai parar de brilhar vai passar SEMPRE de geração pra geração. E guardo desde de criança tudo que meu pai me passou e todos os dias dos pais eu me lembro,e nos dia dos pais ollho pro céu anoite e mostro pro meu filho aquela estrela mas brilhante é um botafoguense , é seu avô e assim passarei pra ele que também serei mas uma estrela botafoguense no céu a brilhar ….Meu nome :Paulo Sérgio de Carvalho hotmail: sergiocarvalhospc@hotmail.com fone:4884071560

  • Paulo Sergio Carvalho

    Eu perguntei pro meu pai porq sou botafoguense ? Ele me falou que quando não estiver mas aqui e for pro céu Ele será mas uma estrela brilhando no céu e eu seria a estrela na terra e assim aconteceria comigo com os netos nunca vai parar porq a estrela do Botafogo nunca morre sempre vai continuar brilhando e manter nos sempre juntos,a chama e o brilho da estrela sempre estará viva em nossos corações,e quando o pai não estiver mas aqui ,olhe pro céu e a estrela mais brilhante será eu ,seu pai botafoguense .E hoje Olho pro céu e vejo aquela estrela Mas brilhante é meu pai botafoguense,e sei o porquê ,eu sou botafoguense,meu filho é botafoguense e hoje eu sei porque a estrela nunca vai parar de brilhar vai passar SEMPRE de geração pra geração. E guardo desde de criança tudo que meu pai me passou e todos os dias dos pais eu me lembro,e nos dia dos pais ollho pro céu anoite e mostro pro meu filho aquela estrela mas brilhante é um botafoguense , é seu avô e assim passarei pra ele que também serei mas uma estrela botafoguense no céu a brilhar …. Faz 4 anos que Meu pai faleceu e Tenho uma filha e um filho botafoguense ……Meu nome :Paulo Sérgio de Carvalho hotmail: sergiocarvalhospc@hotmail.com fone:4884071560

  • Rafael

    Meu pai é o botafoguense mais fanático porque seu coração bate pelo Botafogo, sempre em sincronia com o Botafogo, tornando seu coração a própria estrela solitária alvinegra.
    Rafael Anderson Andrade da Silva

  • Paulo Sergio Carvalho

    Eu perguntei pro meu pai porq sou botafoguense ? Ele me falou que quando não estiver mas aqui e for pro céu Ele será mas uma estrela brilhando no céu e eu seria a estrela na terra e assim aconteceria comigo com os netos nunca vai parar porq a estrela do Botafogo nunca morre sempre vai continuar brilhando e manter nos sempre juntos,a chama e o brilho da estrela sempre estará viva em nossos corações,e quando o pai não estiver mas aqui ,olhe pro céu e a estrela mais brilhante será eu ,seu pai botafoguense .E hoje Olho pro céu e vejo aquela estrela Mas brilhante é meu pai botafoguense,e sei o porquê ,eu sou botafoguense,meu filho é botafoguense e hoje eu sei porque a estrela nunca vai parar de brilhar vai passar SEMPRE de geração pra geração. E guardo desde de criança tudo que meu pai me passou e todos os dias dos pais eu me lembro,e nos dia dos pais ollho pro céu anoite e mostro pro meu filho aquela estrela mas brilhante é um botafoguense , é seu avô e assim passarei pra ele que também serei mas uma estrela botafoguense no céu a brilhar …. Faz 4 anos que Meu pai faleceu e tenho uma filha e um filho botafoguense ……Meu nome :Paulo Sérgio de Carvalho hotmail: sergiocarvalhospc@hotmail.com fone:4884071560

  • Franklin

    Meu pai é o mais fanático…
    Tem 8 tatuagens do Botafogo,me colocava pra assistir jogos do Botafogo por ordem ao lado dele,tem cobertor,lençol,toalha,boné e camisas do Botafogo e se eu ganhar irei presenteá-lo.
    Ele é apaixonado pelo Botafogo e eu também.

  • Bruno Ciriaco

    Meu pai é o botafoguense mais fanático porque mesmo nos momentos ruins que passamos nunca parou de cantar e apoiar, porque, ele não escolheu ser alvinegro, ele foi escolhido!!!, porque ninguém cala e nem vai calar o nosso amor pelo Fogão!!! porque o seu sangue ferve pelo Botafogo!!!!!!!! Te amo Paizão!!!! te amo Fogoooo!!!

  • Tainá Oliveira

    Meu pai é o botafoguense mais fanático pois no seu peito bate a estrela solitária, e não um coração. Em uma família de torcedores de outros times, ele escolheu seguir o Botafogo por paixão. Tem a audácia do Garrincha, a firmeza de Nilton Santos, e curte encarar desafios como o Amarildo. Apesar de ter um gênio difícil como do Heleno de Freitas, é tão fervoroso como o Loco Abreu e tem a irreverencia do Túlio Maravilha. Meu pai entre qualidades e defeitos, nunca deixou de ser amoroso. Isso faz de tua áurea cheia de glória, se tornando tão glorioso, quanto o próprio Botafogo.

  • Gleysson Pessali

    Meu pai é o botafoguense mais fanático porque nasceu predestinado a ser um homem Glorioso.
    Gleysson Pessali Antunes

  • Faeel Malta

    ele diz que não é o Botafoguense mais fanáticos, ele é só mais um botafoguense, pois todos os Botafoguenses são fanáticos, loucos pelo Botafogo, ele faz questão de sempre frisar isso.

  • Sergio Bomfim

    Porque,
    quando de seu nascimento, surgiu no horizonte uma estrela solitária e
    divinamente brilhante, o céu inteiro se resplandeceu e, da mágica brisa que
    percorria a estrada dos louros naquela primavera da saudosa Guanabara, ouviu-se
    o veredito: “Tu és Glorioso!”
    Sergio Bomfim
    sergiunbomfim@gmail.com

  • Saulo Cavalcante

    Meu papai é o botafoguense mais fanático porque quando ainda estava na barriga da minha mamãe ele comemorava os gols do botafogo, e quando nasci ele me disse que cantou o hino do nosso bota, no meu ouvido, logo depois do parto. Ele coleciona muitas coisas do botafogo. tem relógio, camisas, chaveiro, toalha, sandália… ele me disse, de brincadeirinha, que o sangue dele é preto e branco. VALEU LANCE!

    SOFIA MENEZES RODRIGUES BARROS CAVALCANTE, BOTAFOGUENSE.

  • bruno

    Eu sou a prova do amor que meu pai tem ao GLORIOSO, nasci, cresci e morrerei Botafoguense.. esse é o legado que meu pai me passou e eu passarei também.

  • Tarsilo Delphim Coutinho

    Por que nas histórias que nos contava na hora de dormir, quando éramos crianças, o Botafogo jamais perdeu. E segundo ele, trinta e cinco anos depois, continuamos invictos.

  • luciano queiroz

    Na verdade meu tio botafoguense roxo de coração, pra mim que o considero com um pai e tem cancer, outro dia comemorou seu aniversario e a decoração foi toda do botafogo, lembranças, o bolo, acreditem voces fez até flamenguista usar a camisa do glorioso botafogo nesse aniversário….. quando trabalhava seu escritorio era todo decorado de botafogo, tenho até fotos para provar…… eu ficaria muito feliz em presentea-lo com essa camisa fariam um ilustre botafoguense muito feliz. Ele sabe tudo…. tudo mesmo da historia do clube, ja visitou General Severiano e sabe tudo da historia do clube mesmo morando em Campo Grande/MS muito longe do Rio de Janeiro… por favor me façam dar esta alegria à ele.
    Obrigado.

  • David Berto Alonso

    Por que toda vez que nos encontramos, ele sempre conta as mesmas histórias sobre o Botafogo como se fosse a primeira vez que estivesse contando! David Berto Alonso

  • Kamila Silva Valle

    Simplesmente porque eu nunca ouvi falar que conhece alguém dormindo, cantar alto o refrão : “Tu és o glorioso, não podes perder, perder pra ninguém”, todas as noites. Isso há mais de 10 anos. Agora eu e minha mãe acostumamos, mas no inicio era até assustador! kkk .Te amo muito, mesmo assim, pai !

  • Victor Cardoso Simões

    Porque ele diz: “Meu filho, a gente não escolhe o Botafogo, o Botafogo é que nos escolhe!”

  • Carlos Silva

    Porque ele simplesmente trocaria um casamento de 35 anos pelo glorioso,aqui em casa a regra é clara,não tem evento na hora do jogo, se tiver não conte com a presença dele,flamengo é palavrão pra nós, qualquer time serás bem vindo, porém a mulambada… prefiro nem mencionar.. Isso é só um pouco do tamanho amor do meu coroa pelo nosso glorioso. Carlos Antônio da SIlva

  • Paulo Sergio Carvalho

    Eu perguntei pro meu pai porq sou botafoguense ? Ele me falou que quando não estiver mas aqui e for pro céu Ele será mas uma estrela brilhando no céu e eu seria a estrela na terra e assim aconteceria comigo com os netos nunca vai parar porq a estrela do Botafogo nunca morre sempre vai continuar brilhando e manter nos sempre juntos,a chama e o brilho da estrela sempre estará viva em nossos corações,e quando o pai não estiver mas aqui ,olhe pro céu e a estrela mais brilhante será eu ,seu pai botafoguense .E hoje Olho pro céu e vejo aquela estrela Mas brilhante é meu pai botafoguense,e sei o porquê ,eu sou botafoguense,meu filho é botafoguense e hoje eu sei porque a estrela nunca vai parar de brilhar vai passar SEMPRE de geração pra geração. E guardo desde de criança tudo que meu pai me passou e todos os dias dos pais eu me lembro,e nos dia dos pais ollho pro céu anoite e mostro pro meu filho aquela estrela mas brilhante , é seu avô um botafoguense e assim passarei pra ele que também serei mas uma estrela botafoguense no céu a brilhar , somos fanáticos pelo fogão de geração por geração…. Faz 4 anos que Meu pai faleceu e Tienho uma filha e um filho botafoguense ……Meu nome :Paulo Sérgio de Carvalho hotmail: sergiocarvalhospc@hotmail.com fone:4884071560

  • Wendell Marcos

    Ele respondeu é simples porque sem o BOTAFOGO minha vida não tem sentido
    ,o que seria dela sem os dribes de mané sem a genialidade de Didi , sem
    a loucura de Heleno de Freitas , viver sem poder consultar a
    enciclopédia Nilton Santos tudo seria um furação como foi Jairzinho.

  • Adriano Werpel

    Resposta do meu pai: “Porque cada jogo que assisto BOTAFOGO no meu coração e toda vitoria deixa o meu dia mais GLORIOSO!”

  • Lucas Nogueira Garcia

    No dia 29 de setembro de 1993, meu pai saiu de seu trabalho na Tijuca. Estava cansado após um dia inteiro vendendo tênis e sapatos. Não via a hora de chegar em casa e ter seu tão merecido descanso. Entretanto, havia algo de muito importante naquele dia. O Botafogo, seu clube do coração, jogaria a final da Copa Conmebol contra o Peñarol do Uruguai no Maracanã. Uma súbita dúvida o acometeu naquele distante dia de 1993. Será que valeria a pena perder uma noite de descanso para ir ao Maracanã? O time do Botafogo não era dos melhores… Sem muita certeza de sua decisão, aquele vendedor decidiu que iria ao Maracanã apoiar seu time. Entrou no seu carro e se encaminhou ao Estádio Mário Filho. Lá chegando, encontrou o caos. Muitos torcedores haviam decidido de última hora, assim como ele, ir aquela final. Não havia lugar para estacionar, estava difícil comprar ingresso e os cambistas e guardadores de carro faziam a festa. Nada corria bem. Meu pai, com seu suado dinheirinho, deu uns trocados a um guardador de carros que segundos depois foi preso na sua frente. Para piorar, logo depois percebeu alguém com a mão muito leve havia levado embora o seu relógio novinho que ele tanto gostava. Nada poderia ficar pior. Entrou ele no estádio já pensando que seria melhor ter ido para a casa descansar. Começa o jogo. O Botafogo precisava vencer já que o primeiro jogo tinha sido 1-1. Porém, aos 35 Perdomo abre o placar para o aurinegro uruguaio. Como quem já aceita essa tremenda falta de sorte, meu pai levou as mãos a cabeça com um sorriso amarelo estampado no rosto. Mas as coisas estavam para mudar. No início do segundo tempo Eliel empatou o jogo fazendo explodir toda a torcida botafoguense presente naquela noite de setembro. As esperanças foram renovadas e o Glorioso passou a atacar ferozmente a equipe do Penãrol até que 15 minutos depois Sinval virou o placar. Botafogo 2-1. Parecia perfeito! Numa noite em que tudo estava dando terrivelmente errado o Botafogo estava se sagrando campeão sulamericano de maneira heróica. Contudo, há coisas que só acontecem ao Botafogo. Pra desgosto de todos, e principalmente do meu pai, aos 45 do segundo tempo o cabeludo Otero empatou o jogo. Todos estavam incrédulos. Não havia mais tempo para nada. O jogo teria de ser decidido nos pênaltis. O técnico do Botafogo era o Capitão do tri Carlos Alberto Torres que buscava orientar os seus atletas. Chegara o momento das cobranças. Um a um os cobradores iam desenhando um desfecho imprevisível. Meu pai, exausto, guardava no fundo de seu coração a esperança pelo título. Até que havia chegado a vez do último cobrador uruguaio. Se ele perdesse o Botafogo seria campeão. O Maracanã se calou. O silêncio era tão grande que era possível ouvir a respiração dos jogadores em campo. Até que ele partiu e… o goleiro William espalmou! O estádio explodiu! Botafogo campeão da Taça Conmebol. Meu pai não sabia como comemorar. Havia tido um dia extremamente difícil onde tudo conspirou para o desastre. Mas como um bom botafoguense ele não desistiu e voltou para casa campeão. Eu, que tinha um ano na época, recebi um abraço muito carinhoso quando ele chegou em casa. Um abraço campeão. E meu pai… teve seu merecido descanso.

    Meu nome: Lucas Nogueira Garcia
    email: lucaogarcia@hotmail.com
    cel: 27995337626

  • Marcelo Valverde da Silva

    Porque o botafoguense mais fanático é o meu coroa !

    – Recordo-me que no ano de 2010 ( dia 24 de janeiro ), fui com mais dois amigos de trabalho ao estádio Nilton Santos, famoso Engenhão, assistir o jogo entre botafogo e vasco válido pelo campeonato carioca. Naquele dia nós três vestido com roupa social de serviço, traje não muito combinativo com o local , e com as mochilas lotadas de pastas de processos que eram para serem entregues no TJRJ, e não foram pois não queríamos nos atrasar para o jogo, assistimos a humilhante derrota de 6×0 para o vasco. Nesse jogo uma câmera de tv frisou nosso semblante abatido pela derrota e MEU PAI me reconheceu assistindo em casa, me deu aquele esporro, pois eu estava faltando curso e porque eu estava levando material de trabalho para o estadio estádio. Mais a bronca maior foi pq eu não chamei ele pro jogo. kkkk

    No dia 7 de agosto de 2011, fui em outro jogo entre vasco e botafogo, esse válido pelo brasileião. Comemorando um dos 4 gols da vitória do glorioso esbarro no meu pai, com uma maleta cheia de ferramentas, com macacão de trabalho sujo, e que havia desistido de um serviço para ver o jogo do bota.Uma dessas coincidências da vida!

    Moral da história: Faltar serviço e ainda levar o seu objeto de trabalho pro estádio, são manias de pai e filho e SÓ PELO BOTAFOGO ! <3

    Não sei se minha história vai ser a vencedora, mas valeu a lembrança do momento que uni meus dois maiores amores.

    Marcelo Valverde da Silva.

  • Larissa Perez

    Porque meu pai é o botafoguense mais fanático?
    Meu pai é o mais fanático pois eu não conheço outra pessoa no mundo que seja tão loucamente apaixonada por seu clube, que fica triste de verdade e sente quando perde, ele ama ver seu Botafogo em campo, e fica tão feliz quando tem vitória, não liga para as zoações. O coração dele será eternamente alvinegro.

    • Ednes

      LARISSA PEREZ,VOCÊ E UMA GAROTA MUITO BONITA,E CERTAMENTE NÃO DEVE TORCER PELO BOTAFOGO. SEU PAI ASSIM COMO EU,ESCOLHEMOS TORCER POR UM CLUBE QUE NÃO NOS DA ALEGRIA.

  • Ivan

    Porque pra torcer pro fogão tem que ter coração de ferro!!!

  • Marco Cornehl

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”
    Simplesmente por ter escolhido o Botafogo por conta própria, mesmo sendo de fora do Rio de Janeiro.Por ter aguentado 21 anos sem títulos e, mesmo assim, passar a maior heranca que um filho pode receber, ficando ansioso cada jogo para ver em sua companhia.É o mais fanático, pois ve o Botafogo transcender o futebol e aumentar o seu elo com a família, as duas coisas mais importantes em sua vida.
    Marco Antonio Cornehl

  • cezar carvalho

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”
    Pelo simples fato de após o Botafogo ser campeão em 95 meu pai colocou o nome do meu irmão de Tulio Celso de Carvalho Gabriel e nao precisou forçar nem um pouco para que meu irmão também fosse botafoguense, apesar de todas as dificuldades do Botafogo em sua história desde o primeiro rebaixamento o amor dos dois pelo Botafogo continua intacto, e até hoje todos que conhecem meu pai e meu irmao sabem que ele foi batizado graças ao ídolo eterno do fogão, Tulio Maravilha. Espero poder dar este presente ao meu velho que merece com honras esse manto sagrado, Grande abraço. Cézar Tadeu de Carvalho Gabriel.

  • théo o botafoguense

    Porque, mesmo sendo torcedor e ex atleta do São Cristóvão de Futebol e Regatas, não exerceu influência alguma, permitindo que eu escolhesse adorar o Time da Estrela Solitária. Obrigado, Pai.

  • Roberto C R Vasconcelos

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”
    Porque fanatismo mesmo é ser botafoguense, meu Pai sempre me disse nós não escolhemos ser BOTAFOGUENSE, nós somos escolhidos, Feliz é o Clube Botafogo Futebol de Regatas e seus torcedores que tem uma ESTRELA em seu escudo no lado esquerdo do peito, porque em qualquer lugar do planeta, mesmo que solitária, ela estará sempre brilhando no coração de um alvinegro.
    Roberto Carlos Ribeiro de Vasconcelos

  • Lucas souza

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”
    Porque ele viu das glorias o inferno, e com Amarildo possesso retornar do inferno as glorias, viu pernas tortas entortar as outras como um espetáculo angelical conduzido sobre um faixo de luz de uma estrela solitária que sempre o seduz.
    Lucas Souza e Silva

  • Junior Tioca

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?
    ele fez inseminação artificial so para escolher os espermatozoides com genes contendo uma estrelinha solitaria.

  • Wendel Barreto

    Meu pai saiu do sertão da Bahia aos 17 anos vascaíno que só conhecia o time por radio AM, chegando ao Rio em 1962 começou a trabalhar e logo no primeiro salario compro a entrada vasco e botafogo no torneio rio são Paulo
    depois da partida se tornou o primeiro botafoguense da família e através dele eu meus irmão e muito de meus primos carregamos no peito o legado de ter a estrela solitária no peito. “Wendel Barreto da Silva”

  • Campos MA

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”
    Ele é portador de um gene familiar autossômico dominante, o DNA estrela solitária, que foi expressado após uma mutação artística chamada Mané Garrincha. Esse gene já atingiu 3 gerações de glórias e vai ser repassado!
    Acássio Campos Ferreira

  • Ric Lages

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?” Dizer se o meu pai é o mais fanático botafoguense para mim é muito dificil dizer, porque, assim como ele, existem milhares de outros botafoguenses que torcem pelo Botafogo tanto quanto ele inclusive eu. Ser fanático, para mim, é algo que extrapola a normalidade ao ponto de até fazer loucuras dignas de pena de morte. Eu não diria por esse motivo que o meu pai é um fanático, porém, digo que ele ama o Botafogo, não apenas paixão porque na paixão só enxergamos as qualidades, mas eu tenho essa certeza de meu pai ama o Botafogo, porque para ele não importa somente os momentos de alegria mas principalmente os de dificuldades em que ele mantem-se fiel pelo Clube. seja na serie A, b ou lutando para não cair, o meu pai sempre estará amando esse Botafogo e foi esse amor que eu consegui enxergar nele, em uma tarde no ano de 89 quando estavamos reunidos meu pai, eu e meus dois irmãos e quando Mauricio fez aquele gol histórico com aquele empurrãozinho e eu olhei para o meu pai e vi as lágrimas descendo de seus olhos, eu entendi o significado do que é o amor de alguém pelo Botafogo e foi naquele momento, vendo o amor do meu pai pelo Botafogo que eu passei a amar o Glorioso também.
    Não sei se meu pai vai ganhar essa camisa ( linda por sinal), mas independente disso, sei que nós iremos continuar amando o Botafogo de Futebol e Regatas.
    Meu nome é Ricardo Julio de Miranda Lages, sou botafoguenese com muito orgulho!

  • Diego Bernardes

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”
    Pq se n fosse por ele hj eu nao seria esse filho botaguense fanático q sou…
    Meu irmão + velho é flamenguista e qnd criança fez d td pra eu ser tbm…certa manhã me rendi e fui avisar meu pai q tinha virado flamenguista…no msm dia ele apareceu com uma camisa do Botafogo e me trouxe d volta para a luz, para o caminho da estrela, no qual permaneço até hj… obrigado pai!!
    Diego dos Santos Bernardes

  • João Sampaio

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático”
    Como todo botafoguense apaixonado por essa estrela solitária, meu pai viu a história se passar diante de seus olhos. Viu o gênio das pernas tortas entortar todo mundo, viu Nilton Santos brilhar em campo, e pra nao falar do titulo de 95 , como ele festejou..sempre acompanhou o glorioso a Onde quer seja, se não fosse ele ao me levar ao jogo Botafogo x Santos, nao só eu mais minha família inteira, nos não seríamos essa família fanática…

    João da Silva Sampaio Júnior

  • delcymar monteiro

    Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”. Porque para ele,não existe maior satisfação de assistir seu time de coração, sendo no rádio ou na televisão! A estrela solidário o conduz!!!!

  • Marcos José Lima de Almeida

    Porque meu pai é o botafoguense mais fanático? Pelo simples fato de ter visto os maiores gênios do futebol jogarem. Porque se encantou com os dribles do Garrincha, se educou com a enciclopédia Nilton Santos, se enriqueceu com o Gerson canhotinha de Ouro, rodopiou com jairzinho Furacão… e me ensinou a amar e apoiar esse que é o mais Glorioso de todos os tempos. eu não visto um manto, EU TENHO UMA SEGUNDA PELE!

  • Fernando Oliveira Pinto

    Não tem como explicar. O amor incondicional à estrela solitária é impossível descrever. É mais uma das coisas que só acontecem ao Botafogo. Apenas sei que está dentro do DNA e foi passado de pai para filho.

  • théo o botafoguense

    Porque quando muitos queriam me influenciar a torcer por outro time, me apoiou, me deu força e me ajudou a colocar, definitivamente, uma estrela solitária no meu coração. Obrigado Pai.

  • Samir Alves Elias

    Porque meu pai é o botafoguense mais fanático?
    Ah, me recordo do título de 95. Eu novinho vendo meu Pai, meu ídolo, comemorando algo sem eu entender nada.
    Perguntava para ele pq ele era botafoguense e ele dizia q qndo eu crescesse eu iria entender.
    Hj sou adulto e entendo perfeitamente. A coisa mais valioso q meu pai pode me passar foi o Botafogo.
    Dia de jogo do fogão é sagrado!!
    Minha primeira vez em estádio foi no Moça Bonita, 3×0 Botafogo em cima do Bangu, gols de Ze Carlos, Sergio Manoel e Rodrigo. Meu pai q me levou!!!!!!

  • Ednei Egalon Pereira

    Porque meu pai é o botafoguense mais fanático?

    Porque ele é e será sempre Campeão,
    Porque ele é herói em cada dia,
    Porque ele me dá muita Emoção,
    Além de tradição, muita Alegria,
    O nosso imenso prazer,
    É Glorioso
    O mais belo lazer,
    Vitorioso,
    Não perde para ninguém!

  • Wendell Parente Carvalho

    Meu pai é o Botafoguense mais fanático, porque viu Nilton Santos jogar, viu Garrincha pedalar, balançar, enganar!
    Gerson lançar para Amarildo matar,
    Zagallo cruzar para Jairzinho cabecear, como não gostar, como não se apaixonar?
    e até mesmo me ensinar a amar?
    Eu nascido em 1973, qual seria meu nome? Wendell goleiro da seleção claro!
    Na década de 80, onde outro time mandava, prefiro não falar o nome, afinal se Botafoguense é superticioso e não gosta gato preto, imafine ave preta!
    Emfiim, ele connseguiu me convencer que o Botafogo era melhor, mesmo fazendo mais de uma década que não ganhava títulos, tem fanático maior?
    é amor que transcende a lógica, é fanatismo, é o mais puro “Botafoguismo”!

    Wendell Parente Carvalho.

  • Alvaro Ferreira Lopes

    Porque meu pai é botafoguense mais fanático?

    Pela grandeza que o glorioso representa, pela tradição e história que o clube tem, por ter ter visto um dos maiores jogadores do mundo na história do futebol vestindo e sendo revelado pelo nosso glorioso( Mané Garrincha) entre outros( Nilton Santos), por ter presenciado um clube com maior tradição e importante para a seleção brasileira. Enfim porque o Botafogo será sempre o Glorioso.

  • Adalmir

    Porque meu pai é o botafoguense mais fanático?

    Ele não desfrutou do Nilton Santos e Garrincha, mas sofreu por 21 anos, comemorou com o Túlio Maravilha e virou fã do Loco Abreu. Passou esse amor todo para seus quatro filhos, e é por isso que eu digo, não existe pai mais fanático que o meu.
    Adalmir Monteiro Puterman

  • Sergio Bomfim

    Porque ele foi agraciado pelos (en)CANTOS de um Garrincha, pelas bênçãos de (Nilton) SANTOS, pelas glórias de um HELENO (de Freitas), pelo doce paladar de MANGA e (Paulo Cesar) CAJU, pela energia avassaladora de um
    (Jair) FURACÃO, pela irreverência de ser (Túlio) MARAVILHA, pela maestria
    de um clássico (Ger)SON, pela garra poética de um LOCO (Abreu), pelo brilhantismo de um DIAMANTE (Negro) e pelo despertar de um (Za)GALLO, que
    homenageia cada dia em uma Gloriosa Alvorada!
    Sergio Bomfim
    sergiunbomfim@gmail.com

  • Paulo Sergio Carvalho

    Eu perguntei pro meu pai quafo criança porq sou botafoguense ? Ele me falou que ser botafoguense faz parte de nossa vidae vai nos manter sempre juntos ,quando eu não estiver mas aqui e for pro céu eu serei mas uma estrela brilhando no céu e eu seria a estrela na terra e assim aconteceria comigo com os netos nunca vai parar porq a estrela do Botafogo nunca morre sempre vai continuar brilhando e manter nos sempre juntos,a chama e o brilho da estrela sempre estará viva em nossos corações em nossa família,e quando o pai não estiver mas aqui ,olhe pro céu e a estrela mais brilhante será eu ,seu pai botafoguense , infelismente,hoje Olho pro céu e vejo aquela estrela Mas brilhante é meu pai botafoguense,e sei o porquê ,eu sou botafoguense,meu filho é botafoguense e hoje eu sei porque a estrela nunca vai parar de brilhar vai passar SEMPRE de geração pra geração. E guardo desde de criança tudo que meu pai me passou e todos os dias dos pais eu me lembro,e nos dia dos pais ollho pro céu anoite e mostro pro meu filho aquela estrela mas brilhante , é seu avô um botafoguense e assim passarei pra ele que também serei mas uma estrela botafoguense no céu a brilhar , somos fanáticos pelo fogão de geração por geração…. Faz 4 anos que Meu pai faleceu e Tienho uma filha e um filho botafoguense ……Meu nome :Paulo Sérgio de Carvalho hotmail: sergiocarvalhospc@hotmail.com fone:4884071560

  • Rudolf Jakobi

    Porque eu puxei tudo dele, menos o time, desde criança ele vivia perguntando na frente da família e dos amigos e eu sempre o desapontava, tentou me dar bola do botafogo, camisa, boné e eu nunca usava, mesmo assim sou seu maior orgulho e nada mais justo que eu dar esse presentão pra ele, meu velho, meu melhor amigo, meu tudo, meu pai o famoso paulistano na certidão e botafoguense de coração.

  • Leandro Fernandes

    Porque ele é flamenguista!!! É mesmo assim sempre me apoiou, ajudou (e sacaneou), comprou camisa, pagou ingresso e me ensinou o que é torcer!
    Leandro Pinto Fernandes

  • marcos

    Pai que é pai é como o meu… não insiste pra ser botafoguense, mas diz: Filho, coLOCO na mesa as cartas de um time de tradição! E assim se ABRE Um caminho para torcer para o Fogão.

    Pai que é pai é como o meu… tem GARRa, torce, chora e INCHA o peito para dar aquele grito arranhado de gol.

    Pai que é pai é como o meu…Sabe que chegou nos QUARENTINHAs e precisa descansar, mas vai sempre ao NILTON SANTOS ver o Bota jogar.

    Pai que é pai é como o meu…berra com o juiz, reclama com o bandeirinha, mas não deixa de ser simpático. Por estas e outras coisas eu afirmo que MEU PAI É UM BOTAFOGUENSE FANÁTICO!

    Marcos Paulo Rafael Nunes
    email: marcospem23@gmail.com

  • Fabi Emerick

    Para o meu pai, torcer para o Botafogo não é simplesmente torcer para um time. Para ele, ser botafoguense é algo mais natural do que a respiração. As células que compõem cada parte dele, possuem estrelas solitárias em seu núcleo. O sangue que corre em suas veias é alvinegro. Dizer que o uniforme de um time é sua segunda pele seria eufemismo. É mais intenso que isso. Calça, camisa, casaco, são itens essenciais em seu dia a dia. Rasga de tanto uso e ele continua usando: bom torcedor ainda tem a camisa oficial da época em que a Seven-up patrocinava o Botafogo, né?
    Levar os três filhos para o estádio quando eles mal aprenderam a andar, não cansar de bradar seu amor ao time mesmo quando ele vai mal das pernas, conhecer seu time de cabo a rabo, ir aos jogos, ouvir pelo rádio, assistir pela TV, todas essas coisas verdadeiros torcedores fazem. Quantos têm seu próprio registro de torcedor na imprensa, em um jornal já amarelado, com sua filha pequena nos ombros fazendo as duas coisas que ele sabe fazer de melhor: ser Pai e ser Botafogo? Uma dica: ele tem.

    Fabiana Fernandes Emerick
    fabianafemerick@gmail.com

  • Fransuan Coelho

    Ser Botafoguense é um dom, você já nasce com ele, e a cada emoção vivida esse dom se desenvolve e se transforma em um fanático amor.

    Emoções foram o que não faltaram na vida do meu pai, e ouvindo suas histórias eu também podia sentir um pouquinho do que era estar presente no maracanã assistindo o time mágico do Botafogo das décadas de 50 e 60, vibrando com os gols de Quarentinha e os dribles desconcertantes do Garrincha, apreciando a elegância e sabedoria de Nilton Santos. Ouvi-lo narrando o gol do Maurício e ver o brilho em seus olhos fez-me sentir como se estivesse presente, desentalando um grito que estava preso há 21 anos.

    Juntos comemoramos o título de 95, nos consolamos em 99, lamentamos o ano de 2007 e paralisamos com a cavada de um Loco.

    Hoje assisto aos jogos do fogão junto ao botafoguense mais fanático que conheço. A cada partida vivemos novas emoções que fazem com que essa paixão chamada Botafogo nunca pare de crescer.

    Nome: Fransuan da Silva Coelho

  • Elisom Nunes

    PORQUE ELE É SANGUE DO MEU SANGUE, E NOSSO SANGUE É ALVINEGRO… A CADA BATIDA NA BOLA É UMA BATIDA EM SEU CORAÇÃO, E AMOR DE ALVINEGRO É IGUAL AMOR DE PAI … NÃO TEM LIMITES NEM FIM!!!!! ELISOM NUNES

  • Leandro Lawall

    Pai e sempre o nosso super herói e sempre esta ali para nos proteger e ajudar e meu sempre esteve e esta a meu lado seja na dor e no amor e assim com nossa paixão com o fogão juntos sempre estamos ,E ninguém cala o nosso amor Pai (fogo).

    Lawall.leandro@gmail.co
    Leandro.lawall31@gmail.com

  • BRUNO FELIPE DE BARROS CEMCHER

    Ele merece porque ninguém vive o clube como ele.
    Merece porque me ensinou a vida usando o clube como mandamento.
    Me ensinou com o esquadrão de 60 que nem sempre o melhor vence.
    Me ensinou com Garrincha que a dor é inerente ao talento e sucesso; que até os melhores sucumbem.
    Com o jejum de 21 anos me ensinou que nem sempre a vida é feita apenas de conquistas e sorrisos. Há de se aprender a viver na tristeza.
    Com o título de 95 me mostrou como é ter um momento de glória.
    Com o rebaixamento em 2002, que cair é uma parte inevitável da vida e o importante é se levantar.
    Com a cavadinha do Loco me ensinou a extravasar.
    Com a vinda do Seedorf, que a vida sempre dá chance para mais um brilho e vale a pena ser vivida.
    Com 2014 e 2015? Tentar outra vez!!!
    Bruno Felipe de Barros Cemcher

  • FERNANDO AUGUSTO LIMA SANTANA

    Meu pai é o botafoguense mais fanático por que:
    Mesmo não sendo Abreu, mas ele é um LOCO pelo fogão.
    Mesmo não sendo Tulio, mas ele é uma maravilha.
    Mesmo não sendo Zagallo, ele sempre diz “Eu sou Botafogo” tem 13 letras.
    E mesmo não sendo Garrincha, ele é o melhor do mundo.

  • Harlen Mota

    Porque teve a honra, quando tinha 7 anos de idade, receber um abraço dos mitos alvinegros Garrincha e Nilton Santos. Sangue glorioso nas veias.
    Harlen Mota
    hlmota@gmail.com

  • Jonathan Cesar

    Meu pai recebeu o Botafogo de peito aberto e dentro dele nasceu um coração preto e branco…palpitar Botafogo a cada jogo, a cada insatante e em todo tempo é o que faz esse coração dentro de um super-pai Alvinegro!!! ⭐️
    Jonathan cesar b silva

  • Fernando Almeida

    Meu pai é tão fanático pelo Botafogo que já deixou de ir na minha apresentação na escola do dia dos pais para assistir ao jogo do Fogão. Como diz ele: “Pai acima de tudo, botafoguense antes de mais nada!!” Só um pai botafoguense pode falar isso.

  • Jose Eduardo Alves de Berredo

    Porque aquela estrela lhe trás um sentimento tão profundo, um pulsar arritimico em seu coração, em qualquer que seja a ocasião o botafogo está presente em sua vida; acontece uma sensação tão boa , quando está nos estádios em ver o time adentrar ao gramado, mesmo que não sejamos felizes naquele dia, nunca desistiria dele ,tem no sangue e na alma as cores alvinegra , vamos ganhar Fogoooo……

  • théo o botafoguense

    Porque, assim como todo botafoguense, meu Pai tinha uma estrela solitária que brilhava dentro de si e me fez entender o que é torcer pelo time de coração, com dignidade e respeito. Obrigado Pai.

  • Katia Almeida

    Por que meu Pai é o botafoguense mais fanático.

    “Porque para encher o MARACANÃ precisa mais de 78.000 mil pessoas, para encher o ENGENHÃO precisa mais de 46.000 mil pessoas, mais para preencher o CORAÇÃO do meu PAIZÃO, basta apenas o BOTAFOGO, um verdadeiro FÃN”

  • Rafael Pacheco

    Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?

    “Porque não me fez escolher, fez me sentir escolhido pelo Botafogo. E agora vivo essa paixão, com Botafogo no coração!”

    Rafael de Mattos Pacheco – rafaelmattosp@gmail.com

  • Caio Nunes Velloso

    Meu pai é o botafoguense mais fanático porque torce pro time perder quando ele está jogando mal e mesmo assim comemora quando a vitória vem.

  • Marcelo

    “Meu paizão é um fanático pelo FOGÃO dado as circunstâncias que cada átomo do seu corpo foi produzido dentro de um núcleo ardente de uma estrela moldando assim seu coração com a ESTRELA SOLITÁRIA”.
    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS, E UM EXCELENTE DIA DOS PAIS A TODOS OS QUE FIZERAM SEUS FILHOS E FILHAS AMAREM INCONDICIONALMENTE ESSE ESCUDO TÃO BELO.

  • Lucas Tito D’Oliveira

    “Por que o meu pai é o botafoguense mais fanático?”
    Porque só ele mesmo para gritar com o vizinho quando o botafogo faz gol, seja contra quem for, quebrar o quadro em 1997 na comemoração do gol do Dimba, ser botafoguense e ainda levar os dois irmãos ao mesmo caminho mesmo com um pai que não era botafogo e ainda conseguir trazer os dois filhos pra essa paixão absurda que é o Botafogo.

    Lucas Tito Cerqueira Corrêa D’Oliveira

  • Francisco alex

    Por que vi meu pai gritando na vila aonde moramos o título de 1995 é campeão, seu fanatismo gerou decendentes do clube mais amado do Brasil

  • Katia Almeida

    Por que meu Pai é o botafoguense mais fanático.

    “Porque para encher o MARACANÃ precisa mais de 78.000 mil pessoas, para encher o ENGENHÃO precisa mais de 34.000 mil pessoas, para encher o MORUMBI precisa mais de 72.000 pessoas, para encher o MINEIRÃO precisa mais de 61.000 mil pessoas, para encher o MANÉ GARRINCHA precisa mais de 72.000 mil pessoas, mais para preencher o CORAÇÃO do meu PAIZÃO, basta apenas o BOTAFOGO, um verdadeiro FÃN, sua paixão é tanta, o deixa até doido”

  • Tiago Machado

    Meu pai e o botafoguense mais fanatico por ele ter me ensinado a amar este time,chorou de alegria no titulo de 95 e tambem chorou de tristeza no primeiro rebaixamento.Lembro que escutavamos juntos os jogos do botafogo pela radio e iamos ao delirio quando saia algum gol.Infelizmente uma fatalidade levou ele embora em 2011e uma semana antes dele falecer ele me deu o presente que em toda minha vida foi o melhor q ganhei,uma camisa do botafogo,nesse dia lembro que combinamos de ir assistir a um jogo do botafogo no estadio porem nao conseguimos realizar esse sonho q era meu e dele,esse foi o ultimo dia q conversei com meu pai.Por isso gostaria muito de ganhar esta camisa!!abraços a todos.

  • Katia Almeida

    Por que meu Pai é o botafoguense mais fanático.

    “Porque para encher o MARACANÃ precisa mais de 78.000 mil pessoas, para encher o ENGENHÃO precisa mais de 34.000 mil pessoas, para encher o MORUMBI precisa mais de 72.000 pessoas, para encher o MINEIRÃO precisa mais de 61.000 mil pessoas, para encher o MANÉ GARRINCHA precisa mais de 72.000 mil pessoas, mais para preencher o CORAÇÃO do meu PAIZÃO, basta apenas o BOTAFOGO, um verdadeiro FÃN, sua paixão é tanta, o deixa até doido”
    Katia Aparecida da C Almeida

  • Henrique Nogueira Pinho

    Porque nos meus 9 anos de idade pude perceber pelo brilho dos olhos dele o que é torcer pelo BOTAFOGO.

  • Pedro Costa

    Por que meu pai é o botafoguense mais fanático”?

    Meu avô era vascaíno. Fez de tudo um pouco pra fazer do meu pai, mais um cruzmaltino. Porém, meu pai inicialmente não quis ser Vasco. Observava os times que o clube do pai enfrentava com atenção, até que o Clube de Regatas Vasco da Gama enfrentou o Botafogo de Futebol e Regatas. Ele assistiu ao time alvinegro com encanto e estava fascinado. Meu avô ao perceber a euforia do menino, questionou meu pai o que significa tudo aquilo. Meu pai respondeu. – Qual o nome desse time pai? Meu avô respondeu. – Botafogo, filho. Mas por quê a pergunta? Meu pai de olhos brilhando correu a cozinha, pegou um fósforo e acendeu dizendo. – Bota-fogo! Gostei! É pra esse time que eu vou torcer!!
    A partir daí ele não só se tornou um botafoguense ferrenho, como levou seus dois irmãozinhos que nasceram posteriormente a torcer pelo Botafogo também. E hoje, meu pai tem à mim e a minha irmã, eu segui a sua paixão, já minha irmã por ironia do destino escolheu o clube do avô. Meus dois tios tiveram filhos também. Um deles teve 2 filhos, um casal, ambos botafoguenses. O terceiro irmão também teve um casal e o menino também é glorioso. Portanto, meu pai é o glorioso mais fanático que eu conheci até hoje e o botafoguense que mais me orgulha. A partir de sua inocência como criança, ele criou uma verdadeira família alvinegra em Brasília! Meu pai é o botafoguense mais fanático…
    Ele não torceu pro Botafogo por ver grandes jogadores, ou por vê-lo ser campeão. Ele como menino simplesmente se identificou com o clube. Isso é o fanatismo, ele sentiu algo inexplicável por um time sem motivo aparente. É o que dizemos, nós não escolhemos o Botafogo, é o Botafogo que nos escolhe..

  • Lane Kuroneko

    Minha moleira está aberta até hoje porque em 89 com o gol do Maurício, eu curti meu “primeiro vôo”.
    Eder Silva Gomes.

  • Mayra Perez

    Desde que me entendo por gente, vejo o quanto meu pai é fanático pelo Botafogo, quanto amor pelo clube, toda a trajetória do time ele sempre esteve por perto para vibrar e comemorar. Acredito que puxei esse sentimento dele, e sou completamente fanática e apaixonada pelo meu pai. Por muitos jogos o acompanhei nos estádios e por outros mandava mensagem vibrando cada gol. Em 2002 com a queda para a Segunda Divisão, meu pai não desistiu do time e mesmo com os amigos brincando para ele mudar de clube, ele ia a todos os jogos e dizia ser apenas um momento ruim. E foi exatamente assim que aconteceu, logo depois nos anos seguintes ele conseguiu vitórias importantes mas também passou por outro momento difícil, se reerguendo mais uma vez. Nunca vi uma pessoa tão apaixonada pelo Botafogo. Ele me ensinou que existem momentos difíceis, mas que devemos lutar por eles que a vitória é certa!

  • Renata Almeida

    Por que meu pai é o botafoguense mais fanático”?
    Pq meu pai foi minha mãe pois fez papel de pai, pois fui abandonada e ela era flamenguista, mas virou Botafoguense por ver a minha paixão pelo glorioso. Foi ao Maraca comigo e decidiu ser alvinegra só pra me ver Feliz!!!

  • Hiago Medeiros

    O Meu não era Botaguense mas si
    m Vascaino,E com certeza se não fosse Ele eu não seria Botaguense,Talvez por ele assistir os jogos do Vasco alguma vez devo ter ouvido o nome do Botafogo,E me Apaixonei pelo Clube,Assim como os outros Torcedores,Eu não escolhi o Botafogo,O Botafogo me escolheu,Meu pai Nunca fez pressão para eu torcer para o Vasco,Então é isso,Meu pai é tão Fantástico que Me ensinou que a Rivalidade fica somente dentro de campo,Que não importa se seu time é A ou B mas que devemos Respeitar Todos independentemente da Sua Escolha.
    Hiago Gonçalves de Medeiros

  • Michel Holanda

    Meu pai é o mais fanático porque mesmo após uma longa fila me incentivou desde pequeno a admirar essa estrela onde dizia que só os campeões podiam enxerga-lá; somos glorificados todos os dias com este dom botafoguense!

    Michel de Medeiros Holanda Costa

  • Rejane Rodrigo

    Meu pai era o Botafoguense mais fanático pois me ensinou que a paixão pela Estrela Solitária independe de quantidade de títulos, ou tamanho da torcida; que ser Botafoguense é admirar a História, a tradição, os ídolos e o escudo mais lindo do mundo, com a Estrela Solitária brilhando sempre mais forte em nossos corações!

  • Lucas Salles

    Meu pai é o botafoguense mais fanático por que?
    Quando eu e meu irmão começamos a gostar de futebol, meu pai nos apoiava a assistir, mas nunca nos impôs a torcer pelo Botafogo. Então belo dia perguntamos porque meu pai torcia pelo Botafogo e ele nos contou: que simplesmente ao conhecer a história do clube, não podia deixar de amar o clube. Certa vez nos contou que o Botafogo possuía uma história repleta de ídolos que foi time que mais cedeu jogadores a seleção brasileira, portanto o time que mais deu alegria a torcida brasileira também, então procuramos saber da história, meu pai havia nos despertado o interesse por esse clube, olhamos histórias de vários clubes, mas nenhuma foi tão linda e importante quanto a do Botafogo!
    Meu pai teve a sabedoria de nos passar o amor por esse clube e entendeu que se o Botafogo nos conquistasse pelo amor, nada nos iria fazer abandoná-lo. No fundo não escolhemos o Botafogo, não havia como não amar esse clube. Meu pai passou o mesmo sentimento que sentia para os seus filhos e hoje temos mesma gratidão pelo passado do Botafogo, mesma luta, vibração pelo presente e a mesma esperança por um futuro vitorioso deste clube amado.
    O Fanatismo do meu pai, nos fez sentir o que ele sentiu por este clube, por esta estrela e por esta história celestial. O Botafogo não é apenas um clube, o Botafogo é um amor que não pode acabar!

    E-mail: lucas150194@gmail.com

  • Leonardo da Conceição Prado

    Meu Pai é o Botafoguense mais fanático porque me levou pro estádio quando eu era pequeno e teve que sair ainda no primeiro tempo porque fiquei com medo da arquibancada. Mas não desistiu, me colocou para ver na TV, Campeões em 89 depois de 21 anos, valeu Pai.

    Leonardo da Conceição Prado.
    leo.cabofrio@hotmail.com

  • Gilberto de Souza

    meu pai é o mais fanático porque para ele não tinha coisa mais importante na vida que o botafogo pois ele deixava até a mulher por causa do botafogo, tinha adesivos,toalhas, camisas, carteira, roupa de cama, espelho e tudo do botafogo, um dia foi numa festa social em conservatória (Minas Gerais), uma festa para ir arrumado ele colocou o boné do botafogo,a calça de moletom do botafogo, a camisa listrada alvinegra, a meia com um escudo do botafogo ai foi uma briga danada com a mulher dele que se recusou a sair com ele vestido daquele jeito e ficou doente de cancer e o ultimo pedido dele foi que enterrasse ele uniformizado de botafogo, é mole…!!! e eu interrei ele uniformizado da cabeça aos pés.

    Gilberto de Souza.
    gilbertomangueira41@hotmail.com

    moro na mangueira.

  • Rodrigo Cavalcante

    “Por que meu pai é o botafoguense mais fanático?”

    Meu pai é o botafoguense mais fanático pois fez questão de a camisa mais gloriosa do mundo ser a primeira camisa que seu filho vestiria, ele mandou fazer uma camisa sob medida com as cores preto e branca e um escudo do botafogo, e mandou colocarem em mim logo após o final do parto. Meu pai é o botafoguense mais fanático pois ele não consegue torcer pelo botafogo, ele o respira, o sente, o vive. Meu pai é o botafoguense mais fanático porquê me faz assistir a todos os jogos religiosamente. Porque chora todo fim de jogo. Porque futebol é muito generalizado, fale-se especificamente do botafogo. A verdade é que um verdadeiro torcedor fanático não é aquele louco pelo time, e sim aquele que entrega a alma a um sentimento. E o botafogo é muito mais que um sentimento para meu pai. É possível dizer que sem o botafogo, o meu pai não existiria, pois sua essência é preto e branca, sua personalidade esbanja as cores alvinegras.

    Rodrigo Bezerra Cavalcante
    rodbc19@gmail.com

MaisRecentes

Sem Totti, Roma apresenta camisa para a próxima temporada



Continue Lendo

Ajax estreia nova camisa na final da Liga Europa contra o Manchester United



Continue Lendo

Ponte Preta resgata origem e faixa muda de lado em nova camisa



Continue Lendo