Blogs Lance!

Segunda Pele

Barcelona recebe proposta para usar uniforme branco, mas rejeita ideia



O jornal espanhol Mundo Deportivo, de Barcelona, publicou que o Barcelona rejeitou recentemente uma proposta da Nike para produzir um uniforme de jogo predominantemente branco para a temporada 2020/2021. A razão para a negativa foi o fato de o rival Real Madrid vestir branco.

A proposta da Nike para a camisa combina uma base branca com uma cruz vermelha inspirada na Cruz de São Jorge, símbolo presente na bandeira da cidade de Barcelona e no escudo do clube. Detalhes em azul também seriam colocados nas mangas, na gola e logo da patrocinadora master. O calção e os meiões seriam brancos, com detalhes em vermelho e azul.

A proposta da Nike, segundo o jornal, ocorreu na esteira de inovações cada vez maiores aceitas pela atual diretoria do Barcelona, com o objetivo de que a torcida siga comprando camisas ano após ano. Vale destacar que a camisa 1 para a próxima temporada terá design em xadrez, como a camisa 1 da seleção da Croácia.

JORNAL PUBLICOU COMO SERIA O UNIFORME. VEJA IMAGENS

(Imagem: Reprodução/Mundo Deportivo)

(Imagem: Reprodução/Mundo Deportivo)

O jornal não detalha se o uniforme seria o 2 ou o 3 para a temporada 2020/2021.

COR JÁ FOI USADA

Apesar de o branco ser a cor do Real Madrid, o Barcelona já jogou com camisas da cor em algumas ocasiões. No final da década de 1920, quando a rivalidade ainda não era tão grande, o Barça usou o branco como cor para sua camisa reserva. Tal fato voltou a ocorrer na década de 1950, mas por raras vezes.

Barcelona de camisa branca em jogo em 1957 (Imagem: Reprodução de internet)

Em 1978, a camisa branca foi usada em jogo pelas quartas de final da Copa Uefa, contra o Aston Villa. Um dos atacantes do Barça neste dia, o português Paco Fortes, ficou com sua camisa guardada e, em 2012, vendeu a peça em um leilão. Ela foi comprada por um colecionador por 18 mil euros.

Johan Cruyff, craque do Barcelona, no jogo contra o Aston Villa em 1978 (Imagem: Reprodução de internet)

Foi em 1979, quando enfrentou o Ipswich, da Inglaterra, que o Barcelona vestiu pela última vez uma camisa branca em um jogo. Em 1992, a Kappa, fornecedora de material esportivo do clube na época, produziu a camisa 1 com uma listra branca em cada um dos ombros, mas tal fato gerou grande insatisfação de boa parte da torcida. Desde esta peça, o branco nunca mais apareceu com destaque nos uniformes do clube.

Camisa 1 de 1992 e os ombros que geraram insatisfação (Imagem: Reprodução de internet)



MaisRecentes

Borussia Dortmund fica perto de contrato de mais de R$ 1 bilhão com a Puma



Continue Lendo

Lembra do Karius? Goleiro ex-Liverpool atua como modelo de camisas no Besiktas



Continue Lendo

Novas camisas do Ceará vazam após roubo de um lote; duas pessoas vão presas



Continue Lendo

Autores

Leonardo Martins

Leonardo Martins se formou em jornalismo em 2009. Atualmente editor no LANCE!, chegou ao jornal em 2010. Sempre foi um admirador de camisas esportivas e em sua pequena coleção se destacam a xadrez da Croácia, o lindo manto do Dínamo de Kiev, a rubro-negra do Joinville de 1998, além das relíquias do Seattle Supersonics de Shawn Kemp e a camisa 11 de Bledsoe dos Patriots de 1996.

leonardomartins@lancenet.com.br

@leomartins_rj

Vinícius Perazzini

Vinícius Perazzini, 30 anos, editor do site do LANCE!. Começou no L!, na redação carioca, como setorista do Botafogo, posto ocupado entre 2009 e 2013. É editor do site desde agosto de 2013, migrando para a redação paulista do L! em agosto de 2016. Jornalista formado pela FACHA (RJ) em 2011 e pós-graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM (RJ) em 2015. Colecionador de camisas desde 2002, já perdeu as contas de quantas tem. Certamente, mais de 80.

Instagram – https://www.instagram.com/viniciusperaz

viniciusp@lancenet.com.br

@viniciusperaz