A crise no Vasco e a Lei de Newton



Por Bruno Marinho, editor do núcleo Vasco.

Isaac Newton caiu na boca do povo ainda pelos idos do século 17, quando apresentou três leis físicas que explicavam – e explicam até hoje – o comportamento de um objeto em movimento. Ninguém é lembrado e citado por tanto tempo à toa. A primeira das Leis de Newton, que parece, mas não é xará do volante, explica perfeitamente passado e presente do Vasco no Brasileirão.

Ela diz que o objeto que está em movimento seguirá em movimento a não ser que uma força externa atue sobre ele. Ano passado, o Gigante da Colina alcançou padrão de jogo, de entrosamento, no qual o time era quase autossuficiente. Alteravam algumas peças, mas a regularidade se mantinha. Poucos gols sofridos e ataques bem trabalhados. Nada muito genial, mas quase sempre eficiente.

Porém, uma força externa atingiu o objeto vascaíno. O mercado europeu levou jogadores importantes, sem que o clube tivesse condição de substituí-los à altura. A equipe, que estava em constante movimento, estacionou.

Outro desdobramento da mesma lei: o objeto que está em repouso seguirá em repouso a não ser que uma força externa atue sobre ele. O time de São Januário está estático e, a não ser que algo novo aconteça, dificilmente sairá do lugar. Dentro do elenco, não há peças que possam mudar a cara do time. Cristovão Borges parece amarrado à limitação do material que tem nas mãos e ainda não encontrou uma maneira de fazer a equipe reagir no campeonato.

O abacaxi está nas mãos da diretoria. Ela é a força externa que pode mover o objeto que está em estado de repouso. O difícil é saber como. Não há dinheiro para grandes contratações. Mesmo que houvesse, a janela de transferências já se fechou. O Vasco caminha hoje na direção de algo que contrarie as leis da Física.



  • Pablo

    traz o Jobson num contrato de produtividade e um meia atacante

  • Dirceu

    Realmente, as forças externas que atuaram sobre o time do Vasco foram três: vendas do Fagner; Diego Souza e Rômulo.
    Quem vendeu?
    A Diretoria
    Saber o quanto poderiam ser evitadas, é de difícil avaliação, já que não dispomos de todas as informações necessárias. A substituição do patrocínio master, outras ações de marketing e a procura de fontes externas de recursos e parcerias, parecem não ser as especialidades dos comandados por Dinamite.( esperemos que ele não seja um “expert” em dinamitização, destruindo o time, suas categorias de base e seu patrimônio)
    O que foi feito?
    A Diretoria imediatamente respondeu com reforços inquestionáveis: Willian Mateus; Auremir e Wendel. Simplesmente, fantástico.
    Não se pode justificar a apatia dessa Diretoria pela falta de dinheiro para contratações de peso, porque não é isso que estamos questionando. O que não se pode aceitar é a contratação de jogadores sem condições absolutas de vestir a camisa de um grande clube.
    O mercado de jogadores profissionais não está restrito ao mercado europeu, onde os valores envolvidos são quase sempre elevados, mas não há como desconhecer todo o mercado latino-americano e todo o mercado nacional da primeira, segunda e terceira divisões.
    Um trabalho sério de pesquisa teria levado a ótimas oportunidades, como fizeram outros clubes.
    A inércia, segundo o próprio Newton, é difícil de ser modificada, pois exige força, esforço, para realizar um trabalho. E mais fácil a procura de desculpas, do que trabalhar nas ações que nos tirem da inércia.
    Está é a única explicação.
    Infelizmente, gerir é muito mais difícil do que as intenções dos discursos, e depende de preparo profissional e competência. Eu disse, profissional, uma palavra que não aceita amigos, parentes e interesses políticos.
    Aqui, completa-se a explicação.
    Saudações vascaínas de verdade.

    • luiz cesar zanchi

      Concordo em gênero,número e grau.Avante VASCÃO!!!!!

  • ELI JOSE VALERIANO

    e, perder jogadores como,Diego sousa Faguiner e Romulo no meio do campeonato e complicado,mas
    não e só isso,
    o Cristovão,tem grande culpa no fracasso do vasco,o time jogava bem no primeiro tempo e no intervalo ele conssegue fazer o time piorar, e voltar orrivel no segundo tempo,
    mudar de tecnico, talves melhore,mas tem que comtratar para a procima temporada,
    o Sousa do naltico está jogando muito seria uma boa opsão para o meio de campo, e o Jonas porque
    porque não joga e precisamos de um volante parecido com o Romulo chega de volantes cabeçudos que não sabe jogar.

  • Pit bull

    Só pra esclarecer aqui, Diego Souza não faz falta, acho que todos tem memória fraca, ele era um vagalume, só jogava de vez em quando, e eu não esqueci também o gol perdido na libertadores contra o corinthians, mas Allan, Romulo e Fágner, com certeza estão fazendo muita falta, a diretoria é culpada sim pela venda desses jogadores e por não repor a altura, ,as principalmente por ser tão omissa, estamos sem técnico, o atual é um covarde e incompetente que só está afundando o vasco com suas bizarrices, não tem a mínima noção de com escalar e substituir, não tem leitura de jogo e não sabe impor um esquema tático, é um absurdo e um desrespeito com a torcida do vasco manter o Cristóvão no cargo… FORA CRISTÓVÃO BURRO.

    • nem lembro que diego souza jogou no vasco,acho que o romulo tambem nao esta fazendo tanta falta,agora……………………… o fagner e o allan eram insubstituiveis,o melhor do brasil,esse auremir é muito ruim,mas quem contratou é que errou,o alecone nao consegue fazer gol,cade o neto baiano do vitoria?juninho douglas e dede carregam esse time nas costas,pena deles
      MAS AINDA ACREDITO NESSA SEQUENCIA DE 4 JOGOS MAIS FACEIS,FAZENDO AO MENOS 10 PONTOS VOLTAMOS NO MINIMO PRA VICE LIDERANÇA
      PEDE PRA SAIR CRISTOVAO E LEVA O BARBIO JUNTO (AFF)

      ACIMA DE TUDO ABAIXO DE NADA,VASCO SEMPRE.

  • Bruno

    Concordo que a diretoria é muito omissa, e que poderia ter evitado vendas, e contratado melhores jogadores. Mas vale lembrar que o Vasco já saiu perdendo desde a saída do Rodrigo Caetano, um dos melhores, se não o melhor, diretor de futebol que existe no brasil. Depois da saida dele o clube entrou em algumas polemicas de atrasos de salario, jogarodes insatisfeitos, após isso vieram as saidas do Alan, Romulo, Fagner e Diego Souza. Roberto Dinamite é um ídolo vascaíno, infelizmente não é um bom presidente, se passou 1 ano desde a saida de Ricardo Gomes, a hora é de mudar, visto que o time não está bem. Felipe e Juninho podem sim jogar juntos, Chaparro e Luan merecem chances no time, Jonas tem que ser titular, e o Feltri pode reconquistar a posição dele, já que o time tem muitos zagueiros e volantes, porque nao mudar o esquema para 3-5-2 ? Falta de visão, e não política de trabalho como CB diz, devemos jogar de acordo com oq temos, se do jeito q está só vem derrotas, melhor mudar e tentar pelo menos algo, do que continuar nessa péssima fase

    • CONCORDO SOBRE O RODRIGO CAETANO,E QUE O ROBERTO TEM SUAS LIMITAÇÕES,MAS ELE ELEVOU O ESPIRITO DO VASCÃO,HOJE SOMOS RESPEITADO,TEMOS UM TIME COMPETITIVO,TEMOS UMA ESTRUTURA MELHOR,SEM O AUTORITARISMO E A MAFIA DO EURICO,ROBERTO AINDA SOFRE COM A HERENÇA MALDITA,MAS NO GERAL É UM BOM PRESIDENTE E NAO ESQUEÇAM QUE É NOSSO MAIOR JOGADOR DA HISTORIA

      FORA BARBIO FORA AUREMIR FORA ALECONE FORA CRISTOVAO PASSIVO

      VASCAO SEMPRE.

  • Rafa

    …e uma vez falaram que Willian Barbio era jogador de futebol…

    • E EU CONTINUO AFIRMANDO,NAO SABE PASSAR,NAO SABE CHUTAR,NAO SABE FINALIZAR,SO SABE CORRER,FIRA FUNDISTA ENTÃO,SERIA RESERVA AQUI NO MIXTO DE CUIABA-MT

      O CRISTOVAO AMA ELE

    • esse a unica coisa que fez no campeonato foi um passe para o Fagner no gol contra o SP , não consegue finalizar uma bola no gol , e não acerta nada , não sei quem está pior se é ele ou o éder luiz , FELIPE FICA SÓ ANDANDO NO MEIO CAMPO E NÃO MARCA NINGUÉM E NÃO MOSTRA INTERESSE .

      CABE A BASE DO VASCO : NÃO EXISTE , SÓ TEM O JOHN CLEY .

  • Pedro

    Ta cheio de Viavas do Diego Souza aí, inclusive quem criticava.

    Ja falei em outros Post, acho o Cristovão bom tecnico, porem escala mal, Mal, demais.

    ele e cabeça dura, tenta, viu que deu errado e continua com o erro.

    Muito emplematico o texto do Bruno, mais sabado veremos, inclusive eu protesto em SJ.

    Contra o tecnico e a diretoria amadora.

    JOnas no Lugar de Auremir, e Feltri no lugar no Wiliam mateus… e um teste, mais precisamos atacar mais. a bola precisa chegar no ataque.

    • CARA O FELTRI CONSEGUE SER PIOR QUE O MATHEUS,PELO MENOS O MENINO APOIA,NUNCA VI O FELTRI ACERTAR UM CRUZAMENTO(NEM JOGAR A BOLA NA AREA ELE CONSEGUE

      VOLTA FAGNER E RICARDO GOMES POR FAVOR!!!!!!

  • Roberto Coelho

    Tudo na vida acontece com um único propósito. Aprendermos a fazer a escolha correta quando temos em nossas mãos a oportunidade de mudar. Quando apareceu a candidatura do sr. Carlos Roberto de Oliveira nós vascaínos deslumbramos o melhor para nosso time. É provado por a mais bê que jogador de futebol, e são poucas as exeções, não tem condições para assumir determinados cargos. A prova maior é o nosso presidente, totalmente despreparado e acho que com uma certa vontade de deitar na sopa. Não tem condições alguma para dirigir um clube da grandeza que é o Vasco da Gama. O seu sorriso que chega a ser de deboche é nada mais nada menos que uma fuga para sua incompetência e desconhecimento de tudo que faz. Delega poderes a terceiros que tambem não tem conhecimento de causa nenhuma. O amigo acima citou uma verdade….quando o Rodrigo Caetano foi embora, não foi por desgaste e sim porque sabia o que estava por vir.
    Com relação ao nosso aprendiz de técnico, cheguei a conclusão que ele é o menos culpado de tudo e sabem porque….por que ele só está lá porque permitem que ele esteja. Mais uma incompetência dessa diretoria falida e que está prestes a realizar o que a anterior deixou de fazer.
    Nosso time começa por um goleiro em decadência e muuuuuuuito esperto. Transfere o foco para outras situações e ele que é frangueiro por natureza, fica dando uma de bonzinho e pedindo apoio da torcida. Ora e venhamos….toda vez que se precisa desse cara ele falha. Procurem o retrospecto e vcs verão. Já predemos muitas para nosso rival graças a ele. Procurem e verão.
    As saídas dos jogadores vendidos é até aceitável em face de que os jogadores não pertenciam ao Vasco. Mas repor com as porcarias que tentam nos enfiar goela a dentro é brincadeira.
    Aturar Auremir, Willian Matheus ( só o nome é bonito, não joga nada ), Wendell ( esforçado ) e Jonas que até agora não disse ao que veio ( chegou dizendo que estava pronto para entrar porque vinha treinando ) fora E. Costa e Alec bem é brincadeira. Mas vcs pensam que esqueci do outro wullian ( sim com letras minúscolas ) esse francamente já disse e vou repetir:
    Ou ele está comendo alguém lá em São Januário ou está dando para alguém. É impossível um rapaz sem noção nenhuma de futebol vestir a camisa do Vasco.
    Enfim…já cansei….e gostaria muito de não amar o meu time como eu amo.
    Na quarta simplesmente assisti ao jogo FLU X CORINT porque era mais fácil eu torcer contra o Fluminense do que torcer pelo Vasco.
    Aqueles que ainda não leram a carta da Assoc. de Torcidas do Clube de Regatas Vasco da Gama…. procurem…e verão do porque estarmos nessa situação.
    E olhem não falo só por causa do brasileirão não.
    Falo por todas as competições que participamos e passamos vergonha.
    O que esse diretoria deixou foi:
    Uma segunda divisão e uma copa do brasil e olhem lá…..se tivesse mais 10 min naquele jogo com o Curitiba ….já era nem copa do brasil teríamos.
    Um abraço!!!!

  • Aí Galera!!!! Eu li todas as críticas acima e não entendo uma coisa, não foi a diretoria que quiz a saída do Diego Souza, foi o próprio Diego que quiz sair,inclusive foi oferecido ao próprio Diego um aumento salárial mas mesmo assim ele pediu pra sair alegando que éra a sua independência financeira e a diretoria nada pôde fazer.Não estou defendendo a diretoria do vasco e nem seu presidente mas a verdade tem que ser dita,o Fagner chegou a São Januário vindo pela mão do eté então desconhecido R.Caetano, sendo que somente 20% do seu passe foi vendido ao vasco e que o clube teria a opção no caso da compra.Só que por diversas vezes o vasco tentou comprar pelo menos 50% do passe do jogador para ter poder de indefirir na venda e o seu empresário não queria acordo,lembro a todos os vascaínos que Rodrigo Caetano éra um Zé Ninguém.Foi conhecido como jogador e por poucos, pois eu mesmo nunca ouvi far dele,e quando conseguiu montar um time com jogadores até então pouco conhecidos e trouxe o Carlos Alberto para somar com o elenco visto que,como acontece agora no Flamerda ninguém queria jogar no vasco mas o que muitos não sabiam éra que a maoiria eram jogadores de empresários e que muitos cederam a custo zero,pois o vasco e todos lembram disso tava raspando o tacho por conta do seu Eurico Miranda que deixou os cofres vazios.Sendo que não foi só o Fagner, veio também o Ramom,Dedé,Newton,Rômulo….Colocou o Dorival Junior para montar esse time ninguém acreditou e no fim,deu certo e fomos campeões da Copa do Brasil.Sendo que o seu Rodrigo Caetano já era sondado pelo Todo-Poderoso da Unimed para dirigir o Flôrminense e ficou fazendo Cú-doce,mas no fundo já tinha aceitado a proposta do Celso Barros,e com o título da Copa do Brasil esses jogadores se valorizaram absurdamente só que com a valorização os empresários trataram de vender pra ganhar dinheiro pois o momento do vasco éra ótimo.E no fim vocês estão vendo como é difícil montar um time com essas perdas pois o vasco foi o único que perdeu 4 titulares (Alan)tava jogando toda hora e éra o curinga perfeito,cansou de salvar a pátria na lateral direita e esquerda sem contar no meio não posso colocar a culpa no Critóvão,ele erra como todos os técnicos que estão aí.Ontem ouvi a torcida do Flamerda chamar o Dorival de burro,espero que o vasco dê a volta e comece a ganhar pra espantar o mal-olhado por que se não a coisa vai piorar,e eu como bom vascaíno quero o meu time nas cabeças e a Mulambada no Foço…../+/Sempre Vasco/+/

    • Roberto Coelho

      Prezado…realmente vc deve torcer para outro time….se é que não é flamenguista enrustido ou está a mando dessa diretoria de merda.
      Para início de conversa não são somente os comentários acima e sim toda uma torcida insatisfeita como está sendo dirigido o Vasco e tudo que se refere a essa marca.
      O Vasco é muito maior que isso apresentado no momento.
      Tenha respeito pelo menos quando manifestar sua opinião.
      Se é que és vascaíno mesmo….tá mais para outra coisa.
      Um abraço…

      • Eu sei que sou vascaíno,mas acho que você é da bancada do ladrão do Eurico,não vi em 16 anos de mandato desse safado mudar nada em São Januário,ao ponto que o Roberto deu nova cara pro estádio.Fez um moderno vestiário sem contar na botique que é a coisa mais linda pegou um vasco falido,ninguém queria jogar no vasco “vide Flamengo”não tinhamos patrocínio nossa camisa nem marca tinha e para piorar jogou o time na segunda divisão.E aí PREZADO a sua memória é curta? Contra maracutaia ninguém esta livre nem mesmo o vasco,sei muito bem que ele deveria ser mais enérgico com as raposas do futebol,coisa que o safado do Eurico aprendeu aos poucos,mas ao contrário de você eu não fico malhando o tempo todo e nem botando culpa em quem não merece.Mil vezes um Cristóvão do que um Tita,Joel Santana,Mancini e por aí vai…. Não tire a torcida do vasco por você, tenha mais respeito!!!/+/Sempre Vasco/+/

  • José Sival de São Paulo

    Amigos quem esta enterando o vasco e nosso goleiro mão de maionese o nosso centroavante e muito fraco e horroroso e uma baranga o nosso tecnico n ão tem a menor chance de ganhar um titulo para o vasco e vai ser ultrapassado pelo São Paulo enao ficamos entre os primeiros e lamentavel

  • Lucas

    Creio que os 3 problemas principais do nosso time sao:

    1-O cristovão escala pessimamente,como disseram
    2- Não existem jogadores capazes de resolver um jogo,como tambem ja foi dito.
    3-O nosso presidente é um ótimo profissional quando se fala em futebol, era inquestionavel dentro de campo, mas como gestor, tá muito longe de ser o dinamite dos campos.

    Infelizmente nós temos sobrevivido nesses campeonatos apenas dos lampejos do j. pernanbucano e do felipe, e quando ambos não jogam bem, simplesmente nao tem jogo pro vasco.

  • ádamo shortinho

    material o cristóvão tem , só que escala mal e mexe mal , cadê a mulecada da base o vascão é o único que ñ lança muleque. dentro da colina tem partir pra cima coloca o tenório para fazer o papel do diego souza .
    escalação : prass ,auremir dedé douglas e wendel , nilton juninho felipe e tenório , éder e alecgol

    • Paulo Rocha

      Sem esqueçer que na maioria das vezes em que fomos ESCANCARADAMENTE PREJUDICADOS pela arbitragem o nosso técnico e o nosso presidente ficaram fazendo cara de paisagem.
      Isso de erros de arbitragem já vem prejudicando o Vasco desde o Brasileirão do ano passad(OU ALGUÉM ESQUEÇEU DOS DOIS PÊNALTIS NÃO MARCADOS NO TURNO E RETURNO CONTRA O FLAMENGO?,sem falar no caminhão de gols mal anulados que faziamos nos adversários)e os “bonzinhos” da nossa diretoria deixavam passar.
      Olha aí no que deu.De tanto deixarem passar virou hábito o soprador de apito nos prejudicar até mesmo dem/ntro de S. Januário(coisa impensável a alguns anos atrás).
      Lembrando sempre que não fomos campeões ano passado por 2 pontos de diferença pra gambazada vemos o que a inação dessa diretoria nos custou: UM TÍTULO BRASILEIRO.
      Até quando sr presidente o sr vai ficar olhando o Vasco ser prejudicado sem se mexer?Olhe o Corinthians o que fez com o árbitro que o prejudou e veja como um dirigente que ama seu clube faz(ATÉ DESCULPAS O ÁRBITRO TEVE QUE PEDIR,FORA A GELADEIRA QUE VAI TOMAR,DUVIDO QUE O PRÓXIMO VÁ PREJUDICAR O CORINTHIANS DE NOVO).
      E aí sr Dinamite?

      Duvi

      • Luiz Carlos

        PAULO ROBERTO, TU ESTÁ CERTISSÍMO, VOCÊ SÓ ESQUECEU DE MENCIONAR A COPA DO BRASIL EM QUE O VASCO FOI ELIMINADO PELO CORITHIANS EM SÃO PAULO COM UM PENALTY CLARÍSSIMO QUE O JUÍZ NÃO MARCOU. E FICOU POR ISSO MESMO. VOCÊ CITOU UM BOM EXEMPLO, O JUIZ FOI PARA A GELADEIRA, HOUVE ESSE ESCANDALO PORQUE ERRARAM CONTRA O CORINTHIANS.
        PESSOALMENTE NÃO GOSTO DO EURICO MIRANDA . MAS ERA UM MAL NECESSÁRIO.
        O ANO PASSADO FIZERAM DE TUDO PARA PREJUDICAR O VASCO. E DEU NO QUE DEU.

  • Caros Vascaínos ,
    eu não sou da OPOSIÇÃO e muito menos da SITUAÇÃO , EU SOU É VASCÃO , desse jeito que está não pode ficar .
    o que eu quero ver é sálarios em dia e jogadores correndo com vontade de ganhar o jogo , o time do galo não é muito melhor que o nosso , tanto que perdemos de 1 x 0 lá , contra o florminense fomos roubados , é sempre marcelo lima henrique ou pericles bassols nos ferrando.

    o que tem que melhorar é o Éder Luiz voltar a jogar bola , colocar esse JONAS e ver se melhora , e colocar o TENÓRIO que tem entrado bem , mas tem que entrar aos poucos porque vem de muito tempo parado por causa de lesão , não gosto desse Douglas , prefiro o Fábricio , mais tecnico .

    Prass , Jonas , Dedé , Fabricio , W. matheus , Nilton , Wendel , Juninho e Carlos Alberto , Tenorio e Alecsandro .

    o Alecsandro depende muito do Juninho , precisa dos cruzamentos perfeitos do juninho , no papel de pivo ele vai mal .

    wilian barbio , pipico , não dá , preferiro John cley , Marlone e Romário no banco .
    Felipe está muito mal , FICA PARADO NO MEIO E não marca ninguém e não gosta do CRISTOVÃO , ACHO QUE NÃO CONSEGUE MAIS RENDER O QUE RENDIA NOS 90 MIN (MINHA OPINIÃO)

    NÃO ADIANTA FICAR TROCANDO DE TÉCNICO VIDE MULAMBADA E OUTROS .

    O VASCO É O ÚNICO TIME QUE ESTÁ ENTRE OS 4 PRIMEIRO A MAIS DE UM ANO , PENSEM NISSO .

    NOSSO TIME PRECISA DE APOIO DO TORCEDOR NO CALDEIRÃO E JOGAR COM VONTADE DE GANHAR , COM GARRA, E PARA ISSO OS SALÁRIOS TEM QUE ESTAR EM DIA .

    SAUDACÕES VASCAÍNAS !!!!!!

    VASCO UNIDO É UM VASCO MAIS FORTE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Luiz Carlos

    Boa Noite
    Só gostaria que o Vasco voltasse a ser Vasco. pois do jeito que está não dá, não vamos chegar a lugar nenhum.

  • Luiz Carlos

    Que tipo de moderação?

  • Luiz Carlos

    MAX, DIEGO ROSA, EDUARDO COSTA, PIPICO, WILLIAM BARBIO, WILLIAM MATHEUS, AUREMIR, CARLOS ALBERTO, CRISTOVAO. NÃO SEI O QUE AINDA FAZEM NO VASCO NÃO VEJO UTILIDADE NENHUMA NELES, NÃO DÁ CHANCE A ALGUMAS PROMESSAS QUE TEM NA BASE. FICA INSISTINDO COM BARBIO. QUE QUANDO O VASCO FOI A NOVA IGUAÇU SE ENGANOU DE CABELEIRA.

  • Rodrigo Coentro Salvius

    Discordo com muitos amigos vascainos que querem a saida do CB, pois sei que com o elenco que ele tem em maos nao ha muitas coisas a se fazer, mas tambem o questiono pelo fato de ele montar um time com pecas de improviso sendo que os improvisados sao do mesmo novel que o jogador da posicao.
    Exemplo do que adianta por um jogador como Auremir, que tem algumas qualidades como velocidade, passe rasteiro e ate finta bem para aparecer na frente, mas que nao tem um bom cruzamento, poderia ser util para deixar a cabeca-de-area mais rapida, leve com uma saida de bola em toques e eh utilizado na lateral onde poderia ser utilizado o Jonas que eh de oficio sabe fazer aquele setor mesmo que seja um pouco mais pesado ele defende mais, marca mais, cabeceia e quando sobe tem um bom chute e sabe cruzar.
    Jogador como Barbio tem potencial para crescer e se tornar um bom atleta mas nao pode ser titular absoluto do time do Vasco so para suprir a falta do Eder, que nao vem bem, e manter um esquema que ja esta manjado pelos outros treinadores. Por que nao usar o Tenorio, Pipico ou um da base ?
    Nilton, Eduardo Costa e Felipe Bastos nao podem atuar juntos sao identicos na forma de jogo, fortes, bons cabecedores, chutadores, que as vezes acertam passes de 50 metros e erram passes simples de meio metro, por isso gostaria de ver um ou nenhum desses como volante com Auremir (volante leve). Talvez seria melhor Auremir e Wendell como volantes do time.
    Na lateral esquerda temos um problema nenhum dos que temos Mateus, Feltri e Max sao do nivel que esperamos mas teem suas qualidades principalmente ofensivas que podem ser aproveitadas com um sistema defensivo com Prass, Jonas, Dede e Douglas, Auremir e Wendell, o lado direito seria mais defensivo mas com protecao dos volantes que sabem marcar e leberar a ala esquerda para ser explorada por Mateus ou Feltri que sao mais ofensivos.
    No meio campo como encanje do time temos um problema pois se jogar com 2 volantes e um encanje o Juninho poderia fazer esse trabalho ja que jogaria um pouco mais atras com o suporte de tres atacantes ao menos 2 viriam buscar o jogo, mas se for jogar com um meio com quatro jogadores o Juninho teria que fazer o terceiro homem de meio-campo sendo necessario um encanje que nao pode ser o Carlos Alberto e nem Felipe que teem outra caracteristica de jogo.
    Carlos Alberto joga quase como um terceiro atacante as vezes bate-cabeca com Alecsandro, e o Felipe nao joga pelo meio centralizado, ele pode vir de tras pelo centro por alguma arrancada inesperada ou por uma boa troca de passes mas essa seria a posicao do Juninho, ou ele jogar mais avacado caido pelos cantos, mas dessa forma ele mina o jogo do Juninho, do lateral seja qual for o lado e do volante que chega como homem surpresa para essa vaga seria Bernardo mas… entao temos o Chaparro que ate hoje apesar de bons treinos nunca teve sequencia de jogo e pode surpreender muitos que nao o conhecem se for o caso se tem na base John Clay e Marllone.
    No ataque Alecsandro e Eder/Barbio nao passam por bom momento e seria interessante testar Tenorio que quer jogo e mostar servico e Pipico, e outro da base como Romario, Foguete etc…
    Cristovao conhece mais o elenco e tem o respeito deste grupo mais do que qualquer outro tecnico que vier alem do custo beneficio dele.

MaisRecentes

Uma chegada fabulosa para o Vasco



Continue Lendo

Treinos 100% fechados: não há comentários



Continue Lendo

Com entrosamento dará certo



Continue Lendo