Lágrimas e alma lavada na Colina



Por Bruno Braz

Edmundo já deu muitas alegrias, mas também, algumas tristezas. Fez golaços e um bom número de besteiras. A grande questão é que a relação do torcedor vascaíno com o ídolo sempre transcendeu os feitos. É até difícil explicá-la. Fica mais fácil ver no rosto de cada um que esteve presente numa noite tão emocionante em São Januário.

O fato é que Edmundo tem a cara do Vasco. Em 97, especificamente, fez o vascaíno se tornar MUITO vascaíno. Pelos gols contra o rival Flamengo, as comemorações enlouquecidas puxando a cruz-de-malta e até pela reboladinha diante do alvinegro Gonçalves.

Ontem, posicionado em meio aos “arquibaldos”, vi gerações em lágrimas. Para o rapaz entre 27 e 30 anos, o ar de nostalgia ao lembrar aquelas tardes adolescentes no Maracanã. Para os de mais idade, a recordação dos abraços nos filhos, numa fase em que foi muito fácil convencê-los a ser Vasco. Para as crianças, a noção do que é um ídolo.

O marcante grito de “Ah! É Edmundo” saiu forte, embargado, alucinado e incansável. Deu até para matar saudade do “Colé, Colé”, gesto que Edmundo fez após um de seus muitos gols em cima do Rubro-Negro.

A sensação era de que nenhum dos presentes queria que aqueles 90 minutos terminassem. Quando veio o apagão, então, quem ligou? Edmundo se despediu oficialmente, mas já estava eternizado no coração dos vascaínos há muito tempo. Talvez a explicação dessa relação seja simples: amor.



  • Peruch

    Meu filho de 10 anos, não teria o porque de ter a mesma relação que eu tenho com meu ídolo Edmundo, porém, nosso amor ao Vasco transcende qualquer lógica e ver o sorriso dele durante o jogo, comprovou mais uma vez o que significa ainda em nossas corações o Edmundo! Realmente algo que a razão desconhece!
    Que saudade!

  • Dirceu

    Linda noite, coberta de estrelas, apesar da chuva, que não impediu que a torcida vascaína estivesse presente.
    Vimos a despedida de um grande jogador, que, dentro do campo, sempre foi símbolo de determinação e luta, aliados a uma técnica hoje tão escassa.
    Uma festa que emocionou ao Edmundo, mas, principalmente, ao verdadeiros vascaínos, que puderam se reencontrar com um craque que, mais do que qualquer outro, sempre mostrou seu genuíno amor pelo Vasco, por sua torcida, por nossas tradições.
    Reencontro nessa festa com o amor a camisa, que transcende o efêmero e superficial gesto de se beijar a nossa Cruz de Malta, pois para o nosso Edmundo foi sempre um beijo de paixão, de amor verdadeiro.
    Merece ele, juntamente com o Dinamite, o Juninho, o Ademir, o Barbosa e alguns poucos outros que marcaram a brilhante trajetória de nosso Vasco da Gama, uma estátua, pois mostraram sempre o amor puro a nossa camisa, aliados ao fato de terem sido, ou serem, craques.
    Vamos ampliar nosso reconhecimento aos verdadeiros vascaínos, dando o destaque relativo que merecem na construção da história de nosso clube, pois se ao Romário se fez uma estátua, como homenagear aqueles que, além de craques e profissionais, mostraram o amor as nossas tradições.
    O Vasco da Gama e sua fiel e imensa torcida estão de parabéns e, hoje, ao Edmundo, o nossos muito obrigado pela participação determinante em nossa história e ao amor que nos deu e nos dá o orgulho de sermos vascaínos.

  • Felipe Freitas

    São coisas inexplicáveis, esse tipo de sentimento está escasso no mundo por conta do efeito

    “profissionalismo”.

    Porque eu sou profissional eu não posso dizer qual o time que eu torço!

    Porque eu sou profissional eu não posso zoar meu companheiro de trabalho, pela derrota do time

    dele!

    E assim matamos coisas tão bonitas na vida da gente, que mesmo sem explicação… se entende!

    Edmundo é ídolo, entre tantos outros motivos, por que transcendeu o profissionalismo. Ele foi ele

    mesmo! Amou quem tinha que amar, desdenhou de quem quis, errou, acertou e viveu!

    E pra quem diz que homem não chora, Eu redijo o ditado: tem que ser muito homem pra chorar.

    E digo que eu também chorei, sofri e amei o vasco junto com você, Edmundo.

    As lagrimas de Edmundo se confundiram com as gotas de chuva. E nós Vascaínos, agradecemos

    por cada lagrima derramada e também pela chuva de gols que fez durante suas passagens pelo

    cruzmaltino!

    infelizmente para agradecer só podemos dizer:

    Muito obrigado, Edmundo!

  • Ricardo Ferreira

    Que festa linda, quantas saudades e como faz falta o Animal que aos 40 anos joga muito mais do que os que estão lá, uma lição para Diego Souza ( o vagalume ) de
    como se deve jogar com raça e ter fome de bola, sem mais comentários, foi lindo o que assistimos ontem. OBRIGADO EDMUNDO

    • celso

      Meu caro elogie o Edmundo mais não compare com esses jogadores de hoje. hoje temos jogadores que são responsaveis, jogadores que respetam o Vasco, não temos casos de indiciplina alguma, ninguem se recusa a jogar pra ficar 30 dias na praia, Digo com certeza que o Romário foi mais profissional do que o Edmundo, ganhou mais titulos que ele, nunca vi o Romário sacanear o Vasco. Portanto eu gosto do Edmundo admiro ele como jogador, deu muitas alegrias ao Vasco. Mais o Romário tambem merece respeito igual a esses jogadores que voce cita.

      • manoel queiroz

        “Digo com certeza que o Romário foi mais profissional do que o Edmundo, ganhou mais titulos que ele, nunca vi o Romário sacanear o Vasco.”

        Tá de brincadeira né?

        Ou vc é cego, surdo ou dissimulado…

  • Henrique da Colina

    Belíssima matéria, Bruno! Eu era mais um entre aqueles mais de 21 mil apaixonados dentro do Caldeirão, naquela noite chuvosa, dia de semana, final de mês (din-din escasso!) e ingresso “salgado”, e mesmo com todos esses ingredientes, diagamos negativos, endosso suas palavras aqui descritas. Foi uma noite inesquecível e a chuva ajudou a lavar a alma não só do protagonista mas também de todos nós, REALMENTE VASCAÍNOS, pois não haveria desfecho melhor para a trajetória de um dos maiores ídolos da História do Vasco!

    “AHHHHH, É EDMUNDO!” ETERNAMENTE!!!

  • Valdir Luiz

    A cada dia que passa tenho a certeza que fiz a escolha correta quanto ao meu time de coração, a festa foi maravilhosa e com toda a certeza do mundo estava faltando isso para o Edmundo e para nós torcedores também.

    Para todas as famílias que juntas formam uma só, Vasco sempre!!!

  • Edmundo foi um jogador fantástico…aguerrido, extremamente técnico e com a alma vascaína!!! Tudo bem que deu os seus moles, vestiu a camisa de rivais etc, mas nada disso tira o brilho do nosso eterno ídolo Edmundo!!! O Animal representa uma época de glória aos vascaínos, um ano de 97 tão fantástico que nem mesmo o revés do rebaixamento fez com que sua imagem ficasse manchada!!! Edmundo é o último da safra de craques sem contestação produzido na Colina, vai ser difícil mas esperamos que em breve tenhamos novos ídolos a incendiar a torcida, a fazê-la ir ao Estádio apena para vê-los ( assim como Juninho e Felipe atualmente ). Sua carreira oficialment chegou ao fim ED, mas nada tirará vc do coração dos vascaínos!!!

  • carlos baptista

    Infelizmente não pude ir ao jogo de despedida do Animal, mas como todo torcedor vascaíno tenho uma dívida de agradecimento ao Edmundo por tudo que ele nos deu nos jogos do Vasco. Raça, vontade de ganhar, amor incondicional a camisa e acima de tudo se tornava um iluminado contra o “império de mal” nos dando as maiores alegrias desde os tempos do eterno Roberto Dinamite.
    Obrigado Edmundo por tudo que nos deu e seja feliz como nós fomos graças a você. E vamos pedir sim uma estátua pro Animal, para o Roberto, Ademir, Barbosa e todos os verdadeiros vascaínos e não pro anão mulambo.

  • Lucicley Barbosa

    Pelos gols e alegrias que nos deu ao longo de sua carreira…
    O futebol em especial os vascaínos sentirão sua falta!
    Obrigado Edmundo.

  • Luiz Claudio

    Parecia esta revivendo aquela fantástica equipe de 97/98. Se ele treina mais uns 5 dias e voltar para o vasco, o DS10 pode virar comentarista. The best of Edmundo…………

  • cidney alexandre

    Sinceramente acho que nenhum jogador do Vasco tem esta empatia com o Vasco, mesmo o Juninho Pernambucano não tem comparação com o Edmundo, Edmundo sempre demonstrou seu amor pelo Vasco, ele mesmo quando jogava contra se recusava a fazer gols no Vasco, só veio a fazer mesmo no final da carreira, pois precisava provar que ainda tinha condições de jogar, e talvez para mostrar que ele poderia voltar para o nosso Vascão, apesar do Roberto Dinamite ter sua historia quase que totalmente no Vasco, e sempre que seu nome é pronunciado todos o ligam ao Vasco, acho que apesar dele ser o nosso maior idolo, ele não é e nunca foi tão amado pela torcida vascaina como o Edmundo é, isto é até inexplicavel, pois se formos colocar em titulos o Edmundo só tem dois pelo Vasco(um brasileiro e um carioca), mas a verdade é que o Edmundo sempre teve esta empatia com a torcida e sempre terá, ele é com certeza o jogador mais adorado pela grande massa vascaina. obrigado por tudo Edmundo.

  • alex silva

    Ontem ao sentar na frente da tv e ver aquele cara entrando pelo túnel de são janu, tantas vezes frequentado (hj moro em rondônia), passou um filme pela minha cabeça e chorei, chorei mesmo, sem vergonha, pelo contrário com muito orgulho de ser vascaíno…

    • manoel queiroz

      fica com vergonha não.. com certeza foram mais de 50 mil pessoas que choraram .. eu me incluo na lista.. chorei feito criança

  • Luciano Carvalho

    Estive ontem em São Janu com meu filho de 8 anos, quando Roberto pegou o microfone para falar e eu olhei no rossto do Edmundo me emocionei, chorei relembrando das muitas felicidades que ele nos deu, sua autenticidade, seu amor ao Vasco, no intervalo nós torcedores fomos brindados com um belo video sobre nosso ídolo e novamente chorei, olhei para meu filho e ele estava admirado e falou assim; Papai ele joga d+ pq ñ querem deixar ele jogar +, e pensei jogadores iguais ao Edmundo com amor incontestavél e que se doam pelo clube de coração ñ deviam nunca envelhecer, ontem meu filho vivenciou o que é ter amor por um clube. Prabéns a torcida que fez uma linda festa, e meu e de todos os vascaínos nosso muitissimo obrigado EDMUNDO, vc é eterno em nossos corações.

  • Júnior

    Sou do maranhão e a vontade de tá lá em são januario era imenso…..quando simplismente leio as reportagens de EDMUNDO dá vontade de chorar de emoção imagine se tivesse em são januario seria inesquecivel mas edmundo sempre estará em nossos corações…. ele é único…. AH EDMUNDO

  • marcelo peterle

    O Edmundo é talvez um dos últimos profissionais do futebol que jogou por amor ao seu time do coração! Foi jogar em outros times mas nunca escondeu de ninguém o seu time do coração. Soube sorrir com o vasco nas vitórias e chorar nas derrotas. Sentimentos de um verdadeiro profissional que ama o seu clube do coração. A torcida sente isso! E por esse motivo compareceu em massa para prestigiar a sua aposentadoria. O futebol brasileiro só vai mudar e voltar a ser campeão quando esse sentimento servir de exemplo para tantos outros atletas que têm por aí, muitos até mais vitoriosos e milionários que o edmundo, mas que ao invés disso, preferem fazer “juras de amor à clubes”, dando beijinhos em escudos, mas na verdade amam mesmo o dinheiro que esses clubes depositam em sua conta, falso amor esse que acaba logo no primeiro atraso de salário. Parabéns Edmundo! Dinheiro não compra caráter.

  • Pablo

    AAHHHHH é EDMUNDOOOOOOO..

  • Carrapa-VK

    …E ainda estava “fininho”, hein…?!! “Viva Edmundo. A Força jovem é a Maior do Mundo!!”, “Faz mais um gol, pra gente ver…Edmundo, nós gostamos de você!!” e tantas outras “cantatas”, qua agora, ficarão apenas na memória de quem presenciou e nos sonhos que quem não esteve lá…Assim são os ídolos, os craques. Aqui no Vasco, temos e valorizamos nossos ídolos. Roberto, Edmundo, Romário, Felipe, Juninho, Dedé…Tantos…Fico com pena de quem “não quis ser”, por causa do dinheiro. Alex Dias, Leandro Amaral…Esses, deviam perguntar ao Edmundo, quanto dinheiro valeu o que aconteceu ontém, em São Januário, O NOSSO estádio…E quanto ao framengo, e o ídolo (ÚNICO) deles…Só deu vergonha…Perdeu penalti, que eliminou o Brasil na copa do mundo, fez parte do governo do COLLOR, sonegou impostos e evadiu divisas na Itália…Será que ele pode aparecer por lá, ainda…
    Obrigado Edmundo!! Você é mais um grande ídolo da imensa torcida bem feliz.

    Carrapa-VK – RJ

  • kleber rogerio

    Edmundo sem vergonha chorei muito ontem. muito obrigado pelos gols no flamenguinho nunca vou esquecer.

  • celso

    O que o Eurico estava fazendo em São Januário? Pensei que tinha morrido. Será que em nunhum cemiterio não tem uma tumba desocupada? Ou o capeta não quer ele por lá?

    • celso

      Meu caro fla, quanto ao primeiro concordo, estava lá para roubar, mais quanto ao Edmundo vejo que foi numa fase muito ruim de sua vida. e que teve consequencias graves. Por isso acho que o Romário foi sempre mais profissional que ele indepedente dos clubes em que jogou. Nunca vi o Romário fazer greve, se recusar a jogar por atraso de salarios. Por isso sou a favor da eterna homenagem dele em São Januário.

    • manoel queiroz

      as 3 pessoas deviam ser mulambas…

    • Cadu

      Infelismente Edmundo aprendeu alguma coisa quando passou um tempo com os bandidos

  • e muito bom ser vascaino obrigado EDMUNDO voce vai ficar em nossos coraçoes

  • DEUSVASCO

    Mulambinho, há uma grande diferença entre acidente de carro e FATIAR a mãe do seu filho bastardo. Eu sei o quanto dói na alma de vcs, mulambinho pai, mulambinho filho assistir a mais linda de todas as despedidas, mas veja por este lado, o matador de urubu não joga mais, pode ficar tranquilo agora. Por que não fazem uma despedida para a Bruneca fatiador de puta. \o/
    Vasco até morrer!
    “Vem vem chupá meu pau êoêo, vem chupá meu pau êoêo o CAMPEÃO É O BACALHAU!!!!”

  • pedro

    que noite maravilhosa Edmundo ate deus mandou chuva.eu estava presente com o meu filho de 7 anos que ate chorou para ir para o jogo de despedida,quando Edmundo deu aquela reboladinha a colina foi a loucura.(obrigado Edmundo por tudo)

  • choreii quando edmundo ia saiir jo jogo , idolo eterno.. ,mais o romario tambem mereçe respeito apasar o torcedor vascaino não é falso ele sempre lenbra do que fizeram pela nossa estituição
    saudaçoes edmundo e romario idolos eternos ninguem muda isso sim aaaaaaaaah é edmundo

  • oque esse flamerda esta fazendo aqui time de que so tem bandido flapenta de merda

  • vai cuida de seu time de urubu

  • DEUSVASCO

    Mulambinho, há uma grande diferença entre acidente de carro e FATIAR a mãe do seu filho bastardo. Eu sei o quanto dói na alma de vcs, mulambinho pai, mulambinho filho assistir a mais linda de todas as despedidas, mas veja por este lado, o matador de urubu não joga mais, pode ficar tranquilo agora. Por que não fazem uma despedida para a Bruneca fatiador de puta. \o/
    Vasco até morrer!
    “Vem vem chupá meu pau êoêo, vem chupá meu pau êoêo o CAMPEÃO É O BACALHAU!!!!”

  • DEUSVASCO

    Mulambinho, há uma grande diferença entre acidente de carro e FATIAR a mãe do seu filho bastardo. Eu sei o quanto dói na alma de vcs, mulambinho pai, mulambinho filho assistir a mais linda de todas as despedidas, mas veja por este lado, o matador de urubu não joga mais, pode ficar tranquilo agora. Por que não fazem uma despedida para a Bruneca fatiador de pu ta. \o/
    Vasco até morrer!
    “Vem vem chu pá meu pa u êoêo, vem chu pá meu pa u êoêo o CAMPEÃO É O BACALHAU!!!!”

  • DEUSVASCO

    Mulambinho, há uma grande diferença entre acidente de carro e FATIAR a mãe do seu filho. Eu sei o quanto dói na alma de vcs, mulambinho pai, mulambinho filho assistir a mais linda de todas as despedidas, mas veja por este lado, o matador de urubu não joga mais, pode ficar tranquilo agora. Por que não fazem uma despedida para a Bruneca fatiador de pu ta. \o/
    Vasco até morrer!
    “Vem vem chu pá meu pa u êoêo, vem chu pá meu pa u êoêo o CAMPEÃO É O BACALHAU!!!!”

  • Max

    Pena que ele se foi…assim não vai participar dos vice Campeonatos do Vasquinho!!!

MaisRecentes

Uma chegada fabulosa para o Vasco



Continue Lendo

Treinos 100% fechados: não há comentários



Continue Lendo

Com entrosamento dará certo



Continue Lendo