Homenagem a Pai Santana



Torcida vascaína,

O Vasco perdeu nesta terça-feira uma parte integrante de sua História, o folclórico Pai Santana. Por isso, pedimos que deixem aqui sua homenagem ou lembranças que tem do ex-massagista e eterno ídolo da torcida.



  • Que seja feita a sua vontade PAI SANTANA, vasco campeão brasileiro de 2011, obrigado por ser tão vascaino e por participar de uma historia verdadeira de glorias e tradições. Assim é clube de regatas VASCO DA GAMA, acolhendo sem distinção a raça NEGRA.

  • jorge fidelis da silva

    UM VERDADEIRO VASCAINO QUE VAI DEIXAR MUITAS SALDAES QUANDO ELE BEIJAVA O CAMPO ERAUMA EM UMA EMOÇÃO SO SALDES DE UM VERDADEIRO VASCAINO SALDADES E O QUE NOS REASTA SALDAÕES VACAINA MIL BEIJOS………………………………………….

  • Hoje e um dia triste para a nossa nação perdemos mas de nossa historia. Pai Santana obrigadoooo por tudo que fez pelo vasco . Descanse em pazzz!!! Amuleto Eterno de nossos coraçõesss…. Saudaçõess Vascainass

  • Felnery

    Foi-se mais um representante do amor incondicional ao clube, coisa rara de tempos pra cá. Hoje em dia, não vemos mais amores como esse…descanse em paz ! A nação vascaína agradece.

  • ragnarok warrior

    Pai Santana!!! Eterna mascote do vasco e de são januário! Tu estarás para sempre no coração da imensa nação vascaína , que assim como você , traz na alma o resplendor da cruz de malta! Para você , nosso amor e gratidão eterna.

  • Pai Santana:

    Não torço para o Vasco da Gama, nem tenho qualquer antipatia por seu clube, aliás, também são poucas as simpatias que tenho por ele no futebol brasileiro, porque além do senhor, admiro Roberto Dinamite, que não contente com o tudo que já fez pelo clube, resolveu virar presidente e melhorar a imagem destruída por Eurico Miranda, o que vem fazendo com sucesso, simpatizo também com o meia Felipe, jogador em extinção, que representa um elo perdido de Gerson no futebol brasileiro.

    Portanto, como irmão de Awô, não poderia deixar de prestar a minha homenagem neste Primeiro de Novembro, que tanto significa para nós nos caminhos da vida e da morte:

    Se a Terra fosse de ouro
    De ouro seria meu pai
    Mas como a Terra era lama
    Da lama brotou meu pai

    Atotô Adjiberô
    Atotô Ofanran Kurin

    Dono da tua essência
    Babá é dono de ti
    Por isso é Senhor da Terra
    E de Ofanran, Kurin

    Se Obaluayê virou a mão pra baixo chamando o teu corpo, saiba que o Futebol Brasileiro sempre manterá a dele para cima ao reconhecê-lo em qualquer terreno.
    Olhai por Roberto, Felipe e o teu povo nos gramados.

    Agô.

  • pai santana,nos vascainos sempre vamos nos lembrar das suas boas recordaçoes,que viveu no vasco,pois vc foi o guerreiro de todas as historias que viveu no vasco ,obrigado por tudo que viveu aqui no vasco, e tambem em nossos coraçoes,a naçao vascaina nunca vai esquecer de vc ,obrigado por tudo,eterno pai santana

  • Quando eu tinha 07 anos meu pai levou-me ao maracanã, para vêr o jogo do meu vascão,mal conseguia olhar o jogo pois como qualquer criança ficava maravilhado vendo as bandeiras das torcidas. Cada uma mais bonita que a outra,Foi quando um senhor negro, forte entrou em campo para socorrer um jogador não me vem o nome dele na memória. Mas fiquei admirado com a rapidez de como aquele cara corria, perguntei ao meu pai quem éra ele e ele respondeu:É o Pai Santana massista do vasco.Hoje tenho 45 anos sou Bombeiro Militar e fiquei totalmente estático quando no quartel, recebi a notícia de sua morte, me veio naquele momento a lembrança daquele jogo no qual eu nunca mais vou esquecer. Obrigado Pai Santana, por fazer parte das minhas lembranças.Vá correndo para a LUZ… Você vai deixar saudades…. Salve vasco e toda nação vascaína.

  • Torcedor apaixonado , ícone vascaíno ! No dia de Todos os Santos , lá vai mais um para o time !
    Fôrça Pai Santana ! Avante Alma Vascaína !

  • Luis Cláudio Teixeira

    Hoje veio a nos deixar o nosso glorioso Pai Santana, o homem que dedicou a maior parte de sua vida ao nosso clube amado.
    Não estou aqui para falar de religião e sim da pessoa e torcedor que ele sempre foi.
    Sempre defendendo o Clube com unhas e dentes, Pai Santana ficará para sempre imortalizado pelo clube e pelos torcedores, pois ele sempre fez parte de nossa torcida!
    Que Deus o abençoe e o guarde para toda a eternidade…

  • FLAPENTATRIHEXA

    O MACUMBEIRO FOI PRO INFERNO,E AGORA O VASCÚ VAI PERDER TODAS,ATÉ PRA AQUELE TIMECO DO UNIVERSITARIO PERUANO,VCS VERÃO

  • Antônio Carlos Neto

    O Glorioso Pai Santana deixou de conviver entre nós mortais, porém estará agora sentado a direito do nosso Deus torcendo e ajudando o VASCÃO lá de cima. Se o Vasco tinha um motivo para brigar até o fim pelos títulos Brasileiro e da Copa Sul-Americana agora tem dois: Ricardo Gomes e Pai Santana, esses títulos serão dedicados a vocês.
    LUTO VASCAÍNO!

  • Deus costuma usar a solidão
    Para nos ensinar sobre a convivência.
    Às vezes, usa a raiva para que possamos
    Compreender o infinito valor da paz.
    Outras vezes usa o tédio, quando quer
    nos mostrar a importância da aventura e do abandono.
    Deus costuma usar o silêncio para nos ensinar
    sobre a responsabilidade do que dizemos.
    Às vezes usa o cansaço, para que possamos
    Compreender o valor do despertar.
    Outras vezes usa a doença, quando quer
    Nos mostrar a importância da saúde.
    Deus costuma usar o fogo,
    para nos ensinar a andar sobre a água.
    Às vezes, usa a terra, para que possamos
    Compreender o valor do ar.
    Outras vezes usa a morte, quando quer
    Nos mostrar a importância da vida.

  • João

    Ahhhh Lenda que Parou de Viver

  • Marcos Vinícius

    A primeira vez que fui ao Maracanã foi em outubro de 99.Vasco 1×0 Flamengo,gol do Juninho Pernambucano,na época só Juninho.

    A primeira vez que fui a São Januário foi no Brasileiro daquele mesmo ano,Vasco 2×1 Atlético-PR,dois gols do Edmundo.

    Em ambas as ocasiões um senhor negro,grande,vestido de branco,antes do início de ambas as partidas entrou em cena e,em frente à torcida do Vasco,estendeu uma bandeira do clube,ajoelhou-se,beijou a bandeira e saudou a torcida.Era nítido o amor pelo que fazia,a espontaneidade do gesto.

    Vi outras vezes esse senhor negro,grande,vestido de branco,sempre em jogos do vasco,fosse no Maracanã ou em São Januário.Esse homem era Pai Santana.Nunca fez um gol,uma defesa,um passe,nunca jogou,mas pouca gente personificou tão bem o que é ser vascaíno,amar o clube e a instituição como ele.

    A última vez que fui a São Januário assistir uma partida do Vasco foi contra o Atlético-PR,pelo Brasileiro deste ano.Aquele mesmo senhor estava atrás de um dos gols,não mais vestindo branco,mas uma camisa do clube,parecia uniforme de treino.Estava sentado em uma cadeira de rodas,mesmo assim pediu ajuda e,apoiado,saudou a torcida,que gritava seu nome.

    Nesta terça,01/11/2011,Pai Santana nos deixou.Foi embora um dos mais ilustres vascaínos.

    Não vai ter mais ninguém ajoelhando e beijando a bandeira do Vasco antes das partidas.

    Hoje,sua imensa torcida não está feliz,está triste pela perda de um dos mais ilustres vascainos.

  • …era um elo comum passado mais folclórico e romatico de Futebol….com certeza uma grande perda. Pai Santana esteja em paz

  • Thiago Abreu

    Muitas saudades sentiremos de Pai Santana, fico triste apenas em pensar que nunca mais veremos aquele homem, grande Vascaino, saudando sua torcida, seu povo, Pai Santana faz parte da historia do Vasco, PAI SANTANA e parte da Historia do Vasco, fecho meus olhos e lembro das tardes e noite de Jogos, onde Pai Santana entrava, com seu fraque Branco, saudava a torcida, estandia a bandeira no chao e a beijava e nos torcedores iamos ao Delirio, que Saudade, descanse em Paz Papai Santana e olhe por nosso Vasco dai, obrigado por nos mostrar o que e o Amor….

  • aristoteles siveira souza..eternamente SANTÁSTICOOOO…………..

    As lembranças marcam nossas vidas de forma indelével….Este SENHOR era a cara deste
    tradicional clube brasileiro. Com a sua crença…a sua maneira de ver a VIDA e DEUS, ele
    ajudou a construir a IDENTIDADE deste clube o qual meu pai é torcedor, mas que também
    aprendeu a amar o SANTOS F.C..de Pelé e cia lá nos idos anos 50 e 60….Assistimos juntos
    aos jogos do nosso SANTOS F.C e do C.R.VASCO DA GAMA…HOJE…. !
    Este senhor negro era visto..carregando..os jogadores vascaínos com determinação nos jo
    gos deste clube…Quantas vezes, ele recuperou atletas para jogos memoráveis..? A sua fé
    era questionada..? O Brasil ” nega ” as suas crenças e seu povo afro-descendente….?
    O C.R VASCO DA GAMA NÃO…..! Abriu as portas para os filhos da África…..!
    Eramos criança ainda….nos anos 70 e 80…mas não tem como não se lembrar dos jogos…
    deste clube…O sorriso marcante de seu maior ídolo..Roberto Dinamite..O título brasileiro….
    em cima do CRUZEIRO, onde este jogador despontava para a carreira brilhante….
    Eramos criança…mas as lembranças de um futebol ROMANTICO …ficou em nós…
    Quando olhamos os posteres dos times em que o C.R.VASCO DA GAMA ganhou títulos, lá…
    está aquele senhor ao lado com a sua inconfundível vestimenta branca…

    Que a sua alma descanse entre os justos ” PAI SANTANA ” … . .

  • FLAPENTATRIHEXA

    EU AVISEI E O PERU ENTROU EM VCS 2 VEZES,TIMECO RUIM E SORTUDO..MAS AGORA ACABOU A MACUMBA,KKKKK

  • Que flamenguista babaca esse que se intitula “fla alguma merda”teu time tá na merda de dar gosto, vai pra libertadores graças ao vascão,isso se fizer seu papel direito caso contrário, tá fora.O “Luxenburro”manda na mulambada e ainda diz que o tal de Welington é um bom zagueiro,só ele vê isso,você deve ser um dos “cusão”que ficaram cantando “Aurora que era mulher de verdade” quando o vascão perdeu,e depois dos 8 à 3 enfiaram o dedo no “CÚ”e rasgaram de inveja.Só ganharam o carioca, que não leva a lugar algum e ainda se acha no direito de falar? vai pra Puta Que Paril!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • FLAPENTATRIHEXA

      BOMBEIRINHO FICOU NERVOSINHA FOI OTARIO,O CARIOCA É SÓ PARA TE SACANEAR,O MAIS GOSTOSO FOI A COPA DO BRASIL EM CIMA DE VCS MULAMBOS CURRALINOS,2 PORRADAS EM 2006,MAS PELO VISTO MUITO TEMPO QUE VCS NÃO GANHAVAM NADA,NÉ O SEGUNDONA DO CARALHO,VAI PRA PUTA QUE PARIL VC SUA BICHA SAFADA.

MaisRecentes

Uma chegada fabulosa para o Vasco



Continue Lendo

Treinos 100% fechados: não há comentários



Continue Lendo

Com entrosamento dará certo



Continue Lendo