Sorrisos, choros e agradecimentos que superam o desrespeito



Sou jornalista e sei que um dos principais atrativos de nossa profissão é de dar a notícia em primeira mão. Quando Ricardo Gomes sofreu o AVC (acidente vascular cerebral) durante o clássico contra o Flamengo, alguns profissionais da área que atuo começaram a querer especular possíveis nomes para substituir o ex-zagueiro do comando cruz-maltino poucos dias depois do incidente. A diretoria do Vasco descartou prontamente qualquer troca no cargo enquanto o técnico não se livrasse do problema.

Além das inúmeras especulações, alguns outros treinadores do mercado se ofereceram indiretamente para entrar no lugar de Gomes. Demonstravam apoio, mas deixavam claro a disponibilidade de “ajudar” o clube. A diretoria cruz-maltina manteve sua posição e deu todo o poder para o auxiliar Cristovão Borges até o momento que Ricardo Gomes saísse desta situação.

Daí, vieram as críticas. Todos acreditaram que o Vasco estaria decretando a saída de sua busca pelo título com a manutenção do auxiliar de Ricardo Gomes, que não tinha experiência no comando direto de um time. Grande parte já acreditava que era preciso de um técnico com bagagem para manter o elenco nos trilhos. No entanto, a diretoria cruz-maltina seguiu com sua linha de pensamento e deu moral a Cristovão, apesar da derrota de goleada para o então lanterna do Brasileiro.

Depois de quase três semanas desde o problema com Ricardo Gomes, as especulações sobre técnicos no comando cruz-maltino praticamente não existem, assim como as ofertas de treinadores. Cristóvão pode ainda não ter experiência, mas o Vasco segue na briga do título, a um ponto do líder, com uma campanha de duas vitórias, um empate e uma derrota no comando do auxiliar.

Isso só acontece porque Ricardo Gomes fez um trabalho transparente e competente no Vasco neste período que está no clube. Todos, desde o presidente ao gandula, o respeitam. Basta ver a quantidade de visitas que o treinador recebeu desde que foi internado. Alguns jogadores são figurinhas carimbadas no Pasteur, como o meia Felipe. Dinamite praticamente tem um crachá de funcionário do hospital e Rodrigo Caetano é quase um assessor das visitas.

Antes de qualquer boa campanha da equipe no Brasileiro, o Vasco respeitou desde o início a pessoa transparente que Ricardo Gomes é. O mesmo acontece com o auxiliar Cristovão Borges que, apesar de não ter experiência, é adorado por todos no clube da mesma forma que o ex-zagueiro. A cada sorriso dado, a cada palavra do técnico do Vasco, o elenco se enche de vontade para lutar ainda mais por ele e a diretoria dá um suporte ainda maior pelo treinador.

Hoje em dia, todos no Vasco querem fazer de tudo para dar alegrias para Ricardo Gomes. O título poderia ter ficado em segundo plano, mas passou a ser o motivo por qual jogadores e funcionários terão de motivação para superar qualquer dificuldade técnica encontrada pelo caminho até dezembro.

Acima de tudo, todos os funcionários do clube tiveram respeito pelo trabalho do treinador e pela pessoa que ele é. Respeito que as notícias de primeira mão, os especuladores, os ofereceiros e os críticos não tiveram. Uma pena!



  • Charles Lange

    Parabéns Dennis,
    certeiro em tudo que foi comentado, o Gigante da Colina será mais do que nunca um verdadeiro favorito ao título nacional e alcançar a dobradinha nacional.
    Rumo ao título em homenagem ao Capitão Ricardo Gomes, é pra ficar na história!

  • Flávio Pontes

    A oposição diz que esta diretoria não sabe o que é ser Vasco. Mais do que qualquer outra coisa, ser Vasco é isso … Essa dedicação, esse amor, esse respeito às pessoas e ao ser humano. Ricardo nasceu tricolor porque não sabia o que era ser Vasco, mas do que nunca agora ele sabe e com certeza temos, agora, mais um vascaíno.

  • pimentel

    concordo com a diretoria do vasco, temos que dar oportunidade a esta comição tecnica. pois o vasco hora nenhuma caiu de produção. e que concidentemente alguns jogadores por motivo de convocação e contução não puderam atuar em alguns jogos. mais vai uma dica: contratem o volante RICHARLISON e o atacante FERNANDÃO ex. inter. sao pAULO

    • cidney

      o Fernando está aposentado e trabalhando no internacional como dirigente

    • alex campeao

      Cara..tu pirou ?? Richarlison ??? Fernandao nem joga mais…que planeta tu vive ??

    • alex campeao

      O vasco sempre foi isso, ele já nasceu com a bandeira social astiada…a historia do clube diz isso…passamos por um periodo nebuloso, aonde pessoas tentaram se auto-promover as custas do clube, isso até hoje tem refelexos, mas estamos mostrando ao Brasil e ao mundo que o gigante da colina voltou e com fome..fome de títulos, fome de respeito, hoje podemos voltar a dizer em voz alta : Sou vascaíno, com muito orgulho !!!!!

  • joao alves pereira

    fico muito feliz de ler uma materia dessa e isso me dá orgulho de ser vascaino em primeiro lugar DEUS e aqui na terra o ser humano o vasco através de seu presidente ROBERTO fez isto muito bem parabéns roberto estou honrado em ser seu fã honrado com atitudes como esta
    parabéns um dia ainda quero te conhecer pessoalmente homen justo e perfeito
    JOAO ALVES londrina pr

    • w

      bacana joão alvez…..tbm sou vascaíno e de londrina….realmente o ROBERTO DINAMITE é vascaíno e pessoa íntegra…..gostei de seu comentário…grande abraço.

  • ler uma materia dessa me enche de orgulho de ser vascaino a valorização do ser humano em primeiro lugar o respeito parabéns roberto espero um dia te conhecer vc pessoalmente sou seu fã já algum tempo somente um homem justo age assim parabés

    joao alves londrina pr

  • Miguel Orrillo

    Muito bom texto… Isto só me faz ter orgulho do time pelo qual gosto, apaixonadamente.
    Orgulho das pessoas que comandam o Vasco que, acima de tudo, tem como respeito e a ética como filosofia.
    O Vasco só tem a ganhar com essas atitudes, seja agora ou depois.

  • Apesar de dizerem para toda a imprensa o quanto a vida de treinador é penosa, não vejo por parte deles mesmos, qualquer respeito pelos seus colegas de trabalho.Bastou o Ricardo Gomes ter esse problema para se oferecerem para o seu lugar,parabéns Bob Dinamite pelo seu carácter, pela sua postura como presidente da colina.

  • George Marinho

    Parabéns Denis, pelo seu post feliz e acima de tudo ético, termo esse que é raro no meio jornalístico e do futebol. Mostrou a grandeza de um presidente, que é homem de caráter e grande ser humano e bem representa a grandeza do Vasco. É por isso que o Ricardo tem tudo a ver com o Vasco: grandeza, respeito, ética e dignidade. A maior conquista do ano é a vida do Ricardo Gomes, os títulos virão como consequência… Parabéns Dinamite! viva o VASCÃO!!!

  • Ricardo Timmermans Imbroisi

    temos os melhores dirigentes do brasil o melhor treinador voltando em breve.Avante gigante rumo a tokio2012 saudações vascainas

  • José Teixeira Leite

    Belas palavras. Parabéns. Quanto ao conteúdo, penso que este é o VASCO. É o VASCO pioneiro na integração racial. Éo VASCO que melhor exprime a cultura multiracial do brasileiro. É o VASCO que que no meio de um sistema futebolístico impregnado de imolralidades, situações antiéticas, sujas, corruptas e outros adjetivos mais, dá um exemplo de dignidade raramente visto neste meio.
    Parabéns à Direção do VASCO, que dá um exedmplo de dignidade e de apego às mais puras traqdições do Clube. De Roberto Dinamite, penso que não poderíamos esperar nada diferente.
    O que ainda dói é que ainda existe oposição no Clube, por certo comandadada pelo Império do\Mal, que tantas tristezas nos trouxe.

  • _Iron

    Como poucas vezes vejo o Vasco realmente UNIDO.
    Os jogadores demonstram carinho e entrosamento com o clube.
    Percebo no Vasco um grande comprometimento e cumplicidade de todos.
    Vejo Roberto, Caetano, Felipe… Todos muito motivados e isso contamina.
    Espero que o Juninho também esteja totalmente agregado a todo o sentimento atual do Vasco.
    A força deste título brasileiro será o vigor necessário para o ânimo da Libertadores.
    Parabéns ao Time e a todos os envolvidos com o Vasco da Gama.
    Ótima repostagem.

  • Marcelo

    Sinto muito orgulho do Vasco, e acho que tudo o que está fazendo tanto dentro quanto fora do campo o tornam merecedor do Título. O brasileiro é importante? Sem dúvida, mas não vai ser conquistado ao preço de jogar ou abandonar no caminho aqueles que sempre estiveram com o clube, sobretudo nas horas mais difíceis. A várias rodadas o time não joga com seus principais jogadores: Felipe e Julinho contundidos, Anderson Martins que foi embora, Juninho em viagem, até o Renato Silva. Todos os que entram se doam e fazem o seu trabalho. O Vasco é sacaneado pela arbitragem (vide jogo contra o Flamengo e os gols contra o Figueirense), perde o treinador, passa por problemas de elenco com contusões mas segue no encalço do líder e por isso vai se ganhar vai ser com muito mérito porque não é só mais um time grande, mas um time de grandeza de princípios, de união e de respeito. Aos corinthianos um aviso, caso não percam a liderança agora, na medida em que vão jogar contra Santos e São Paulo enquanto o Vasco faz dois jogos em casa contra Grêmio de Atlético Goianiense não se esqueçam de o jogo conosco será em São Januário.

  • Isso é Vasco! Nehum outro clube tem essa historia de grandeza(que andava sendo ofuscada pela antiga gestão ). Luta contra o rascismo, estádio feito com apoio dos torcedores ( estadio esse palco de momentos policos marcantes em nossa Historia recente ), dedicação, superação ( caimos e voltamos forte, sólidos, campeões !). Só de um time assim poderia sair um Junninho Pernambucano que motivado pelo amor oa clube..volta ganhando R$ 600…não há nada nem parecido com o Vasco no Futebol porque os demais são apenas clubes de Futebol…O Vasco vai além disso!!!

  • Ary Marcos Motta

    O NOsso irmão vascaino aí em cima, o João Vitor disse tudo.
    O Vasco vem dando demosntração de administração correta sem manobras sinistras, e antes de mais nada com respeito. Tem como Presidente o seu maior idolo. Outros idolos se aposentaram e trabalham no clube. ( Teve um clube ???? aí que dispensou seu tecnico/ idolo após ganhar um titulo brasileiro e não respeitou seu maior idolo como dirigente). O Vasco incomoda a muita gente por ter essa postura. Agora dá mais uma demsontração de profundo respeito em tudo que envolveu o episódio RG. Os Frutos dessa transparencia, desse respeito ´já começam a aparecer. Ser Vascaino é muito mais do que torcer. Tenho um orgulho profundo de bater no peito e dizer: Sou Vascaino sim senhor.

    Abraços a todos desta imensa torcida bem feliz.

    • Marcos, ralmente ser Vascaíno é motivo de orgulho pela história, tradição e posturas que fizeram do Vasco o “GIGANTE DA COLINA”! Como sempre digo a instituição Vasco da Gama não se enquadra apenas como time. É mais que isso….o Vasco é único porque reune: Hisória, tradição, Titulos, Responsabilidade Social e agora futuro promissor! Abs para nação Vascaína!!!!!!!!!!

  • Carlinhoscacf

    Quando o Roberto Dinamite entrou na presidência do clube todos sabiam de sua habilidade política e carisma, mas era nítida sua inexperiência administrativa e que levaria um bom tempo até que adquirisse a habilidade e experiência necessária para gerir adequadamente nosso querido Gigante da Colina. O tempo passou, o time caiu e se levantou, despontou o talento gerencial do Rodrigo Caetano, empresas começaram a patrocinar e investir no clube, e resgatamos o orgulho e um sentimento que nunca parou. Nosso presidente evoluiu e já demonstra uma visão gerencial de um administrador experiente, sem fazer loucuras financeiras e definindo um planejamento bem montado para o futuro do clube. Digo tudo isso sobre o Roberto Dinamite para perguntar-lhes se já viram um dirigente de futebol fazer tudo que ele tem feito pelo técnico Ricardo Gomes? No São Paulo, por exemplo, logo trocaram o “professor” quando teve o primeiro problema de saúde (e olha que por lá é o supra-sumo da organização, possuem CT, os melhores profissionais…). O que as pessoas precisam entender é que no Vasco da Gama as coisas são diferentes: valorizamos o valor humano.

  • Ary Marcos Motta

    às vezes temo ser incompreendido no que digo, mas penso que este episodio triste do nosso comandante não foi por acaso. Nada nesta vida acontece por acaso. Talvez seja necessario aconteçer coisas desta natureza para que outras se revelem. O Carater, Bom, de todos que dirigem, que trabalham no Vasco ficou patente neste episodio. O Respeito pelo ser humano antes do profissional, foi revelado. Isso nos enche de orgulho. Deus, Como queria que meu Avô, meu Pai fossem vivos para viverem este momento historico do Nosso Clube de Coração.

    Abraços vascainos

  • Edson Peixoto

    Parabenizo o Dennis, mas concordo apenas em parte com o que foi falado. Afinal de contas o Cristóvão mostrou, principalmente no último jogo uma capacidade de inventar (des)arrumações no time que dá até medo. Colocar o Kim de ponta direita e o Diego Rosa de lateral esquerda tendo Bernado, Leandro e Márcio Careca no banco é brincadeira.
    Outra coisa, alguém sabe por onde anda o Mizael? Acho que ele tinha tudo para ser o reserva imediato do Éder Luiz.
    Penso que estamos, infelizmente, muito próximos de darmos adeus ao campeonato brasileiro. Essas rodadas iniciais são com times sem expressão, mas temos as 8 ultimas rodadas, que, exceto pelo Avaí (que pode estar a um passo da degola) são de lascar. Se o Ricardo não voltar até lá ou se não for trocado o comando técnico, perderemos as chances do penta, mas ainda acredito que a situação se reverterá com uma atitude positiva do Ricardo ou da diretoria.

  • Sandra Helena

    Caro Dennis,

    seu comentário traz humanidade e esperança de que a gente não viva e seja movido apenas pelos apocalípticos. Esses têm prazer em ver o circo pegar fogo, apressam-se e atropelam-se nas fases das circuntâncias que vão surgindo. E, como você bem disse, não são apenas alguns da imprensa: são profissionais do futebol, torcedores agoureiros, gente que não é capaz de ver que a vida está para além da redondinha – que todos amamos, é claro…

    Gostaria também, se me permite, de acrescentar que o sentimento de respeito e carinho por Ricardo Gomes, tomou conta da imensa torcida cruzmaltina de tal forma que mesmo ela, ainda que sempre em seu papel de torcida, apoiou o time e se tornou uma extensão direta dessa corrente do bem. Hoje, o Vasco da Gama é uma família. As cobranças vão acontecer sempre. Mas o respeito e a integridade – características do próprio Ricardo Gomes – ganharam mais espaço entre seus componentes.

  • Marco Leite

    Concordo com tudo que foi dito. Eu vascaíno de 4 gerações, que já era orgulhoso de torcer por este time tão humano e querido, uma devoção que não é pouca e nem exagerada, uma paixão sob medida. Vasco vamos ser campeões com o nosso chefe Ricado Gomes no comando.

  • Fabiene

    O sentimento não pode parar !!!! sempre vascão

  • MarceloTS

    E o Vasco segue sua linha humanista. Isso é ser Vasco! Algo que se perdeu durante um tempo na fatídica década passada.

    Concordo com o Edson. O Cristovão está inventando muito. Jogamos com o Figueirense com 4 cabeças de área, sem jogador de armação. Faz o simples, estava dando certo. Em certos momentos da partida até dá para inventar.

  • celso nascimento

    BELOS COMENTÁRIOS, FICO MAIS FELIZ AINDA POR FAZER PARTE DESSA TORCIDA QUE EM MOMENTO ALGUM DEU MOSTRAS DE FRAQUEZA E DÚVIDAS QUANDO NOSSO TREINADOR SOFREU ESSE ACIDENTE. TAMBÉM A ESSA DIRETORIA DO VASCO QUE EM MOMENTO ALGUM DEIXOU DE DAR APOIO A PESSOA DO RICARDO GOMES. É DISSO QUE NOSSO FUTEBOL ESTAVA PRECISANDO. DE PESSOAS ÍNTEGRAS, HONESTAS E QUE RESPEITAM O PRÓXIMO.

    PARABÉM DIRETORIA E TORCEDORES DO VASCO.

    QUANDO O RICARDO VOLTAR AO VASCO, ESPERO QUE NESSE DIA SEJA UMA FESTA TÃO GRANDE OU IGUAL A DESPEDIDA DE UM CRAQUE. ANTES DO JOGO, QUEM SABE OS TORCEDORS REZAM UMA AVE MARIA E QUEM SABE JUNTO COM A CONQUISTA O VASCAINO ROBERTO CARLOS NÃO POSSA CANTAR A MUSICA NOSSA SENHORA, JUNTO COM A TORCIDA EM AGRADECIMENTO A RECUPERÇÃO DO RICARDO GOMES.

  • luiz gabriel

    eo respeito do clube pelo ser humano nao pelo fucionario parabens a todos do meu vascao vamos la ricardo forca

  • Marcio – RJ

    Boa tarde a todos!

    Estou muito feliz pela recuperação do Ricardo Gomes, como vou torcer para uma pessoa trabalhadora, honesta, pai de família morra? Nunca pensei nessas coisas, não sou nenhum bicho! Gente peço desculpas pelos gritos que deram no engenhão aquele dia, meia duzia de “torcedores” estavam gritando “vai morrer, vai morrer” na mesma hora que fiquei sabendo fiquei muito triste e preocupado com a saúde do treinador do Vasco.

    Em nome de todos os torcedores espalhados pelo Brasil, desejo ao técnico de vocês, muita saúde, paz e vitórias na carreira (mesmo ajudando o Vasco) 8)

    Um forte abraços a todos!!!

    Ass. Um Flamenguista de verdade!

    • Marcio – RJ

      Por favor sem ofensas!

      Obrigado!

  • luiz gabriel

    vamos vasco vamos ser campeao

  • Cadu

    Aprendi ser vascaino com meu pai, fez parte da minha educação, tenho muito orgulho de torcer pelo Vadosco, e agora ainda mais, pena meu pai não esta mais aqui, morreu devido a um AVC dias antes da conquinta do brasileiro de 97, hoje certamente meu velho estaria muito orgulhoso de min por ser vascaino e fisioterapeuta tratando de tantos pacientes acometididos por AVC, obrigado VASCÃO, obrigado meu PAI.

  • Ramon Aragão

    Parabéns ao nosso presidente Roberto de Dinamite peal linda e maravilhosa atitude de homem e cidadao . é um grande orgulho para nos vascainos ter um homem como vc no comando do vascao que sabe respeitar as pessoas …. nosso grande comandante Ricardo Gomes tambem um grande heroi se recupere logo , pois estamos esperando vc para a proxima temporada de 2012 com fé no grande deus

  • luciano

    Muito boa essa redação Dennis. O respeito precisa imperar. O que não pode é o jornal publicar uma foto do Ricardo entubado e sem autorização da família. Esse desespero para vender mais tem que ter limites.

  • luciano

    Muito legal o texto O respeito precisa imperar. O que não pode é o jornal publicar uma foto do Ricardo entubado e sem autorização da família. Esse desespero para vender mais tem que ter limites.

  • Luiz Fernando

    Amigos,

    O Vasco é acima de tudo um clube onde o respeito e a humanidade estão em primeiro lugar, queremos títulos sim, claro,mas o respeito a dignidade da pessoa humana como está na Constituição da República, sempre foi respeitado pelo Vasco, apesar do Eurico Pilantra.

    A torcida do vasco é ética, inteligente…

    A cada dia me orgulho desse nosso Vasco e dessa torcida sem igual..

    Vida longa a Ricardo Gomes e a toda NAÇÃO VASCAÍNA..

  • Jorge de Faria

    SR DENNIS NERY,MEUS PARABÉNS,OBRIGADO POR TUDO QUE ESCREVESTES,SÓ OS DIGNOS VÊM A DIGNIDADE DOS OUTROS,O VASCO DA GAMA DO DINAMITE,E DE TODOS VERDADEIROS VASCAÍNOS, SEMPRE FOI E SERÁ ESTE DO QUAL ESCREVESTE,OBRIGADO DENNIS.

  • celso nascimento

    ESSE MOMENTO GRANDIOSO QUE O VASCO VIVE, TEM UM RESPONSÁVEL:

    ROBERTO DINAMITE. ESSE CARA ESTA CONSEGUINDO RECONSTRUIR O VASCO, NUMA VELOCIDADE ESPANTOSA. PEGOU O VASCO FALIDO, SEM PATROCINIO, SALÁRIOS ATRASADOS 8 MESES, JOGADORES DO ANO DE 1980, 2000, COMO EULLER, DONIZETE, COM DIVIDAS ATRASADAS, RECEBEU O CLUBE ARREBENTADO. E ESTÁ DANDO UMA NOVA CARA A ESSE VASCO QUE TODOS QUEREM. UM CLUBE SEM MORDAÇA A JOGADORES, SEM HOSTILIDADES COM A IMPRENSA, A ÍDOLOS QUE FIZERAM ESTÓRIA NO CLUBE, UM CLUBE AONDE TODOS POSSAM FREQUENTAR E SE APAIXONAR.

    VIVEMOS HOJE NUM CLUBE AONDE A DEMOCRACIA IMPERA. SUPERANDO A TRUCULENCIA, O DESPREPARO DOS ANTIGOS DIRIGENTES. QUE SÓ QUERIAM BRIGAR COM A IMPRENSA E ESQUECIAM DE ADMINISTRAR A CASA DO VASCO.

    PARABÉNS ROBERTO DINAMITE, ÍDOLO ETERNO QUE JAMAIS SERÁ ESQUECIDO.

    • RÔMULO

      VALEU CELSO!!!
      É ISSO MESMO,
      O VASCO É O TIME DA VIRADA O VASCO É O TIME DO AMOR!!!!
      É A MELHOOOOORR TORCIDA DO BRASIL… VAMOS COMPARECER NO CALDEIRÃO PRO JOGO CONTRA O GRÊMIO E FAZER MAIS 3 PONTOS, INDEPENDENTE DE LIDERAR O CAMPEONATO, Q SÓ VALE QDO ESTIVERMOS NA ÚLTIMA RODADA E SERÁ EM CIMA DA URUBUSADA!!!

  • Juary Mascarenhas

    É isso aí o respeito pelo ser humano acima de tudo, otima atitude da diretoria vascaina e apoiada por todos os torcedores, coisa que ñ teria acontecido se o ex presidente Eurico Miranda estivesse no comando ñ teria feito, tenho a plena certeza que se ele ainda fosse o presidente ja teria contratado outro treinador e isso seria um grande motivo pra toda imprensa cair matando em cima do vasco. Ainda bem que temos na presidencia um homem honesto e correto no comando do vasco.
    PARABÉNS AO ROBERTO DINAMITE E TODA DIRETORIA DO VASCÃO!!!

  • wallisson

    FORCA RICARDO GOMES, VC É MUITO MAS FORTE Q QL QR AVC VC É UM EXCELENTE PROFISSIONAL EU E TODOS OS SERES HUMANOS DEPENDENTE DE TIME, ESTAMOS TORCENDO PRO VC, 1ªMENTE QUEREMOS Q VC MELHORES DEPOIS QUEREMOS VC NO TEU LUGAR NO COMANDO DO VASCO VC VEIO PRA FAZER HISTORIA AKI E VC ESTA FAZENDO DA MELHOR FORMA POSSIVELL…
    A TORCIDA VASCAINA MAS Q NUNCA TORCE POR TY

  • Ser Vasco E muito Bom Clube feito Di Pessoas Humildes E Simples o Roberto e a prova disso Clube que lutou contra negros e operarios que tem seu estadio construido pelo seus proprios torcedores que historia mais bonita que essa que tem idolos como EDMUNDO ROBERTO DINAMITE JUNINHO PERNAMBUCANO CARLOS GERMANO FELIPE GIOVANNI I TANTOS OUTROS ao contrario di alguns times ai qui tem seus idolos falando qui nao coloca os pes no clube nunca mais i nem ver os jogos do clube mais como um tal de flamingo qui tem por ai afinal ser VASCO e muito mais muito bom mesmo FORÇA RICARDO ESPERAMOS VC TREINANDO O NOSSO VASCO O MAIS RAPIDO VASCO VASCO VASCO

MaisRecentes

Uma chegada fabulosa para o Vasco



Continue Lendo

Treinos 100% fechados: não há comentários



Continue Lendo

Com entrosamento dará certo



Continue Lendo