13 anos de monarquia em São Januário



Vascaínos, se abracem, comemorem, chorem, relembrem. Desde 1998, o dia 22 de julho não é apenas mais um para quem carrega a cruz de malta no peito. Naquele dia, Juninho se tornaria o Reizinho, apelido no diminutivo, mas que merece o maior dos aumentativos. Afinal, contra o River Plate, todos cantam em São Januário e pelo Brasil afora, foi sensacional.

Ele entrou aos 16 do segundo tempo, vinha de uma longa recuperação de lesão no púbis. Luizão deixou o campo e muitos podem ter questionado o técnico Antônio Lopes, que colocara um meia no lugar de um atacante. Mas o delegado riria por último.

Bastaram 22 minutos em campo para que Juninho resolvesse a parada. A falta, de longe, parecia não ameaçar o goleiro Burgos. Mas, como todos sabem e o Reizinho provou durante toda a carreira, para ele não existem distâncias. Um passo de Burgos em falso bastou para que o então camisa 19 se consagrasse e colocasse o Vasco na final da Libertadores.

Depois daquele lance, monarquia instaurada em São Januário. E os súditos, por todos os lados, veneram até hoje o Rei mais jovem da História de São Januário que, aos 23 anos, ocupava de vez o trono no coração de todos os vascaínos.

O dia 22 de julho nunca mais foi o mesmo para os vascaínos que, além do 1º de janeiro, ganharam, em 1998, através de Juninho, mais uma data para comemorar uma passagem de ano.



  • sem comentarios pra ele.nunca vii ninguem falando mall dele.

  • Gol de quemmmmmmmmm? gol do juninhooooo monumentalllllll!!!!! a força é REIIII!!!!!!!!!

  • Patrícia Sá

    Ele manda muito! Orgulho de ser vascaína e ter esse reizinho em nosso time mais uma vez!!! Gol do JUNINHO, no Monumental!! Ele é o cara!!

  • uilian Biju

    Como dizia meu Avó?:
    Lá onde a coruja dorme!!!!!!!

  • Marcos Peniche

    Lembrar daquela noite, é fazer uma nostálgica viajem no tempo, encher o peito e gritar “sou vasco”, Juninho merece todas a homenagens feitas no seu retorno, pelo seu caráter, e principalmente pelo feitos vestindo nossa maravilhosa camisa…

  • Não digo com certeza, mas deve ser o jogador que atua, com o maior n° de titulos, pelo o que a midia demostra é um dos jogadores mais profissional que tenho conhecimento……
    exemplo a ser seguido! profissional inigualavel

  • Rodrigo

    Este jogador sim podemos dizer que joga por amor à sua profissão, e também pelo vasco, pois quais outros jogadores vcs já viram jogar por um clube e receber um salário mínino. Como exemplo temos Ronaldo que diz ser flamenguista de coração, e o que fez? treinou no urubu depois ganhou uma proposta melhor do corinthians e foi embora e nem jogou pelo urubu, imagina se ele jogaria para receber um salário mínimo? é ruim heim.

  • André Martins

    Com certeza foi o gol mais bonito e desejado que um vascaíno poderia vêr,nunca mais vou esquecer nem que eu viva 100 anos.

  • Rayane

    Eu naum sei acho que são januario foi o melhor estadio que ja teve apesar de eu nunca estevese la.vascaina de coração

  • Paulo Cesar

    Graças a Deus,ele(Juninho) é do Vascão,acredito que este gol,para a torcida do Vasco foi o mais importante de sua gloriosa carreira.Parabéns!Quem sabe em 2012 não teremos que fazer outra música para comemorar.

  • celso pereira

    esse gol, foi um gol salvador porque o vasco não estava, jogando nada não tinha padrão de jogo, jogava só através do talento de seus jogadores, na defesa contávamos com o melhor zaqueiro do brasil na época, no meio-campo, dipensava comentários o treinador na época, era um ¨distribuidor de camisas¨ não entendia nada de futebol. me diz qual foi o clube que ele se firmou até hj. disputamos ele ficou 5 anos disputou19 campeonatos só ganhou 5, bom ele era delegado de polícia. por acaso inventaram e dizeram que ele era treinador. com ele vamos bi-vice mundial não conhece nada, nem seu ämigo eurico. era time para ganhar tudo. um abraço.

  • JORGE LOPES

    Juninho é um exemplo como atleta , homem e cidadão , se todos que fazem meio do futebol
    tivessem a metade do carater dele, o Brasil ganharia tudo.
    E um atleta deste quilate , não teve um aproveitamento na nossa SELEÇÃO BRASILEIRA,
    que desperdicio.

  • Ivo de Fraipont

    o Foda foi esperar o jornal da globo pra ver o gol , pois não sei se o jogo não foi transmitido ou o que aconteceu só sei que escutei o jogo pela rádio globo e o jogo já estava acabando quando o garotinho josé carlos araújo gritou o gol do juninho, quase morri de felicidade !!!

  • Pow quando eu vejo esse gol eu me emociono na epoca eu divia ter huns 4 ah 5 anos de idade eu era Flamenguista e meu tio Vascaino sempre flw pra mim vira Vascaino ai tipo assisti aquele gol e criei um carinho pelo vasco mt grande eu tava meio qe dividido ai hein 2000 eu assisti aquela virada sobre o palmeiras desse jogo eu lembro ate me emociono quando flw sobre isso vi a torcida gritando o vasco eh o time da virada o vasco eh o time do amor ai ja era virei vascaino ai lembrei daquele gol do Juninho vi a virada sobre o palmeiras e aquela atuação sobre o manchester nunca vi jogos assim na minha vida são jogos que me emocionam hoje sou vascaino ate ah morte o Fã eternizado de Juninho Pernambucano ele eh o Reizinho msm aquele gol como nois vascainos cantamos foi sensacional e morumental Juninho vc eh o cara …

  • adeilson

    Ele merese isso e muito mais q esta por vim.valeu juninho

  • Charles Patrick

    Esse dia foi de glória para o cruzmaltino….o juninho é um incone do vasco…como se observa, até hoje ele faz muito esforço pelo time..

    PS. Esse Ricardo Gomes tem que sair do vasco, ele tá inventando de mais…como é que agente tá sem lateral esquerdo e ele quer colocar o Julinho para o meio de campo….marcio careca tem que sair urgentemente do time, pois ele é um jogador horrível… não concordo com RG em colocar Julinho no meio e escalar Diego Souza para essa partida….o Diego Souza tá morto…

  • maria das neves

    Como ja dizia minha VOVO, os bons filhos, bons mesmo, sempre voltam.
    Obrigada Juninho, por voce ter voltado para nossa casa, a casa do VASCO.
    PARABENS e continuem sempre assim: amigo sincero e faça bonito no VASCAO, QUERO
    VER DE NOVO AQUELE GOLAÇO, MEUS NETOS (MARQUINHOS, BEATRIZ, THADEU, LUCAS,
    MARCELA, ROBERTA E GIOVANA-7), precisam ver tambem.
    Beijos vovo Nevinha de Sao Luis do Maranhao. UAU!!!!!

  • celso nascimento

    Acho o Juninho um cracaço, é idolo. mas não vamos sempre vincula-lo ao gol no River. Senão teremos que idolatrar o Elton, pois foi dele o gol que ele fez no Atlético PR, aos 36 min do 2º tmpo. que classificou o Vasco para as semifinais da copa do brasil, senão estariamos desclassificados. teriamos de idolatrar tambem o Donizete que arrebentou na Libertadores, e foi esquecido. Alias o tal de Eurico deu calote nele e ficou devendo dinheiro a ele até ano passado. quem o pagou foi o Roberto. e voces algum dia viram, ou escutaram o Donizete cobrar o Vasco? O Elton é outro injustiçado, joga mais doque o Alecsandro, foi peça fundamental e artilheiro na serie B. e amarga a reserva, e é sacaneado o tempo todo, será que ele não merece uma chance como os outros?

  • anderson

    golaco de juninho ele e fera tem vaga na selecao nem que nao seja pra jogar o os 90 minutos melhor que muito jogador que ta la bate bem falta cruza lanca bola na area é o cara

  • victor

    posso apostar que o juninho vai ajudar o vasco a vencer a libertadores 2012!!!
    vamo q vamo!!

  • Marcus Roberto

    Gsotaria de pedir ao rodrigo caetano q observasse jogadores q estão aqui no brasil e que poderiam ao menos completar nosso elenco para a Libertadores. Ao invés de completar elenco com William barbio , Marcio careca, Irrazabal e outros mais , podiamos contratar jogadores pra saber se vao tremer ou nao ate a libertadores ok?? sugiro apenas 2 que vi jogar e que poderiam ser uteis ou nao ( depende do tempo e de ritmo de jogo ok?? ) Michel ( cabeça de area do Ceará) e Osvaldo ( atacente tb do Ceará e de muita velocidade para ser reserva do eder luis) > E contrate tb jogadores de ponta pq carioca nao entrosa time nenhum ok???

  • victor

    esse foi um dos gols mais emocionante da minha vida não tenho palavras pra descrevertamanha emoção.acho q não só eu mais todos os vascainos achan isso tbm

    HEI! HEI! HEI! JUNINHO É NOSSO REI

  • Frederick Morais

    Cara sinceramente, nao ha o que falar do reizinho…. um exemplo de atleta.. um exemplo de dedicaçao ao esporte e principalmenteum exemplo de comprometimento e gratidao ao time que o projetou internacionalmente! Parabens Juninho o REIZINHO DA COLINA

  • Patrick

    Desabafo: Quem foi que disse que esse Marcio Careca ou Eduardo Costa têm condições de jogar no time do Vasco, são dois jogadores ridículos… Como o Ricardo Gomes deixa o Bernardo no banco e coloca esse jogador horrível que é o marcio careca pra jogar. Coloca o julinho de lateral e manda o marcio careca pro banco. O vasco empresta o Leo Gago pro Coritiba e faz contrato com o Eduardo Costa, isso é ridículo.

  • celso nascimento

    Patrck, todo vascaino sabe disso. Só o Ricardo Gomes é que não enxerga, O Marcio Careca até aguento, mais o Alecsandro já ta dando enfarto ve-lo jogar. Viu hoje contra o Atletico? sumido no jogo, não chuta 1 bola no gol, e não sai do time. Caralho que é isso? quanto ele paga pra jogar? porque o Elton só entra depois de 35 min do 2º tempo?

  • celso nascimento

    Porque o Eder Luiz vem na cabeça de área marcar?

  • celso nascimento

    Porque o Eduardo Costa é titular no Vasco? O Felipe Bastos e mais veloz, tem a saida de bola mais rapido, chuta bem, porque ele é reserva?

  • celso nascimento

    O Juninho veio pra ser lateral, e o Ricardo Gomes deixa o Marcio Careca em campo e o Bernardo na reserva. não era mais lógico o Juninho no lugar de M. Careca e o Bernardo no meio?

  • celso nascimento

    O Vasco tem um bom elenco, esta ganhando por isso, porque os outros time são uma porcaria, o Vasco não fez nenhuma partida exepicional, ganhou porque os outros são muito ruim. e se o Ricardo não inventar poderemos ser ate campeoes.

  • aroldo moreira

    Como diz àquele físico, acho que é inglês, Juninho é o melhor batedor de falta do mundo, se alguém discordar é só procurar o tal físico.

  • aroldo moreira

    Um físico chamado Ken Bray acaba de publicar o livro How to Score: Science and Beautiful game, no português, “Como marcar: Ciência e jogo bonito”, no qual trata de tentar explicar um jogo tão inexplicável quanto o futebol, de conectar a bola com a razão. No livro, o autor cita Juninho Pernambucano (ex-Lyon e hoje no vasco) como o melhor batedor de falta da história.

  • aroldo moreira

    – Existem três diferentes técnicas utilizadas para cobranças de falta no futebol moderno. Eu digo que Juninho é o melhor cobrador de faltas de todos os tempos porque ele pode explorar todas elas. Pode haver jogadores, como Beckham e Cristiano Ronaldo, que se tornaram especialistas em um determinado método, mas nenhum atingiu a mesma capacidade técnica de Juninho em ser capaz de aplicar todos os três – afirmou, em entrevista por telefone e por e-mail.
    quem ta falando não sou eu, é o tal físico….

  • aroldo moreira

    – É uma grande pena que os torcedores europeus não possam mais ver Juninho de perto, mas tenho a certeza de que os torcedores do Vasco vão saborear suas habilidades na produção de gols de falta espetaculares. Aos 36 anos, ele pode não atuar sempre durante os 90 minutos, mas é um grande jogador para se ter no time quando se está no meio de um jogo equilibrado, em que apenas uma cobrança de falta espetacular pode vazar o gol adversário. Nesse ponto, a idade em nada vai interferir. Por tudo isso, acredito que a próxima geração de jogadores de futebol pelo mundo faria bem se estudasse as cobranças de falta de Juninho.

  • royo

    que saudades que deu do meu vascão lendo essa matéria!

  • Também acho o Juninho Pernambucano um dos maiores jogadores que vestiram e atualmente
    veste camisa deste nosso querido CR VASCO DA GAMA ;aliáz o nosso querido VASCÃO ja
    teve muitos nomes inesquecíveis que vestiram sua camisa,dentre eles cito alguns como:ADEMIR
    MENEZES(QUEIXADA)ALMIR(O PERNABUQUINHO),HIDERALDO LUIZ BELINI,ROMÁRIO,VAVÁ,VALTER,
    PINGA ,SABARÁ,ORLANDO PEÇANHA,BARBOSA(GOLEIRO),CHICO,ALCIR PORTELA,JOSÉ DE ANCHIE-
    TA FONTANA,BRITO,JOEL SANTANA,ABEL BRAGA,ANDRADA(GOLEIRO),ETC,são tantos os grandes
    jogadores que vestiram este manto sagrado que é a camisa do VASCÃO,que não teria espaço suficiente.

MaisRecentes

Uma chegada fabulosa para o Vasco



Continue Lendo

Treinos 100% fechados: não há comentários



Continue Lendo

Com entrosamento dará certo



Continue Lendo