UEFA: O espanhol Ángel Villar assume as funções e obrigações de Platini



Ángel María Villar – presidente da Real Federação Espanhola de Futebol – assumiu todas as funções e obrigações que até agora eram exercidas pelo francês Michel Platini à frente da UEFA. A decisão foi tomada pelo Comitê Executivo da entidade com o apoio das 54 federações reunidas, na manhã desta quinta-feira, na cidade de Nyon, na Suíça.

Villar continuará sendo o primeiro vice presidente e terá a obrigação de consultar o Comitê Executivo sobre todas as decisões a serem tomadas. Villar, simbolicamente, não adotará o título de “presidente”.

Villar preside a RFEF desde 1988 (foto - UEFA.com)

Ángel Maria Villar, 65 anos, preside a RFEF desde 1988 (foto – UEFA.com)

Platini não compareceu à reunião. Ele foi representado por Jaques Lambert, presidente do comitê organizador da Euro 2016 e da empresa Euro 2016 que pertence à UEFA (95% das ações) e à  Federação Francesa de Futebol (5%).

Esta é a primeira vez que um dirigente espanhol assume a direção do futebol europeu.

Michel Platini está suspenso por 90 dias pelo Comitê de Ética da FIFA. Ele é acusado de ter recebido, em 2011, de maneira “desleal” e sem um contrato que a justifique, a quantia de €1.8 milhão da FIFA. Platini alega que o pagamento se relacionava a trabalhos que desenvolveu para a FIFA entre 1999 e 2002.

Ángel María Villar nasceu em Bilbao e foi jogador profissional do Athletic. Villar participou da fundação do Sindicato Espanhol de Futebolistas (AFE). O Comitê de Ética da FIFA tem uma investigação com relação a sua participação na conturbada escolha das sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022. Villar por muitos anos manteve estreita ligação com os dirigentes da Conmebol.

Atualizado às 12:19 do dia 15/10/2015

 



MaisRecentes

FIFA preocupada com boicote de países árabes ao Qatar, organizador da Copa de 2022.



Continue Lendo

Real Madrid, o “senhor das finais e do dinheiro” da Champions League



Continue Lendo

O seleto grupo dos tríplices campeões da Europa



Continue Lendo