Torcida do Barça celebra vitória no jogo 600 de Messi e faz manifestação política no Camp Nou



Não foi uma noite qualquer no Camp Nou neste sábado. O Barcelona venceu uma partida dificílima contra o Sevilla, por 2 a 1, Lionel Messi completou 600 jogos com a camisa do clube, Paco Alcácer foi o protagonista da jornada com 2 tentos e a torcida se manifestou contundentemente sobre a situação política da Catalunha.

O próprio site oficial do clube relata todas as manifestações ocorridas no Camp Nou. Por iniciativa da direção do Barcelona uma bandeira catalã, (la Senyera), acompanhada da palavra “Justiça”, em catalão e em inglês, foi desfraldada na parte central do estádio no lado oposto à tribuna de honra. Outras bandeiras também foram exibidas na área norte do estádio em apoio aos políticos catalães recentemente presos pelas autoridades nacionais. Nelas estavam os dizeres “Free all political prisioners” (Libertem os prisioneiros políticos) e “Europa, shame on you” (Europa, tenho vergonha de você).

Gritos de “Liberdade, Liberdade” surgiram a partir dos 5 minutos do primeiro tempo e ecoaram durante toda a partida.

A grande maioria dos presentes no estádio se manifestou ostensivamente contra a prisão, ocorrida na última quinta-feira,  de sete ex-membros do governo da Catalunha, destituídos de suas funções ​​pelo governo central em Madri, nos termos do artigo 155 da Constituição espanhola: Oriol Junqueras, Meritxell Borràs, Raül Romeva, Joaquim Forn, Josep Rull, Jordi Turull e Carles Mundó. Também estão atrás das grades os presidentes de entidades solidárias à independência catalã  como do Òmium Cultural, Jordi Cuixart e da Assembléia Nacional da Catalã, Jordi Sánchez.

Nos últimos dias a torcida do Barcelona já se manifestara neste sentido noutros eventos esportivos. No Palau Balgrana (Palácio do Barça) os torcedores se manifestaram durante a partida de basquete contra o Olympiacos e na de handebol contra o croata Zagreb.

O Barcelona é o líder invicto da La Liga com 31 pontos ganhos em 11 rodadas e voltará a jogar no dia 18 de novembro, sábado, contra o Leganés no Estádio Municipal de Butarque.

O valenciano Paco Alcácer vai ocupando seu espaço no elenco do Barcelona a partir de s

 



MaisRecentes

O Fórum Mundial de ligas nacionais de futebol é contra a expansão da Copa do Mundo



Continue Lendo

Argentinos tem vantagem sobre brasileiros em finais da Libertadores



Continue Lendo

La Liga conta com Amazon e Facebook para negociar TV por € 2.3 bilhões



Continue Lendo