Surpresa: Real Madrid de Zidane e de Benítez se equivalem nos resultados



O Real Madrid empatou neste domingo com o Málaga (12º colocado) por 1 a 1, no estádio La Rosaleta, pela 25ª rodada da La Liga. Sua terceira posição na tabela (54 pontos) permanece inalterada, mas a distância em relação ao líder Barcelona (63 pontos) se ampliou para quase intransponíveis 9 pontos a 13 rodadas do fim da competição, incluindo nelas um derby contra o Atlético de Madrid no próximo sábado, e uma visita ao Camp Nou no final de semana de 2 e 3 de abril.

A história não estimula uma reação da equipe de Zidane. Jamais um clube a 9 pontos do líder a 13 partidas da La Liga foi capaz de se recuperar e conquistar o título. Esta é a terceira pior campanha do Real na La Liga nas últimas 16 temporadas, superando apenas a equipe de Mourinho na temporada 2012/13 – a 16 pontos de diferença do Barça – e a de Wanderley Luxemburgo e López Caro na temporada 2004/05 – a 10 pontos do Barcelona de Frank Rijkaard.

 

 

Zidane está a 49 dias como técnico do Real Madrid (foto - realmadrid.com)

Zinedine Zidane: há 49 dias como técnico do Real Madrid (foto – realmadrid.com)

Além disto o rendimento objetivo do Real Madrid sob a direção de Zinedine Zidane na La Liga (7 rodadas disputadas) começa a ser avaliado comparativamente ao da época em que era dirigido por Rafa Benítez. Ainda que o astral em torno do clube tenha melhorado, os números são inacreditavelmente parecidos.

Na verdade, em termos de proximidade com a liderança da competição, a situação madridista piorou. O clube se encontrava a 5 pontos do Barcelona quando o técnico francês chegou, enquanto agora está a 9 pontos.

Nas 8 primeiras partidas (6 da La Liga e 2 da Champions League) sob a direção de Rafa Benítez o clube obteve 6 vitórias e 2 empates, mesmos números atingidos por Zidane em suas 8 primeiras partidas. Em termos de produtividade ofensiva, no entanto, a equipe de Zidane assinalou 26 gols contra 20 sob o comando de Benitez. Já a defesa sob o comando do espanhol foi vazada apenas 1 vez contra 6 sob o comando de Zidane.

Cristiano tem 22 gols, 3 a menos que Suárez (foto - realmadrid.com)

Cristiano Ronaldo tem 22 gols na La Liga, 3 a menos que Suárez (foto – realmadrid.com)

O ambiente no Real Madrid mudou para melhor. O relacionamento entre o elenco e Zidane é visivelmente melhor do que com Benítez. O próprio noticiário da mídia sobre o clube está menos carregado, mas do ponto de vista esportivo, a realidade insiste em afastar o Real Madrid do título espanhol com atuações ainda irregulares e inconvincentes.

A vitória sobre a Roma por 2 a 0 na partida de ida na Champions League foi importante neste cenário e mantem o sonho do clube em participar da final do dia 28 de maio em Milão. Mas a equipe precisa evoluir para que este sonho não seja destruído antecipadamente. Vencer do derby do próximo sábado contra o Atlético, portanto, pode ser decisivo, com a consequente obtenção da vice-liderança na La Liga. É pouco para quem sempre entra na competição pensando em título, mas certamente vai ajudar Zidane a ter um mínimo de tranquilidade para seguir se impondo em sua primeira temporada como técnico do Real Madrid CF.

 

 

 

 

 

 

 



MaisRecentes

Ranieri, uma história sempre surpreendente no Leicester



Continue Lendo

Há 50 anos, o “Bola de Ouro” húngaro Albert vestia a camisa 9 do Flamengo



Continue Lendo

FIFA revoltada com ausência de Messi na festa do “The Best”



Continue Lendo