Semifinais dos sonhos : Barcelona x Bayern e Juventus x Real Madrid
O sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na manhã desta sexta-feira, definiu as partidas das semifinais da Champions League 2014/15.
Serão dois duelos entre técnicos compatriotas: os espanhóis Pep Guardiola (Bayern) x Luis Enrique (Barcelona) e os italianos Carlo Ancelotti (Real Madrid) x Massimiliano Allegri (Juventus).
FC Barcelona x FC Bayern de Munique – dia 6 de maio em Barcelona e 12 de maio em Munique.
A disputa implicará no embate inédito de Pep Guardiola com o clube em que brilhou como jogador (campeão da Champions em 1991/92) e onde iniciou sua carreira de técnico (campeão da Champions em 2008/09 e 2010/11) e onde conquistou 14 títulos.
Será também a primeira oportunidade em que ele, como técnico, cruzará com Luis Enrique, seu ex-campanheiro de time, e hoje o técnico com melhor retrospecto nas 50 primeiras partidas dirigindo o clube catalão superando, dentre outros, Rinus Mitchel, Johan Cruyff, Louis Van Gaal, Bobby Robson, Frank Rijkaard e o próprio Pep Guardiola.
Nas semifinais da temporada 2012/13 o Bayern de Jupp Heinckes massacrou o Barcelona de Tito Vilanova por 7 a 0 (0 x 4 e 3 x 0) para, em seguida, conquistar o título vencendo o Borussia Dortmund na final no estádio de Wembley em Londres.
Juventus FC x Real Madrid CF – dia 5 de maio em Turim e 13 de maio em Madri.
Este confronto tem história na competição e marca a volta da Juventus às semifinais da competição depois de 12 temporadas.
Na final da Champions League da temporada 1997/98 o Real Madrid de Jupp Heynckes, na Amsterdam Arena, superou “La Vecchia Signora” de Marcelo Lippi por 1 x 0 e conquistou o título, que foi chamado como “Sétima” pela torcida madridista.
Na única vez que se enfrentaram em semifinais, na temporada 2002/03, a Juventus saiu vencedora (1 x 2 na ida e 3 x 1 na volta). Mas a seguir, numa final italiana, a Juventus de Marcelo Lippi foi superada pelo Milan dirigido exatamente por Carlo Ancelotti.
Na temporada passada, na fase de grupos, no Santiago Bernabéu, o Real Madrid venceu por 2 a 1 e, no Juventus Stadium, houve empate em 2 a 2.