Revista Forbes anuncia os 20 maiores agentes do esporte mundial. Jorge Mendes é o segundo da lista.



A edição americana da revista Forbes acaba de divulgar sua lista com os 20 maiores agentes de atletas do mundo dos esportes a partir de uma lista dos 50 maiores. O futebol está presente com 3 representantes entre os 5 primeiros, com destaque para o português Jorge Mendes, na segunda posição. Segundo a revista ele faturou $95,6 milhões em comissões na última temporada. Mendes representa Cristiano Ronaldo, James Rodrigues, Radamel Falcão, Di Maria, Thiago Silva, Miranda, Diego Costa e o técnico José Mourinho, dentre outros. Os ex-jogadores Deco e Luizão são seus representantes no mercado brasileiro.

Jorge Mendes, 49 anos, é dono da Gestifute Internacional ( foto - site oficial da Gestifute)

Jorge Mendes, 49 anos, é dono da Gestifute Internacional ( foto – site oficial da Gestifute)

O primeiro colocado e maior representante de atletas do mundo é o advogado americano, Scott Boras, agente de jogadores de beisebol, e que faturou $117.1 milhões no mesmo período. Ele é o único agente esportivo no mundo que negociou contratos que somam $2.3 bilhões! Ele lidera a lista da Forbes pelo segundo ano consecutivo.

Scott Boras é o maior agente de atletas do mundo (foto - site da revista Forbes)

Scott Boras é o maior agente de atletas do mundo (foto – site da revista Forbes)

Em quarto lugar aparece o agente inglês Johathan Basnett, do Stellar Group, que negociou contratos que totalizaram $439.6 milhões e que geraram comissões de $44 milhões. Ele trabalha com mais de 100 jogadores, principalmente na Premier League, dentre eles, Gareth Bale, Luke Shaw, o brasileiro Rafael da Silva, Joe Hart, Wojciech Szczesny, Gylfi Sigurdsson e Jonjo Shelvey.

Ainda entre os 20 primeiros estão em 12º, o espanhol José Otin, que faturou $29.3 milhões (Javi Martinez, Jesús Navaz, Pedro e Fernando Torres) e, em 13º, o Mino Raiola que ganhou em comissões $28.6 milhões ( Zlatan Ibrahimovic, Paul Pogba, Romelu Lukaku, Blaise Matuidi, Henrikh Mkhitaryan e Mario Balotelli.

O curioso na lista é que o único agente a representar jogadores de basquete – leia-se NBA – aparece apenas na 18ª posição. Dan Fegan é o agente dos brasileiros Nenê e Anderson Varejão, além de Dwight Howard e Ricky Rubio, dentre outros.

A lista de 50 maiores agentes foi elaborada a partir de alguns critérios. Ela inclui agentes de basquete, futebol americano, futebol, hóquei e beisebol. A apuração partiu da premissa de que os agentes são remunerados, em média, nos seguintes percentuais dos contratos que negociam: futebol americano (3%), hóquei (4%), basquete (4%), beisebol (5%) e futebol (10%)

A lista da Forbes com os 20 maiores agentes é:

1 – Scott Boras – beisebol

2- Jorge Mendes – futebol

3- Tom Condom – futebol americano

4- Jonathan Basnett – futebol

5- Volker Struth – futebol

6- Sam e Seth Levinson – beisebol

7- J. B. Berry – hóquei

8- Greg Genske – beisebol

9- Dan Lozano – beisebol

10- Casey Close – beisebol

11- Don Meehan – hóquei

12-José Otin – futebol

13- Mino Raiola – futebol

14- Joel Wolfe – beisebol

15- Brodie Van Wagenen – beisebol

16- Nez Balelo – beisebol

17- Jimmy Sexton – futebol americano

18- Dan Fegan – basquete

19- Drew Rosenhaus – futebol americano

20- Joel Segall – futebol americano

 

 

Atualizado às 23:17h de 24/09/2015

 



MaisRecentes

FIFA preocupada com boicote de países árabes ao Qatar, organizador da Copa de 2022.



Continue Lendo

Real Madrid, o “senhor das finais e do dinheiro” da Champions League



Continue Lendo

O seleto grupo dos tríplices campeões da Europa



Continue Lendo