Real Madrid é Supercampeão e segue insaciável na Europa



O Real Madrid provou mais uma vez que é um clube insaciável na conquista dos títulos mais importantes da Europa. Sua vitória incontestável sobre o Manchester United por 2 a 1, em Escópia, na Macedônia, garantiu sua quarta Supercopa da Europa, a segunda consecutiva e a terceira conquistada nas últimas quatro temporadas. O troféu é disputado desde a temporada 1971/72, edição que teve o Ajax como campeão.

O Real Madrid agora parte para a disputa da Supercopa da Espanha com a partida de ida contra o arqui-rival Barcelona no próximo domingo, dia 13, no Camp Nou. A partida de volta está programada para dia 16 no estádio Santiago Bernabeu.

Zinedine Zidane conquistou sua segunda Supercopa (foto - uefa.com)

Zinedine Zidane conquistou sua segunda Supercopa como técnico (foto – uefa.com)

Antes de completar duas temporadas como técnico do Real Madrid, Zinedine Zidane já acumulou as seguintes conquistas: 1 La Liga, 2 Champions League, 2 Supercopas da Europa e 1 Mundial da Clubes.

 

Os campeões da Supercopa da Europa

A Supercopa da Europa surgiu de um movimento liderado pelo jornalista holandês Anton Witcamp, do diário Telegraaf, em meio ao entusiasmo pelo sucesso do maravilhoso time do Ajax, liderado por Johan Cruyff, nas competições continentais no início da década de 70 do século passado. Witcamp repetiu o papel inspirador cumprido pelo diário francês L’Équipe na criação da Copa dos Campeões na década de 50.

A disputa nasceu com o nome de Supertaça Europeia. Ela passou a ser conhecida como Supertaça da UEFA em 1995. Entre 1972 e 1997 a decisão se dava em duas partidas. Desde 1998 ela passou a ser resolvida em um único jogo, sempre no estádio Louis II, no principado de Mônaco.

A partir de edição de 2013, a UEFA optou por um novo formato, com uma única partida sendo realizada em cidades escolhidas com antecedência. Naquele ano ela aconteceu em Praga (Rep. Tcheca). Em 2014 foi em Cardiff (País de Galles), em 2015 em Tbilisi (Geórgia) e em 2016 em Trondheim (Noruega).

A hegemonia na disputa tem variado ao longo do tempo, com destaque para o Milan e o Real Madrid, mas recentemente, ela vem indicando uma nítida supremacia dos clubes espanhóis. Eles se sagraram campeões em 8 das últimas 9 edições da Copa.

Os campeões da Supercopa da Europa:

Milan – 5 títulos

Real Madrid – 4 títulos

Barcelona – 3 títulos

Liverpool – 3 títulos

Ajax – 3 títulos

Atlético de Madrid – 2 títulos

Anderlecht – 2 títulos

Valencia – 2 títulos

Juventus – 2 títulos

Sevilla – 1 título

Porto- 1 título

Bayern de Munique – 1 título

Manchester United – 1 título

Chelsea – 1 título

Dynamo de Kiev – 1 título

Nottingham Forest – 1 título

Aston Villa – 1 título

Aberdeen – 1 título

Steua Bucareste – 1 título

Mechelen – 1 título

Parma – 1 título

Lazio – 1 título

Galatasaray – 1 título

Zenit Sant Petesburgo – 1 título

 

 



MaisRecentes

FIFA ameaça a Espanha de exclusão da Copa do Mundo da Rússia em 2018



Continue Lendo

Há 70 anos o Real Madrid inaugurava o estádio Santiago Bernabéu



Continue Lendo

Quais foram os 11 melhores jogadores das 5 principais ligas europeias no último semestre?



Continue Lendo