Real Madrid e Barcelona lideram o ranking dos clubes europeus nas redes sociais. E a comparação com os brasileiros?



A empresa de TI italiana, IQII Sport, acaba de divulgar um interessante levantamento da audiência nas redes sociais dos clubes das 5 principais ligas de futebol da Europa: Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália. Trata-se do relatório “European Football Club”.

O estudo considerou os dados de 98 clubes da Bundesliga, La Liga, Ligue 1, Premier League e Série A, que somam uma audiência total de 1.06 bilhão de fãs através do Facebook (685.1 milhões), Twitter (168.5 milhões) e Instagram (212.1 milhões). Neste levantamento, as informações do Youtube não foram consideradas.

Os números levantados no mês de setembro indicam que, neste universo, os 20 clubes europeus com maior número de seguidores estão divididos entre a Premier League com 7 clubes, a Série A com 5 clubes, a Ligue 1 com 3 clubes, a La Liga com 3 clubes e a Bundesliga com 2 clubes.

O Real Madrid é o campeão mundial das redes sociais ( foto - realmadrid.com)

O Real Madrid também é o campeão nas redes sociais ( foto – realmadrid.com)

Os números indicam uma notável diferença entre os 3 primeiros colocados em relação aos demais. Os espanhóis entretanto mantem folgada liderança sobre o Manchester United. Os clubes ingleses aparecem em número agregado relevante. Interessante a situação na Alemanha que comparece apenas através do Bayern e do Borussia Dortmund, em número inferior aos franceses e espanhóis.

Os números dos seguidores por clube do relatório “European Football Club”:

1- Real Madrid – 184.9 milhões

2- Barcelona – 179.7 milhões

3- Manchester United – 107.6 milhões

4- Chelsea – 68.2 milhões

5- Arsenal – 59.7 milhões

6- Bayern de Munique – 58.5 milhões

7- Paris St German – 46.7 milhões

8- Liverpool – 43.6 milhões

9- Juventus – 43.2 milhões

10- Manchester City – 37.1 milhões

11- Milan – 34.3 milhões

12- Borussia Dortmund – 22.9 milhões

13- Atlético de Madrid – 20.8 milhões

14- Tottenham – 12.2 milhões

15- Roma – 11.5 milhões

16- Leicester – 9.5 milhões

17- Inter de Milão – 9.1 milhões

18- Olympique de Marselha – 7.7 milhões

19- Monaco – 7.3 milhões

20- Napoli – 5.8 milhões

Os números apontados pela pesquisa do instituto Ibope Rupucom¹ do mesmo mês de setembro, englobando Facebook, Twitter e Instagram, apontam que os clubes brasileiros seriam incluídos na lista europeia nas seguintes posições:

14- Corinthians – 18.7 milhões

15- Flamengo – 18.3 milhões

16- São Paulo – 11.8 milhões

Do mesmo modo que no ranking europeu, Corinthians, Flamengo e São Paulo mantem uma liderança confortável no cenário brasileiro, sendo seguidos por (4) Palmeiras, (5) Santos, (6) Grêmio, (7) Chapecoense, (8) Vasco, (9) Cruzeiro e (10) Atletico Mineiro.

Os números auferidos pelos clubes brasileiros comparados com os dos europeus não são desprezíveis. Nossos clubes não são globais, portanto, eles se referem fundamentalmente ao engajamento com os torcedores brasileiros. Em contrapartida todos os gigantes europeus contam com tremenda audiência noutros continentes, notadamente nos populosos e altamente conectados países asiáticos.

 

 

¹Vale observar que o ranking completo divulgado mês a mês pelo Ibope Repucom contempla também  os números relativos à audiência no Youtube. Em função disto, o Flamengo ocupa a liderança do levantamento divulgado no relatório relativo ao mês de setembro divulgado em outubro por que ele conta contava com 681.4 mil seguidores nesta rede social contra 370.3 mil do Corinthians. Para efeito de comparação com o estudo da IQIII os dados do Youtube foram deduzidos.

IBOPE Repucom é uma joint-venture, fruto da parceria, desde 2013, entre Repucom, líder global em pesquisas de marketing esportivo e patrocínio, e a Kantar IBOPE Media, líder em medição da audiência na América Latina.

 

 

 

 

 

 

 



MaisRecentes

Juve e Leicester faturaram mais do que o campeão Real Madrid na Champions 2016/17 devido ao “market pool”.



Continue Lendo

Raios X dos 100 gols de Messi pelo Barça em competições europeias



Continue Lendo

Barça exibe bandeira pelo diálogo na Catalunha mas impede a distribuição de cartazes no Camp Nou



Continue Lendo