Real Madrid consolida a poderosa dinastia espanhola nas competições europeias



A conquista da terceira Champions League consecutiva pelo Real Madrid¹ ao bater o Liverpool, no último sábado, em Kiev, consolida uma incontestável hegemonia dos clubes espanhóis nas competições europeias de futebol nas últimas cinco temporadas.

Na Champions League o Real Madrid alcançou seu quarto título no período. Apenas na temporada 2013/14 ele viu a taça ser conquistada pelo seu eterno rival Barcelona. Com este título, Zinedine Zidane se transformou no primeiro técnico a conquistar 3 títulos consecutivos na história da competição.

Em termos da Europa League a supremacia dos clubes que disputam a LaLiga é também avassaladora. O Sevilla conquistou o tricampeonato de 2014/15. 2015/16 e 2016/17. O Manchester United de José Mourinho quebrou a sequência na temporada 2016/17, mas o Atlético de Madrid de Diego Simeone acaba de retomar o troféu da competição para os domínios espanhóis ao vencer o Olympique de Marselha na final da temporada 2017/18 em Lyon.

Os campeões europeus de futebol e basquete juntos (foto – realmadrid.com)

A liderança espanhola na Champions League tem coerência com a capacidade financeira que Real Madrid e Barcelona dispõem diante dos demais clubes. Segundo o relatório “Football Money League 2018″ da consultoria inglesa Deloitte” o Real Madrid é o segundo clube em termos de receita no continente com € 674.6 milhões e o Barcelona o terceiro com € 648.3 milhões.

Esta realidade ganha importância esportiva diante da constatação de que dentre os 10 clubes com maior arrecadação na Europa 5 são ingleses e, apenas o Chelsea dentre eles, chegou ao título da Champions League na última década.

A partir desta comprovação o presidente da LaLiga, Javier Tebas, não perde a oportunidade para valorizar o campeonato espanhol: “a LaLiga é a melhor competição do mundo, pois mostra que nossas equipes quase sempre vencem na Europa. Nossas equipes são as melhores e vencer nossa liga não é fácil; o campeão dos Campeões foi o terceiro² e que marca o nível de competição que organizamos”.

O Real Madrid tem um motivo a mais para celebrar sua força esportiva no continente, pois se transformou no primeiro clube europeu a acumular os títulos de campeão de futebol e basquete da Europa na mesma temporada. Agora o Real Madrid tem 10 títulos de Euroliga em cartel basquetebolístico.ª

O clube vem se revelando imbatível nas decisões europeias. Nas última 7 vezes que disputou uma final de Champions venceu as 7.

 

 

¹Esta é a 13ª conquista de campeão da Europa pelo Real Madrid e A segunda vez em que conquista o torneio em três temporadas consecutivas.

²O Real Madrid foi o terceiro colocado na LaLiga 2017/18. O Barcelona foi o campeão e o Atlético de Madrid o terceiro colocado.

 

 

 

 



MaisRecentes

CR7 é caro, mas também uma máquina de gerar gols, audiência e dinheiro



Continue Lendo

Paul Scholes: Pep Guardiola inspira a Inglaterra de Southgate



Continue Lendo

A Copa do Qatar começa hoje para o Brasil. Não devemos nem perder tempo, nem perder Tite.



Continue Lendo