Quem são os campeões das redes sociais presentes na Copa da Rússia?



A Copa do Mundo da Rússia tem início neste tão esperado 14 de junho de 2018. É a primeira organizada depois do terremoto que irrompeu no futebol mundial em maio de 2015 e provocou a queda e substituição do presidente da FIFA, do presidente da UEFA, do presidente da CBF e de vários dirigentes importantes de várias outras entidades do esporte mais popular do planeta.

A expectativa global por um Mundial tem sempre razão de ser. Ele costuma reunir os melhores em campo vestindo as camisas das seleções mais prestigiosas e respeitadas. A lamentar o fato de que neste ano a tetracampeã Itália estará ausente assim como a tradicionalíssima e 3 vezes finalista Holanda.

O contexto mais amplo em que a Copa do Mundo de 2018 será disputada tem algo de original com a profusão e popularização das redes sociais. Estudiosos afirmam que a maior parte das pessoas, notadamente os jovens, acompanharão as partidas, os lances, os personagens e as notícias mais pelos seus smartphones do que propriamente pelos aparelhos de TV.

Cristiano Ronaldo é o líder absoluto com folga (foto – Lance!)

Sendo assim quem são os campeões de audiências nas redes sociais ligados ao futebol? A empresa italiana IQII Sport¹ realizou uma análise² da representatividade dos vários protagonistas prováveis que estarão envolvidos na Copa do Mundo da Rússia.

O levantamento aponta Cristiano Ronaldo como o jogador mais seguido nas redes sociais com incríveis 324.8 milhões de seguidores, seguido de Neymar com 195 milhões e Lionel Messi com 182.8 milhões.

Na relação das entidades a CBF lidera a lista com 19.4 milhões de seguidores, acompanhada da Federação Mexicana com 18.9 milhões e a a FA Inglesa com 13.2 milhões.

A lista dos 10 jogadores mais seguidos inclui outro brasileiro: Marcelo, também do Real Madrid, com 56.3 milhões ocupa a nona posição. Todos os 10 primeiros são atletas de clubes europeus espalhados pelo Real Madrid (3), Barcelona (4)³, PSG (1) e Bayern de Munique (1) e Arsenal (1). São 3 espanhóis, 2 brasileiros, 1 português, 1 alemão, 1 argentino, 1 colombiano e 1 uruguaio.

O único jogador que não participará da Copa da Rússia e que faria parte desta lista é o galês Gareth Bale do Real Madrid. Ele, com 80 milhões de seguidores, ocuparia a quinta posição.

Em termos de entidades, metade são de fora da Europa – Brasil, México, Colômbia, Argentina, e Peru.

A liderança alcançada pela CBF confirma a representatividade e o prestígio da seleção brasileira e dos principais jogadores brasileiros espalhados pelos grandes clubes europeus e desafia o traumático quarto lugar na Copa de 2014 no Brasil.

De alguma maneira a pesquisa embasa a escolha de Ronaldo Fenômeno para protagonista da festa de abertura, nesta quinta-feira no estádiio Lujiniki em Moscou, substituindo o Rei Pelé.

 

 

Os 10 jogadores mais seguidos são:

1- Cristiano Ronaldo – Real Madrid – 324.8 milhões

2- Neymar Jr – PSG – 195 milhões

3- Lionel Messi – Barcelona – 182.8 milhões

4- James Rodriguez – Bayern de Munique – 86.9 milhões

5- Andrés Iniesta – Barcelona/ 73. milhões

6- Mesut Özil – Arsenal –  71.2 milhões

7- Sergio Ramos – Real Madrid – 63 milhões

8- Luís Suárez – Barcelona – 61.5 milhões

9- Marcelo – Real Madrid – 56.3 milhões

10- Gerard Piqué – Barcelona – 54.3 milhões

 

As 10 entidades nacionais mais seguidas são:

1- Brasil – CBF – 19.4 milhões

2- México – FMFA – 18.9 milhões

3- Inglaterra – The FA – 13.2 milhões

4- França – FFP – 12.9 milhões

5- Alemanha – DFB – 11.8 milhões

6- Colômbia – FCF – 9.1 milhões

7- Argentina – AFA – 9 milhões

8- Espanha – RFEF – 73. 3 milhões

9- Portugal – FPF – 6.2 milhões

10- Peru – FPF – 3.3 milhões

 

 

¹A IQII Sports é uma empresa especializada em esporte com experiência em rúgbi, tênis, futebol e esportes em todos os níveis. Ela criou o Centro de Inovação (Innovation Hub) com o objetivo de investigar e aprofundar o conhecimento em áreas como marketing esportivo, engajamento dos fãs, inovação tecnológica, informações sobre monetização e produção de análises de dados e estatísticas de clubes, atletas e eventos.

²Considera a soma de seguidores no Facebook, Twitter e Instagram.

³Andrés Iniesta a partir da próxima temporada jogará pelo clube japonês Vissel Kobe. Para efeito deste levantamento o apresentamos ainda como jogador histórico e emblemático do Barcelona e da seleção espanhola.

 



MaisRecentes

CR7 é caro, mas também uma máquina de gerar gols, audiência e dinheiro



Continue Lendo

Paul Scholes: Pep Guardiola inspira a Inglaterra de Southgate



Continue Lendo

A Copa do Qatar começa hoje para o Brasil. Não devemos nem perder tempo, nem perder Tite.



Continue Lendo