Quais foram os 11 melhores jogadores das 5 principais ligas europeias no último semestre?



Atualizado às 15:51h de 12/12/2017

 

O Observartório de Futebol do CIES¹ – Centro Internacional de Estudos do Esporte, entidade sediada na cidade de Neuchâtel na Suíça – anunciou, nesta segunda-feira, a seleção dos melhores jogadores dos clubes das 5 principais ligas europeias² no último semestre. Cada jogador precisava ter atuado pelo menos 720 minutos no campeonato nacional do país no período para ser elegível.

O levantamento se baseia numa série de parâmetros dependendo da posição que o jogador ocupa no campo de jogo como força, velocidade, chute, precisão, criação de chances de gol, recuperações, gestos técnicos, passagens bem-sucedidas, passes errados, passes verticais, assistências, gols, dribles, posicionamento, inteligência tática, criatividade, tomada de decisão, resistência, antecipação, distribuição, posse, visão de jogo e explosão.

Atletas de quatro ligas foram selecionados. O Manchester City de Pep Guardiola contribui com 4 jogadores, o PSG com 3 e o Napoli com 2. O Barcelona se faz presente com Lionel Messi e o Atlético de Madrid com o arqueiro Oblak. Não há representante de um clube alemão na relação. Jogadores do Real Madrid também foram esquecidos, até por que a equipe não tem jogado bem. Ramos, Marcelo Modric, Kroos e Cristiano Ronaldo não tem vivido uma temporada feliz. Até aqui é bom deixar claro.

Sede do CIES na cidade de Neuchâtel na Suíça. (foto – cies.ch)

Em termos de nacionalidades a lista é composta por 3 argentinos, 2 brasileiros, 1 inglês, 1 italiano, 1 brasileiro/italiano, 1 espanhol, 1 argelino e 1 esloveno. Não há jogador alemão, nem francês na lista.

É razoável que algumas ausências sejam registradas. O goleiro espanhol do Manchester United David De Gea, o atacante uruguaio Edinson Cavani do PSG, o meio campista francês Paul Pogba do Manchester United, o meio campista brasileiro Fernandinho e o meio campista dinamarquês Christian Eriksen poderiam perfeitamente integrar a relação final.

O onze escolhidos foram:

Jan Oblak (Atlético de Madrid – Eslovênia)

Daniel Alves (PSG – Brasil)

Nicolás Otamendi (Man City – Argentina)

John Stones (Man City – Inglaterra)

Faouzi Goulan (Napoli – Argélia)

Jorginho Frello (Napoli – Brasil/Itália)

Marco Verrati (PSG – Itália)

David Silva (Man City – Espanha)

Lionel Messi (Barcelona – Argentina)

Neymar Jr (PSG – Brasil)

Kun Agüero (Man City – Argentina).

 

¹ O Observatório de Futebol do CIES é um grupo de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), uma entidade independente localizada em Neuchâtel, na Suíça. O Observatório é especializado em análise estatística do futebol. Ele foi criado em 2005 pelo Dr. Raffaele Poli e Dr. Loïc Ravenel.

² As 5 principais ligas são a Premier League, Bundesliga, La Liga, Ligue 1 e Serie A.

 



MaisRecentes

CR7 é caro, mas também uma máquina de gerar gols, audiência e dinheiro



Continue Lendo

Paul Scholes: Pep Guardiola inspira a Inglaterra de Southgate



Continue Lendo

A Copa do Qatar começa hoje para o Brasil. Não devemos nem perder tempo, nem perder Tite.



Continue Lendo