Quais foram os 11 melhores jogadores das 5 principais ligas europeias no último semestre?



Atualizado às 15:51h de 12/12/2017

 

O Observartório de Futebol do CIES¹ – Centro Internacional de Estudos do Esporte, entidade sediada na cidade de Neuchâtel na Suíça – anunciou, nesta segunda-feira, a seleção dos melhores jogadores dos clubes das 5 principais ligas europeias² no último semestre. Cada jogador precisava ter atuado pelo menos 720 minutos no campeonato nacional do país no período para ser elegível.

O levantamento se baseia numa série de parâmetros dependendo da posição que o jogador ocupa no campo de jogo como força, velocidade, chute, precisão, criação de chances de gol, recuperações, gestos técnicos, passagens bem-sucedidas, passes errados, passes verticais, assistências, gols, dribles, posicionamento, inteligência tática, criatividade, tomada de decisão, resistência, antecipação, distribuição, posse, visão de jogo e explosão.

Atletas de quatro ligas foram selecionados. O Manchester City de Pep Guardiola contribui com 4 jogadores, o PSG com 3 e o Napoli com 2. O Barcelona se faz presente com Lionel Messi e o Atlético de Madrid com o arqueiro Oblak. Não há representante de um clube alemão na relação. Jogadores do Real Madrid também foram esquecidos, até por que a equipe não tem jogado bem. Ramos, Marcelo Modric, Kroos e Cristiano Ronaldo não tem vivido uma temporada feliz. Até aqui é bom deixar claro.

Sede do CIES na cidade de Neuchâtel na Suíça. (foto – cies.ch)

Em termos de nacionalidades a lista é composta por 3 argentinos, 2 brasileiros, 1 inglês, 1 italiano, 1 brasileiro/italiano, 1 espanhol, 1 argelino e 1 esloveno. Não há jogador alemão, nem francês na lista.

É razoável que algumas ausências sejam registradas. O goleiro espanhol do Manchester United David De Gea, o atacante uruguaio Edinson Cavani do PSG, o meio campista francês Paul Pogba do Manchester United, o meio campista brasileiro Fernandinho e o meio campista dinamarquês Christian Eriksen poderiam perfeitamente integrar a relação final.

O onze escolhidos foram:

Jan Oblak (Atlético de Madrid – Eslovênia)

Daniel Alves (PSG – Brasil)

Nicolás Otamendi (Man City – Argentina)

John Stones (Man City – Inglaterra)

Faouzi Goulan (Napoli – Argélia)

Jorginho Frello (Napoli – Brasil/Itália)

Marco Verrati (PSG – Itália)

David Silva (Man City – Espanha)

Lionel Messi (Barcelona – Argentina)

Neymar Jr (PSG – Brasil)

Kun Agüero (Man City – Argentina).

 

¹ O Observatório de Futebol do CIES é um grupo de pesquisa do Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES), uma entidade independente localizada em Neuchâtel, na Suíça. O Observatório é especializado em análise estatística do futebol. Ele foi criado em 2005 pelo Dr. Raffaele Poli e Dr. Loïc Ravenel.

² As 5 principais ligas são a Premier League, Bundesliga, La Liga, Ligue 1 e Serie A.

 



  • Martinho Carlos da Conceição

    A resposta do Real Madrid vai ser levantar a taça de campeão do mundo. Só isso.

MaisRecentes

Relatório aponta que todos os 12 principais clubes campeões nacionais de futebol na Europa são lucrativos



Continue Lendo

Os números de David Neres o colocam na trilha de Romário no futebol holandês.



Continue Lendo

Brasileiros na mira da Inter de Milão: Rafinha do Barça e Ramires do Jiangsu Suning.



Continue Lendo