Pesquisa indica concentração de títulos em poucos clubes na ligas europeias, realidade muito diferente da brasileira
Atualizado às 12:04 de 01/05/2018¹
O site do diário espanhol Marca publicou nesta segunda-feira interessante pesquisa dos 18 últimos campeões das principais ligas nacionais da Europa (desde a temporada 2000/01) que conclui que elas estão cada vez menos competitivas. O sucesso está cada vez mais restritos a poucos clubes.
Este fenômeno tem a ver com a concentração de recursos cada vez maiores num número cada vez mais reduzido de clubes em cada país. Salvo no caso de Real Madrid, Barcelona e Bayern de Munique, praticamente todos os demais estão hoje na mão de bilionários americanos, árabes ou asiáticos. O fato é que a introdução do Fair Play Financeiro da UEFA foi capaz de dar um pouco mais de racionalidade à gestão financeira dos clubes em geral, mas se mostrou inócua até aqui no enfrentamento do aprofundamento dos oligopólios esportivos em cada país.
A competição menos previsível é a Ligue 1 que neste período teve 8 clubes campeões. As mais óbvias são a La Liga espanhola, a Liga de Portugal e a Série A italiana com apenas 4 campeões. A Premier League da Inglaterra e a alemã Bundesliga assistiram 5 diferentes clubes chegarem ao título. O caso alemão tem uma distorção flagrante em relação a todos os demais campeonatos já que só o Bayern de Munique tem impressionantes 12 títulos no período considerado.
QUADRO MUITO DIFERENTE NO BRASIL
Para efeito de comparação entre os que conquistaram o título de campeão brasileiro nos 18 últimos anos temos 9 clubes, número superior a de qualquer liga europeia, inclusive a francesa.
Por outro lado, enquanto na Ligue 1, 12 dos 18 títulos estão divididos entre Lyon com 7 e PSG com 5, no Brasil a distribuição é muito menos concentrada: o Corinthians tem 4, São Paulo e Cruzeiro tem 3, Santos e Fluminense tem 2 e Vasco, Atlético Paranaense, Flamengo e Palmeiras tem 1.
No caso brasileiro a questão da capacidade financeira dos clubes está apenas iniciando sua influência no protagonismo dos clubes em termos de conquistas. O Palmeiras em que pese todo o investimento recente de seu patrocinador/investidor não foi capaz de repetir o título de 2016 em 2017. O Corinthians ainda que debilitado em função do seu alto endividamento produzido pela construção da Arena em Itaquera foi capaz de vencer o Campeonato Paulista duas vezes consecutivas e o Campeonato Brasileiro do ano passado. O Flamengo que empreende elogiável saneamento financeiro nos últimos seis anos ainda não foi capaz de lograr o mesmo sucesso na esfera esportiva.
Todos últimos 18 últimos campeões na Europa e no Brasil:
La Liga
- Barcelona 9
- Real Madrid 6
- Valencia 2
- Atlético de Madrid 1
Série A
- Juventus 9
- Inter de Milão 5
- Milan 2
- Roma 1
Liga Portugal
- FC Porto 9
- Benfica 6
- Sporting Lisboa 1
- Boavista 1
Premier League
- Manchester United 7
- Chelsea 5
- Manchester City 3
- Arsenal 2
- Leicester City 1
Bundesliga
- Bayern de Múnich 12
- Borussia Dortmund 3
- Werder Bremen 1
- Stuttgart 1
- Wolfsburg 1
Ligue 1
- Olympique de Lyon 7
- PSG 5
- Olympique de Marselha 1
- Nantes 1
- Bordeaux 1
- Lille 1
- Montpellier 1
- Monaco 1
Campeonto Brasileiro
- Corinthians 4
- São Paulo 3
- Cruzeiro 3
- Santos 2
- Fluminense 2
- Vasco 1
- Atlético Paranaense 1
- Flamengo 1
- Palmeiras 1
¹O título da matéria foi corrigido.