Os números de David Neres o colocam na trilha de Romário no futebol holandês.



O jovem atacante brasileiro do Ajax, David Neres, foi o jogador da temporada Eredivisie até agora de acordo com as estatísticas apuradas pela empresa Opta Sports. Os dados foram calculados ao longo de 18 rodadas com base em metas, assistências, chances criadas, precisão no passe e várias outras informações estatísticas.

Neres pode repetir dois brasileiros que foram eleitos o melhor jogador do campeonato holandês: Romário, pelo PSV, em 1989, e Maxwell, pelo Ajax, em 2004. Ronaldo também brilhou nas temporadas que jogou pelo PSV, mas não chegou conquistar o prêmio. Em 1994 e 96 o escolhido foi Ronald Boer do Ajax e, em 95, o belga Luc Nilis do PSV.

A indicação de Neres para a liderança da lista é coerente com os 8 gols e as 9 assistências que ele já atingiu em sua primeira temporada no futebol holandês. Ele atuou, até agora, por 1188 minutos, criou 38 chances de gol e completou 45 dribles. Neres também lidera o ranking de melhor estreante da temporada.

Neres nasceu em 3 de março de 1997.

Curiosamente Neres não havia sido indicado o melhor jogador em nenhum mês anterior isoladamente: o mexicano Hirvin Lozano, 22 anos, do PSV em agosto, o atacante holandês Steven Berghuis, 26 anos, do Feyenoord em setembro e dezembro, o uruguaio Gastón Pereiro, 22 anos, do PSV em outubro,o marroquino Zakaria Labyad, 24 anos, do FC Utrecht em novembro foram nomeados jogadores do mês até agora.

No total, entretanto, Neres obteve uma média geral incomparável nos 5 meses apurados com 87,5 de pontuação sobre 100. O top 3 do levantamento inclui ainda Hirving Lozano do PSV, como segundo colocado com uma pontuação de 86,0, e o zagueiro holandês do Ajax Joel Veltman, 25 anos, do Ajax como terceiro com 85.7.

O Ajax conta em seu elenco com outros 2 potenciais extraordinários atacantes do futebol europeu. Justin Kluivert, 18 anos, filho do lendário Patrick Kluivert e o dinamarquês Kasper Dolberg, 20 anos, vem trilhando consistentemente o caminho do sucesso no famoso clube de Amsterdam.

No ritmo atual David Neres não deverá permanecer por muito tempo no Ajax. Ele deverá se transformar numa das jóias do próximo mercado europeu e proporcionar um lucro expressivo para o clube holandês e para o próprio São Paulo. O jogador foi negociado pelo Tricolor em janeiro de 2017 por € 12 milhões, que deverão chegar a 15 milhões em função das metas estabelecidas.



  • Alberto Henrique Bonassa

    Neres é muito bom jogador, mas o campeonato Holandês é muito fraco, para desenvolver todo seu potencial, tem que partir para cenários maiores e melhores, campeonato alemão, inglês, espanhol, aí sim poderá mostrar ou não o seu real potencial como craque.

    • Alberto, Vc tem razão, mas é um excepcional vestibular para os mercados mais fortes. O zagueiro colombiano Davinson Sánchez passou uma temporada no Ajax, se transferiu para o Tottenham e virou titular absoluto. Foi assim com o Suárez, com o dinamarquês Eriksen, com os belgas Vertonghen e Alderweireld. Grande abraço!

      • Marcelo Adorno

        Boas análises. Não esquecendo do Ibrahimovic…. A liga Holandesa, no meu ponto de vista, desenvolve muito bem jovens atletas, talvez devêssemos olhar com outros olhos e exportar staff’s de lá. Já que além de não segurar… não temos tanto êxito diante do potencial dos nossos atletas…

        • Vc sugere trazer profissionais holandeses para trabalhar no Brasil? Há muito tempo defendo esta ideia.

MaisRecentes

Relatório aponta que todos os 12 principais clubes campeões nacionais de futebol na Europa são lucrativos



Continue Lendo

Brasileiros na mira da Inter de Milão: Rafinha do Barça e Ramires do Jiangsu Suning.



Continue Lendo

Philippe Coutinho dá seguimento à incomparável seleção de craques brasileiros do Barcelona



Continue Lendo