Os clubes espanhóis mandam no futebol da Europa



O Sevilla faz história com o terceiro título consecutivo da Europa League. Trata-se de um feito notável, inédito numa competição continental desde o tri-campeonato da Champions League obtido pelo Bayern de Munique nas temporadas 1973/74, 1974/75 e 1975/76. Agora, o clube espanhol passa a ser detentor de 5 Europa Leagues e 1 Supercopa da Europa.

O título conquistado ontem na cidade da Basileia está sendo encarado pela mídia espanhola como a consagração do poder esportivo do futebol daquele país. A manchete do site do diário Marca é taxativo: “En Europa manda Espanha”. O texto lembra que com o título do Sevilla fica definido que nas últimas 3 temporadas todos os títulos continentais pertencem aos clubes espanhóis. O feito da equipe espanhola é celebrado pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport na mesma linha: “Há poucas certezas na vida. Uma é que o Sevilla ganha a Europa League”.Sevilla Basel

O Bayern de Munique foi a última equipe não espanhola que levantou pela última vez um troféu continental, com a conquista no dia 30 de agosto de 2013, da Supercopa da Europa, na Arena Eden da cidade de Praga, derrotando o Chelsea de José Mourinho. Naquela oportunidade o clube alemão já não era dirigido por Jupp Heynkes, mas por Pep Guardiola, enquanto José Mourinho conduzia a equipe inglesa.

Vale também registrar que pela segunda vez em 3 temporadas, 2 clubes espanhóis farão a final da Champions League: Real Madrid e Atlético Madrid repetirão em Milão no próximo dia 28 a final que protagonizaram no dia 24 de maio de 2014 no estádio da Luz em Lisboa, com a vitória da equipe madridista por 4 a 1.

O curioso é que a consolidação da supremacia absoluta das equipes espanholas no continente conviveu com o vexame da seleção espanhola na Copa do Mundo do Brasil em 2014 quando, ainda detentora do título, foi eliminada precocemente na fase de grupos.

A equipe de Vicente Del Bosque defenderá o bi-campeonato da Eurocopa a partir do dia 10 de junho na França. Será que a seleção espanhola resgatará a força do futebol dos clubes de seu país na competição entre seleções mais importante do futebol depois da Copa do Mundo?

As conquistas espanholas que embasam a conclusão da mídia daquele país são:

Sevilla – Campeão da Europa League de 2013/14

Real Madrid – Campeão da Champios League de 2013/14

Real Madrid – Campeão da Supercopa da Europa de 2013/14

Real Madrid – Campeão do Mundial de Clubes da FIFA de 2015

Sevilla – Campeão da Europa League de 2014/15

Barcelona – Campeão da Champions League de 2014/15

Barcelona – Campeão da Supercopa da Europa de 2014/15

Barcelona – Campeão do Mundial de Clube da FIFA de de 2016

Sevilla – Campeão da Europa League 2015/16

Sevilla ou Real Madrid – Campeão da Champions League 2015/16

 

 

 

 

 

 



MaisRecentes

O Fórum Mundial de ligas nacionais de futebol é contra a expansão da Copa do Mundo



Continue Lendo

Argentinos tem vantagem sobre brasileiros em finais da Libertadores



Continue Lendo

La Liga conta com Amazon e Facebook para negociar TV por € 2.3 bilhões



Continue Lendo