Oficial: Blatter, Platini e Valcke estão suspensos por 90 dias



O presidente da FIFA, Sepp Blatter, está suspenso por 90 dias. Esta é a decisão da câmara decisória do Comitê de Ética da entidade – liderada pelo advogado Hans Joachim Eckert – anunciada nesta quinta-feira. Blatter está sendo investigado pela justiça da Suíça por suspeita de corrupção.

O presidente da UEFA, Michel Platini, e o ex-secretário-geral, Jérôme Valcke, também estão “provisoriamente afastados do esporte” pelo mesmo período. As punições têm efeitos imediatos e irão até 5 dias antes de 26 de fevereiro, quando será realizada uma nova eleição para presidente da entidade.

Joseph Blatter está na presidência da FIFA há 17 anos (foto - site oficial da FIFA)

Joseph Blatter está na presidência da FIFA há 17 anos (foto – site oficial da FIFA)

O ex-vice presidente da entidade, Chung Mong-joon, está suspenso do esporte por 6 anos e foi multado em $103 mil. O coreano foi punido por ter infringido o código de ética de entidade durante o processo de escolha das Copas de 2018 e 2022.

As suspensões de Blatter, Platini e Valcke poderão ser estendidas por mais 45 dias caso o Comitê veja necessidade. Neste período eles não poderão frequentar as sedes da entidades ou participar de qualquer evento esportivo.

A partir de agora e segundo o estatuto da FIFA, a entidade será conduzida pelo camaronês presidente da Confederação Africana de Futebol, Issa Hayatou, por ser o vice presidente mais velho. Na UEFA, o substituto de Platini é o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Ángel María Villar, 65 anos. O espanhol continuará como presidente do Comitê de Arbitragem e Legal, vice presidente do Comitê do Estatuto do Jogador, Negociações e Agentes e Agentes de Partidas e representante do Comitê Executivo no Conselho Estratégico de Futebol Profissional.

Villar preside a RFEF desde 1988 (foto - site oficial da UEFA)

Villar preside a RFEF desde 1988 (foto – site oficial da UEFA)

As decisões do Comitê de Ética da FIFA, que está reunido desde segunda-feira, têm consequências diretas no processo eleitoral da entidade. Platini era, até então, o favoritíssimo a vencer a eleição prevista para 26 de fevereiro de 2016. A partir de agora sua elegibilidade está em questão. As chapas precisam ser oficializadas até o próximo dia 26 de outubro. Neste dia, Platini ainda estará punido. Ele pode apresentar recurso contra a suspensão ao Comitê de Apelação da FIFA nos próximos dois dias.

O dirigente francês reagiu com indignação ao noticiário sobre sua punição alegando que o processo visa “danar” sua reputação. Ele apresentou na manhã desta quinta-feira as 5 cartas de apoio necessárias para a inscrição de sua chapa para a eleição. O Comitê de Ética não tem poder de decisão sobre a elegibilidade dos candidatos.

Michel Platini é presidente da UEFA desde 2007. (foto - Lance!Net)

Michel Platini é presidente da UEFA desde 2007. (foto – Lance!Net)

A candidatura do brasileiro Zico, que também deseja concorrer ao pleito, e que era vista como sem qualquer viabilidade eleitoral, pode sair fortalecida diante dos últimos fatos. As chances dele pelo menos obter 5 federações que apoiem sua candidatura certamente cresceram nas últimas horas. Zico tem a simpatia da Federação de Futebol dos Estados Unidos e a promessa da CBF de que o apoiará caso ele consiga a adesão de outras 4 entidades.

O novo cenário político pode beneficiar a candidatura de Zico (foto - Vanderlei Almeida/AFP)

O novo cenário político pode beneficiar a candidatura de Zico (foto – Vanderlei Almeida/AFP)

Além de Zico, o presidente da Confederação Asiática de Futebol,  Sheik Salman (Bahrein), e o sul-africano, Tokyo Sexwale, também estão estudando a viabilidade de seus nomes, segundo o diário inglês The Guardian.

Blatter é presidente da FIFA desde 1998. Ele foi reeleito, recentemente, vencendo o candidato oposicionista, o príncipe Ali Bin Al Hussein, mas, poucos dias depois, anunciou a convocação de novas eleições em função da crise gerada pela prisão, no dia 27 de maio, de 7 dirigentes da Conmebol que também exerciam cargos na FIFA.

Ontem, em entrevista à revista alemã “Bunte”, Blatter declarou que “estou condenado sem que se prove qualquer irregularidade que eu tenha cometido. É verdadeiramente escandaloso. Vou brigar até o dia 26 de fevereiro. Por mim. Pela FIFA. Tenho certeza de que o mal verá a luz e a correto prevalecerá”.

Atualizado às 16:30h de 08/10/2015



  • tiriricadaweb

    CADE AS ? ???????

  • Licínio Cavalcante

    Platini? não foi esse que zombou do Zico?????

    • Vanderly

      Foi esse fdp sim. Sem moral alguma pra falar de quem quer que seja. Vai pagar direitinho. ..

      • Licínio Cavalcante

        nada como um dia após o outro…

  • carlos castilho saraiva

    SURPREENDE O ZICO QUERER SE METER NESSA MERDA, SÓ TEM LADRÕES, A NÃO SER QUE ZICO ESTEJA PENSANDO DIFERENTE,KKKKKK

  • carlos castilho saraiva

    TEM QUE COLOCAR ESSES PUTOS TODOS EM CANA, TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

  • Fred Freires

    Si fuderam so faltou a dilma ai no mei da gangue

  • Eduardo Machado

    Essa pouca-vergonha toda só tem uma coisa de positivo: mostrar àqueles brasileiros que adoram criticar o Brasil que corrupção não é exclusividade nossa, ela existe no mundo todo .Essa história de que o Brasil é o país da corrupção

  • Eduardo Machado

    Essa história de que o Brasil é o país da corrupção é uma bobagem . Corrupção há no mundo todo . Qualquer ser humano é passível de se corromper, pois somos imperfeitos e como diz o ditado: “Cada um tem seu preço” .

  • Eduardo Machado

    Caiu o mito de que na Europa é tudo melhor, que eles são exemplo … bla bla bla …

MaisRecentes

Jornais esportivos espanhóis de luto pelos atentados terroristas na Catalunha



Continue Lendo

Barcelona se revolta com matéria que vincula contratação de Paulinho aos interesses da empresa do presidente Bartomeu.



Continue Lendo

Campeonato Italiano com 20 clubes tem sido previsível e elitista ao longo da história



Continue Lendo