Oficial: Blatter, Platini e Valcke estão suspensos por 90 dias



O presidente da FIFA, Sepp Blatter, está suspenso por 90 dias. Esta é a decisão da câmara decisória do Comitê de Ética da entidade – liderada pelo advogado Hans Joachim Eckert – anunciada nesta quinta-feira. Blatter está sendo investigado pela justiça da Suíça por suspeita de corrupção.

O presidente da UEFA, Michel Platini, e o ex-secretário-geral, Jérôme Valcke, também estão “provisoriamente afastados do esporte” pelo mesmo período. As punições têm efeitos imediatos e irão até 5 dias antes de 26 de fevereiro, quando será realizada uma nova eleição para presidente da entidade.

Joseph Blatter está na presidência da FIFA há 17 anos (foto - site oficial da FIFA)

Joseph Blatter está na presidência da FIFA há 17 anos (foto – site oficial da FIFA)

O ex-vice presidente da entidade, Chung Mong-joon, está suspenso do esporte por 6 anos e foi multado em $103 mil. O coreano foi punido por ter infringido o código de ética de entidade durante o processo de escolha das Copas de 2018 e 2022.

As suspensões de Blatter, Platini e Valcke poderão ser estendidas por mais 45 dias caso o Comitê veja necessidade. Neste período eles não poderão frequentar as sedes da entidades ou participar de qualquer evento esportivo.

A partir de agora e segundo o estatuto da FIFA, a entidade será conduzida pelo camaronês presidente da Confederação Africana de Futebol, Issa Hayatou, por ser o vice presidente mais velho. Na UEFA, o substituto de Platini é o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Ángel María Villar, 65 anos. O espanhol continuará como presidente do Comitê de Arbitragem e Legal, vice presidente do Comitê do Estatuto do Jogador, Negociações e Agentes e Agentes de Partidas e representante do Comitê Executivo no Conselho Estratégico de Futebol Profissional.

Villar preside a RFEF desde 1988 (foto - site oficial da UEFA)

Villar preside a RFEF desde 1988 (foto – site oficial da UEFA)

As decisões do Comitê de Ética da FIFA, que está reunido desde segunda-feira, têm consequências diretas no processo eleitoral da entidade. Platini era, até então, o favoritíssimo a vencer a eleição prevista para 26 de fevereiro de 2016. A partir de agora sua elegibilidade está em questão. As chapas precisam ser oficializadas até o próximo dia 26 de outubro. Neste dia, Platini ainda estará punido. Ele pode apresentar recurso contra a suspensão ao Comitê de Apelação da FIFA nos próximos dois dias.

O dirigente francês reagiu com indignação ao noticiário sobre sua punição alegando que o processo visa “danar” sua reputação. Ele apresentou na manhã desta quinta-feira as 5 cartas de apoio necessárias para a inscrição de sua chapa para a eleição. O Comitê de Ética não tem poder de decisão sobre a elegibilidade dos candidatos.

Michel Platini é presidente da UEFA desde 2007. (foto - Lance!Net)

Michel Platini é presidente da UEFA desde 2007. (foto – Lance!Net)

A candidatura do brasileiro Zico, que também deseja concorrer ao pleito, e que era vista como sem qualquer viabilidade eleitoral, pode sair fortalecida diante dos últimos fatos. As chances dele pelo menos obter 5 federações que apoiem sua candidatura certamente cresceram nas últimas horas. Zico tem a simpatia da Federação de Futebol dos Estados Unidos e a promessa da CBF de que o apoiará caso ele consiga a adesão de outras 4 entidades.

O novo cenário político pode beneficiar a candidatura de Zico (foto - Vanderlei Almeida/AFP)

O novo cenário político pode beneficiar a candidatura de Zico (foto – Vanderlei Almeida/AFP)

Além de Zico, o presidente da Confederação Asiática de Futebol,  Sheik Salman (Bahrein), e o sul-africano, Tokyo Sexwale, também estão estudando a viabilidade de seus nomes, segundo o diário inglês The Guardian.

Blatter é presidente da FIFA desde 1998. Ele foi reeleito, recentemente, vencendo o candidato oposicionista, o príncipe Ali Bin Al Hussein, mas, poucos dias depois, anunciou a convocação de novas eleições em função da crise gerada pela prisão, no dia 27 de maio, de 7 dirigentes da Conmebol que também exerciam cargos na FIFA.

Ontem, em entrevista à revista alemã “Bunte”, Blatter declarou que “estou condenado sem que se prove qualquer irregularidade que eu tenha cometido. É verdadeiramente escandaloso. Vou brigar até o dia 26 de fevereiro. Por mim. Pela FIFA. Tenho certeza de que o mal verá a luz e a correto prevalecerá”.

Atualizado às 16:30h de 08/10/2015



  • tiriricadaweb

    CADE AS ? ???????

  • Licínio Cavalcante

    Platini? não foi esse que zombou do Zico?????

    • Vanderly

      Foi esse fdp sim. Sem moral alguma pra falar de quem quer que seja. Vai pagar direitinho. ..

      • Licínio Cavalcante

        nada como um dia após o outro…

  • carlos castilho saraiva

    SURPREENDE O ZICO QUERER SE METER NESSA MERDA, SÓ TEM LADRÕES, A NÃO SER QUE ZICO ESTEJA PENSANDO DIFERENTE,KKKKKK

  • carlos castilho saraiva

    TEM QUE COLOCAR ESSES PUTOS TODOS EM CANA, TUDO FARINHA DO MESMO SACO.

  • Fred Freires

    Si fuderam so faltou a dilma ai no mei da gangue

  • Eduardo Machado

    Essa pouca-vergonha toda só tem uma coisa de positivo: mostrar àqueles brasileiros que adoram criticar o Brasil que corrupção não é exclusividade nossa, ela existe no mundo todo .Essa história de que o Brasil é o país da corrupção

  • Eduardo Machado

    Essa história de que o Brasil é o país da corrupção é uma bobagem . Corrupção há no mundo todo . Qualquer ser humano é passível de se corromper, pois somos imperfeitos e como diz o ditado: “Cada um tem seu preço” .

  • Eduardo Machado

    Caiu o mito de que na Europa é tudo melhor, que eles são exemplo … bla bla bla …

MaisRecentes

FIFA preocupada com boicote de países árabes ao Qatar, organizador da Copa de 2022.



Continue Lendo

Real Madrid, o “senhor das finais e do dinheiro” da Champions League



Continue Lendo

O seleto grupo dos tríplices campeões da Europa



Continue Lendo