O seleto grupo dos tríplices campeões da Europa



Juventus e Real Madrid disputam, neste sábado, em Cardiff, no País de Gales, o título da Champions League 2016/17. Os dois já haviam decidido a competição na temporada 1997/98, com a vitória do Real Madrid.

Apesar de ser o maior vencedor da competição com 11 conquistas, o gigante espanhol continuará sem atingir uma sua velha aspiração: a tríplice coroa europeia.

Paradoxalmente, a Juventus, que conquistou a Champions em apenas 2 temporadas, poderá ingressar no seletíssimo grupo de 8 clubes que até hoje lograram garantir na mesma temporada as conquistas simultâneas da copa nacional, do campeonato nacional de seu país e da Champions League.

O grupo é composto por clubes representativos de 6 países diferentes: Escócia, Holanda, Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha.

Zidane tenta o bi da Champions como técnico (foto - uefa.com)

Zidane tenta o bi da Champions como técnico (foto – uefa.com)

Jamais um técnico conquistou mais de uma tríplice coroa. E continuará assim já que nem Zinedine Zidane, nem Massimiliano Allegri podem fazê-lo nesta temporada. O francês, entretanto, tem a chance de fazer história de outra maneira, conquistando a competição pela segunda temporada consecutiva. Neste caso, o Real Madrid se transformará no primeiro clube a ganhar o título de maneira consecutiva desde que a competição passou a ser denominada de Champions League.

Curiosamente ambos os clubes chegam a final logo após conquistarem o 33º título de campeão nacional de seus países. Marcas só superadas pelo escocês Glasgow Rangers com 54, o também escocês Celtic de Glasgow com 48, o grego Olympiakos com 44, o português Benfica com 36, o belga Anderlecht com 34 e o holandês Ajax com 36.

É justo observar que a Juventus se transformou no primeiro clube de seu país a conquistar o scudetto pela 6ª vez sucessiva.

 

Os 8 tríplices campeões

1967 – Celtic – Escócia – técnico Jock Stein

1972 – Ajax – Holanda – técnico Stefan Kóvacs

1988 – PSV – Holanda – técnico Guus Hiddink

1999 – Man United – Inglaterra – técnico Sir Alex Ferguson

2009 – Barcelona – Espanha – técnico Pep Guardiola

2010 – Inter de Milão – Itália – técnico José Mourinho

2013 – Bayern de Munique – Alemanha – técnico Jupp Heynckes

2015 – Barcelona – Espanha – técnico Luís Enrique

 

A disputa entre os finalistas no Facebook

Uma outra faceta interessante do duelo entre Juventus e Real Madrid é registrada pelo diário esportivo italiano La Gazzetta dello Sport através do confronto da audiência no Facebook, uma das mais importantes redes sociais existentes. Nele o clube espanhol aparece com 103 milhões de seguidores e o italiano com 28 milhões e 350 mil. Curiosamente os números indicam que a Juventus tem mais seguidores entre os brasileiros que o Real Madrid

Dani Alves o líder da Juve no Facebook (foto - Reprodução Twitter)

Dani Alves o líder da Juve no Facebook (foto – Reprodução Twitter)

Entre os jogadores que estarão em campo em Cardiff, os números coletados no último dia 30 de maio não são menos impressionantes: Cristiano Ronaldo lidera com 121.160.035 seguidores, James Rodriguez aparece em segundo com 32.173.414 e Gareth Bale com 28.765.934 vem em terceiro.

O primeiro atleta da Juve na lista é o brasileiro Daniel Alves, na nona posição, com 8.230.675 seguidores.

O primeiro espanhol na relação é Sérgio Ramos na quarta posição com 23.123.734 de seguidores e o italiano melhor colocado é Gianluigi Buffon com 4.754.612 na 14ª posição.

 

 



MaisRecentes

O Real de Zidane lembra o Barça de Guardiola?



Continue Lendo

Neymar quebra recordes e encanta Paris



Continue Lendo

Jornais esportivos espanhóis de luto pelos atentados terroristas na Catalunha



Continue Lendo