Mourinho x Guardiola: o confronto 17 entre eles, agora em Manchester.



Atualizado às 13:53 h de 09/09/2016

 

Manchester é a segunda cidade mais importante da Inglaterra com algo em torno de 3.6 milhões de habitantes e com imensa importância histórica na industrialização do país. Recentemente foi obrigada a se reinventar e o futebol vem cumprindo papel relevante na redefinição da economia da cidade, impulsionando o dinamismo do turismo, atraindo torcedores do mundo inteiro para as partidas dos seus clubes gigantes que desfrutam de imensa popularidade global.

Pois será lá, em Old Trafford, neste sábado pela manhã, que haverá um dos confrontos futebolísticos mais aguardados da temporada 2016/17. O sempre tradicional derby Manchester United x Manchester City acontecerá num ambiente absolutamente original e efervescente.

O jogo está sendo tratado como o grande acontecimento esportivo do fim de semana no mundo. O curioso, entretanto, é que ele ocorre num momento delicado e longe de espetacular dos seus badaladíssimos técnicos.

United x City em Old Trafford lotado (foto - site oficial do MUFC)

United x City em Old Trafford lotado (foto – site oficial do MUFC)

José Mourinho foi contrato pelo Manchester United depois de sua mais fracassada temporada como técnico do Chelsea, quando foi demitido em dezembro do ano passado na 16ª rodada de Premier League 2015/16 após a qual optou por um período sabático e de recolhimento.

Pep Guardiola cumpriu seus 3 anos de contrato com o Bayern de Munique sem obter a ambição suprema do gigante alemão a cada temporada: a conquista da Champions League. O tricampeonato da Bundesliga neste sentido não eliminou de todo o desencanto de boa parte da torcida pelo período em que o técnico catalão passou em Munique.

De qualquer forma o jogo deste sábado possui ingredientes instigantes que justificam a badalação criada ao seu redor. Deste United x City, se desdobram embates como Mourinho x Pep, Ibrahimovic x Pep, Mourinho x o resto do mundo, os irmãos Glazer x Sheikh Mansour Bin Zayed Al Nahyan, os Blues x os Reds, Real Madrid x Barça, futebol pragmático e de contra ataque x futebol de posse de bola e pressão.

Os dois técnicos chegaram à Manchester dispostos a resgatar o melhor de suas carreiras e curiosamente entraram em colisão com jogadores importantes dos elencos.

José Mourinho, de pronto, afrontou o veterano meio campista alemão Bastian Schewensteiger anunciando que ele está alijado de seus planos e estabelecendo que ele treinará separado do elenco principal. Exigiu as contratações de Ibra, Paul Pogba e o jovem zagueiro marfinense Eric Baillye e as obteve.

Primeiro derby de Mourinho em Old Trafford (foto - manutd.com)

Primeiro derby de Mourinho em Old Trafford (foto – manutd.com)

Pep Guardiola deixou claro que não confia em Joe Hart, goleiro titular da seleção inglesa, que preferiu sair por empréstimo para o Torino e não incluiu Yayá Touré na lista de inscritos para a primeira fase da Champions League. Arrancou Claudio Bravo do Barcelona e trouxe o zagueiro John Stones do Everton.

Pep tem vantagem sobre José nos duelos

Pep tem vantagem sobre José nos duelos

Com estilos muito diferentes, Guardiola e Mourinho são donos de personalidades e egos gigantescos que tanto sustentam seus ambientes em determinadas situações como, vez por outra, acabam sendo o principal motivo de erosão da coesão dos elencos.

Do ponto de vista da Premier League 2016/17 o jogo tem valor relativo pois acontecerá na quarta das 38 rodadas com que é disputada.

Excluindo os efeitos da presença dos dois novos técnicos na clássico o retrospecto recente é francamente positivo para o United. Na temporada passada houve empate em Old Trafford e vitória dos diabos vermelhos no Itihad Stadium com um gol do espetacular jovem artilheiro inglês Marcus Rashford.

Desde 2014 o City não consegue vencer o derby. Nos 38 confrontos acontecidos desde a criação da Premier League, o United venceu 20, o City 11 e houve 7 empates.

No histórico geral, o duelo acontece há 135 anos. São 171 partidas: 71 triunfos do United, 51 empates e 49 vitórias do City.

O retrospecto do duelo direto entre Mourinho e Guardiola¹, a supremacia do atual técnico do City é incontestável. Desde 2009 eles se enfrentaram 16 vezes: Mourinho saiu vitorioso em apenas 3, houve 6 empates e Guardiola saiu vencedor em 7.

Ibra também joga seu primeiro derby (foto - manutd.com)

Ibra também joga seu primeiro derby (foto – manutd.com)

José Mourinho e Pep Guardiola beberam na mesma fonte barcelonista irrigada por Johan Cruyff, Bobby Robson e Louis Van Gaal com quem trabalharam em algum momento de suas carreiras. Se um dos dois evoluiu numa direção própria a partir de certo momento foi o português ao preferir o pragmatismo tático acima e antes de qualquer compromisso  por um futebol de toque e posse de bola.

O jogo deste sábado não definirá o futuro nem dos 2 clubes, nem dos 2 técnicos. Mas não dá para negar que Mourinho e Guardiola vivem momentos de reafirmação em suas carreiras. Uma vitória no derby funcionará de alguma maneira para eles.

 

¹ Os 16 confrontos Mourinho x Guardiola:

1- Champions League 2009/2010 – fase de grupos
Mourinho (Inter) 0 x 0 Guardiola (Barcelona)

2- Champions League 2009/2010 – fase de grupos
Guardiola (Barcelona) 2 x 0 Mourinho (Inter de Milão)

3- Champions League 2009/2010 – semifinal
Mourinho (Real Madrid) 3 x 1 Guardiola (Barcelona)

4- Champions League 2009/2010 – semifinal
Guardiola (Barcelona) 1 x 0 Mourinho (Inter) – Inter finalista e campeão

5- La Liga 2010/2011
Guardiola (Barcelona) 5 x 0 Mourinho (Real Madrid)

6- La Liga 2010/2011
Mourinho (Real Madrid) 1 x 1 Guardiola (Barcelona)

7- Copa do Rei 2011
Mourinho (Real Madrid) 1 x 0 Guardiola (Barcelona) – Real Madrid campeão

8- Champions League 2010/2011
Mourinho (Real Madrid) 0 x 2 Guardiola (Barcelona)

9- Champions League 2010/2011
Guardiola (Barcelona) 1 x 1 Mourinho (Real Madrid) – Barcelona finalista e campeão

10- Supercopa da Espanha 2011
Mourinho (Real Madrid) 2 x 2 Guardiola (Barcelona)

11- Supercopa da Espanha 2011
Guardiola (Barcelona) 3 x 2 Mourinho (Real Madrid) – Barcelona campeão

12- La Liga 2011/2012
Mourinho (Real Madrid) 1 x 3 Guardiola (Barcelona)

13- Copa do Rei 2011/2012
Mourinho (Real Madrid) 1 x 2 Guardiola (Barcelona)

14- Copa do Rei 2011/2012
Guardiola (Barcelona) 1 x 1 Mourinho Barcelona semifinalista e campeão

15- La Liga 2011/2012
Guardiola (Barcelona) 1 x 2 Mourinho (Real Madrid)

16- Supercopa da Europa 2013
Guardiola (Bayern de Munique) 2 x 2 Mourinho (Chelsea) Bayern campeão na disputa por pênaltis

 

 



MaisRecentes

Ranieri, uma história sempre surpreendente no Leicester



Continue Lendo

Há 50 anos, o “Bola de Ouro” húngaro Albert vestia a camisa 9 do Flamengo



Continue Lendo

FIFA revoltada com ausência de Messi na festa do “The Best”



Continue Lendo