Micale é arrojado e responsável com a Seleção Olímpica



O técnico da Seleção Olímpica, Rogério Micale, anunciou a lista de 18 jogadores para os Jogos Olímpicos Rio 2016 para os confrontos na fase de grupo contra África do Sul, Iraque e Dinamarca.

A análise deste grupo deve, antes de tudo, partir de 3 premissas:

(1) a CBF não tem poder unilateral de convocação por isto é obrigada a negociar a liberação de cada um dos atletas com seus clubes para o período que vai da preparação à disputa da competição;

(2) ela tem o direito de contar apenas com 3 jogadores acima dos 23 anos;

(3) ao contrário das convocações normais esta tem a limitação de 18 nomes imposta pelo regulamento da disputa do futebol nos Jogos Olímpicos.

Neymar disputou os Jogos de Londres (foto: Rodrigo Buendia/AFP)

Neymar disputou os Jogos Olímpicos de Londres (foto: Rodrigo Buendia/AFP)

Esta convocação, portanto e, necessariamente, se baseou em conceitos como versatilidade e capacidade de adaptação a mais de uma função. Micale se mostrou arrojado, principalmente, na escolha dos jogadores de meio campo. Ele selecionou apenas 1 meio campista que pode ser considerado “volante”; Rodrigo Dourado. Todos os demais se enquadram como “meias”.

Os convocados acima de 23 anos

A indicação de Fernando Prass, 37 anos, é absolutamente justificável. Este grupo jogará sob enorme pressão em função de ser a seleção anfitriã e que tem a obrigação intransferível de buscar a medalha de ouro por tudo que aconteceu nos últimos anos com a seleção brasileira, seja ela olímpica ou principal. Portanto, contar com um goleiro que combine bom momento técnico, experiência e liderança deve ter sido um pressuposto básico na hora da definição. Douglas Costa e Neymar são jovens, craques, versáteis (jogam em pelo menos 4 posições do meio para frente) e se destacam em 2 dos elencos mais fortes do mundo atualmente.

A lista conta ainda com outro jogador com experiência de veterano, mas com idade inferior a 23 anos: Marquinhos. Sua presença certamente minora os efeitos da não convocação de Thiago Silva que, segundo consta, não foi autorizada pelo PSG e permite ao técnico brasileiro dispor de um jogador que já atuou no PSG de lateral direito, zagueiro central, quarto zagueiro e voltante.

Marquinhos é um dos jogadores mais versáteis do grupo (foto - Lance!)

Marquinhos é um dos jogadores mais versáteis do grupo (foto – Lance!)

 

Nomes preteridos

Dentre os ausentes podemos lembrar os nomes de Jorge (Fla), Fabinho (Monaco), Wallace (zagueiro – Flu), Gustavo Scarpa (Flu), Wallace (volante – Grêmio), Gerson (Flu) do Fluminense e Vitinho (Inter).

Clubes prejudicados

O eterno problema do calendário brasileiro, agravado em 2016 pela Copa América Centenário e pelos Jogos Olímpicos, provocará mais um prejuízo aos clubes brasileiros a partir da lista anunciada hoje. Na hipótese desejada do Brasil chegar à final os clubes ficarão privados dos atletas por até 6 rodadas do Campeonato Brasileiro (da 16ª a 21ª) Os mais afetados de plantão são: Palmeiras (Fernando Prass e Gabriel de Jesus), Internacional (William e Rodrigo Dourado) e, principalmente, o Santos (Zeca, Thiago Maia e Gabigol).

D. Costa está na cota dos acima de 23 anos( foto - Lance!)

D. Costa está na cota dos acima de 23 anos( foto – Lance!)

A contribuição santista da lista se amplia pela presença de Felipe Anderson e Neymar, atestando a qualidade do trabalho desenvolvido nas suas divisões de base.

LISTA OFICIAL DE CONVOCADOS

GOLEIROS
Fernando Prass (Palmeiras)
Uilson (Atlético-MG)

DEFENSORES
William (Internacional) – lateral direito
Douglas Santos (Atlético-MG) – lateral esquerdo
Zeca (Santos)- lateral esquerdo/direito

Marquinhos (PSG) – zagueiro/lateral/volante
Rodrigo Caio (São Paulo) – zagueiro/volante
Luan (Vasco) – zagueiro

MEIO-CAMPISTAS
Rafinha (Barcelona) – volante/meia
Rodrigo Dourado (Internacional) – volante
Fred (Shakhtar) -volante/meia/meia atacante
Thiago Maia (Santos) – meia/meia atacante
Felipe Anderson (Lazio) – meia atacante/atacante

ATACANTES
Neymar (Barcelona) – meia/meia atacante
Douglas Costa (Bayern) – atacante/meia atacante
Gabriel Jesus (Palmeiras) – atacante/meia atacante
Gabigol (Santos) – atacante
Luan (Grêmio) – atacante/meia atacante

Seleção titular para o Planeta Fut

Este Planeta Fut se atreve a escalar seu time a partir da lista divulgada: Fernando Prass, William, Luan, Marquinhos e Zeca; Rodrigo Dourado, Rafinha, Thiago Maia e Douglas Costa; Gabriel e Neymar.

 

 

 

 



MaisRecentes

FIFA preocupada com boicote de países árabes ao Qatar, organizador da Copa de 2022.



Continue Lendo

Real Madrid, o “senhor das finais e do dinheiro” da Champions League



Continue Lendo

O seleto grupo dos tríplices campeões da Europa



Continue Lendo