Manchester United e Borussia Dortmund abrem a International Champions Cup 2016!



Atualizado às 05:00 de 22/07/2016

A temporada 2016/17 para os principais clubes da Europa terá início, de fato, a partir desta sexta-feira, com o início da disputa da quarta edição da International Champions Cup – ICC. A Copa deste ano aprofundará ainda mais a tendência de expansão que ela vem experimentando a cada temporada.

O evento, criado pelo empresário Stephen M. Ross e pela empresa Relevent Sports, foi concebido com o objetivo de transformar o período da tradicional pré-temporada dos clubes europeus num torneio competitivo de primeiro nível internacional.

Todas as partidas serão transmitidas ao vivo para o Brasil pelos canais Esporte Interativo. A primeira será às 8:45 h, na manhã desta sexta-feira, com a estreia de José Mourinho à frente do Manchester United contra o Borussia Dortmund, diretamente de Shangai na China, icc_logo-dc9414c1b3a5ff62249cc3e815e6877aeedbf343e02cefeb9ca816a54f76ba7d

Segundo Charlie Stillitano, CEO da Relevant Sports, em entrevista exclusiva ao Planeta Fut, o Brasil está nos planos de expansão permanente da ICC. O estágio atual é o de transmitir ao vivo todas as partidas para o telespectador brasileiro através dos canais Esporte Interativo:

-A audiência do mercado brasileiro é muito importante para nós. Muitos, senão todos, os times envolvidos contam alguns dos melhores jogadores brasileiros que estão sempre entre os melhores do mundo. O tamanho e a loucura do brasileiro pelo futebol faz do mercado brasileiro algo muito importante para nós. Nós já estamos pensando de levar a ICC para o Brasil no futuro. Por isto a transmissão ao vivo de todos os jogos para o Brasil é fundamental na nossa estratégia.

Charlie Stillitano, um dos idealizados do iCC (divulgação)

Charlie Stillitano, um dos idealizados da ICC (divulgação)

Na edição inaugural da ICC, em 2013, as partidas se dividiram em 6 cidades americanas e envolveram 8 clubes: Real Madrid, Juventus, Chelsea FC, Inter de Milão, AC Milan, Valencia, Everton e o americano LA Galaxy – A final aconteceu em Miami com mais de 70 mil pessoas presentes com o Real Madrid batendo o Chelsea por 2 a 1.

Campeão em 2013

Campeão em 2013

Em 2014 a ICC foi 2 vezes maior envolvendo 13 cidades dos Estados Unidos e Canadá, num formato diferente que envolveu Real Madrid, Manchester United, Liverpool, Manchester City, A.C. Milan, Roma, Inter de Milão e o Olympiacos da Grécia. Cada clube disputou 3 partidas.

O destaque foi a presença de 109 318 torcedores no estádio da Universidade de Michigan para a partida entre Manchester United e Real Madrid, público recorde numa partida de futebol nos Estados Unidos. Mais de 630 mil pessoas foram aos estádios e a transmissão para mais de 150 países proporciou uma audiência superior a 80 milhões de telespectadores. O Manchester United conquistou o título invicto ao vencer o Liverpool na final por 3 a 1, no estádio Sun Life, em Miami.

United campeão de 2014

United campeão de 2014

 

A edição de 2015 representou o início da expansão global da ICC com a realização de partidas de Real Madrid (campeão), Manchester City e Roma, em Melbourne na Austrália; AC Milan e Inter de Milão e Real Madrid (campeão de novo) nas cidades de Shenzhen, Guangzhou, and Shanghai na China e, também, em 11 cidades dos Estados Unidos onde atuaram Manchester United, FC Barcelona, Chelsea FC, SL Benfica, ACF Fiorentina, Club América, LA Galaxy, New York Red Bulls, San José Earthquakes, e Paris Saint-Germain (campeão).

Campeão em 2015

Campeão em 2015


O torneio de 2016 aprofundará a expansão global com a ICC sendo disputada por alguns dos melhores clubes do mundo em partidas que acontecerão em 4 continentes diferentes. Neste ano Real Madrid, Paris Saint-Germain, Leicester City FC, AC Milan, FC Bayern de Munique, FC Barcelona, Chelsea FC, Liverpool FC, Inter de Milão, e Celtic FC jogarão pelos Estados Unidos e Europa.

Ancelotti e Guardiola se ajustam aos novos clubes (foto - fcbayern.com)

Ancelotti e Guardiola estarão na ICC 2016 (foto – fcbayern.com)

O estádio Melbourne Cricket na Austrália sediará as partidas que reunirão Juventus FC, Tottenham Hotspur, Atlético de Madrid, e o Melbourne Victory.

Na China, Manchester United FC, Manchester City FC e Borussia Dortmund estarão frente a frente. Será a primeira vez na história que o tradicional clássico Manchester United x Manchester City será disputado fora do território britânico, no estádio Internacional de Pequim. O encontro programado para o estádio dos Trabalhadores, no entanto, está sob risco de adiamento em função das maiores chuvas que tem caído sobre a capital chinesa nos últimos 60 anos. O City de Guardiola já se encontra em Pequim. O United de Mourinho só chegará à cidade no sábado à tarde.

A ICC 2016 marcará a estreia de 4 dos técnicos mais badalados do mundo em seus novos clubes: José Mourinho no Manchester United, Carlo Ancelotti no Bayern de Munique, Pep Guardiola no Manchester City e Antonio Conte no Chelsea.

 



MaisRecentes

FIFA preocupada com boicote de países árabes ao Qatar, organizador da Copa de 2022.



Continue Lendo

Real Madrid, o “senhor das finais e do dinheiro” da Champions League



Continue Lendo

O seleto grupo dos tríplices campeões da Europa



Continue Lendo