Klopp investe em Firmino como atacante no Liverpool. A Seleção Brasileira agradece!



O atacante brasileiro Roberto Firmino, 24 anos, do Liverpool, tem tudo para se firmar na competitiva Premier League. Sua atuação na goleada sobre o Manchester City, no último sábado, vem sendo destacada pela mídia inglesa. Segundo o colunista James Pearce, do diário The Mirror, “Firmino começa a mostrar por que o Liverpool quebrou a banca para contratá-lo no verão”. Sua transferência do Hoffenheim, em junho do ano passado, custou ao Liverpool impressionantes € 43 milhões, se transformando no sétimo jogador mais caro no mercado europeu e o sexto no mercado inglês naquela janela de transferências internacionais.

Firmino encanta Klopp desde a Bundesliga ( foto - liverpoolfc.com)

Firmino encanta Klopp desde a Bundesliga ( foto – liverpoolfc.com)

O desafio de Firmino nunca foi fácil já que ele chegou a Liverpool sob a esperança generalizada de que se transforme na solução que o clube busca para a camisa 9 desde que o uruguaio Luís Suárez foi negociado para o Barcelona. Daniel Sturridge, 26 anos, contratado junto ao Manchester City foi outro alto investimento do clube para a posição, mas suas contusões tem atrapalhado demais.

Os primeiros meses de Firmino no Liverpool, sob o comando de Brendan Rodgers, não empolgavam e foram prejudicados por uma fratura que o afastou por um mês dos jogos e treinamentos. Neste intervalo, o clube demitiu Rodgers e contratou um velho admirador do futebol do atacante que surgiu no Figueirense: Jürgen Kloop.

O técnico alemão conhece bem Firmino e atesta: “eu dizia, um ano atrás, que por alguns meses ele foi o melhor jogador da Bundesliga. Quando soube de sua contratação pelo Liverpool eu disse: boa escolha”.

Os números de Firmino, nos 4 anos e meio em que atuou na Bundesliga, atingiram um nível excepcional: ele assinalou 47 gols em 151 partidas. Para quem acompanhava o futebol alemão, sua primeira convocação para a Seleção Brasileira era perfeitamente justificável, ainda mais diante do pequeno número de atacantes de área à disposição de Dunga na atualidade.

Firmino estreou pela Seleção Brasileira principal em 11 de novembro de 2014 contra a Turquia, aos 27 minutos do segundo tempo, no lugar de Luiz Adriano. Seu primeiro gol com a camisa amarela aconteceu logo na partida seguinte, uma semana depois, contra a Áustria . Em seguida, ele foi chamado para a disputa da Copa América 2015 disputada no Chile.

Firmino foi a sexta contratação mais cara do mercado inglês (foto - site oficial da CBF)

Firmino foi a sexta contratação mais cara do último mercado inglês (foto – CBF.com.br)

Klopp, em entrevista à rede de TV americana NBC após a vitória sobre o Manchester City, deixou claro como deseja que Firmino atue em seu time, explorando sua versatilidade: “antes do jogo eu disse para ele que ele é um atacante que pode ser, às vezes, um meio campo e não um meio campo que pode ser, às vezes, atacante. Nós precisamos dele como uma referência, mas ele voltou muito. Então eu disse: o que você está fazendo aqui? Nós não podemos jogar a bola naquela direção quando não temos ninguém para recebê-la. Por favor, fique lá na frente”.

Klopp admira Firmino desde a Bundesliga (foto - liverpoolfc.com)

Klopp admira Firmino desde a Bundesliga (foto – liverpoolfc.com)

Klopp também não esconde o entusiasmo com que encara o entendimento de Firmino com Phillipe Coutinho: “são 2 jogadores brilhantes e ainda tiveram tempo de treinar juntos. Por isto eu tiver certeza de que deveriam jogar contra o City. Além disto, o Benteke só voltou a treinar na quarta-feira”.

Klopp, involuntariamente, está prestando uma enorme contribuição para o técnico Dunga. A insatisfação do técnico brasileiro com as soluções que adotou até aqui para a posição de atacante mais avançado o forçou até a testar a escalação de Neymar como “9” no último jogo da Seleção contra o Peru. E que até pode dar certo! Mas, Firmino está entre as alternativas de Dunga e seu eventual sucesso na posição pelo Liverpool pode ser também uma das soluções da Seleção Brasileira.

Boa sorte, Klopp!!!

Atualizado às 16:31h de 23/11/2015



  • Pablo Leite

    Firmino é ótimo jogador, Deu azar no seu início no Liverpool, mas agora joga num esquema que valoriza suas capacidades e do Coutinho, vai dar muito certo.

  • Vitor

    “solução que o clube busca para a camisa 9 desde que o uruguaio Luís Suárez foi negociado para o Barcelona. Daniel Sturridge, 26 anos, contratado junto ao Manchester City foi outro alto investimento do clube para a posição, mas suas contusões tem atrapalhado demais.”

    1 – Sturridge veio do Manchester City?
    2 – Ele foi um investimento para a posição do Suarez? Ou já jogaram juntos e quase ganharam a premier league para o Liverpool?

MaisRecentes

Jornais esportivos espanhóis de luto pelos atentados terroristas na Catalunha



Continue Lendo

Barcelona se revolta com matéria que vincula contratação de Paulinho aos interesses da empresa do presidente Bartomeu.



Continue Lendo

Campeonato Italiano com 20 clubes tem sido previsível e elitista ao longo da história



Continue Lendo