Klopp investe em Firmino como atacante no Liverpool. A Seleção Brasileira agradece!



O atacante brasileiro Roberto Firmino, 24 anos, do Liverpool, tem tudo para se firmar na competitiva Premier League. Sua atuação na goleada sobre o Manchester City, no último sábado, vem sendo destacada pela mídia inglesa. Segundo o colunista James Pearce, do diário The Mirror, “Firmino começa a mostrar por que o Liverpool quebrou a banca para contratá-lo no verão”. Sua transferência do Hoffenheim, em junho do ano passado, custou ao Liverpool impressionantes € 43 milhões, se transformando no sétimo jogador mais caro no mercado europeu e o sexto no mercado inglês naquela janela de transferências internacionais.

Firmino encanta Klopp desde a Bundesliga ( foto - liverpoolfc.com)

Firmino encanta Klopp desde a Bundesliga ( foto – liverpoolfc.com)

O desafio de Firmino nunca foi fácil já que ele chegou a Liverpool sob a esperança generalizada de que se transforme na solução que o clube busca para a camisa 9 desde que o uruguaio Luís Suárez foi negociado para o Barcelona. Daniel Sturridge, 26 anos, contratado junto ao Manchester City foi outro alto investimento do clube para a posição, mas suas contusões tem atrapalhado demais.

Os primeiros meses de Firmino no Liverpool, sob o comando de Brendan Rodgers, não empolgavam e foram prejudicados por uma fratura que o afastou por um mês dos jogos e treinamentos. Neste intervalo, o clube demitiu Rodgers e contratou um velho admirador do futebol do atacante que surgiu no Figueirense: Jürgen Kloop.

O técnico alemão conhece bem Firmino e atesta: “eu dizia, um ano atrás, que por alguns meses ele foi o melhor jogador da Bundesliga. Quando soube de sua contratação pelo Liverpool eu disse: boa escolha”.

Os números de Firmino, nos 4 anos e meio em que atuou na Bundesliga, atingiram um nível excepcional: ele assinalou 47 gols em 151 partidas. Para quem acompanhava o futebol alemão, sua primeira convocação para a Seleção Brasileira era perfeitamente justificável, ainda mais diante do pequeno número de atacantes de área à disposição de Dunga na atualidade.

Firmino estreou pela Seleção Brasileira principal em 11 de novembro de 2014 contra a Turquia, aos 27 minutos do segundo tempo, no lugar de Luiz Adriano. Seu primeiro gol com a camisa amarela aconteceu logo na partida seguinte, uma semana depois, contra a Áustria . Em seguida, ele foi chamado para a disputa da Copa América 2015 disputada no Chile.

Firmino foi a sexta contratação mais cara do mercado inglês (foto - site oficial da CBF)

Firmino foi a sexta contratação mais cara do último mercado inglês (foto – CBF.com.br)

Klopp, em entrevista à rede de TV americana NBC após a vitória sobre o Manchester City, deixou claro como deseja que Firmino atue em seu time, explorando sua versatilidade: “antes do jogo eu disse para ele que ele é um atacante que pode ser, às vezes, um meio campo e não um meio campo que pode ser, às vezes, atacante. Nós precisamos dele como uma referência, mas ele voltou muito. Então eu disse: o que você está fazendo aqui? Nós não podemos jogar a bola naquela direção quando não temos ninguém para recebê-la. Por favor, fique lá na frente”.

Klopp admira Firmino desde a Bundesliga (foto - liverpoolfc.com)

Klopp admira Firmino desde a Bundesliga (foto – liverpoolfc.com)

Klopp também não esconde o entusiasmo com que encara o entendimento de Firmino com Phillipe Coutinho: “são 2 jogadores brilhantes e ainda tiveram tempo de treinar juntos. Por isto eu tiver certeza de que deveriam jogar contra o City. Além disto, o Benteke só voltou a treinar na quarta-feira”.

Klopp, involuntariamente, está prestando uma enorme contribuição para o técnico Dunga. A insatisfação do técnico brasileiro com as soluções que adotou até aqui para a posição de atacante mais avançado o forçou até a testar a escalação de Neymar como “9” no último jogo da Seleção contra o Peru. E que até pode dar certo! Mas, Firmino está entre as alternativas de Dunga e seu eventual sucesso na posição pelo Liverpool pode ser também uma das soluções da Seleção Brasileira.

Boa sorte, Klopp!!!

Atualizado às 16:31h de 23/11/2015



  • Pablo Leite

    Firmino é ótimo jogador, Deu azar no seu início no Liverpool, mas agora joga num esquema que valoriza suas capacidades e do Coutinho, vai dar muito certo.

  • Vitor

    “solução que o clube busca para a camisa 9 desde que o uruguaio Luís Suárez foi negociado para o Barcelona. Daniel Sturridge, 26 anos, contratado junto ao Manchester City foi outro alto investimento do clube para a posição, mas suas contusões tem atrapalhado demais.”

    1 – Sturridge veio do Manchester City?
    2 – Ele foi um investimento para a posição do Suarez? Ou já jogaram juntos e quase ganharam a premier league para o Liverpool?

MaisRecentes

Roma contrata Monchi, o “Rei Midas” do futebol europeu



Continue Lendo

Até a mídia de Madri se rendeu a Lionel Messi



Continue Lendo

Florentino Perez sonhou com Adriano Galliani no Real Madrid



Continue Lendo