Jornal L’Équipe segue tendência mundial e adota formato tablóide a partir de hoje



A mídia esportiva mundial assiste o início de uma nova época neste 18 de setembro de 2015. O tradicionalíssimo diário esportivo francês L’Équipe, fundado em 1946, passou a ser publicado, nesta sexta-feira, no formato tablóide (36cmx28cm) com uma média diária de 40 páginas, seguindo o caminho adotado por praticamente todos os demais similares no mundo como o brasileiro Lance!, o espanhol Marca, o argentino Olé, o italiano La Gazzetta dello Sport e o português A Bola. O preço de venda está mantido em €1,30(R$ 5,77) nos dias de semana.

Na França praticamente todos os os demais cotidianos já seguiam o modelo considerado muito mais prático e confortável para quem costuma ler nos transportes coletivos: Le Monde, Liberatión, Le Parisien e o Le Figaro.

Primeira página da primeira edição tablóide do L'Équipe

Primeira página da primeira edição tablóide do L’Équipe

O L’Équipe resistiu em abandonar o formato histórico standard de (56cmx38cm). Segundo declarou à agência AFP o diretor de redação do L’Équipe, Jérôme Cazadieue, “é uma mudança de forma, de conteúdo e cultural. Nosso objetivo é fazer com que o leitor perceba a mudança, sem deixar de ler nosso jornal”.

Na verdade a maior motivação para a mudança adotada hoje tem a ver com a tentativa de recuperação das vendas de exemplares nas bancas. Desde 2011, o jornal perdeu 25% de sua venda, se estabilizando nos atuais 220 mil exemplares diarios. A revolução no formato virá acompanhada de uma mudança no conteúdo do jornal, baseada numa pesquisa realizada no último dia 10 de junho em que seus 75% leitores se revelaram favoráveis à mudança para o formato tablóide.

A data de lançamento do novo formato não foi aleatória. Ela coincide com a abertura da Copa do Mundo de Rúgbi 2015 que começa a ser disputado, hoje, no Reino Unido. O esporte é uma das principais paixões esportivas do povo francês.

O L´Équipe está vinculado historicamente a alguns dos maiores eventos esportivos europeus. Ele é um dos organizadores do Tour de France de ciclismo e foi o principal patrocinador da ideia que levou à criação da Copa dos Campeões de clubes da Europa – atual Champions League – na década de 50 do século passado. A cobertura de Rolland Garros é sempre um momento importante da vida do jornal a cada ano.

Atualizado às 14:49 de 18/09/2015



MaisRecentes

Jornais esportivos espanhóis de luto pelos atentados terroristas na Catalunha



Continue Lendo

Barcelona se revolta com matéria que vincula contratação de Paulinho aos interesses da empresa do presidente Bartomeu.



Continue Lendo

Campeonato Italiano com 20 clubes tem sido previsível e elitista ao longo da história



Continue Lendo