Jornal L’Équipe segue tendência mundial e adota formato tablóide a partir de hoje



A mídia esportiva mundial assiste o início de uma nova época neste 18 de setembro de 2015. O tradicionalíssimo diário esportivo francês L’Équipe, fundado em 1946, passou a ser publicado, nesta sexta-feira, no formato tablóide (36cmx28cm) com uma média diária de 40 páginas, seguindo o caminho adotado por praticamente todos os demais similares no mundo como o brasileiro Lance!, o espanhol Marca, o argentino Olé, o italiano La Gazzetta dello Sport e o português A Bola. O preço de venda está mantido em €1,30(R$ 5,77) nos dias de semana.

Na França praticamente todos os os demais cotidianos já seguiam o modelo considerado muito mais prático e confortável para quem costuma ler nos transportes coletivos: Le Monde, Liberatión, Le Parisien e o Le Figaro.

Primeira página da primeira edição tablóide do L'Équipe

Primeira página da primeira edição tablóide do L’Équipe

O L’Équipe resistiu em abandonar o formato histórico standard de (56cmx38cm). Segundo declarou à agência AFP o diretor de redação do L’Équipe, Jérôme Cazadieue, “é uma mudança de forma, de conteúdo e cultural. Nosso objetivo é fazer com que o leitor perceba a mudança, sem deixar de ler nosso jornal”.

Na verdade a maior motivação para a mudança adotada hoje tem a ver com a tentativa de recuperação das vendas de exemplares nas bancas. Desde 2011, o jornal perdeu 25% de sua venda, se estabilizando nos atuais 220 mil exemplares diarios. A revolução no formato virá acompanhada de uma mudança no conteúdo do jornal, baseada numa pesquisa realizada no último dia 10 de junho em que seus 75% leitores se revelaram favoráveis à mudança para o formato tablóide.

A data de lançamento do novo formato não foi aleatória. Ela coincide com a abertura da Copa do Mundo de Rúgbi 2015 que começa a ser disputado, hoje, no Reino Unido. O esporte é uma das principais paixões esportivas do povo francês.

O L´Équipe está vinculado historicamente a alguns dos maiores eventos esportivos europeus. Ele é um dos organizadores do Tour de France de ciclismo e foi o principal patrocinador da ideia que levou à criação da Copa dos Campeões de clubes da Europa – atual Champions League – na década de 50 do século passado. A cobertura de Rolland Garros é sempre um momento importante da vida do jornal a cada ano.

Atualizado às 14:49 de 18/09/2015



MaisRecentes

Ranieri, uma história sempre surpreendente no Leicester



Continue Lendo

Há 50 anos, o “Bola de Ouro” húngaro Albert vestia a camisa 9 do Flamengo



Continue Lendo

FIFA revoltada com ausência de Messi na festa do “The Best”



Continue Lendo