Jogos dos campeonatos europeus terão segurança máxima no final de semana



Os ataques terroristas da semana passada em Paris provocaram a movimentação dos dirigentes do futebol europeu no sentido de tomar todas as medidas possíveis de segurança para as partidas dos campeonatos nacionais programadas para o próximo fim de semana.

Segundo o principal executivo da Premier League, Richard Scudamore, “os clubes tem recebido orientação atualizada pelos serviços de segurança nacionais e estão em ligação com as suas forças policiais locais para garantir as medidas de segurança adequadas para os seus jogos e estádios”.

InglaterraPremier League

Os dirigentes da Premier League tem conversado com a polícia e com consultores da área de segurança assim como do governo. O Centro de Análise Conjunta Terrorismo e o Gabinete Nacional da Luta Antiterrorista tem atualizado os dirigentes dos clubes através da polícia.

A Premier League também decidiu que a Marseillese – hino nacional francês – será executada antes de todos os jogos da próxima rodada como forma de solidariedade aos 72 jogadores franceses que atuam oficialmente no futebol inglês e ao povo francês.

Segundo Scudamore, “vivemos tão perto e diante da relação de longa data que existe entre o Campeonato Inglês e a França, vamos executar a Marselhesa como um ato de solidariedade e lembrança. Todos ficamos tristes e profundamente chocados pelos eventos em Paris na última sexta-feira. Foi um ataque a pessoas, que se aproveitou das suas liberdades básicas como ir a um bar, a um show ou a um jogo de futebol. Isto mexeu profundamente com os fãs de futebol e o público em geral por todo o Reino Unido”.

AlemanhaBundesliga

Apesar do cancelamento do amistoso entre Alemanha x Holanda, programado para a última terça-feira, em Hannover, os jogos da 13ª rodada da Bundesliga estão confirmados. Segundo o presidente da Liga de Futebol Alemã (DFL), Reinhard Rauball, “temos total confiança nas autoridades responsáveis pela segurança tanto a nível regional quanto nacional. Vários clubes prometem aumentar o nível de segurança para os estádios o que deverá tornar o acesso a eles mais demorado do que o normal”.

Em todos os jogos da Bundesliga e da Segunda Divisão será observado 1 minuto de silêncio e todos os times usarão uma faixa preta como forma de luto.

ItáliaSeria a 2

Todas as partidas da Série B já realizadas durante esta semana foram precedidas da execução do hino nacional francês. O mesmo acontecerá nas partidas da Série A no final de semana.

O chefe da polícia nacional italiana distribuiu uma circular que prevê um reforço das medidas de segurança em todas as partidas. A direção da Inter de Milão anunciou “os esforços adicionais de segurança para fortalecer o sistema de controle de acesso a San Siro” para a partida contra o Frosinone, no domingo à noite.

BélgicaLiga Belga

As partidas da 16ª rodada do campeonato belga estão confirmadas para o fim de semana. Bruges, Lokeren e o Gents divulgaram medidas extras de segurança: as pessoas não podem entrar nos estádios com sacos, abertura mais cedo dos portões e aumento no numero de grades, dentre outras. Um minuto de silêncio será observado antes do início das oito partidas do fim de semana.

Os jogadores do Bruges usarão braçadeiras pretas. Além disso, o Anderlecht anunciou, já na terça-feira, o adiamento de seus tradicionais eventos do Dia da Juventude, que seriam realizados no domingo.
O Charleroi anunciou o cancelamento de seu treinamento de inverno na Turquia por causa do risco de ataques terroristas naquele país e o realizará em Portugal.

EspanhaLa liga

Todas as partidas da 12ª rodada da La Liga estão confirmadas. O clássico Real Madrid e Barcelona acontecerá às 15h (Brasília) do sábado no estádio Santiago Bernabéu e está sendo tratado como um evento de “altoi risco”. O policiamento será 30% maior do que o habitual. As vizinhanças do estádio e o transporte que circulará nas proximidades serão monitorados de maneira especial. Será a maior operação pública de segurança na Espanha desde as Olimpíadas de Barcelona em 1992. Serão 1000 policiais do estado e 1400 agentes de segurança contratados pelo próprio Real Madrid.

Os serviços de inteligência espanhóis estão mobilizados na trabalhar para a evidência de perigo e, neste caso, evita-los. Segundo Francisco Martinez Vazquez, secretário de estado de segurança, “com este dispositivo, o jogo vai correr bem e sem incidentes. Temos confiança na nossa força e órgãos estatais gerais. O que queremos transmitir uma mensagem de calma e serenidade responsável dentro dos parâmetros que temos”.

HolandaEredivisie

A Eredivisie, liga holandesa de futebol profissional, decidiu respeitar 1 minuto de silêncio antes de todos os jogos da rodada do próximo final de semana, em homenagem às vitimas dos atentados terroristas de Paris.

O jogadores da seleção holandesa jogariam com braçadeiras pretas no amistoso contra a Alemanha que seria disputado na cidade de Hannover.
Segundo o diretor de futebol profissional da federação holandesa – KNVB – Bert van Oostveen, “não podemos deixar passar a oportunidade para refletir sobre os acontecimentos de Paris. Gostaríamos de ter feito isto já em Hannover, mas a partida foi cancelada”.

FrançaLigue 1

A Ligue 1 não permitirá a presença de torcedores dos times visitantes da rodada do próximo fim de semana. Assim, por exemplo, os torcedores do PSG não poderão seguir a equipe até Lorient, nem os do Lyon poderão ir à Nice.

Segundo Frédéric Thiriez, presidente da Liga de Futebol Profissional, os torcedores estão sendo convidados a cantar o hino nacional francês antes das partidas como uma forma de homenagear as vítimas dos atentados de Paris da sexta-feira passada.

Para o ministro dos esportes, Thierry Braillard “as competições esportivas precisam acontecer por que se nós as suspendermos faríamos exatamente aquilo que aquelas pessoas bárbaras desejam, que é desestabilizar a nossa forma natural de viver”.

Atualizado às 18:06 de 19/11/2015



MaisRecentes

Presidente do Bayern detona valores especulados numa eventual transferência de Neymar.



Continue Lendo

Os extravagantes valores de uma eventual transferência de Neymar do Barça para o PSG



Continue Lendo

United x City jogarão pela primeira vez o “derby” de Manchester fora do Reino Unido.



Continue Lendo