Inglaterra e Espanha fazem final inédita no Mundial Sub-17
Inglaterra e Espanha jogarão uma final inédita no Mundial Sub-17 que está sendo disputado na Índia. As duas seleções já haviam protagonizado a final da Euro Sub-17, em maio, na Croácia. A seleção espanhola saiu com o título ao vencer a final por 4 a 1 na disputa de pênaltis. Brasil e Gana decidirão a terceira e quarta posição no torneio.
Este Mundial se tornou o segundo em número de gols, 170, na história ultrapassando o disputado na Coréia do Sul, em 2007, que registrou 167 gols. Ele ainda poderá superar o torneio disputado nos Emirados Árabes, em 2003, e que atingiu 170 tentos.
Oito países já conquistaram este título: Nigéria com 5, Brasil com 3, Gana 2, México, Arábia Saudita, França, Suíça e União Soviética com 1. As campeãs de Copas do Mundo Alemanha, Itália, Inglaterra, Espanha, Argentina e Uruguai nunca venceram a competição nesta categoria.
O destaque individual absoluto da Inglaterra dirigido pelo técnico Steve Cooper é o atacante Rhian Brewster do Liverpool autor dos 3 gols na vitória sobre o Brasil na semifinal da última quarta-feira. O craque Jadon Sancho que brilhou na fase de grupos já deixou a delegação e se reintegrou ao Borussia Dortmund clube que o contratou junto ao Manchester City.
Brewster foi um dos 8 jogadores que começaram a partida contra o Brasil e que tem origem negra, asiática ou de minorias étnicas. Este fenômeno já se faz sentir na Premier League onde a participação de jogadores não brancos cresceu de 16% de quando ela foi fundada para os 33% da atual temporada. Na verdade fenômenos semelhantes podem ser constatados nas seleções e nas competições de clubes da França e da Alemanha.
Na Espanha, os destaques da equipe do técnico Santiago Denia, segundo o jornalista Sergi Sanz do diário Marca, são o atacante e segundo goleador da competição Abel Ruiz do Barcelona , o lateral esquerdo do Barcelona Juan Miranda, o meia atacante do Real Madrid César Gelabert, o meia do Valencia e cérebro da seleção Ferrán Torres e o atacante do Barcelona Sergio Gómez.
Quatro grandes clubes do futebol europeu tem presença expressiva nas duas seleções. O Chelsea tem contrato com 5 jogadores da seleção inglesa. O Real Madrid tem contrato com 5 jogadores da seleção espanhola e o Barcelona tem 4 representantes. Já o Manchester City marca presença com 3 jogadores na seleção inglesa e 1 na espanhola.
Os elencos e os clubes onde jogam os jogadores:
Inglaterra
1- Curtis ANDERSON – Manchester City
2- Timothy EYOMA – Arsenal
3- Lewis GBSON – Everton
4- George MCEACHRAN – Chelsea
5- Marc GUEHI – Chelsea
6- Jonathan PANZO -Chelsea
7- Philip FOLDEN – Manchester City
8- Tashan OAKLEY-BOOTHE – Tottenham
9- Rhian BREWSTER – Liverpool
10- Angel GOMES – Manchester Uniteda
11- Jadon SANCHO – Borussia Dortmund
12- Nya KIRBY – Crystal Palace
13- Josef BURSIK – Stoke City
14- Callu, HUDSON-ODOI – Chelsea
15- Joel LATBEAUDIERE – Manchester City
16- Daniel LOADER – Reading
17- Emile SMITH ROWE – Arsenal
18- Stevem SESSEGON – Fulham
19- Morgan GIBBS-WHITE -Wolverhampton
20- Conor Gallagher – Chelsea
21- William CRELLIN – Fleetwood Town
ESPANHA
1- ALVARO F -Málaga
2- MATEU JAUME – Barcelona
3- Juan MIRANDA – Barcelona
4- Hugo GUILLAMON – Valencia
5- Victor CHUST – Real Madrid
6- Antonio BLANCO – Real Madrid
7- FERRAN Torres – Valencia
8- MOHA M – Real Madrid
9- ABEL RUIZ – Barcelona
10- SERGIO GOMEZ – Barcelona
11- NACHO Diaz – Villareal
12- PEDRO Ruiz – Real Madrid
13- MARC VIDAL – Villareal
14- ALVARO Garcia – Albacete
15- ERIC Garcia – Manchester City
16- D. PAMPIN – Celta
17- J.A. LARA – Sevilla
18- CESAR G. – Real Madrid
19- C. BEITIA – Villareal
20- VICTOR G. – Espanyol
21- ALFONSO V. – Sevilla