Há 70 anos o Real Madrid inaugurava o estádio Santiago Bernabéu



Atualizado às 12:30 de 14/12/2017

 

Há exatos 70 anos o Real Madrid inaugurava o estádio Santiago Bernabéu que nos primeiros anos se chamou Novo Estádio Chamartín. A mística de um dos estádios mais icônicos do futebol mundial no dia 14/12/1947 na vitória sobre o Sporting de Lisboa por 3 a 1.

O estádio foi projetado pelos arquitetos Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio e construído no mandato do presidente Santiago Bernabéu e nasceu capacidade para 75 145 espectadores.

Em 1955, a direção do Real Madrid decidiu rebatizar o estádio com o nome de Santiago Bernabéu, o presidente que desde assumiu em 1943 e transformou o clube na maior potência do futebol europeu. Sob seu comando o clube conquistou 6 Champions League (Copa dos Campeões), 1 Copa Intercontinental, uma Mini-Copa do Mundo, 16 La Liga (campeonatos espanhóis) e 6 Copas do Rei, dentre outros títulos. Vale lembrar que 5 destas Champions League foram consecutivas. Posteriormente, o Real Madrid passou a celebrar anualmente o Troféu Santiago Bernabéu.

O Santiago Bernabéu tem capacidade atual para 81 044 pessoas (fot0 – realmadrid.com)

O ano de 1953 foi marcante nestas 7 décadas. Primeiro por que o estádio teve sua capacidade ampliada para 125 mil pessoas. E, também, por que marcou a estreia de Alfredo Di Stefano, que viria a ser o protagonista da equipe mais vitoriosa da história do clube e que contava com a memorável linha de frente composta por Ferenc Puskas, Kopa, Rial, Di Stefano e Gento.

O Brasil está ligado ao Bernabéu desde sempre. A inauguração do sistema de iluminação, considerado na época o mais moderno da Europa, aconteceu no dia 18 de maio de 1953, aos 13 minutos de um amistoso contra o Sport do Recife.

Desde então a presença brasileira sempre foi marcante no gramado do Bernabéu com a passagem de grandes craques como Evaristo de Macedo, Ricardo Rocha, Ronaldo, Roberto Carlos, Sávio, Flavio Conceição, Káká, Robinho, Júlio Batista, Emerson, Zé Roberto e, atualmente, de Marcelo e Casemiro. Por certo, pisar no tapete verde deste estádio é o sonho de Vinícius Jr, a mais recente aquisição brasileira da agremiação que recebeu o título da FIFA de “Maior clube do Século XX”.

Nestas 7 décadas, o estádio Santiago Bernabéu foi palco de incontáveis jornadas futebolísticas históricas. Como escreve o diário Marca para celebrar a data em sua edição desta quinta-feira são “70 anos sonhando no Santiago Bernabéu” Foi lá a final da Copa do Mundo de 1982, vencida pela Itália, assim como a final da Eurocopa de 1964, que marcou a primeira expressiva conquista internacional da seleção espanhola. Ele também sediou as partidas decisivas de 3 Copas Intercontinentais, 4 de Champions League e 36 de Copas do Rei.

Ronaldo atuou em 177 jogos pelo Real e marcou 104 gols (foto – realmadrid.com)

Cristiano Ronaldo o maior artilheiro da história do Real Madrid transformou semana passada o gramado do Santiago Bernabéu em palco para exibir sua 5ª Bola de Ouro antes da goleada por 5 a 1 sobre o Sevilla. O craque português é um imparável demolidor de recordes. Nos últimos dias vem confirmando a condição de maior artilheiro da história do Mundial de Clubes ao assinalar, nesta quarta-feira contra o Al Jazira, o seu 6º gol na história da competição.

Nestes 70 anos, no Bernabéu, segundo dados do diário Marca o Real Madrid já disputou 1675 partidas, com 4504 gols a favor e 1397 dos adversários. O Atlético de Madrid é o adversário mais frequente com 95 confrontos.

No seu estádio, o Real Madrid jogou 628 partidas sob a presidência de Santiago Bernabéu e 398 com Florentino Perez. O técnico Miguel Muñós é o recordista ao ter dirigido o clube em 296 jogos num período intercalado de 14 anos. O time ficou 84 partidas sem derrota entre maio de 1977 e janeiro de 1981.

O Real Madrid voltará a pisar o gramado de seu septuagenário estádio no próximo dia 20 de dezembro no El Clásico contra o Barcelona pela 17ª rodada da La Liga. A equipe de Zinedine Zidane está na 4 posição com 31 pontos na classificação a 9 pontos do líder Barcelona que tem 39 pontos.

O futuro do Templo

O Real Madrid aprovou o projeto de reforma do Santiago Bernabeu junto à prefeitura de Madri no último mês de em março. As obras estão previstas para começar em 2018 e deverão durar cerca de 3 anos. O atraso na transferência dos setores que ainda funcionam no clube para o CT de Valdedebas fez o cronograma ser alterado.

O novo Bernabeu, cujo projeto é de autoria dos escritórios de arquitetura GMP, L35 e Ribas & Ribas cobertura retrátil e novos e contará com um hotel de luxo, restaurantes e diversos espaços em anexo para serem alugados. Serão criados mais 2500 lugares vips. As obras estão orçadas em € 500 milhões.

O Real Madrid jogará no estádio durante as obras.

 

Assim será o novo Santiago Bernabéu (foto – nuovoestadiobernabeu.com)

 

 

 



MaisRecentes

CR7 é caro, mas também uma máquina de gerar gols, audiência e dinheiro



Continue Lendo

Paul Scholes: Pep Guardiola inspira a Inglaterra de Southgate



Continue Lendo

A Copa do Qatar começa hoje para o Brasil. Não devemos nem perder tempo, nem perder Tite.



Continue Lendo