Gerard Piqué, campeão nos gramados e empreendedor nos negócios, pretende revolucionar a Copa Davis de tênis



Atualizado às 22:18h de 26/02/2018

 

Gerard Piqué é certamente um dos jogadores que mais encarnam o barcelonismo no futebol espanhol. O zagueiro é um líder nato, dividindo com Lionel Messi o comando informal do elenco do clube catalão.

Além da carreira vitoriosa como jogador do Barcelona e da seleção espanhola, Piqué é um empreendedor empresarial respeitável. E, agora, parte para um projeto esportivo ambicioso, mas fora do futebol.

A Federação Internacional de Tênis –  ITF – anunciou nesta segunda-feira que estuda a mudança do formato da disputa da Copa Davis em conjunto com o Grupo Kosmos, presidido por Piqué e que tem o apoio comercial de Hiroshi Mikitani, CEO do grupo japonês de e-commerce, Rakuten, patrocinador master do FC Barcelona.

A ideia é que o torneio reúna 18 países e que seja disputado no mês de novembro numa mesma cidade durante uma semana. A proposta ainda está na fase de análise dentro da federação e, em seguida, deverá ser examinada pelo conselho de administração da entidade que se reunirá no mês de agosto. Várias cidades importantes do mundo já manifestaram interesse em sediar o torneio inaugural que está previsto para novembro de 2019.

Piqué na apresentação do projeto para uma nova Copa Davis (foto -@3gerardpique)

 

O projeto prevê o investimento de algo como $ 2.4 bilhões em 25 anos, ampliando as premiações para atletas e países e aportando recursos em projetos de difusão do tênis entre os jovens.

Piqué declarou ao site da ITF que “juntos podemos elevar a Copa Davis a outros níveis, criando uma final imperdível da Copa Mundial de Tênis. Podemos elevar a Copa Davis patrocinada pelo BNP Paribas a um novo patamar, colocando uma Copa do Mundo de finais de tênis obrigatória, com as melhores nações e melhores jogadores. A Kosmos também investirá US $ 3 bilhões ao longo de 25 anos no tênis que ajudará a desenvolver o esporte mundo afora”.

Para o presidente da ITF, o americano David Haggerty, a proposta “será uma revolução para a ITF e para o tênis. Nosso Conselho de Administração pensa um plano arrojado e ambicioso para o futuro da Copa Davis pelo BNP Paribas, um dos eventos mais apreciados e importantes do esporte e uma pedra angular fundamental em nossa estratégia ITF2024. Queremos criar um final de temporada importante que será um festival de tênis e entretenimento, com os maiores jogadores do mundo representando seus países para decidir os campeões da Copa Davis. Esta nova parceria não só criará uma verdadeira Copa do Mundo de Tênis, mas também vai gerar novos investimentos relevantes para futuras gerações de tenistas e fãs de todo o mundo”.

Esta nova competição representaria a fusão da atual Copa Davis, jogada desde 1900 e a antiga Copa do Mundo por equipes, que foi jogada de 1978 a 2012, disputada em Dusseldorf, na Alemanha.

A Espanha já conquistou a Copa Davis em 5 oportunidades. Ela enfrentará a Alemanha nas quartas de final da atual temporada, após eliminar a Grã-Bretanha.

Piqué tem 31 anos ( foto – fcbarcelona.com)

 

Gerard Piqué, um campeão nos gramados

Gerard Piqué nasceu para empreender. Nasceu para o futebol no FC Barcelona. Seu avô foi vice-presidente do clube. Ainda nas divisões de base se transferiu para o Manchester United. Ele chegou a atuar algumas vezes na equipe dirigida por Sir Alex Ferguson. Não foi feliz na Premier League. Passou rapidamente pela Real Zaragoza antes de regressar definitivamente para brilhar no Barcelona onde suas conquistas falam por si só: 6 vezes campeão da La Liga, 5 vezes campeão da Copa do Rei, 5 vezes campeão da Supercopa da Espanha, 3 vezes campeão da Champions League, 3 vezes campeão da Supercopa Europeia, 3 vezes campeão do Mundial de Clubes da FIFA.

Pela seleção espanhola, onde atua desde a Sub-16, Piqué atingiu resultados igualmente esplêndidos como o de campeão da Euro Sub-19 de 2006, campeão da Copa do Mundo de 2010 e campeão da Eurocopa de 2012.

Piqué é casado com super estrela colombiana Shakira, exatamente dez anos mais nova: fazem aniversário no mesmo 2 de fevereiro. Eles tem 2 filhos: Milan, de 4 anos e Sasha, de 2 anos.

 

 

 

 



MaisRecentes

CR7 é caro, mas também uma máquina de gerar gols, audiência e dinheiro



Continue Lendo

Paul Scholes: Pep Guardiola inspira a Inglaterra de Southgate



Continue Lendo

A Copa do Qatar começa hoje para o Brasil. Não devemos nem perder tempo, nem perder Tite.



Continue Lendo