Futebol inglês não pode parar: hoje tem a rodada do Boxing Day!



Neste sábado acontece a tradicionalíssima rodada do Boxing Day quando praticamente todos os clubes da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte entram em campo, no dia seguinte ao dia de Natal, ou seja 26 de dezembro, para disputar uma partida oficial de futebol. O torcedores entram no clima e, aos milhares, comparecem aos estádios vestidos de Papai Noel ou trajando símbolos que caracterizem aspectos das festas natalinas.

Os clubes se valem de seus sites oficiais para lembrar partidas e gols memoráveis que marcaram suas partidas no Boxing Day de outras temporadas reafirmando o sentido histórico das rodadas neste dia e também para divulgar e vender pelo comércio eletrônico e em suas lojas oficiais seus produtos licenciados inspirados pelo Natal.

O hábito nasceu por volta de 1860, quando, neste dia, os empregadores distribuíam dinheiro, comida, roupas e outros presentes para seus trabalhadores. Recentemente, ele se transformou num dia de eventos esportivos importantes, notadamente de futebol, rúgby e corridas de cavalo, além de marcar o período de vendas de produtos pós Natal.

Os ingleses celebram o Boxing Day como um dia do futebol (foto - divulgação)

Os ingleses celebram o Boxing Day como um dia do futebol (foto – divulgação)

O Boxing Day é sempre dia de feriado bancário. E, quando ele cai num sábado, como neste 2015, o feriado se transfere para a segunda-feira e terça-feira seguintes.

Como escreve o diário londrino The Guardian, “o futebol na Inglaterra não pode parar”. Impulsionada pelo Boxing Day e, como sempre, a Premier League viverá a overdose de futebol deste período. A 10 partidas da 18ª  rodada serão disputadas todas neste sábado. As da 19ª acontecerão na segunda, terça e quarta e as da 20ª no sábado e no domingo da semana que vem.

As rodadas do Boxing Day nas últimas temporadas tem se revelado recordistas da presença de público em praticamente todos os estádios, com a presença maciça das famílias, grupos de amigos e de muitos turistas que aproveitam estes dias para curtir a experiência de assistir a uma partida da mais badalada liga de futebol profissional do planeta, no caso da Premier League.

Klopp: pondera os riscos da overdose de futebol no período (foto - liverpoolfc.com)

Klopp: pondera os riscos da overdose de futebol no período (foto – liverpoolfc.com)

É comum os técnicos estrangeiros recém chegados ao futebol inglês estranharem tantos jogos num período tão curto. Ano passado, foi Louis Van Gaal. Esta temporada é a vez de Jürgen Kloop questionar os efeitos desta tradição sobre os times e atletas. O contraste para eles é tremendo. Ambos são originários de países (Holanda e Alemanha) onde o futebol neste exato período tem suas atividades suspensas pelo “intervalo de inverno”. A Eredivisie, nesta temporada, só voltará a ter jogos (18ª rodada) no dia 15 de janeiro e a Bundesliga (18ª rodada) no dia 25 de janeiro.

De qualquer forma, já há vários técnicos e preparadores físicos ingleses que começa a admitir que a tradição, neste caso, pode estar comprometendo a parte física e tática das equipes inglesas nas competições continentais. Eles estudam se o acúmulo de jogos neste período, enquanto os jogadores de outros países se encontram descansando, não acaba se refletindo em desgaste e contusões mais adiante nos momentos mais decisivos da temporada.

 

 

 

 

 



MaisRecentes

Há 50 anos, o “Bola de Ouro” húngaro Albert vestia a camisa 9 do Flamengo



Continue Lendo

FIFA revoltada com ausência de Messi na festa do “The Best”



Continue Lendo

Última chamada na Champions League: 7 clubes disputam 4 vagas.



Continue Lendo