Fundo inglês compra parte das ações do Manchester United por $ 125 milhões.



Atualizado às 17:14h de 10/11/2017

 

O fundo inglês de investimento Lindsell Train¹ adquiriu, nos últimos dias, uma expressiva participação acionária no Manchester United pagando algo como $ 125 milhões equivalentes a 18% das ações de classe A do clube. O fundo inglês tem participação de 10% na Juventus de Turim, na empresa Nintendo, 12% do Celtic de Glasgow, 1% da empresa que administra a Nascar no EUA (automobilismo) e 8% da WWE (lutas).

O Manchester United faturou $ 762 milhões na temporada 2016/17 sendo o primeiro no mundo em receitas, seguido do Barcelona, Real Madrid e Bayern de Munique. O clube possui o maior estádio de clubes da Premier League – Old Trafford – com capacidade para 75 mil torcedores. O United é o maior campeão inglês com 20 títulos nacionais, 12 FA Cups, 5 Copas da Liga, 1 Europa League, 3 Champions League, 1 Supercopa da UEFA, 1 Copa Intercontinental e 1 Mundial de Clubes da FIFA.

Em comunicado oficial o Lindsell Train afirma que “as ações do Manchester United atingiram US $ 19,4 em 2014, enquanto o preço médio de 2012 é de US $ 16,3. Pagamos pouco menos de US $ 17, que é cerca de 12% menos que o valor de 3 anos atrás, mas ligeiramente superior ao preço médio dos últimos 5 anos”.

Os irmãos Glazer são os proprietários do Manchester United (foto – manutd.com)

A ações adquiridas pertenciam à família americana Glazer, principal acionista do Manchester United, que já havia admitido que planejava negociar parte de seus ativos no clube. A família também é proprietária do Tampa Bay Buccanneers da NFL.

O investimento do Lindsell Train tem como objetivo ampliar e diversificar sua participação na indústria do entretenimento. Além disto o grupo aposta num futuro “onde os gigantes da internet farão lances importantes para os direitos de TV de futebol. Prevemos que o valor dos clubes de futebol aumentará consideravelmente”.

No comunicado  a venda do Houston Rockets, franquia da NBA, por cerca de US $ 2,2 bilhões é usada como exemplo: “o Rockets  gera receita de US $ 250 milhões, o que significa que o clube foi vendido por aproximadamente nove vezes o seu volume de negócios. Se o Manchester United vale tanto quanto os Rockets – e nós realmente pensamos que seu alcance global o torna muito mais valioso – então seu valor de mercado deve ser bem superior a US $ 5 bilhões, mais do que o dobro da atual capitalização de mercado” .  O valor de mercado estimado do Manchester United é estimado em $ 2.2 bilhões, portanto, abaixo do que os executivos do Lindsell Train julgam que ele pode vir a valer.

 

 

¹O Lindsell Train foi fundado em 2000 por Michael Lindsell e Nick Train baseado na filosofia de investimento compartilhado que se desenvolveu ao trabalhar em conjunto no início da década de 1990 e que está subjacente ao negócio hoje. Refletindo a sua experiência. O negócio se concentra na gestão de fundos do Reino Unido, Japão e de outros para clientes institucionais e pretende gerar altos resultados para os investimentos de seus clientes.



MaisRecentes

O Fórum Mundial de ligas nacionais de futebol é contra a expansão da Copa do Mundo



Continue Lendo

Argentinos tem vantagem sobre brasileiros em finais da Libertadores



Continue Lendo

La Liga conta com Amazon e Facebook para negociar TV por € 2.3 bilhões



Continue Lendo