FIFA projeta um Super Mundial de Clubes para a partir de 2021



Está cada vez mais maduro o novo formato do Super Mundial de Clubes da FIFA previsto para a segunda metade do mês junho de 2021 com 24 clubes dos cinco continentes: 12 europeus, 5 sul-americanos, 2 africanos, 2 asiáticos, 2 norte-americanos, um da Oceania (que pode participar de uma repescagem), além do campeão do país onde o evento se realizará a cada 4 anos. Este novo torneio substituirá a atual Copa das Confederações.

A primeira edição de 2021 dificilmente poderia ser disputada no Qatar em função das calor insuportável no verão naquela região. Neste caso, o diário espanhol Marca especula que a China surgiria como país favorito para organizá-lo.

Os participantes deverão ser divididos em oito grupos de 3 clubes. Os melhores de cada grupo passariam para as quartas de final. Deste modo cada um dos 2 finalistas terão disputado cinco jogos ao longo do torneio que seria disputado num período de 20 dias.

Este novo formato permitirá que a própria Copa América se adapte e a partir de 2020 passe a ser disputada ao mesmo tempo que a EURO.

A fórmula de classificação ainda está sendo discutida, mas tudo indica que os representantes europeus sairão da Champions League: os 4 últimos campões, os 4 últimos vice-campeões e outros quatro melhores no ranking UEFA.

Considerando as últimas 4  temporadas, os representantes europeus neste momento seriam Real Madrid, Barcelona, Juventus, Atlético de Madrid, Bayern de Munique, PSG, Sevilla, Manchester City, Borussia Dortmund, Benfica, Arsenal e Porto.

Se o mesmo exercício fosse feito sobre os representantes sul-americanos, até a noite de hoje, estariam credenciados: Atletico Nacional, River Plate, San Lorenzo, Atletico Mineiro e Boca Juniors.

Os representantes africanos seriam o Wydad Casablanca do Marrocos e o sul africano Mamelodi Sundows. Os asiáticos seriam o Urawa Red Diamonds do Japão e o sul coreano Jeobunk  Hyundai Motors.

A América do Norte estaria presente com os mexicanos Paxuca e América.

O 20º participante tanto pode sair diretamente da Oceania, no caso atual seria o australiano Auckland City, ou nascer de uma repescagem a ser definida.

No contexto atual o futebol brasileiro talvez ficasse sub-representado no torneio apenas pelo Atletico Mineiro, enquanto o argentino contaria com 3 representantes e o colombiano 1.

 

 



  • Claudio Oliveira

    mais que o dobro de europeus? campeonato feito pra time europeu?

    • diego souza

      o retorno financeiro e maior dessa forma do que se fosse mais dividido, so que realmente vai fica praticamente impossivel pra um time nao europeu ser campeão, diferença tatica e tecnica dos times europeu pro resto do mundo e gigantesca.

  • JR Palmeirense

    Se isso realmente acontecer nos brasileiros temos que abrir os olhos junto a CBF pois a COMEMBOL já sabemos como é as coisas por la!!!

  • André Kiel

    Não pode fazer como fizeram aquela palhaçada em 2000 colocando o curintia que não tinha ganho nada e times europeus em fase de férias, e deu no que deu, curintiano achando que foi campeão mundial, ah! fala sério.

    • diego souza

      amigo caso nao saiba ou nao tenha lido a reportagem tambem ta incluso um representante do pais sede assim como acontece em todo mundial de clubes da fifa e tambem pra sua informaçao o corinthians so foi escolhido aqui no brasil pq tinha acabado de ser campeão brasileiro e foi como representante do pais sede, agora se me pergunta pq o palmeiras nao disputou o torneio e sim o vasco ai sim eu nao vou sabe te responde,mais pergunta no posto ipiranga

      • A informação da participação do campeão do país sede está no texto. De qualquer forma, obrigado pelo comentário. Abraço!

        • Marcial

          A participação do time de país sede serve para paises sem expressão no futebol mundial, para dar oportunidade, não era o caso do Brasil. Foi mesmo uma manobra para Corinthians e Vasco participarem.
          Outra coisa que ninguém pode negar é que o Corinthians não ganhou de nenhum time grande naquele mundialito. Empatou com Real Madrid, só não perdeu porque o atacante do Real perdeu um pênalti e na final empatou com o Vice da Gama.
          Moral da história, campeão mundial da Fifa sem ganhar de ninguém.

          • Rafael Da Silva Miranda

            Aham, o Brasil só disputou a Copa de 2014 sem disputar as Eliminatórias pq não tem expressão no futebol mundial, certo?

  • DJ Palmeirense Sep

    Ainda tem 2018,2019 e 2020 com o atual formato mesmo 😊⚽

  • Alexandre Borges

    Porque tem gente aqui falando de mundial sem nem saber o que é????!!!!

  • Maior campeão brasileiro

    É esses que a gente gosta de ganhar!!
    Ver o Brasil inteiro chorando de novo vai ser espetacular

  • ULTRASPALMEIRAS

    Ai vao dizer que o que vale sao os mundiais a partir de 2021..pq antes nao valia nada…bla bla bla
    Daqui a pouco vao comecar falar que campeonato brasileiro vale sò a partir de 2002 pq sao de pontos corridos pq antes nao valia nada e blablabla…
    Primeiro mundial e Enea sò o Verde…

    • Edenilson Souza

      n so o do palmeiras n vale a fifa diz kkkkkkk

    • Rodrigo Monteiro

      verdade, todo mundo sabe que mundial é a partir de 2000

  • Fernando Fabiano Lima Doomchru

    Eu sou a favor de um mundial mais amplo com 10 clubes divididos em 2 grupos de 5 avançando para as semi-finais os 2 primeiros de cada grupo. Os critérios de classificação seriam desta maneira: Europa (campeão e vice da liga dos campeões e campeão da copa da UEFA), América do Sul (campeão e vice da libertadores e campeão da sul-americana). Demais representantes dos continentes (Ásia, África, Oceania e América Central/Norte), somente o campeão de cada. Os cabeças de chave de cada grupo seriam os campeões da Liga dos Campeões e da Libertadores. Acho que seria muito interessante este torneio se esta fórmula for aplicada, com poucos clubes mas distribuído de maneira justa conforme a relevância do futebol no mundo.

MaisRecentes

FIFA ameaça a Espanha de exclusão da Copa do Mundo da Rússia em 2018



Continue Lendo

Há 70 anos o Real Madrid inaugurava o estádio Santiago Bernabéu



Continue Lendo

Quais foram os 11 melhores jogadores das 5 principais ligas europeias no último semestre?



Continue Lendo