Ferguson acredita no título do Leicester e aponta Kanté como o craque da Premier League



Atualizado às 16:22 h de 15/03/2015

 

O Leicester venceu o Newcasttle por 1 a 0 nesta segunda-feira e consolidou a liderança da Premier League 2015/16 com 5 pontos de vantagem sobre o segundo colocado Tottenham a 8 rodadas do fim do campeonato. A cada etapa fica cada vez mais concreta a possibilidade do pequeno clube da mais importante liga nacional de futebol europeu conquistá-la de forma surpreendente e espetacular. Segundo o ex-jogador da seleção inglesa e atual comentarista de TV, Gary Lineker,  este seria “o mais improvável triunfo na história de um esporte coletivo”. Afinal, a equipe conquistou assombrosos 82 pontos dos 114 que disputou no últimos 38 jogos, média de uma campanha vitoriosa em qualquer temporada.

Antes mesmo desta última vitória, o campeoníssimo Sir Alex Ferguson, ex-técnico do Manchester United, admitiu, convicto, em entrevista ao jornal inglês The Sunday Times que o clube dirigido por Claudio Ranieri conquistará o título em disputa. Sir Alex foi ainda mais enfático em sua previsão, prevendo para o dia 24 de abril, na partida, em casa, contra o Swansea  pela 36ª rodada, a garantia matemática da conquista a 3 rodadas do fim da competição. Nestes termos, o Leicester visitaria o Manchester United no dia 1º de maio com o título da elite inglesa assegurado, o primeiro em seus 132 anos de existência.

Se a previsão de Sir Alex se confirmar o Leicester estará repetindo alguns feitos semelhantes lembrados na edição de hoje do diário espanhol El País: o Nottingham Forrest na mesma Inglaterra em 1977/78, o Verona em 1984/85 na Itália, o Kaiserslautern em 1997/98 na Alemanha e o Montpellier em 2011/12 na França.

O incansável e completo meio campista Kante (foto - divulgação)

O incansável e completo meio campista N’Golo Kante (foto – divulgação)

Do alto de seus 13 títulos de Premier League no comando do Manchester United, Sir Alex faz questão de creditar a Steve Walsh, o chefe dos observadores do clube e assistente de Ranieri, a condição de um dos principais responsáveis pela campanha fantástica do Leicester. Segundo Sir Alex, Walsh foi o mentor das contratações dos 3 pilares fundamentais do elenco: o meio campista francês N’Golo Kanté, 24 anos, junto ao Caen, do meia-atacante argelino Riyad Mharez, 25 anos, junto ao Le Havre e do artilheiro inglês Jamie Vardy, 29 anos, do Fleetwood Town.

Sir Alex aprofundou seu julgamento sobre os jogadores e elegeu Kanté como, de longe, o melhor jogador da temporada. O volante francês com origem familiar no Mali foi adquirido por € 9 milhões de euros e tem contrato até 2019. Segundo o técnico do Caen, Patrice Garande, Kanté preferia se transferir para o Olympique de Marseille, mas foi obrigado a aceitar a proposta inglesa por ser mais vantajosa financeiramente tanto para ele quanto para o clube da Normandia.

 Sir Alex Ferguson, legenda do Manchester United ( foto - site oficial do MUFC)

Sir Alex Ferguson, legenda do Manchester United ( foto – site oficial do MUFC)

Na opinião de Claudio Ranieri, Kanté tem tudo para se transformar no melhor meio campista da Europa. O próprio técnico da seleção francesa Didier Dechamps já reconheceu quem vem acompanhando as atuações do jogador no campeonato inglês e poderá incluí-lo pela primeira vez na lista de convocados que anunciará na próxima quinta-feira para os amistosos contra Holanda (25/03) e Rússia (29/03).

A inacreditável caminhada do Leicester parece ter se transformado numa sucessão de sonhos para seu técnico, jogadores e torcedores. Todos em torno do clube parecem estar em meio a experiência mais extraordinária de suas vidas.

A praticamente inevitável classificação para a Champions League 2016/17 e a entrada em vigor do novo milionário contrato de TV assinado pela Premier League a partir da próxima temporada proporcionará ao Leicester recursos suficientes não apenas para manter os destaques do atual elenco como até para buscar reforços para sonhos ainda mais altos no futuro próximo.

O futebol inglês pode ter adiante um futuro fulgurante, mas imprevisível em seus desdobramentos e dimensões.



  • Oliveira

    O mundo do futebol, exceto os torcedores do Tottenham e Arsenal estão torcendo pro Leicester, é historico o que ta acontecendo, imagina uma Chapecoense ganhando o BR, a torcida e jogadores vão fazer uma festa linda, vai ser sensacional o feito desse time.

    • Andrei

      É exatamente igual o que aconteceu com o São Caetano.

      • Oliveira

        Sim, foi uma pena o São Caetano não conseguir ganhar…na era de ouro deles conseguiram só um Paulista, e pensar que foram vices do BR e da Libertadores…

MaisRecentes

Ranieri, uma história sempre surpreendente no Leicester



Continue Lendo

Há 50 anos, o “Bola de Ouro” húngaro Albert vestia a camisa 9 do Flamengo



Continue Lendo

FIFA revoltada com ausência de Messi na festa do “The Best”



Continue Lendo